quarta-feira, 7 de janeiro de 2015


A reunião com o secretário de segurança, como sempre foi motivadora e alegra, porem a reunião com Felipe Camarão não manteve o mesmo nível de empolgação, tenho noticias boas e não muito boas, felizmente não tenho noticias ruins, mas estão longe de ser o que todos queremos ouvir.

Se na primeira reunião nossa comissão não teve espaço, pois já havia outra por la, nessa segunda entramos com mais de 30 pessoas na sala de reuniões e ficaram outros tantos embaixo esperando o resultado.

Pontos ruins da reunião:

1 - Em primeiro lugar, enquanto o sec de segurança fala que precisa de mil homens na capital e área metropolitana por causa do índice de assassinatos que está em 68/1000 habitantes, ou seja, 3x a taxa nacional que já é uma das maiores do mundo.
O secretario de previdência deixou bem claro que são mil candidatos para enfrentar as etapas posteriores e preencher 286 vagas ociosas do ultimo concurso (das 395 muitas já foram preenchidas). Dessas vagas, cerca de 61 apenas para a capital, o resto, interior.

2-os excedentes e subjudice que estiverem pendentes por idade e altura, o STF tem julgado que quando há lei especifica, o candidato perde a ação, portanto, a comissão e a procuradoria do estado obedecerão a determinação do supremo sob pena de incorrer em improbidade administrativa. (leiam a solução la em baixo) esses portanto, não teriam direito. Todos os demais serão avaliados um a um e estudados caso a caso.

3-não existe orçamento neste momento para uma chamada maior, por isso optaram por chamadas pequenas cujo orçamento já está liberado pela sec de planejamento.

Pontos positivos da reunião:

1-a chamada existirá, mesmo para 200 pessoas, mesmo que fosse para apenas uma pessoa, cai por terra duas trancas da porta: não existem aprovados, apenas reprovados e não pode haver nova convocação pelo concurso estar homologado.
Depois que a porteira esta aberta, passa uma boiada.

2- o concurso da PM e dos delegados serão prorrogados. Ou seja, teremos mais um ano, até fevereiro de 2016. (o sec falou em abril, mas o concurso foi homologado retroativo, portanto..)

3- os subjudice por altura e idade, temos vários políticos simpáticos a causa dos excedentes e aprovados, que comparecem aos nossos eventos, colocam fotos e comentários em seus blogs, faces e em nossos grupos, ora, somos todos amigos, então, me proponho a fazer o projeto de lei que altere ou retire a clausula da idade para que coloquem em votação na assembléia, dou mastigadinha. Justificativa: a) nos concursos para a civil não existe essa limitação,   b)se o candidato passa como os demais no teste físico e no curso de formação, comprova estar apto igual aos demais, física e intelectualmente, independendo de idade ou de altura. Não vejo um baixinho no choque, mas não vejo um brutamontes no velado, portanto tem lugar pra todo mundo na PM, desde seja competente. C) ao entrar acima da idade o candidato não chegara as ultimas patentes da carreira, bom, quase ninguém chega regularmente, passam 20 anos e param na patente de cabo ou sargento, chegando a sub-tenente e as vezes capitão por força judicial. Ou seja, esse projeto de lei pode ser votado e aprovado rapidamente, já que temos tantos amigos na assembleia.

4-o numero de chamada é insuficiente, bom, obviamente é, o sec de segurança já deixou claro sua necessidade e a sociedade sabe melhor do que ninguém que 200 homens para 217 municípios é água pelo ralo. Não tem orçamento realmente, eu até brinquei que aqueles caixas eletrônicos so estão no saguão por não caberem no carro. Mas.....a partir de março o governo começa a receber nova receita e a coisa muda.

Precisamos de uma lei que abra as vagas na policia? Temos um governador simpático a nos e uma casa legislativa cheia de deputados ansiosos por mais 17 mil eleitores. Apesar de haver previsão na PM para 14 mil homens e so terem 9, se a forma legal é uma lei que abra essas vagas pra concurso, se os secretários de estado estão nos recebendo, creio que o próprio governador nos receberá até março.

Caso não nos receba, terei prazer de preparar o projeto pedindo uma chamada de pelo menos 2 mil novos policiais pra que um dos excelentíssimos senhores deputados compre nossa briga, aposto minhas fichas que seria votado rapidamente, seria uma vitoria nossa, do legislativo e do próprio governo e um alivio para a sociedade.

5- talvez o mais importante, ontem, conversando com o sec de previdência deixei claro que os índices de reprovação fazem uma peneira tão grande que 3x o numero de candidatos sequer satisfaz, precisamos fazer chamadas com 5x o numero de vagas para que fiquem os classificados e nomeados e alguns excedentes já formados e prontos, que seriam aproveitados assim que abrisse o quadro. Ele prometeu avaliar a proposta.
6-os excedentes da policia civil, pediram meu intermédio junto as autoridades, uma vez que já negocio a causa dos aprovados e excedentes e minha paixão antiga, os PMS.

Ou seja a reunião não foi o que esperávamos, mas está longe de ser ruim. Temos uma reunião que será tentada na quarta feira pelo vereador Lisboa em nosso nome com a secretaria de planejamento para ouvir a terceira secretaria envolvida, mais uma vez levarei o pleito do escalonamento para os militares da ativa (o Felipe apenas disse que será discutida pela comissão de praças e oficiais)

A noite, 19h tivemos ainda uma REUNIÃO GERAL DE EMERGÊNCIA

Antes de mais nada, tínhamos entre 200 e 300 pessoas ali nos inativos, somos 6 mil so na capital, aprovados e excedentes, saiam da zona de conforto, venham para as reuniões e atividades publicas, so no zap, você não consegue nada. SAIA DE CASA.
Nela discutimos ponto a ponto o que expliquei aqui, tiramos todas as duvidas individuais, como sempre, todos tiveram direito a voz e puderam externar suas

Entre muitas outras opiniões ficou acertado que:
1-            Manifestações de rua, paralizações, passeatas e formas que possam ser vistas como agressivas ficaram para depois de março, se, o concurso não for prorrogado ou se, não formos mais recebidos por estas autoridades. Vamos acreditar no governo enquanto for justo conosco e acreditar que é diferente do antigo, vamos julga-lo pelas ações que até o momento tem sido coerentes.

2-            Nos manifestaremos na mídia, ressaltando os avanços deste governo, compreendendo sua limitação temporária, mas lembrando que ainda falta muito nesta guerra que estamos enfrentando e que se ele não pode hoje, poderá dentro em breve.
E por ultimo, aceitamos a ajuda, apoio e simpatia de qualquer um, a comissão dos aprovados, dos excedentes, da policia civil e militar e bombeiros, qualquer um que queira verdadeiramente ajudar a remar nesse barquinho está convidado.
Agora, tentar pegar atalho quando estamos na reta de chegada não só não é desejável como atrapalha toda a negociação. Não interessa a patente ou cargo temporário que ocupe, não interessa se gosta ou não de quem está conduzindo esse processo, se o profissionalismo não é respeitado, até por uma questão de respeito, tem que seguir a mesma linha que estamos andando nesses últimos 2 anos. Ajudar pode, talvez seja até sua obrigação, atrapalhar não.

Alem daquilo que somos, nossa legitimidade se da através de quem nos indica pra ser, não precisaria, mas temos que Lembrar que agora representamos a policia civil, todos os cargos, policia e bombeiro militar, aprovados e excedentes deste concurso nos seguintes municípios:

Rosário, Pinheiro, Viana, Balsas, Colinas, Pedreiras, Timon, Bacabal, Chapadinha, Caxias, Estreito, Acailandia e Imperatriz, e temos grupos ainda em Terezina, e em municipios perdidos pelo Ceará, Pernambuco e até no Rio de Janeiro. (se esqueci algum grupo me perdoe, não estou em todos)

São grupos ligados a comissão composta por Salomão, Abreu e uma dezena de jovens aguerridos, destemidos, organizados, barulhentos e muito persistentes que com certeza verei fardados um dia e que apostaram nas capacidades de negociação deste que mui orgulhosamente vos relata o ocorrido. Portanto, quem quiser venha, mas pra tratar desse assunto, vai ter que sentar junto de nós, com estes representantes, sem sabotagens.
Prof. Fernando
Diretor de Comunicação da Associação das Esposas, Familiares e Amigos dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão.

Atenciosamente:

Luis Fernando Arruda de Carvalho
Bel em Turismo
Especialista em Gestão Estratégica da Qualidade
Ex-Professor de turismo do Senac, da Extensão e Pós-Graduação da FAMA, do Curso de Gestão Empresarial em convenio com a UEMA
Academico de Direito

Sucesso Empresarial
A menor "Grande Empresa do Mundo"
Turismo, Administração, Informática, Segurança e Direito (consultoria, serviços, projetos, cursos e treinamentos)
O primeiro carro de vídeo do Brasil

www.sucessoempresarial.t35.com
treinamento_empresarial@hotmail.com
(98)8803-2662

Um comentário:

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos