sábado, 31 de janeiro de 2015

Passando bem rápido para escrever sobre uma situação desonrosa e que se repete com freqüência. Mais uma vez, os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados da Segurança Pública do Estado do Maranhão estão com os seus salários atrasados, em um período crucial, em que finda o ano que passou e inicia-se o ano novo, e automaticamente os gastos se potencializam, não tem jeito, pois tudo teve uma elevação de preços, só os salários permaneceram inalterados, com exceção dos parlamentares e o dos juízes, que ao final do ano passado ao apagar das luzes, elevaram de forma significativa os seus vencimentos.

Sabemos que o Governo Roseana deixou o Estado quebrado, inclusive com dificuldades de honrar com o salário do funcionalismo estadual, no entanto, há vários anos que as empresas que prestam serviços a SSP fazem o quê querem, pagam quando querem e fica por isso mesmo, cada uma pior do que a outra. Já tivemos a Castelo Branco, Diplomata, Mafra, Cefor e outras, e é sempre a mesma ladainha quando o assunto é honrar com o pagamento dos terceirizados contratados, que em média ganham algo em torno de um salário mínimo. No ano passado, tivemos um caso absurdo, em que um desses trabalhadores lotado na Delegacia de Anajatuba passou cinco meses sem receber o salário, a pretexto de que a sua documentação estava incompleta, isso sem contar que muitos desses funcionários estão em permanente e grave desvio de função, exercendo atividades como carcereiros e até escrivão ad hoc, e todos na SSP sabem perfeitamente disso, e são cúmplices silenciosos, a começar pelos Delegados Regionais, ou não?

Na ultima sexta-feira estivemos com o Secretário de Segurança Pública e tratamos desta situação, e obtivemos o compromisso do mesmo que não iria de forma alguma aceitar mais atrasos de salários dos terceirizados, e disse mais: buscaria uma reunião com os donos dessas empresas para exigir que honrassem com os contratos vigentes.

Por outro lado, os vigilantes que estão lotados nas unidades policiais da capital e região metropolitana ensaiaram uma greve pelos mesmos motivos, atrasos de tudo, vale transporte, ticket alimentação e salários, pois aqui já há alguns anos existe uma modalidade única de Segurança Pública, que é fechar as Delegacias a noite e nos feriados e finais de semana, em vez de triplicar o efetivo, fecha-se as portas e contrata-se segurança privada para guardar o patrimônio, enriquecendo ainda mais os donos das empresas privadas, muitos, apadrinhados de políticos profissionais. E surgiu a noticia de que quem iria substituir os vigilantes seriam os investigadores, tendo o Secretario Jefferson negado prontamente, se mostrando surpreso com a informação que lhe passei.

E fica estabelecida uma pergunta duvida, se amanhã os honrados trabalhadores de asseio e conservação entrarem em greve, quem irá fazer a limpeza dos banheiros? – os Investigadores, Escrivães, Peritos, Delegados? Pois ninguém trabalha de graça, e a situação desses trabalhadores é sofrível, dramática e cruel. Peço a todos que coloquem nas redes sociais o que eles estão passando, não este texto, mas qualquer outro que possa divulgar o estado de penúria desses profissionais, que estão mendigando inclusive o vale transporte, pois caso contrario, eles ainda tiram do bolso para irem trabalhar. A fiscalização da empresa ta em cima, olhando tudo, quem falta e quem não falta, mas o salário que é bom, NADA.

Amon Jessen

Investigador de Polícia Civil

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos