sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

O Blog conversou com o Subcomandante Geral da PMMA, Cel. Sá, sobre o projeto elaborado pela Corporação da contratação de 1000 reservistas das Forças Armadas e Policias Militares aposentados (Reserva e Reformados) para compor de forma temporária os quadros da Polícia Militar em caráter de emergência.

Segundo, o Cel. Sá, o projeto do Serviço de Interesse Voluntário será encaminhado ao governo do Estado para contratação de um ano, prorrogado por até 3 anos, de 500 reservistas de 1º Categoria das Tropas Federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) e 500 Policias Militares aposentados entre praças e oficiais.

Os ex-militares das Forças Armadas, serão contratados como Soldado de 3º Classe e os Policias militares da inatividade farão o serviço interno administrativo, liberando dessa forma os PM,s da ativa para o policiamento ostensivo, disse o Subcomandante.

A forma de ingresso será por meio de um seletivo escrito e contará com as mesmas regras de ingresso da PMMMA que São: Teste de Aptidão Física (TAF), Exames médicos e psicológicos e um treinamento de pelos menos 45 dias.

De acordo com o oficial, os Reservistas serão destinados para o policiamento Ostensivo (PO) nas ruas da Capital Maranhense.

Só para reforça, esse tipo de prática de uso de reservistas na PM é recorrente em outros Estados da Federação . No caso dos policiais militares aposentados, já existe o serviço no TJ-MA e Ministério Público da contratação de policiais militares da reserva.

O salário contratual será de 50% dos subsídios dos Policiais Militares.

O emprego desse Serviço Voluntário será destinado exclusivamente para São Luís, disse o Subcomandante.

Requisitos básicos para o ingresso no serviço de Interesse Voluntário dos reservistas:

- Ter idade entre 19 a 27 anos;
- Ter Ensino Médio Completo;
- Bons antecedentes;
- Passar no Seletivo escrito.

No caso dos policias militares, do soldado ao coronel PM, poderá participar do seletivo, desde que esteja na qualidade de inativo.

O Blog acompanhará todos os passos, e no momento que abrir o seletivo iremos divulgar e fazer toda a cobertura. Por tanto fiquem conectado conosco para maiores informações.

17 comentários:

  1. Defina soldado de 3 classe, por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um soldado que, a grosso modo, pega mais no batente. Os serviços mais pesados ou mais desgastantes ficam com eles.

      Excluir
    2. É um tipo de recruta (só que da PM). Dentro da escala hierárquica, é o mais moderno de todos.

      Excluir
    3. saõ reservistas das forças armadas

      Excluir
    4. Na verdade é um projeto do Comando da PM, não foi aprovado ainda pelo governo do Estado, soldado de 3º classe, seria um categoria abaixo de soldado, pois não enquadraria nas características de soldado PM. Mais essa categoria não está regulamentada ainda.

      Excluir
  2. É um soldado, um cabo, um sargento, um. Soldado melhorado ou o q?

    ResponderExcluir
  3. Já existe o SIMVE na PMGO, e é lá eles tem feito merda sobre merda

    ResponderExcluir
  4. Já existe o SIMVE na PMGO e lá eles tem feito muita merda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nao sabe de nada do q fala em todo lugar e trabalho tem bons e maus profissionais tem muito pm do efetivo fazendo merda porai tbm

      Excluir
  5. Respostas
    1. Antônio, você não acredita que esses militares possam atuar somente na administração, e, dessa forma, ampliando o efetivo do policiamento ostentivo? Penso eu que assim seria uma solução "de caráter emergencial" mais eficaz! Abs

      Excluir
    2. Ebnilson, os reservistas ficarão no policiamento ostensivo ou no administrativo? Fiquei meio confuso com o texto. Abs

      Excluir
    3. Caro Lucas Wallaces, pelo que o subcomandante falou os reservistas seriam usados no policiamento ostensivo, todavia quando expliquei sobre o serviço voluntário verificamos que os voluntários não pode usar armas e só podem ficar no serviço administrativo conforme a lei federal.

      Excluir
  6. Respostas
    1. Creio que sim Victor.
      O Oficial Temporário da Reserva do EB (R-2) recebe a Certidão de Situação Militar, o que comprova sua situação com o Serviço Militar.
      Claro, se não houver nenhuma disposição no edital em face disso.

      Excluir
  7. Tenho interesse em ser voluntário sou reservista e Excedente da PM MA

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos