quinta-feira, 8 de novembro de 2012

 
Sou apenas um cabo, da Polícia Militar do Maranhão. Sem dinheiro no banco. Com poucos amigos e vindo do interior. Se eu fosse o Belchior, assim seria a letra de uma mais celebres música da MPB. Mas, contudo, mesmo estando em uma situação desfavorável, sem dinheiro no banco e com poucos amigos importantes, sou uma pessoa que me sinto honrado e feliz em ser um Policial Militar, que busca um novo horizonte a cada novo dia.


Hoje, 08 de novembro de 2012, contemplamos a arrancada de uma luta célebre na História da Polícia Militar do Maranhão. Em busca de uma nova realidade, iniciávamos uma luta, não por um nome pessoal, mais um Corporação duo centenária  que ansiava por liberdade, igualdade, justiça e dignidade, dentro e fora dos quarteis. Luta essa que fez unir o rincão maranhense de 148.825.602 Km, antes jamais imaginado ser possível realizado dentro dos quarteis. Ideais foram soltos da garganta em um único tom, um tom que dizia, “ liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós. E que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”. O tom foi cantado, a opressão tentou calar e o grito dos que buscavam um novo tempo na Polícia Militar do Maranhão, mais os bravos guerreiros não se intimidaram. Fizeram ecoar sua voz dizendo: “ Unidos Somos Fortes. E fortes somos unidos”. E durante toda a batalha, unidos permanecemos fortes e unidos vencemos. Ao final do ideal, conseguimos o sonhado na luta, dizer a tudo e a todos que a Polícia Militar do Maranhão é viva é viva a Polícia Militar do Maranhão, nessa tricolor bandeira que na paz nos agasalha e certos do nosso valor sem recear o perigo, tendo como sagrada missão, pelo bem do Maranhão, oferecer e colocar em prática nossa missão constitucional: a de bem servir à população maranhense.

A luta não foi apenas salarial, foi acima de tudo pela dignidade, de novos dias nas casernas, do poder expressar sem medo de sofrer, de dizer que fazemos parte de um povo heroico brado retumbante, que hoje, mantém o respeito hierárquico, mais que sabe cobrar seu respeito pessoal e profissional sem ferir os estatutos. Conclamo a todos que nos mantenhamos unidos, não pelo eu, mas sim pela coletividade. Dessa forma sejamos fortes no nosso dia a dia, no intuito de termos a cada dia de serviço, a certeza de que o meu direito será respeitado e que eu respeitarei e cumprirei as minhas obrigações, e fazer com que o sol da liberdade em raios fugido brilhe a cada novo dia nos nossos quarteis, e nós consigamos sempre conquistar com braços fortes, pois somos gigantes pela própria natureza.

Sigamos nossa estrada, nesse abençoado solo maranhense, que hoje ver brilhar no horizonte, um céu que respira novos ares de novos dias, ares que hoje brilham com ar de mudança, e para haver mudança, tem que haver sofrimento. Hoje sofremos as represálias da luta, melhor expressando, da vitória conquistada na luta, vitória, que faz ecoar novos dias em nossa vida Polícia Militar. Viva o 08 de novembro. Viva os bravos guerreiros. Viva a nova duo centenária Polícia Militar do Maranhão.(Texto adaptado( Capitão PM Chagas)

Por CB Ebnilson
Hoje faz exatamente um ano que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deram o seu grito de liberdade.

O Estado estremeceu quando viu seu exercito cruzar os braços, a força de Segurança do Maranhão paralisou suas atividades, o poder da hierarquia e disciplina outrora exercido para ferir a dignidade do profissional, pilares do militarismo, irrompeu-se perante a fúria e o sentimento de seus soldados bravios.

Homens destemidos, infantes guerreiros e heróis retumbantes demonstraram o poder de sua força e de sua perspicácia para com os deuses do poder oligárquico na Província Maranhense.

O grande Leviatã dobrou seu joelho frente a plebe. Os patrícios foram fustigados de seu poder, o véu do templo rasgou-se, a cadeia e as algemas eternas foram assoladas para nunca mais existirem. O vale dos ossos secos reviveu-se, a sombra da escuridão dissipou-se e o feixe da luz, da esperança, da dignidade, respeito surgiram com um vento impetuoso para pousar no ser de cada guerreiro castrense.

Os grilhões foram rompidos, o medo deu lugar a coragem, os homens valentes destruíram e destituíram a soberba e arrogância dos poderosos. O poder absoluto militar fora ultrajado em séculos de opressão. A tirania e o despotismo tombaram, a hierarquia e disciplina exercidas de forma desumana foram esmagadas pelo sentimento libertário.

As chamas da esperança se ascenderam os guerreiros maranhenses, um novo horizonte raiou no estampido do céu. A alvorada nasceu com uma nova áurea involucra de manto da justiça e da dignidade.

O prenúncio e os fundamentos da Primavera Maranhense eclodiram no dia 08 de novembro recheado de esperança para todos os guerreiros militares do Maranhão.

Um ano de luta, de conquista, de liberdade, porém na contradição da vida, continuamos presos, sem liberdade, sem código de ética, lei de promoção, carga horaria, sem dinheiro e sem nada. O que restou foi tão somente a esperança de dias melhores.

CB Ebnilson

 



FOTOS DE SÃO LUIS

































NEGOCIAÇÃO











ASSEMBLÉIA LESGISLATIVA DO MARANHÃO








                                                                                 
QUARTEL DO COMANDO GERAL DA PMMA











8 comentários:

  1. Se todos os policias miliares do Maranhão tivissi essa visão, talvez nossa situaação seria diferente. Acho que nos falta visão do que é união, espirito de camaradagem

    ResponderExcluir
  2. Posso não ser um amigo importante, mas sou seu amigo...

    ResponderExcluir
  3. Até parece engraçado dizer mas foi um momento tão conflituoso, tão apreensivo q, sabe, sinto saudade pq, embora o momento, foi o "encontro" e o "reencontro", foi a época que mais passei ao lado de meus companheiros fora do serviço e q tmbm pude reencontrar os amigos de curso e de outros serviços. Sinto saudades. Um abraço a todos q fizeram parte e para aqueles q não fizeram q pensem q reflitam o porquê q não fizeram parte. Fui!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. parabens colega sinto me honrrado de ter voce como colega de profissao.

    ResponderExcluir
  5. NA PMMA A COISA FUNCIONA ASSIM:
    Eficiência na aplicação da penalidade em relação à disciplina, redução da remuneração quando o PM está na junta médica ou licença prêmio, transferência sem a vontade do PM da noite para dia, trabalho extra sem remuneração e outras coisinhas mais.
    Por outro, lado temos uma verdadeira incompetência em relação à promoção no tempo certo dos PMs, distribuição de fardamento ou outros instrumentos de manutenção para um bom andamento do serviço. Hoje, de certo não podemos fugir de uma realidade que o Comandante Geral foi o único CMT da história do Maranhão a permitir uma greve da PMMA, foi o Coronel Franklin. Ainda não sabemos se foi por incompetência dele ou simplesmente falta de sorte do mesmo. De certo e observando os textos do blog do senhor Ebnilson especificamente na farra do CMT de imperatriz fica evidente a interferência na gestão do Coronel pela sogra deste; não duvido da capacidade da mulher em conduzir uma grande empresa, no entanto, acredito na incompetência de um homem que permite que uma senhora tome frente de um negócio em que é função de um CMT da PMMA.
    Francamente Coronel, não é prendendo homem de bem que vai mudar a sua história de vida; de um basta nisso em quanto existe tempo, pois acredito que bons oficiais estão esperando a sua queda para mostrar como se administra uma grande empresa (PMMA), pois observamos no blog do Ebnilson (Farra do CMT de imperatriz) quem deveriam está presas são outras pessoas.

    ResponderExcluir

  6. QUAIS FORAM OS OFICIAIS PROMOVIDOS, É VERDADE Q TEM OFICIAL COM DEPRESSÃO PQ NÃO FOI PROMOVIDO; IMAGINA O PRAÇA Q JÁ ESTÁ 25 ANOS OU MAIS DE PMMA AINDA SD E MUNDO NÃO VAI ACABAR.

    SÓ VEJO OFICIAL LUTAR POR PROMOÇÃO E NÃO POR PROVENTO É POR ISSO Q OS CEL VÃO SE EQUIPARA COM OS PROVENTOS DO AGENTE DA PC.

    ResponderExcluir
  7. Me oorgulho de ter participado! e isso ninguém vai me tirar...

    ResponderExcluir
  8. Os incompetentes sempre arranjam um jeito de aparecer e não sabendo ele que ao perseguir um justo está mostrando a todos como gostaria de ser tratado. Tenha fé Ebenilson, vai passar, atrás de uma tempestade tem sempre uma calmaria, eterno só Deus.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos