sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Hoje(23/11) completa exatamente um ano que os policiais militares e bombeiros do Maranhão entraram em greve. 

A greve da PM/BM foi um marco na histórias das Corporações, pela primeira vez em mais de 170 anos os militares resolveram se sublevar contra o sistema militar do Estado.

O dia histórico e memorável ficará marcado para sempre na história do Estado do Maranhão e das próprias Corporações. Nesse dia os militares de forma heroica enfrentaram os poderes constituídos de uma maneira que jamais alguém havia feito na história do Estado.


O 23 de Novembro representou para a família militar o dia da valorização, da dignidade, da liberdade e do sentimento intrínseco de revolta que tomou conta dos militares do Estado.

A greve da PM/BM quebrou os velhos paradigmas militares, homens destemidos enfrentaram os poderes constituídos, sem contudo teme-los. Como gigantes guerreiros lutaram de forma silenciosa perante as forças estatais. 

A Primavera Maranhense chegou com os militares, os gritos dos excluídos povoaram os sentimentos das minorias que se aglomeram na Casa do Povo(Assembléia Legislativa) contra toda sorte de injustiça social.

O sentimento de revolta dos militares tomou conta de todos os grupos e classes sociais do Maranhão. A Casa do Povo tornou-se naqueles dias a Meca Maranhense. A peregrinação de grupos e classes que comungaram dos mesmos sentimentos se aglomeraram de forma histórica para ecoarem as mesmas vozes em prol de um só objetivo, o da dignidade e liberdade.

A Greve da PM/BM virou uma era de mudanças e uma nova perspectiva para toda a sociedade maranhense. Não só os militares, mas toda a sociedade soltou o seu grito de liberdade. O sentimento de revolta perpassou todas as fronteiras da sociedade maranhense, viu-se milhares de pessoas no mesmo local comungando dos mesmos ideários.

Vivemos dias de uma sociedade socialista e comunal, tudo era de todos e nada era de ninguém. O partilhar do pão, a comunhão, os mesmos propósitos, objetivos e os mesmos sonhos foram compartilhados entre todos. Vivemos como se fossemos uma grande família, no qual os laços familiares estavam entrelaçados pelos mesmos sentimentos.

O dia 23 de novembro, ficará para sempre gravado nas memorias daqueles que como leão faminto lutaram com toda sua força para salvaguardar aquilo que a de mais preciosos, a dignidade.

A Greve da PM/BM ficará marcada para sempre na memoria da sociedade maranhense. A história será benevolente com aqueles que foram seus atores. 

Os militares grevistas gravaram sua história nos anais do Estado e ela dará o seu devido valor à aqueles que como “gigantes pela própria natureza” fizeram do Movimento Paredista um dos maiores movimentos sociais da história do Maranhão, por que foi o único que conseguiu deixar o Estado parado por dez dias, sem a sua principal força e o seu braço forte, os militares.

23 de novembro, o Dia da Valorização dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão.
É com essa pequena homenagem singela e solitária que transmito a todos os militares do Maranhão o nosso Grande Dia, um dia que deve ficar gravado na memoria de cada um para sempre de geração a geração. É nesse dia que nossa liberdade nasceu, temos muito a conquistar a li foi tão somente o começo de uma nova era. 

A luta não parou e continuará pela liberdade de cada cidadão militar desse Estado. Viva o Dia 23 de novembro, viva os Policiais Militares e Bombeiros grevista, seus nomes jamais serão esquecidos.

CB Ebnilson, um grevista que viveu e presenciou todos os fatos desse dia histórico dos militares do Maranhão.


Fotos da Greve da PM/BM









Várias equipes de imprensa registram o movimento na Assembléia


Policiais se concentram nos mais diversos setores da Assembléia Legislativa
Militares se concentram no saguão, assistindo a transmissão da TV Assembléia


IMPERATRIZ
Imperatriz continua firme


Deputado Federal Dutra em Imperatriz

CAXIAS













AÇAILÂNDIA












Batalhão de Choque recebido com festa no Movimento Paradista            
OBS: Pedimos desculpa aos militares de Timon e Bacabal, pois não encontramos em nosso registro nenhuma foto da greve de vocês. Caso vocês tenham as fotos nos envie para incluirmos.

14 comentários:

  1. Gostaria de saber Ebenilson quando é que irão retornar as reuniões pq a nossa luta só iniciou, pois o Estado assinou seus compromissos com a gente e com a Justiça e todos nós sabemos que, passado mais de 1 ano, todas essas promessas confirmadas pelo Estado nem se quer foram estudadas: adicional noturno, hora extra, insalubridade, código de ética, redução da jornada para 40 horas coisa que não vi no novo Edital para novo concurso, etc. Gostaria q vc divulgasse a todos os usuário de seu blog quando os trabalhos serão reiniciados, como por exemplo as reuniões q tantas vezes participei como muitos tmbm participaram e que só vieram a fortalecer mais os movimentos.

    ResponderExcluir
  2. Orgulhoso de ter participado desse movimento.

    ResponderExcluir
  3. o que nos vimos a um ano atras foi uma revoluçao que diante de tanta opressao seguranos a pressao. mas temos muitas lutas pela frente vejo por onde ando nestes destacamento e companhia policial militar, que existe muitos escravos publico, mas o porque de adjetivo: sem direito a alimentaçao digna ' tem destacamento que so tem almoço e que os policiais se virem para deserolar sua alimentaçao de seu bolso, com direito a folga reduzida enquanto todo servidor do estado tem uma carga horaria de 30 horas semanais a policia militar tem escala que supera 72 horas semanais, o comercio que é uma instituiçao privada so sao 44 horas semanais entao tem muita coisa a ser alcançada e isto deviria partir diretamente dos cmts,de nossos politicos, mp que ficaliza e tem obrigaçao de tomar medidas para que nao se chegue como esta acontecendo em outros estados.por que o que esta acontecendo nos outros estados é consequencia de politicas publicas que nao houve.

    ResponderExcluir
  4. ONDE VAMOS PARAR ??

    ALÉM DISSO EXISTE CONSIDERAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS QUE DEVEMOS NOTAR ... O ESCALONAMENTO DO MARANHÃO ESTA TOTALMENTE ERRADO, ALÉM DE JÁ TERMOS CAÍDO DE 7 ª PRA 16 ª POLICIA , BREVEMENTE SEREMOS A ÚLTIMA EM SALARIO : UM 1 º SARGENTO NO ESTADO DO TOCANTINS GANHA APROXIMADAMENTE R$ 5.000,00 E UM SOLDADO R$ 3.058,00, FORA AS OUTRAS GARANTIAS ; JÁ AQUI ??

    É REVOLTANTE O SUCATEAMENTO DESSE ESTADO COM MAIS DE 500 ANOS DE EXISTÊNCIA ;ENQUANTO NOSSO VIZINHO FOI CRIANDO APENAS EM 1988 , SOMENTE 24 ANOS DE EMANCIPAÇÃO ( NÃO TEM UM ÚNICO LITORAL, NÃO CHOVE COMO AQUI , BEM COMO OUTRAS RIQUEZAS QUE POSSUÍMOS )- NUNCA TEVE UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA ,UM SENADOR VÁRIAS VEZES , FIGURAS MARCANTES NA POLÍTICA NACIONAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS ,MUITO MENOS DOIS MINISTROS DE ESTADO E ETC... E ETC... ESTA Á ANOS LUZ EM NOSSA FRENTE.FORA OLIGARQUIA ! DEVOLVA NOSSA POLÍCIA ! DEVOLVA NOSSO MARANHÃO !EBNILSON ,LIDERES ORGANIZEM UMA ASSEMBLEIA PRA EXIGIRMOS O ESCALONAMENTO VERTICAL URGENTE.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PARA ESSE COMENTÁRIO ANTERIOR.

    SR. DISSE TUDO NESSE COMENTÁRIO!!!
    MAIS, NA MINHA VISÃO DE SD 94 DE ITZ, EU VEJO A PMMA COM PESSÍMISMO, VEJAM SÓ, COMO PODEREMOS MUDAR A PMMA E MELHORA SE ALGUNS OFICIAIS JURASSIC ACHAM Q NÓS PRAÇAS SOMOS SEUS ESCRAVOS; EX: OUTRO DIA EM SLZ NA MESA PARATÁRIA UM OFICIAL FALOU Q O PM NÃO PODE TER A SEGUNDA, PQ FAZ BESTEIRA(ROUBAR).
    OUTRO OFICIAL FALOU Q O PRAÇA SÓ VAI NO TRANCO(PRESSÃO).

    OS PRAÇAS FIZERAM UMA GREVE, FORAM AMEAÇADOS DE SEREM EXPULSO, TEM MUITA GENTE RESPONDENDO IPM E QUEM GANHA O MELHOR AUMENTO FORAM OS OFICIAS, ISSO NÃO EXISTE NEM UM LUGAR DO MUNDO! FIZEMOS UMA GREVE PARA AUMENTAR O SALÁRIO DE OFICIAL Q NÃO TRABALHA; 100 REAIS PARA SD E 2.000 PARA O CEL. ISSO É UMA VERGONHA.
    EU NÃO FAÇO MAIS GREVE PARA AUMENTAR O SALÁRIO DE OFICIAL,SE DEPENDER DE MIM O SD VAI GANHAR UM SALÁRIO MÍNIMO E O CEL VAI GANHAR DOIS OU TRÊS SALÁRIOS.

    ResponderExcluir
  6. APOIO ESSA IDÉIA!!!!!!!!!!!

    FAZER GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL TÔ FORA!!!!!!!!!
    OS PRAÇAS Q FIZERAM A GREVE TIVERAM UM AUMENTO IRRISÓRIO ENQUANTO OFICIAIS NÃO FIZERAM NADA TIVERAM O MELHOR AUMENTO.
    O SD 100 REAIS DE AUMENTO ENQUANTO O CEL 2.000 REAIS DE AUMENTO, ISSO É UM ABSURDO.
    EU QUERO Q O SD GANHE UM SALÁRIO MINIMO PARA O CEL GANHAR 02 OU 03 TRÊS SALÁRIOS MÍNIMO.

    É BEM FEITO, O AGENTE DA PC VAI GANHAR 7000 A 8000 PQ GANHARAM NA JUSTIÇA O RECONHECIMENTO DE SEREM CURSO SUPERIOR SUPERIOR IGUALANDO COM O ANALISTA DO JUDICIÁRIO E DELEGADO EM FIM DE CARREIRA VAI EM 2015 21.000 REAIS.

    ResponderExcluir
  7. Companheiro não sei lhe dizer quando vai começara as reuniões novamente.

    É preciso as entidades começarem novamente a trabalhar essa questão, mesmo por que até agora somente o reajuste salarial foi efetivado. As demais coisas estão paradas, a mesa paritária não sei por onde está.

    Fico triste como as coisas foram se esfacelando, acho que está na hora das associações começarem a rever isso.

    ResponderExcluir
  8. PARABENS GUERREIROS DO MARANHAO.a luta continua....

    ResponderExcluir
  9. PARABENS GUERREIROS DO MARANHAO.a luta continua....

    ResponderExcluir
  10. KD O PLANO DE CARREIRA, O PRAÇA HOJE COM 20 ANOS DE PMMA AINDA É SD ENQUANTO O RECRUTA Q ENTRA AMANHÃ GANHARÁ O MESMO PROVENTO DO SD COM 20 ANOS DE PMMA, KD A EQUIDADE SALARIAL.
    HOJE QUALQUER OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ CAP OU MAJ ENQUANTO O PRAÇA COM VINTE ANOS OU MAIS DE PMMA AINDA É SD OU CB.
    KD AS 40 HORAS SEMANAIS, ESCALONAMENTO VERTICAL,URV,PROMOÇÃO; OS PRAÇAS PODEM FAZER A GREVE O ANO TODO Q TEM RAZÃO, O QUE FOI PROMETIDO DURANTE A GREVE NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDO.

    GREVEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE REGISTRAR QUE PARTICIPEI DO MOVIMENTO E ESTOU ORGULHOSO, MAS AO MESMO TEMPO MUITO TRISTE POR NÃO TEREM SIDOS CUMPRIDOS OS COMPROMISSOS FIRMADOS NO DIA DO ACORDO, ACHO UMA TOTAL FALTA DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO PARA COM OS MILITARES, ESSA CLASSE TÃO IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE E NÃO VALORIZADA E NEM RCONHECIDA PELO GOVERNO. É UMA DECEPÇÃO E DAR GRANDE DESMOTIVAÇÃO.HOJE É UM DIA HISTÓRICO QUE DEVERIA FICAR GUARDADOS NOS LIVROS DE HISTÓRIA PARA VÁRIAS GERAÇÕES SABER QUE UM DIA OS HOMENS QUE FAZEM A SEGURANÇA DO ESTADO PARARAM E TEMOS QUE NOS FORTALECER CADA VEZ MAIS E TER NOSSOS DIREITOS RECONHECIDOS E RESPEITADOS. BOMBEIRO /94 FELIZ COM O DIA E TRISTE COM O DESRESPEITO PARA COM A FAMILIA MILITAR.

    ResponderExcluir
  12. Enquanto isso no 6ºBPM ao invés de cautelarem as pistolas eles estão cautelando somente colete balistico, segundo "boatos" "o motivo da cautela das pistolas não acontecer foi pq encontraram no barreto uma pistola cautelada para um oficial superior e como sempre sobra para os praças vcs ja sabem... ao que parece teve uma reunião no QCG e la um capitão falou que se fosse cautelado essas armas para os praças iriam aparecer muito mais", mais vamos esperar pra ver se é verdade essa historia.

    ResponderExcluir
  13. vamos para com essa balela de quando vai começar as reuniões, não vai ter nada em quanto não tivermos um representante da caserna.

    ResponderExcluir
  14. MEU AMIGO O CEL IVALDO E MAJ BRANDÃO ESSES DERAM A CARA PRA BATER E SÃO AMIGOS DE PRAÇA E POR ISSO O CEL IVALDO ESTÁ RESPONDENDO SINDICÂNCIA POR CAUSA DA NOTA EM DEFESA DOS PRAÇAS PRESOS POR SEREM ACUSADOS DE MILICIA, POR TANTO SEJAMOS JUSTOS MERECE ESSE AUMENTO

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos