sexta-feira, 25 de abril de 2014
1º Tenente Oliveira, o revolucionário

O blog esteve na semana Santa visitando algumas cidades do interior do Estado do Maranhão.

Passamos por Lago da Pedra e Paulo Ramos e por lá conversamos, ouvimos e procuramos conhecer a realidade dos policiais militares de cada um desses municípios.

Vamos começar nossa jornada pela Cidade de Lago da Pedra, conhecida também como Lago da “Bala”.

Lago da Pedra, localizada a 317km de São Luís, sua população era de mais de  50.000 mil  habitantes. Junto com Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande e Poção de Pedras, faz parte da Região dos Lagos Maranhenses, mundialmente conhecida pela exploração sustentável do babaçu.

A cidade de Lago da Pedra é estigmatizada como uma cidade violenta, conhecida como “Lago da Bala”, como um reduto de pistolagem. Uma cidade de várias entradas e saídas (cidades de : Lago do Junco, Lagoa Grande, Paulo Ramos e Bacabal) o que facilita a ação criminosa. A Polícia Militar de Lago da Pedra faz parte da 10ªCI de Pedreiras e conta com um efetivo total de aproximadamente 22homes que concorrem a escala de 24/48 e que no comando do Maj Honório foi criada a equipe da força tática.

Por lá conhecemos o Tenente Oliveira, comandante do 5ª Pelotão que está subordinada a 10ª Companhia Independente (CI) de Pedreiras.

O oficial tem desenvolvido um exímio trabalho na região, além de Lago da Pedra ele comanda outros municípios circunvizinhos, onde faz visitas constantes pessoalmente para verificar as demandas de cada localidade.
Entrega de uma bicicleta a uma das vencedoras do concurso de redação

O tenente é um militar jovem de alma revolucionária, ele chegou na cidade no ano de 2013 sob o comando ainda do Major Honório que fez uma excelente escolha e acertou em cheio quando colocou o oficial para comandar a região.

O oficial tem vivido seus dias de celebridade na região, com uma aproximação cada vez mais calorosa da comunidade. A PM de Lago da Pedra, tem quebrado os velhos paradigmas e feito um verdadeiro policiamento comunitário nas cidades sob sua jurisdição.

O trabalho do revolucionário tenente Oliveira tem sido destaque no meio político, comercial e da própria população que tem enxergado a PM com bons olhos.
Tenente Oliveira e outra vencedora da redação

Os militares tem demonstrado que o oficial é um ótimo comandante, por que tem trazido um exemplar comportamento de comandante, urbanidade e sobre tudo respeito para com seus subordinados. Ele vem provando que ser comandante é está junto com.

O blog apurou que nos dias de segunda-feira no 5º Pelotão, está aberto a comunidade para visitação da população. O intuito é fazer com que a comunidade local tenha um dedinho de prosa com o seu comandante, isso tem levado uma peregrinação da população lagopedrense, filas e filas para falar com o oficial. Isso tem caracterizado seu trabalho baseado na confiança, credibilidade e respeito para com a população em geral.
Tenente Oliveira palestrando sob Polícia Comunitária

Um dos grandes trabalhos do tenente Oliveira está no Policiamento Comunitário, ele tem desenvolvido o verdadeiro sentido de policiamento comunitário. Palestras são desenvolvidas nos pequenos povoados no qual dezenas de pessoas tem assistidos, a PM tem chegado nos locais mais longínquos e conversado com a população local. Isso tem tido um reflexo muito grande nos índices de criminalidade.

Essa aproximação com a comunidade tem desarticulado quadrilhas de criminosos, colocados muitos bandidos atrás das grades e olha que o efetivo é pequeno como nos demais locais do Estado, todavia  os policiais militares comandado pelo Tenente Oliveira, tem combatido o crime ainda que as condições não sejam aquelas desejadas.

Na terça-feira (22/04), o oficial fez a entrega de premiações de alunos de escolas pública de um concurso de redação com o tema: Policia militar de mãos dadas com a comunidade. Foram escolhidos 5 alunos com as melhores redações. Vejamos alguns dos trabalhos desenvolvidos pelo comandante.

Diminuição dos índices de criminalidade

Buscou-se oferecer um serviço de qualidade para a sociedade Lagopedrense, ocorrendo uma melhoria significativa na as comunidades com o objetivo de resgatar prestígio e confiança da sociedade através de: Distribuição de Sopão em Escolas, I jogos de integração das Comunidades, Palestras em Escolas, caminhadas nas ruas distribuindo cartões com telefones das viaturas, palestras comunitárias em diversos povoados, Distribuição estratégica (hoje no Banco do Brasil e Bradesco) de urnas para o cidadão fazer denúncias. Além de uso do WHATSPP para o cidadão fazer denúncias online. O telefone 190 passou de 5 chamadas dia para 50 chamadas dia. ‘TENHO VENCIDO A GUERRA SEM DESEMBAINHAR A ESPADA, MINHA ARMA É INFORMAÇÃO. E PARA ISSO TEMOS QUE TER CREDIBILIDADE COM A POPULAÇÃO, E É ESSA A FILOSOFIA DA POLICIA COMUNITÁRIA” Falou o Tenente Oliveira.

Durante o ano de 2013 foram executadas várias operações policiais militares de prevenção e até mesmo de repressão, visando assim garantir a paz, a tranquilidade e o sossego público da sociedade.

No ano de 2013, 4 ( quatro) grandes quadrilhas foram desarticuladas em nosso comando. Inclusive, de repercussão nacional. A PM recebeu da Associação Comercial do Município e da Câmara Municipal Moções de Aplauso por ter restaurado a paz na área comercial do Município. Além de reconhecimento por parte da população devido a implantação da Polícia comunitária.

Redução de 20% homicídio em relação 2012

Redução 30% assaltos em relação 2012  ( atualmente  esta há 6 meses sem assalto na área comercial desde novembro de 2013)

A qualidade de vida das pessoas que residem ou transitam por toda região, embasado na filosofia da Polícia Comunitária, buscando para tanto o ideal do bem estar comum e social. A Polícia Comunitária faz parte hoje do planejamento estratégico da Polícia Militar e é considerado um modelo de Gestão vencedor.

Whatsapp a serviço da PM em Lago da Pedra


A PM hoje em Lago da Pedra tem com suporte para a população o uso da tecnologia da rede de whatsapp, que tem feito com que a polícia tenha uma maior agilidade. Quando a população encontra na PM esta confiança tendência é o crime ter seus dias curtos.

Urna Comunitária
Urna para comunidade

Uma outra criação do tenente revolucionário é a invenção da Urna Comunitária. O objetivo é fazer com que a população mande seu recado para polícia, denuncias, sugestões, elogios, críticas etc. O certo é que todos os recados são lidos e tem tido um efeito muito grande. A urna é deslocada para alguma localidade e após alguns dias a PM recolhe. Os resultados e os efeitos tem sido satisfatórios.

O Blog perguntou para o oficial o por que de tamanha dedicação, empenho e trabalho na cidade? Ele respondeu o seguinte:

“Tenho compreendido que os novos modelos de polícia no Brasil têm que ser voltados para o Policiamento Comunitário, por que somente através dessa modalidade de policiamento a PM poderá chegar em locais inimagináveis, pois a comunidade romperá com os velhos grilhões do passado. Essa aproximação com a sociedade faz-se necessário para própria existência da PM. Meu trabalho em conjunto com minha equipe tem tido bastante frutos e os poderes constituídos e a população tem reconhecido nosso trabalho, disse o Tenente Oliveira”.

Só para termos uma dimensão da popularidade do tenente Oliveira, o poder executivo, vereadores da oposição e situação, magistrados, promotores, comerciantes, empresários, o Francisco, o Zezinho, o vaqueiros em fim toda a sociedade lagopedrense tem reconhecido o profícuo trabalho do Tenente Oliveira.

Por fim, o blog agradece ao Tenente Revolucionário Oliveira que nos recebeu com bastante respeito, e ficamos muito gratos que o blog é uma das principais páginas dos militares do 5º Pel.

A trajetória do oficial não fica por aqui, temos diversas reportagens que faremos no decorrer da semana sobre este oficial e os PM,s de forma geral. 


2 comentários:

  1. COM TODAS AS ASSOCIACOES DO BRASIL INCLUSUSIVE POLICIA CIVIL DIA 27 DE MAIO TODOS EM BRASILIA ESTIMATIVA 10 MIL HOMENS E GREVE CONFIRMADA

    ResponderExcluir
  2. Quero parabenizar esse oficial,que estar mostrando como se trabalha, com aproximação "Polícia Militar e Comunidade,assim se chega mais fácil a uma solução para nossas dificuldades.
    Seja luz e Sal para o Mundo. (Mt,5-13,14).

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos