quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Um policial é assassinado a cada 32 horas no país, revela levantamento feito pela Folha nas secretarias estaduais de Segurança Pública.


De acordo com esses dados oficiais, ao menos 229 policiais civis e militares foram mortos neste ano no Brasil, sendo que a maioria deles, 183 (79%), estava de folga.
O número pode ser ainda maior, uma vez que Rio de Janeiro e Distrito Federal não discriminam as causas das mortes de policiais fora do horário de expediente. O Maranhão não enviou dados.

São Paulo acumula quase a metade das ocorrências, com 98 policiais mortos, sendo 88 PMs. E só 5 deles estavam trabalhando. O Estado concentra 31% do efetivo de policiais civis e militares do país, mas responde por 43% das mortes desses profissionais em 2012.
Pará e Bahia aparecem empatados em segundo, cada um com 16 policiais mortos.
Para Camila Dias, do Núcleo de Estudos da Violência da USP, o número é elevado. "Apenas para comparação, no ano de 2010 foram assassinados 56 policiais nos EUA."
Segundo ela, a função desempenhada pelos policiais está relacionada ao alto número de mortes, mas em São Paulo há uma ação orquestrada de grupos criminosos, que leva ao confronto direto com a Polícia Militar.
Os PMs foram as principais vítimas, no Brasil e em São Paulo: 201, ante 28 civis.



VULNERÁVEL
Para a pesquisadora da USP, a maioria dos policiais é morta durante a folga porque está mais vulnerável e a identificação dos atiradores é difícil.
Guaracy Mingardi, ex-subsecretário nacional de Segurança Pública, diz que os dados revelam uma "caça" a policiais.
Segundo ele, trata-se de um fenômeno recente, concentrado principalmente em São Paulo numa "guerra não declarada" entre PMs e chefes da facção criminosa PCC.
Cabe à polícia, diz Mingardi, identificar os mandantes e a motivação dos crimes para evitar uma matança após a morte de um policial.
Muitos dos policiais morrem em atividades paralelas à da corporação, no chamado bico. "A minha responsabilidade é com o policial em serviço", diz o o secretário de Defesa Social (responsável pela segurança pública) de Pernambuco, Wilsom Sales Damásio, onde morreram 14 policiais neste ano.
Em vários Estados, os policiais reclamam de falta de assistência. "Já houve o caso de um policial ameaçado que foi viver na própria associação até achar uma nova casa", afirma Flavio de Oliveira, presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo. 


Fonte :  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1178051-brasil-tem-um-policial-assassinado-a-cada-32-horas.shtml

Um comentário:

  1. O direito de expressão é inerente à condição de ser humano de pessoa; é considerado direito natural do homem, mesmo que alguns já não creditem muita importância aos direitos naturais. Não acredito no velho ditado de que "quem cala concente.", para mim quem cala é covarde, pois se concordamos com uma ação que influencia em nossas vidas devemos apoiá-la, se não concordamos devemos combatê-la, mas nunca silenciar, pricipalmente se é contra um ato lesivo e opressor. Nos últimos 03 (três) anos, sem falar da liberdade de expressão, tivemos vários cerceamentos de liberdade física de praças por questões ideológicas, como o correu em Timon, Presidente Dutra, Imperatriz, São Luis e outros locais. Assim ocorreu, por exemplo, com a primeira prisão do Cabo Campos, com a minha transferência de Imperatriz, com as recentes prisõ~es do pessoal que participaram de uma reunião em favor de um candidato a prefeito de São Luis, mas poucos tiveram a coragem de defender aqueles considerados subversores da disciplina e da hierarquia militar; vimos, na verdade, muitos acusando ou tercendo comentários mal fadados. Não devemos nos calar diante desse fato ocorrido com o Cb Ebnilson, pois, certamente, como já é de conhecimento geral em nosso meio casernal, as cindicâncias sempre terminam em punições, quando os sindicados são praças que não são "peixes" de alguérm de muitas influências. Enquanbto nos calamos estamos fortalecendo aqueles que sempre humilharam os praças e querem continuar com essa prática hedionda.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos