quinta-feira, 8 de março de 2012


SD Mayara, Diretora da ASSEPMMA
O dia internacional da mulher é um dia de grande valia para todas as mulheres do mundo, nesse dia comemora-se o dia internacional da mulher que nasceu das lutas trabalhista das operarias em detrimento das condições de trabalho que eram insalubres e perigosas. O primeiro dia Internacional da Mulher foi comemorado nos Estados Unidos no dia 28 de fevereiro de 1909, no ano de 1911 esse dia foi comemorado por mais de um milhão de mulheres na Europa em 19 de março. No mesmo ano em 25 de março aconteceu um incêndio na fabrica de Triangle Shirtwaist no qual resultou na morte de 146 operários, a maioria eram costureiras, na cidade de Nova Iorque. Muitos consideram esse dia como a origem do dia Internacional das mulheres, devido esse episódio na fabrica com a morte de muitas operarias. 

Na Rússia feudal do Czar Nicolau II, as operarias saíram as ruas em protestos as péssimas condições de trabalhos nas fabricas deste país, fizeram uma greve em massa contra fome  contra o Czar e contra a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial no dia 08 de março de 1917. Essas comemorações do dia internacional da mulher na Rússia foram o estopim da Revolução Russa, que cominou com a queda do Império feudal Russo, muitas mulheres saíram as ruas, deixaram os seus trabalhos e deflagraram a greve marcando o 8 de março como dia Internacional da mulher, sendo endossado pelas Nações Unidas em 1977. (fonte: Wikipédia)

As lutas das mulheres no Brasil ao longo do século XX notabilizou-se através de varias conquistas no campo social, políticos e econômico. Tivemos no século XX os movimentos feministas que caracterizou-se pelas lutas incansáveis dos direitos das mulheres no país. Esse avanço feminino mudou as concepções da sociedade frente as mulheres, elas conquistaram seus espaços na politica sobretudo nos órgãos dos poderes, executivo, legislativo e judiciários, nas grandes empresas, nos esportes e nas carreiras militares das forças armadas e forças auxiliares PM/BM.

Na Polícia Militar do Maranhão essa inserção deu-se segundo o SD Bruno Serra em seu trabalho monográfico (A inserção da  mulher na Polícia Militar na década de 80)

“com a criação de um Pelotão de Polícia Feminino que possuía como funções básicas: orientar, proteger e informar a população, especialmente a mulher, a criança e o ancião. Para tanto, passaria a executar policiamento ostensivo em diferentes pontos da capital que fossem julgados prioritários. Este pelotão atenderia também à solicitação dos diversos órgãos públicos nos casos em que se fizesse necessária a presença dessas policiais femininas, além de apoiar tarefas assistenciais.”

De acordo com o historiador “a PMMA passou a contar a partir de 1982 com a mulher em seu quadro funcional, o que se deu por meio do decreto nº 8560-A de 21 de abril do mesmo ano.” 

Atualmente as mulheres militares ocupam basicamente todos os postos e graduações das Corporações PM/BM no Maranhão. Para exemplificar temos a Cel PM Inalda, Diretora Pessoal da PMMA e a Tenente Coronel BM Diana, oficial médica, que ocupam os cargos mais elevados das Corporações militares do Estado. As mulheres militares representam nas corporações uma grande força e elas estão em todos os serviços das instituições “ sem frescuras”, são mulheres virtuosas e dignas dos cargos que ocupam, tanto nos serviços convencionais como nas forças especiais elas estão presentes, tem militar feminina que já se submeteram a todos os cursos de operações especiais, a exemplo temo a Sd Ana Paula que tivemos o prazer de trabalharmos juntos algumas vezes no famoso P.O(Policiamento Ostensivo), a militar já serviu no GTA(Grupo Tático Aéreo) e BPA (Batalhão de Polícia Ambiental), demonstrando sua capacidade técnica e física e desmistificando a fragilidade do sexo feminino. 

A aceitação das mulheres nas casernas militares foram por muito tempo encarada com preconceito por parte dos militares machista, porém hoje a realidade é totalmente diferente, essas mulheres tem o seu merecido valor, evidente que muitos militares do sexo masculino sente-se incomodado com uma mulher no comando de uma Cia, pelotão ou de serviço em geral, mas esses paradigmas estão sendo lapidados a cada dia nas Corporações, poderíamos dizer que hoje a permanência das mulheres nas casernas é imprescindível para as instituições militares PM/BM. Quem sabe que em um futuro próximo nos seremos comandado por uma mulher na PM/BM, se as mulheres conquistaram o seu espaço e chegou no topo da carreira, como no caso da Presidenta Dilma,  é possível que um dia veremos essas mulheres comandando batalhões e quem sabe o Comando Geral da PM/BM.

Que esse dia possa servir para nós militares darem o devido valor para as nossas irmãs de farda, e aproveitamos para parabenizar todas as mulheres militares PM/BM do nosso Estado do Maranhão, e em nome da minha esposa Vanuza Carvalho no qual a amo muito dedico a todas as esposas dos militares que tenham um feliz dia Internacional da mulher, com tranquilidade e felicidade, porque também essas mulheres são virtuosas e muito importante para o nosso desenvolvimento profissional. Viva a todas as mulheres do nosso Brasil.

Cb Ebnilson Carvalho

Um comentário:

  1. PARABÉNS TODAS AS MULHERES PO POR POLICIAIS MILITARES E NÃO MILITARES DE TODO BRASIL, VOCÊS MERECEM.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos