sábado, 15 de junho de 2013
 

Agência do Bradesco em Burite Bravo
O Cangaço foi um fenômeno do banditismo no final do século XIX e na primeira metade do XX. Seu encerramento aconteceu com a morte do cangaceiro Corisco pelo  temido caçador de cangaceiro, o Tenente Zé Rufino, um dos maiores matadores de cangaceiro no sertão nordestino.

Lampião, Virgulino Ferreira da Silva, foi o cangaceiro mais famoso. Sob seu comando nos tempos áureo do cangaço teve em seu bando mais de 100 homens. Lampião foi um dos homens mais temidos do sertão nordestino na década de 20 a 30 do século passado. Sua história é cercada de amor e ódio. Porém, como sempre o bem vence o mal, seu fim chegou em 1938, numa emboscada feita pela volante do Tenente João Bezerra que fulminou o homem mais valente do sertão nordestino. Acaba assim a era lampião de mais de 20 anos de domínio na Caatinga nordestina.

O que se tem visto nos últimos anos no Estado, é uma tremenda invasão de “cangaceiros” modernos, travestido de assaltantes de bancos.

Esse bandos de criminosos tem atuado principalmente no interior do Estado, onde o sistema de Segurança é ineficiente e não tem dado conta das ações dessa modalidade de crime, que tem assombrado as cidades interiorana.

O que se viu em várias cidades são destruições de caixas eletrônicos de forma assustadora, as agencias bancarias são os principais alvos dos bandos de “cangaceiros”.

Na madrugada de hoje, por volta das 03:00 horas cerca de 4 homens invadiram a agencia do Bradesco na cidade de Buriti Bravo com armas de grosso calibre e explosivos que detonaram todos os caixas eletrônicos da agencia, levando uma quantia de R$ 20 mil.

O município dista de São Luís 478 KM. O policiamento é feito por somente dois heróis que estão nesse fogo cruzado constante. Por lá não possui delegado “sendo o delegado da cidade vizinha, Passagem Franca, o responsável por responder pela cidade. Somente nos últimos sete dias, quatro assaltos foram registrados nos comércios da cidade.”(Imirante).

Os Modus operandi sempre são os mesmos dos bandos de criminosos: explosões de caixas eletrônicos a noite e homens fortemente armados em bando. 

Esses criminosos não se diferenciam muito dos cangaceiros. Eles atacam as cidades desguarnecidas e sem nenhuma resistências.

Os bandos de criminosos tocam o terror e não perdoam ninguém, recentemente  perdemos em Timbiras um herói na luta contra o mal.

Faz-se necessário que os órgãos de Segurança possam olhar para triste realidade que são a falta de efetivo das pequenas cidades, armamento e equipamento, pois 2 policiais não conseguiram vencer essa luta. Há destacamento que tem apenas um policial, isso é um suicídio iminente.

Bandidos fortemente armados até os dentes, sempre em um número superior estão conseguindo com bastante facilidade detonar caixas eletrônicos nos municípios que estão totalmente vulneráveis.

Está mais do que na hora do Sistema de Segurança conter essa onda de terror nos municípios do interior. Um bom exemplo é o que a Polícia de Pernambuco fez, companhia de operações na caatinga(CIOSAC) quando criou uma companhia especifica para combater  os traficantes. Essa companhia inspirou-se nas antigas volantes que combatiam  os cangaceiros. Vejam no vídeo abaixo uma reportagem sobre a CIOSAC.
 
 
 

Fica aí a sugestão, para que se possa criar uma companhia especializada em atuar nesses tipos de crimes de arrombamento de caixas eletrônicos. Tem-se que acabar com esses discursos que está tudo bem e sob  controle, quando o que se vê realmente é totalmente o contrário: Terror, pânico, medo e uma falta total de insegurança nas cidades do interior.

Vejam as imagens que dizem tudo
 



Um comentário:

  1. Vemos o crescimento da violência em alta escala em todo País, constantemente os noticiários nos mostram que o estado não domina mais a situação de criminalidade crescente, facções criminosas são criadas, fortalecidas e atuam em prol do crime, o poder público “amarrado” na burocracia não acompanha a velocidade com que a criminalidade aumenta.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos