DIREITO DE RESPOSTA
Em
resposta as denúncias veiculadas na mídia local, com o título: COMANDANTE
GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO MARANHÃO COMPRA CARRO DE MAIS DE R$ 190 MIL
REAIS PARA “SEU USO”, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão
esclarece:
I PARTE –
AQUISIÇÃO DE SW-4
1 – O
Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, assim como o da Polícia
Militar - é um cargo em comissão, cujo escolhido é indicado pelo chefe do Poder
Executivo, podendo ser substituído por conveniência ou
oportunidade(discricionariedade);
2 – Desde
maio de 2009, o coronel Marcos Sousa Paiva assumiu a árdua missão de comandar o
CBMMA - Corporação que ingressou em 1984, ainda na condição de soldado e, nos
últimos 28 anos, ladrilhou um caminho difícil, porém percorrido de forma
exemplar, fato que o referendou a assumir o mais alto posto na Instituição
Militar;
3 – Assim
sendo, como estamos diante de um cargo em comissão, portanto, de livre nomeação
e exoneração, por mérito próprio, Marcos Sousa Paiva é coronel do CBMMA,
merecedor de cada patente alcançada, mas que está comandante geral, contudo,
esse status quo, em se tratando do Comando da Corporação, poderá ser alterado a
qualquer momento;
4 – Desta
feita, a informação no tocante a compra de um veículo de mais de R$190 mil
reais para “uso próprio” é capciosa e inverídica, para não dizer MENTIROSA,
já que o bem adquirido não irá incorporar o patrimônio pessoal do coronel,
mas, sim, do CBMMA;
5 – No
documento publicado, na qual a denúncia é pautada, a aquisição de viatura
visando atender as demandas de deslocamento do Comandante Geral do CBMMA em via
terrestre, é o objeto do contrato, portanto, a aquisição do veículo não foi
para “seu uso”, digo, do coronel Marcos Sousa Paiva, conforme publicado,
contudo para uso do Comandante Geral da Corporação, atualmente, cargo ocupado
pelo coronel Marcos Paiva, mas, em um futuro longínquo ou não, poderá ser
ocupado por qualquer um dos seis coronéis integrantes do CBMMA;
6 – Vale
ressaltar, também, que a aquisição do mencionado veículo, que, momentaneamente,
será usado pelo coronel Marcos Paiva, enquanto Comandante Geral da Corporação -
atendeu os preceitos legais, digo, deu-se através de um processo licitatório,
conforme determinam os princípios que regem a Administração Pública;
7 – Assim
sendo, o Comando da Corporação lamenta que a informação tenha sido utilizada de
maneira mesquinha, destorcida e, acima de tudo, mentirosa.
II PARTE –
CARÊNCIA DE CARROS DE COMBATE A INCÊNDIO E AMBULÂNCIAS MÉDICAS EM TODO O
ESTADO:
Já no
tocante a informação “CARÊNCIA DE CARROS DE COMBATE A INCÊNDIO E AMBULÂNCIAS
MÉDICAS EM TODO O ESTADO”, o Comando do CBMMA esclarece:
1 – É
lamentável que as informações tenham sido repassadas pela metade. Também é
lamentável que o mencionado denunciante não tenha adotado as cautelas devidas,
na missão de bem informar, falo, checar as informações com os cuidados devidos;
2 – Em uma
rápida consulta ao Sistema Integrado de Administração e Gerenciamento dos
Estados e Municípios, o denunciante poderia ter acesso à quantia investida
desde maio de 2009, quando o coronel Marcos Sousa Paiva assumiu o comando do
CBMMA;
3 – Na
consulta que poderia e/ou deveria ter sido feita, facilmente se constataria
que: com aquisição de material permanente(ambulâncias, computadores, botes,
enfim) em 2009 foram investidos R$ 518.254,24, já em 2010, esse investimento
mais que duplicou, finalizando em R$ 1.300.868,59.
4 - Em
2011, esse número passou para R$ 2.666.868,59, já em 2012, até a presente data,
o investimento já se aproxima da casa de um milhão de reais, portanto, dentro
do montante destinado à Corporação, de forma ininterrupta, os investimentos
estão sendo feitos.
5 – Na
oportunidade, é conveniente salientarmos que, nos últimos 12 anos, a atual
administração foi a que mais investiu no CBMMA, dado que também poderá ser
constatado em uma rápida consulta ao Sistema Integrado de Administração e
Gerenciamento dos Estados e Municípios, porém, não podemos deixar de
frisar, também, que com o aumento populacional em todo o Estado, seria
necessária a alocação de mais recursos, tanto para aquisição de materiais
permanentes como para a contratação de material humano, contudo essa decisão
não é de competência do comandante geral da Corporação;
5 – Quanto
aos adjetivos pejorativos utilizados na publicação, não serão aqui comentados,
haja vista que o responsável deverá responder em demanda judicial que será
proposta nas próximas horas.
III PARTE
– QUATRO VIATURAS À DISPOSIÇÃO DOS FAMILIARES DO COMANDANTE GERAL
1 – Quanto
ao tema em foco, mas uma vez, o Comando da Corporação lamenta a postura do
autor da denúncia, pois caso tivesse se dado o trabalho de ouvir o outro lado,
antes de postar essa série de inverdades, facilmente iria constatar que a pick
up L-200, por exemplo, há mais de 15 dias encontra-se no município de Balsas,
atuando no combate a incêndio florestal;
2 – Também
é mentirosa a informação do veículo Gol, que ficaria à disposição da mãe do
coronel Marcos Paiva, bem como do Prisma, que seria utilizado pela esposa e
filhas do mesmo. Para atender a demanda administrativa, os dois veículos
citados ficam à disposição não apenas do Comando da Corporação, mas, sim, de
qualquer das diretorias sediadas no Comando Geral;
3 – À
disposição do Comandante Geral da Corporação, ininterruptamente, fica apenas
uma camioneta Hilux, porém, de forma eventual, quando o veículo apresenta
problema mecânico, o Prisma é deslocado para atender o Comandante Geral da
Corporação.
IV PARTE –
DENÚNCIAS ENVOLVENDO O SUBCOMANDANTE-GERAL, CORONEL LAURO DE JESUS RIBEIRO DE
MELO
1 - No
tocante a acumulação de funções por parte do subcomandante-geral, coronel
Lauro, em regra, no serviço militar, os cargos de direção precisam ser ocupados
por coronel fechado, e em razão da pouca quantidade de oficiais neste posto,
estando alguns participando de curso e outro afastado, por orientação médica,
desde 15 de julho do corrente ano, este oficial vem acumulando as duas funções,
situação essa que também afeta outros oficiais, de diversas patentes;
2 – Há
mais de um ano, as empresas que prestam serviço de manutenção e abastecimento
para o CBMMA são cadastradas na empresa Ticket Car que é quem detém o contrato
de prestação desses serviços;
3 – Ao
assumir o Centro de Manutenção do CBMMA, em razão da Corporação não possuir uma
equipe de mecânicos em número suficiente para atender a demanda dos veículos,
em torno de 137 de combate a incêndio e administrativos, o coronel Lauro
constatou que os serviços eram realizados por aproximadamente 10 a 12 oficinas
externas e, além da dificuldade em controlar a qualidade do serviço prestado,
muitas vezes o orçamento para essa finalidade acabava sendo estourado. Por
isso, propôs ao Comandante Geral, conceder o pátio do CMAN a uma empresa
credenciada do Ticket Car.
4 –
Então, após várias reuniões, decidiu-se convidar uma das empresas credenciadas
pela empresa Ticket Car, a título de experiência, para prestar os serviços nos
veículos de pequeno e médio porte, principalmente os serviços de primeiro e
segundo escalão, ficando os serviços mais complexos e com o custo mais elevado,
para serem contratadas entre as três empresas que apresentarem suas propostas
orçamentárias, realizando o serviço àquela que apresentar o menor orçamento;
5 – Vale
ressaltar, ainda, que esse sistema adotado no CBMMA, já é aplicado na PMMA há
tempos e, em ambas as Corporações, o efeito tem sido visível, pois além da
fiscalização do serviço ser feita de forma direta, em 60 dias de experiência,
no caso do CBMMA, houve uma redução de despesa em torno de 50%, pois as
despesas com manutenção e combustível caíram em nédia de R$ 400 mil para R$ 200
mil reais mês.
6 – Para
finalizar, em se tratando da reforma na casa do subcomandante, não é verdadeira
a informação do reinicio das obras, já que as mesmas tiveram início em janeiro
de 2012 e nunca pararam. Contudo, é oportuno salientar que estamos diante de um
oficial da mais alta patente dentro da Corporação, com um salário de quase R$
11 mil reais, com mais de 32 anos de serviço público e, mesmo assim, estando
com a mencionada construção ainda em fase de alvenaria.
V PARTE –
VIAGEM NÃO REALIZADAS E DIÁRIAS PAGAS
1 – Em se
tratando da viagem não realizada e do possível pagamento de diária, conforme
publicado no Boletim Geral nº 090 de 06/08/2012, visando representar o
Maranhão, de fato, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros – coronel Marcos
Sousa Paiva deveria participar da 2ª REUNIÃO DELIBERATIVA DO CONSELHO
NACIONAL DE GESTORES ESTADUAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL, marcada para o
dia 17 de agosto de 2012, na cidade do Rio de Janeiro;
2 - Desta
feita, conforme preceitua o ordenamento jurídico, no tocante à Administração
Pública – o referido servidor público faria jus ao recebimento de diárias
enquanto estivesse viajando a serviço, mas, retificando a informação divulgada,
por motivo de saúde, o embarque não aconteceu, consequentemente, também não
houve a liberação das diárias;
3 - Tal
informação, ratificada pela CERTIDÃO assinada pelo Diretor de Pessoal e
Finanças do CBMMA, coronel José Henrique Pessoa – e publicada no Boletim
Geral de nº 104 de 10 de setembro do corrente ano, poderá ser consultada no SISTEMA
INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA ESTADOS E MUNICÍPIOS/MARANHÃO –
SIAFEM/MA.
Com as
informações prestadas, o Comando da Corporação espera ter esclarecido as
possíveis dúvidas existentes nos temas elencados, mas, sem sombra de dúvida,
estaremos sempre prontos para responder qualquer outro questionamento.
Comando do
Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão
Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão
(CBMMA)
5ª Seção - Comando Geral do CBMMA
Av. dos Portugueses, s/n - Bacanga. CEP 65.085-480 - São Luís-MA. Tel: (98)
3212-2606
Site: www.cbm.ma.gov.br
“Salvando Vidas, Protegendo o Patrimônio e o Meio Ambiente”
Explica, mas não justifica.... Como diz o ditado popular, a casa caiu Coronel!!!!!!!!!
ResponderExcluirMe engana que eu gosthoo....
ExcluirSim, mas esqueceram de dizer qual a necessidade da SW4? Pois já há uma Hilux e um Prisma á disposição? Vejam se nos quarteis há caminhões reservas à disposição? Com 190 mil daria para comprar fardamento para a tropa por exemplo, coisa que não é pago a contento.
ResponderExcluirVejam a disparidade: O Comandante geral tem uma HILUX, um prisma e uma SW4 para se locomover; porém, os quartéis tem um ABT-sucatão que quando quebra não tem substituto.
TINHA QUE SER NO MARANHÃO.
ResponderExcluirAQUI EM CAXIAS O QUE EU VOU FALAR POSSO PROVAR; A REFEIÇÃO DOS OFICIAIS É DIFERENTE DOS PRAÇAS.
ENQUANTO OS OFICIAIS COMEM FILÉ DE PEIXE OU FILÉ DE CARNE, OS PRAÇAS COMEM CARNE COM OSSO E O PIOR Q TUDO ISSO É DINHEIRO PÚBLICO, É UMA VERGONHA EM PELO SEC. 21.
ANTES DE MUDAR AS LEIS TEM QUE MUDAR OS HOMENS(JOÃO BATISTA).
ele teve uma grande chance, há de ficar calado. pois ele não explicou o fato de que as viaturas do bombeiro estão sucateadas esse gasto absurdo em vtr pra cmt.
ResponderExcluirNOTÍCIA QUENTE!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEU SOB AQUI EM SLZ, QUE O CMT GERAL DA PMPI QUERIA COLOCAR A ESCALA DE SERVIÇO NA VÉSPERA DA ELEIÇÃO E NO DIA DA ELEIÇÃO 24 POR 24 MAIS; MAIS ASSOCIÇÕES DOS PRAÇAS ENTRARAM NA JUSTIÇA E O JUIZ DEFERIU O PEDIDO, FUNDAMENTANDO QUE SE NÃO EXISTE EFETIVO NÃO PODEMOS SACRIFICAR QUEM JÁ ESTÁ NO DIA A DIA. SE A MODA PEGA!!!!!!!!!!!!!!!
Ebenilson , O Prisma, vive a disposição do Cel Lauro, levando filho pro Colégio Maristas no Araçagy.Indo pra Facam a noite.O Gol Vermelho , fica a disposição de Dona Irene , mãe do Coronel Marcos.A Caminhonete vive com Cb Carneiro para cima e para baixo, foi denunciado , por um Oficial, mas a Governadora, O Secretário e o Corregedor Geral não fazem nada.
ResponderExcluirme diga coronel, por que para a locomoção de comandante tem que ser feita em carro de luxo??
ResponderExcluirum popular não é o suficiente?
onde está o bom senso??
tenha santa paciencia, e ainda vem ameaçar.
será que cmt geral CBMMA.tem pânico de andar em carro popular?ou quer fazer coleção de carro a disposição dele.ou tem que ser um carro para cada ocasião...
ResponderExcluirÉ MEUS AMIGOS, ENQUANTO NÓS PRAÇAS ESTAMOS DANDO SANGUE PELA CORPORAÇÃO,HOUVIDO OS RECLAMES DA SOCIEDADE, SENDO ESCULACHADOS POR OUTROS POR FALTA DE ESTRUTURA DO CORPO DE BOMBEIROS, ENQUANTO ISSO OS OFICIAIS SUPERIORES DO CBM/MA ESTÃO TENTANDO JUSTIFICAR SUAS MORDOMIAS. ISSO É FIM, ISSO SÓ PROVA A FALTA DE COMPROMISSO COM A CORPORAÇÃO, E COM A SOCIEDADE.
ResponderExcluirpergunte a este cmt incompetente e indisciplinado se em algum momento ele comunicou o seu chfe imediato que não poderia ir ao evento?
ResponderExcluirestá bem claro que ele bem dormiu e perdeu o voo, pois é isto que sabe fazer de melhor na corporação.
Com todo este tempo de serviço, pergunte na corporação quais ações feitas por este cidadão afim de beneficiar a corporação? nunca organizou nada nem torneio de futebol e agora está com arrogância pois está cmt geral, um oficial que caiu de paraquedas para ser cmt e foi escolhido por falta de opção.
Ora cmt cuidado, pois a próxima será a prestação de contas da defesa civil no ano de 2009 e 2010.
se houve uma economia nos gastos com oficina e combustível, então, por que as viaturas só devem abastecer com 20 litros se estiverem com o ponteiro na reserva? onde foi aplicada a tão aclamada economia?adivinhem;
ResponderExcluirse houve uma economia nos gastos com oficina e combustível, então, por que as viaturas só devem abastecer com 20 litros se estiverem com o ponteiro na reserva? onde foi aplicada a tão aclamada economia?adivinhem;
ResponderExcluirse houve uma economia nos gastos com oficina e combustível, então, por que as viaturas só devem abastecer com 20 litros se estiverem com o ponteiro na reserva? onde foi aplicada a tão aclamada economia?adivinhem;
ResponderExcluirEBNILSON, PESQUISA ESSA INFORMACAO QUE A L-200 FOI PRA BALSAS PORQUE TEM GENTE LÁ QUE NÃO SABE FALAR QUE ESSE CARRO FICOU 15 DIAS LÁ PRA INCÊNDIO FLORESTAL.
ResponderExcluir