terça-feira, 11 de setembro de 2012


Nos últimos dias recebemos algumas denuncias referente a uma rifa que está acontecendo na Academia da Polícia Militar Gonçalves Dias,  que fica no Complexo do Comando Geral da PMMA.

De acordo com as denuncias que temos recebido em neste blog, está rolando na academia um rifa cujo valor de cada bilhete é de R$ 5,00, cada cadete tinha por missão vender  60 cartelas, somando daria R$ 300,00 para cada cadete, até aí tudo bem o grande problema é que os cadetes estão sendo obrigados a pagarem essa quantia, caso não vendam as cartelas.

Acredito que em todos os cursos de formação sempre essa velha prática imperou nos meios das escolas de formação, do aluno soldado aos cadetes. Lembro-me perfeitamente do curso de formação de soldado em 2001 que fomos obrigados a pagar as despesas de curso como xerox  e outras, inclusive tínhamos a obrigatoriedade de pagar uma taxa para a festa de formatura, quem já não passou por isso? Creio que todos os militares foram submetidos a essa obrigatoriedade que insiste se perpetuar.

Voltando ao caso dos cadetes é preciso que o Secretário de Segurança, o Comandante Geral da Polícia e o Comandante da Academia, Secretário Aluísio Mendes, o Coronel Franklin Pacheco e o Tenente Coronel Jesus, respectivamente, possam tomar conhecimento e apurar esses abusos que andam acontecendo na academia da PMMA.

 Conforme as denuncias, os cadetes que não pagaram os 300,00 referentes ao valor da rifa, estão sendo perseguidos e levando diversas punições acadêmicas”. (...) Tem alguns cadetes que estão compactuando com os oficiais que tão cobrando os cadetes "inadimplente" de uma forma tão ríspida, que acaba parecendo que ele é o verdadeiro dono dos vencimentos do cadete dito devedor, esse papel parte principalmente de um cadete do 4 ano b que já era policial no Piauí.”

Fica o alerta para as autoridades competentes tomarem as devidas providencias com relação a esse absurdo e abuso. Não se pode mais tratar seres humanos como objetos de manipulação, os cadetes estão sendo formados para atuarem no combate a criminalidade, esses modelos arcaicos e retrógados devem ser extirpados nas escolas de formação.

Ninguém pode ser obrigado a fazer alguma coisa se não em virtude de Lei, obrigar os cadetes a pagarem uma rifa é um verdadeiro desrespeito contra a cidadania brasileira, afinal os alunos são homens e cidadãos que merecem serem respeitados, porque serão eles que comandarão a PMMA, portanto devem ser tratados como profissionais e não como guerrilheiros.

Fica aberto o espaço para que as autoridades citadas possam se manifestar caso queiram.

CB Ebnilson


Vejam o depoimento de um internauta

Querido Ebnilson, gostaria de convidá-lo a prestigiar o sorteio absurdo que acontecerá na academia de policia militar do Maranhão. É uma vergonha o que anda acontecendo naquele local por causa dessa rifa. os cadetes que não pagaram os 300,00 referentes ao valor da rifa, estão sendo perseguidos e levando diversas punições acadêmicas. Tem alguns cadetes que estão compactuando com os oficiais que tão cobrando os cadetes "inadimplente" de uma forma tão ríspida, que acaba parecendo que ele é o verdadeiro dono dos vencimentos do cadete dito devedor, esse papel parte principalmente de um cadete do 4 ano b que já era policial no Piauí. Ebnilson, clamo que você verifique tal situação e veja como pode ajudar os cadetes que não tiveram como pagar essa quantia... e deixou um questionamento: será que é essa a formação que queremos para os futuros oficiais da PMMA??? Obrigado

9 comentários:

  1. Essa pratica sempre foi adotada pelos comandantes dos cursos de formação, lembro bem do CFSD 2010 em que tivemos que pagar diversas rifas de motos e taxas para termos nossa festa de formatura detalhe que nem estavamos recebendo nada ainda e quando recebemos a bolsa de 300 reais ainda eramos obrigados a pagar isso, teve oficial la que queria que o aluno deixasse de pagar o aluguel pra pagar rifa de moto, quando chegou o dia da formatura e da referida festa o que fizeram com a renda foi uma "revista" pra engrandecer o TC Ozorio e mostrar o trabalho que "ele" fez no CFAP e nossa "festa" não passou de um coquitel mixuruca.
    disseram que nossa formatura seria de farda de passeio e que elas ja estavam na DAL prontas para serem entregues, nos obrigaram a comprar todos os adereços dela e na hora deram ombro armas nas fardas, e fizeram o que é uma pratica comum na nossa briosa "ninguem viu, ninguem sabe e se cobrar deles é arriscado ficar preso.
    Infelizmente essa é a PMMA.

    ResponderExcluir
  2. na academia militar gonçalves dias agora é moda fazer rifa ai o cadete nao tem como vender até pq nao tem tempo pra isso e quando vai devolver é perseguido pelos cadetes mais antigos principalmente pelo cadete que era policial do piaui o cadete jamerson.

    ResponderExcluir
  3. pelo que vejo alguns dos piores oficias da PM e BM ja foram praça, me preocupo com esse cadete, será que ele vai virar um Maj.Protásio, que dizem que ja foi praça e hj é um perseguidor de praça, se esse cadete jamerson ta perseguindo vcs que tão no cfo com ele e que aqui na PMMA a maioria empaca em Cap. imagine o que vcs farão se chegarem antes dele.
    pensem nisso...

    ResponderExcluir
  4. A única coisa que vcs sabem fazer é por críticas muitas vezes pessoais e ofensivas nesses blogs e reinvindicar os seus supostos direitos, mas trabalhar em defesa do cidadão, quando? Onde? Enquanto isso a polícia civil vai, sem mostrar trabalho algum, conseguindo tudo o que quer. Vcs deveríam começar tendo ética, se acham q seu dieito está sendo solapado, recorram judicialmente, deixem de mostrar suas baixarias pra todo o maranhão ver. Respeitem a Instituição a que servem, exgiram que o comando respeitassem suas folgas, pra que? Pra aumentarem o número de bicos e no outro dia prestarem um péssimo serviço ao cidadão que lhes paga.Qual foi o saldo da greve?Um acordo ridículo pra vcs e depois dela o que tem de PM grevista candidato é brincadeira! Tem grevista que até hoje assedia os deputados pedindo dinheiro dizendo que é para o movimento e comprando carro novo pra sí e pra esposa. Deixem de hipocrisia, seu governo não os respeita porque vcs mesmo não se valorizam.Isso é uma vergonha!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro Ebnilson, essa pratica é comum na Polícia Militar, lembro que no curso de soldado em 1987 o então SGT Machado hoje Capitão QOA nos ludibriou a essas taxas pra formatura e nos de um grande golpe!!! da mesma forma que o TC Ozorio fez com o Sd 2010 relatou !! Isso ja virou rotina na caserna!!!

    ResponderExcluir
  6. CARO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA, DÁ UMA CHEGADA NO COLEGIO MILITAR TIRADENTES, QUE O DIRETOR DE LÁ O MAJ VENTURA, TÁ NO MESMO RUMO, JUNTAMENTE COM UMA SENHORA QUE SE DIZ ASSESSORA DO CMT GERAL, DESVIARAM RS-6000,00 DA COMISSÃO DE FESTA DO TERCEIRO ANO, É SÓ INVESTIGAR, NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU, O GATO COMEU.

    ResponderExcluir
  7. EBENILSON POR FAVOR POSTA MEU COMENTÁRIO, SENÃO VOU PENSAR QUE VC COMPARTILHA DA FALCATRUA DA ASSESSORA.

    ResponderExcluir
  8. Pelo que pude observar nos comentários, essa prática já não é mais nenhuma novidade. Quando fazemos parte de uma instituição devemos respeitá-la mas se é para criticá-la e "queimá-la", então meus caros, façamos isso com assuntos mais relevantes. Ok?!

    ResponderExcluir
  9. Esses Cadetes estão certo em reclamar ainda bem que existe esse canal, mandem ver, que eu estou com vcs, nunca será esquecido o dia da marcha dos cadetes para reforçar a greve, se pensamentos de não concordar se afloram é sinal que começamos a mudar, sei que são formados para administrar a policia militar espero que sejam comandantes que gostariam e nunca tiveram

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos