domingo, 14 de abril de 2013


coronéis da PM foto http://www.blogdojorgearagao.com.br/)
Um grupo de 8(oito) coronéis do Alto Comando da Corporação representando os anseios de 14, estão revoltados com um projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa que os atingi em cheio. 

A polemica esta concentrada no tempo de permanência no ultimo posto da Corporação.

De acordo com a legislação atual os coronéis podem permanecer 8 anos no posto, com a nova lei o tempo reduz para 5 anos, sendo aprovado pelo menos 8 coronéis de imediato vão compulsoriamente para casa.

Os oficiais foram nesta semana na Assembleia Legislativa, falaram e expuseram os percalços da Lei ao deputado Edilasio Junior, presidente da Comissão de Constituição e Justiça(CCJ). A lei também atingira os coronéis do Corpo de Bombeiros que também se articulam para vetar o projeto.

No projeto de Lei os grandes favorecidos serão os Tenentes Coronéis, que com 10 anos no posto poderão de forma facultativa ir para a reserva remunerada com a promoção a pedido ao posto de Coronel QOPM, independente de vagas. 

Segundo o projeto, os critérios para que essa promoção a pedido aconteça devem observar alguns requisitos básicos:

Art. 1º. O art. 4º, da Lei nº 3743, de 2 de dezembro de 1975, fica acrescido da letra “e”:
 “Art. 4º(...)
e) A pedido”.

Art. 2º. A Lei nº 3743, de 2 de dezembro de 1975, fica acrescido do art. 8º A:
“ Art. 8º -A. A promoção a pedido e aquela ao posto de Coronel QOPM, requerida pelo Tenente Coronel QOPM, perante a Comissão de Promoção de Oficiais PM(CPOPM), desde que satisfaça as seguintes exigências:

I- Seja integrantes do Quadro de Acesso por Merecimento(QAM);
II- Conte, no mínimo, com 30 anos de contribuição, se do sexo masculino, ou 25 anos de contribuição, se do sexo feminino;
III- Tenha figurado, no mínimo, por 3 vezes em Quadro de Acesso por Merecimento.
A lei e ótima e até justa para os tenentes coronéis que já aguardam na fila a anos pela tão sonha promoção ao posto de coronel.

Mas, todavia também seria justo e moral que fossem estendida essas modificações as praças, que chegam ao absurdo de estarem na reserva e terem que voltar para cumprir aqueles encarniçados 5 anos de contribuição. 

Seria hora também de fazer uma alteração com os mesmos efeitos às praças velhas com mais de 30 anos como: Soldados, Cabos, Sargentos, Sub-tenentes, tenentes e capitãs QOA, QOE. 

Não resta duvida que somente um posto esteja sendo beneficiado e as demais graduações e postos da corporação como ficam?

A polêmica tem tomado os corredores do Comando Geral, com os grupos do contra e a favor. A Lei  está  prometendo muito pano para manga.

Os oficiais prometem fazer um grande lobby para que o projeto de Lei não seja aprovado. Este blog vai acompanhar o desenrolar dessa novela.

16 comentários:

  1. A lei é imoral quando beneficia apenas os tenentes-coronéis. E os outros não são filhos de Deus?

    ResponderExcluir
  2. OS CEL. ESTÃO DESESPERADOS!!!!!!!!!!!

    SE FOR APROVADO A LEI Q MUDA A REFORMA COMPULSÓRIO DOS CEL. DE 08 PARA 05 ANOS DE TC PARA 10 ANOS VAI SER BOM PARA PMMA. VEJAM SÓ, EU NÃO QUERO COMENTA O MÉRITO DESSA QUESTÃO.

    MAIS NO RGN A PMRGN ISSO FOI RESOLVIDO FACILMENTE, SÓ PODEDÁ FECHA CEL. COM 30 ANOS DE SERVIÇO NA PMRGN, HOJE A PMMA SOFRE MUITA INFLUÊNCIA POLÍTICA, EU JÁ VI UM TC SER PROMOVIDO COM 38 ANOS DE IDADE E QUASE IA FECHANDO NO GOV. JACSON LAGO COM 41 ANOS DE IDADE.

    O OFICIAL NÃO ESTÁ PREOCULPADO DE MODO GERAL COM A SOCIEDADE OU COM OS PRAÇAS ELE ESTÁ PREOCULPADO É EM SER PROMOVIDO NA PMMA, POSTO É PRIVILÉGIO TEM MUITA REGALIA, EU DÚVIDO SE ESSE CEL TIVESSE TIRANDO P.O OU TRABALHANDO NO RABO DE VIATURA 30 ANOS SE QUERIAM FICAR MAIS UM DIA NA PMMA.

    TEM CEL. COM QUASE 40 ANOS DE PMMA E NÃO QUERIA IR EM EMBORA, ESTÁ LUTANDO E GASTANDO DINHEIRO COM ADVOGADO PARA VOLTA PARA PMMA, SE NÃO FOSSE ELE NÃO FARIA TODO ESSE GASTO, DÚVIDO SE FOSSE PARA VOLTA PARA TIRAR VIATURA OU P.O ELE QUERIA VOLTA!!!!!!!!!

    MAIS EU QUERIA VER O CIRCO PEGAR FOGO SE ESSES CEL. Q FORAM REFORMADO COMPULSORIAMENTE VOLTASSEM PARA ATIVA PARA TRAVA AS PROMOÇÕES, PQ NÃO EXITEM CLASSE MAIS DESUNIDA Q OFICIAL.

    HOJE DE MODO GERAL O PRAÇA ENTRA SD E PASSA 30 ANOS TIRANDO SERVIÇO E REFORMA COMO SD, EU SOU UM EXEPLO: SD 94 4XX DO 6 BPM DE SLZ

    ResponderExcluir
  3. SÓ Q FALTAVA, OS OFICIAIS NÃO TRABALHAM E AGORA QUEREM VIRA PEDRA NA PMMA. E OS OFICIAIS SUBALTERNO NÃO FALAM NADA!!!!!!

    MAIS EU DÚVIDO SE FOSSE PARA FICAR PARA TIRA VIATURA OU PO SE ESSE CEL. QUERIAM FICAR.

    VEJAM SÓ, HOJE NA PMMA SÓ É BOM PARA OFICIAL. PQ NÃO TRABALHA MEU AMIGO.
    VEJAM O EXEMPLO DOS BARRAS 07 E 10 TODOS ESTÃO CAINDO FORA, PQ SABEM SER PRAÇA NA PMMA É SER ESCRAVO, NÃO SER NUNCA PROMOVIDO E QUANDO FOREM PARA A REFORMA VÃO COMO SD.
    HOJE NO BRASIL JÁ VIROU CULTURA, OFICIAL NÃO TRABALHA SÓ EM SEÇÃO CLIMATIZADA, PRECISAMOS IMPLANTAR NO BRASIL O MODELO DA POLÍCIA DO CANADÁ, ONDE TODOS TRABALHAM E EXISTEM SÓ 03 GRADUAÇÕES.

    ResponderExcluir
  4. SE FOR APROVADO A LEI A FILA VAI ANDA PARA OS OFICIAIS, MAIS OS PRAÇAS FORAM ENGANADOS NA ÚLTIMA GREVE.

    OS PRAÇAS FIZERAM UMA GREVE PARA AUMENTAR SALARIO DE OFICIAL, SEM CONTA Q PROMETERAM PROMOÇÕES,JORNADA DE 40H SEMANAIS, ESCALONAMENTO VERTICAL COM OS OFICIAIS E NADA FOI CUMPRIDO.

    HOJE DE MODO GERAL O PRAÇA ENTRA SD E PASSA 30 ANOS TIRANDO SERVIÇO E REFORMA COMO SD, EU SOU UM EXEPLO: SD 94 4XX DO 6 BPM DE SLZ.

    ResponderExcluir
  5. É BRINCADEIRA!!!!!!!!!!!

    EU CONHEÇO UM CB. REFORMADO Q VAI TER Q VOLTA A TRABALHAR PQ PQ VAI RECEBER UM PROVENTO DE SD, VEJAM SÓ, DEPOIS DE 30 ANOS DE PMMA E FOI PROMOVIDO AGORA A CB POR ANTIGUIDADE MAIS NÃO LEVA O PROVENTO DE CB PQ NÃO TEM 05 ANOS DE CB NA FUNÇÃO. É BRINNNNNNNNNNCADEIRA!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. SÓ VAI FICAR QUEM FOR?????????????????

    HOJE NA PMMA, OFICIAL NÃO TRABALHA E OS BARRAS 07 E 10 ESTÃO SAINDO PARA OUTRA COISA MELHOR PQ NA PMMA É MANDACARU PARA O PRAÇA, E SÓ SOMBRA PARA O OFICIAL.

    EU ESTOU DESMOTIVADO, E QUERIA VER O CIRCO PEGA FOGO. QUERIA Q A JUSTIÇA MANDASSE VOLTA OS CEL REFORMADOS COMPULSORIAMENTE PARA ATIVA PARA TRAVA AS PROMOÇÕES.

    HOJE O OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ É CAP OU MAJ, ENQUANTO O PRAÇA COM 20 OU 25 ANOS DE PMMA AINDA É SD OU CB PARA SER FELIZ.

    ResponderExcluir
  7. BOMBA!!!!!!!!!!!1

    NESTE FINAL DE SEMANA EXPLODIRAM OUTRO CAIXA DE BAMCO EM SÃO JOÃO DOS PATOS!!!!!!!!!!

    O MARANHÃO VIROU TERRA SEM LEI, O MARANHÃO ESTÁ VIRANDO UM PARÁ

    ResponderExcluir
  8. OUTRO AGÊNCIA DE BANCO FOI PARA O ESPAÇO.

    Dois caixas eletrônicos do Bradesco, da cidade de Fortuna, foram explodidos por seis homens, na madrugada de ontem (13). A ação criminosa aconteceu por volta das 3h, e quase todo o prédio da agência foi destruído pelo impacto da explosão.

    Após cometer o crime, a quadrilha fugiu em três motocicletas. Moradores da cidade informaram que foram acordados com o barulho da explosão e chegaram a ver os bandidos fugindo.

    Segundo o delegado Paulo Artur, da Delegacia Regional de Presidente Dutra, que está à frente do caso, uma equipe de policiais comandada pela delegada Silvana Carvalho foi ao local apurar caso. Em seguida, policiais militares e civis deram início às buscas para localizar os criminosos, mas até o fechamento desta edição, às 18h, ninguém havia sido localizado e nem preso.

    Esta é a segunda vez, em menos de seis meses, que a agência do Bradesco de fortuna é alvo de assaltantes. Na madrugada do dia 18 de novembro, do ano passado, dois homens explodiram um dos caixas eletrônicos do banco. Na ação, cerca de R$ 60 mil foram subtraídos do terminal de autoatendimento.

    ResponderExcluir
  9. ebnilson parabéns pelas postagens em seu blog, infelizmente nos temos que postar comentários como anônimos pela questão da perseguição,mas você representar a indignação e desesperança da família policial militar com esse governo(o melhor da minha vida)esse coronéis que estão nessa foto com exceção de cel Ivaldo ficaram contra a greve e favor do governo e do sec segurança, a agora estão sendo recompensados, kkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Meus queridos policiais, vamos estudar, seguir o exemplo de nossos companheiros 07 e 10 e fazer outros concursos para sair dessa polícia antiquata e centenária, que tem em suas raízes esse corporativismo no oficialato. Só visam galgar promoções e nada de aumento salarial. Quando vão pra reserva, ficam chorando miséria nos corredores do QCG, sendo que poderiam sim, fazer na ativa. Mas, afinal, só querem esse status social. Estrela gemada no ombro e nada na carteira. São uns fanfarrões.

    ResponderExcluir
  11. Meus queridos policiais, vamos estudar, seguir o exemplo de nossos companheiros 07 e 10 e fazer outros concursos para sair dessa polícia antiquata e centenária, que tem em suas raízes esse corporativismo no oficialato. Só visam galgar promoções e nada de aumento salarial. Quando vão pra reserva, ficam chorando miséria nos corredores do QCG, sendo que poderiam sim, fazer na ativa. Mas, afinal, só querem esse status social. Estrela gemada no ombro e nada na carteira. São uns fanfarrões.

    ResponderExcluir
  12. o negocio é estudar pq aqui não tem futuro pra praça, o militar passa 30 anos e quando consegue ser promovido no final da carreira ele não poder levar o proento pra reforma pq o governo tirou, e o proximo governo não vai fazer nada pra mudar isso, enquanto isso os oficiais tão ai querendo ficar na PM até virar pó, vamos tds estudar e passar em outro concurso, aqui na PM ja deu, nem trabalhar direito se pode mais com esses marginais com bandeira de Direitos Humanos que seria melhor chamar de Direitos dos Manos.

    ResponderExcluir
  13. É lamentavel essa nossa Policia, desse jeito não dar nem pra se orgulhar em ser policial, defender a sociedade, mais ha ainda uns praças que insiste em ficar trabalhando mesmo depois do tempo. Por incrivel que pareça, conheço muitos, que nem tem mais condições de trabalhar, estão se arrastando com 32, 33 e até 35 anos de serviço, ja cumpriu o intersticio e ainda quer ser promovido, se manca meu irmão vai pra casa e sede a vaga pra outro, se o governo quiser policiais que faça concurso. O mais ingraçado é que o nosso secretario vai pra televisão dizer que a criminalidade no Maranhão ta caindo, mas como secretario? se os bandidos arrombam caixas eletronicos nas "barbas" da policia,quando acontece assalto no interior com poucos (muito) tempo chega grupamento tático aerea, força tatica, força nacional tudo muito bem equipado, bem armados parece até que é outra policia, muitos deles nem reconhece o colega de curso,mas não resolvem nada, e nós permanecemos no Destacamento não temos como evitar e nem tampouco capturá-los, pois estamos em viaturas sem condições de dar uma pronta resposta, o meu Destacamento usa uma que é uma vergonha, com pouco distancia percorrida so falta pegar fogo, os pneus nem se fala. E uma coisa que estou chamando atenção muitos destacamento estão trabalhando com guardas civis municipais armados, pondo em riso a vida dele, a nossa e principalmente da sociedade, é bom que os Comandos e principalemnte o Governo atentem pra essa situação. Gostaria de me identificar mas infelizmente.... Só quero tirar o meu resto de ano em paz e com saúde.Mas sempre procurando honrar com a função policial militar. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. ESSES TRAMBOLHOS ANTIGOS COM IDEIAS ARCAICAS SÓ ATRASAM A PMMA DUVIDO SE ELES ESTIVESSEM TIRANDO SERVIÇO DE RUA PO SE PEDIRIAM PRA FICAR EU SOU PM QUERO PERDER A MINHA VIDA SE QUANDO COMPLETAR MEUS 30 ANOS DE SERVIÇO NÃO FOR PARA RESERVA ESSES CORONEIS REPRESENTAM O ATRASO

    ResponderExcluir
  16. Caro amigo Ebenilson gostaria que postar meu comentario assumindo de público a responsabilidade e o compromisso por este. É em resposta ao comentário anônimo publicado que faz analogia entre o CB e o TC PM, pois garanto a todos que leem que se acaso o Projeto de Permanência dos coroneis PM passar, onde os tenentes coroneis com justiça serão beneficados com o posto imediatamente superior, afirmo que as praça independentemente da graduação também serão beneficiados mesmo que, todos os artigos da referida PL refiram-se puro e simplismente aos oficiais PMs. Toda via devemos lembrar que esse projeto partindo do governo do Estado demonstra um dissenso. Se voltarmos ao passado verificamos que a lei 73/2004 no art. 22 afirma que: o PM devera contribuir no posto ou graduação por um periodo equivalente a 5 anos para que possa levar os beneficios previsto nesse art. para a inatividade, logo, não precisa ser um sábio para perceber que a alteração do referido art. atingiria com muita justiça em bora não seja essa a intenção do governo as praças também. Toda via digo a todos ainda que já foi desenvolvido um estudo com relação a este tema pela asessoria juridica dos sub tenentes e sargentos.Fica nosso manifesto em favor dos Tenentes Coroneis pois, entendemos que muito deles que permaneceram por mais de 10 ou 16 anos no posto deverão ser recompensados pela exploração sofrida pela Administração pública (Estado do MA). No entanto, manifestamos para as praças tal apoio pois entendemos que estes tanto quanto os Tenentes Coroneis foram masacrados, explorados e mantidos nessa situação de descaso pelo Poder Público, o qual com responsabilidade deveria por obrigação legal propocionar os direitos e garantias prevista pela constituição de 88. Nada contra a permanência dos Coroneis PMs permanecerem na instituição Policia Militar, pois estes tanto quanto os outros ajudarão de uma forma ou de outra a elevar o nome da PM no seio da sociedade, mais mesmo que não seja o objetivo do governo este projeto se agora injustiçar estes estara automaticamente beneficiando aqueles “ os eternos injustiçados”. Essse é o preço que a administração pública paga pela maldade do passado.
    SGT PM FROTA – PRESIDENTE DA ASSOC. ST.SGT. PMMA

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos