quarta-feira, 11 de setembro de 2013
Dep. Zé Carlos

Os crescentes números relacionados à violência no Maranhão, especialmente no município de São Luís, motivou o deputado Estadual Zé Carlos (PT) a pautar, mais uma vez, a falta de Segurança Pública, durante pronunciamento na sessão plenária desta segunda-feira (9). O parlamentar externou grande preocupação com as últimas ocorrências na capital.

“Não podemos conviver com tanta violência. Vivenciamos nestes últimos dias casos de violência que me trazem imensa preocupação, a exemplo do assassinato do [empresário] Daniel Smith”, disse. Zé Carlos citou que foi amigo de infância de Daniel Smith. “Um grande ser humano, e tiraram sua vida sem nenhuma justificativa. Mantando pelo simples prazer de fazer o mal. Quantos outros ‘Danieis’ já passaram por isso, que não temos conhecimento?”, indagou.

Na visão do deputado, as comunidades clamam por segurança através de manifestações, como as que ocorreram ontem na Cohab, Avenida dos Portugueses, na área Itaqui-Bacanga, por estudantes e moradores. Como exemplo de abuso, ele citou que traficantes amedrontam as comunidades exibindo armas de grande porte, até dizendo que eles são autoridades dentro da comunidade.

“Não estou fazendo uma crítica à segurança especificamente do Maranhão, e sim constatando que algo urgente precisa ser feito. É preciso que esta Casa discuta a Segurança Pública. É preciso conhecermos qual o planejamento e estratégia do governo do Estado para combater essa situação, que é péssima, a qual estamos nos acostumando. Precisamos saber como é que está a questão do concurso público que foi feito recentemente pelo governo, que, embora não atenda todas as necessidades, fortalece a segurança, mas que, por questões judiciais, está emperrado. Como anda os trabalhos da equipe multidisciplinar que nós aqui na Assembleia intermediamos, junto com a OAB, para o acordo entre o Estado e os policiais militares e bombeiros nas últimas reivindicações?”, pontuou.

Em seu pronunciamento, Zé Carlos reconheceu o esforço da Polícia Militar, que, segundo ele, mesmo com um contingente pequeno para o número de habitantes, faz o possível para garantir a segurança da população. E citou o caso de um policial sargento Pinho do 6ª Batalhão, que perseguiu três assaltantes, quando a viatura ficou presa em um engarrafamento, ele então saltou da viatura, pediu uma moto a um civil, continuou a perseguição sozinho e prendeu os meliantes, que estavam armados. “É visível o esforço da Polícia Militar”, comentou.

Como encaminhamento, o deputado Zé Carlos solicitou ao presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Costa, que convidasse o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, a comparecer ao Parlamento para apresentar quais políticas está sendo desenvolvidas pelo governo para inibir o índice de criminalidade no Estado e, principalmente, na capital.

Fonte: Assessora de Comunicação Gabinete Deputado Zé Carlos do PT

3 comentários:

  1. infelizmente a policia militar nao e reconhecida pelo governo do estado diferentemente da policia civil,parece que para o governo so existe a p.c,isso e uma brincadeira

    ResponderExcluir
  2. Ainda Tem Praças se matando e dando uma de Heroi na Pm ma.
    Governo faz que pagam e asPraças faz que trabalha muito bem e Feliz.
    Sociedade quer que vc se lasca.se erra eles lhe mete o Pau. se faz certo nãote lembra nem um minuto.
    Praças estão no Interio jogado.
    sem estrutura nenhuma. sem segurança.
    mendigando prefeito para sobrevive e tenta da segurança a tal população.
    Pms e não seja Tolo. faz como governo esta fazendo com vc. ou faz como os MEDICOS do BRASIL estão fazendo!

    ResponderExcluir
  3. Muito triste a situaçao da pm,só cbrança, perseguiçoes e humilhaçao.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos