quarta-feira, 22 de maio de 2013
 Roberto Costa discute com policiais militares projeto sobre critérios de promoção na PM
 
O deputado Roberto Costa (PMDB) reuniu-se, na tarde desta terça-feira (21), com policiais militares para discutir o projeto de lei que o Governo do Estado está elaborando, e deverá encaminhar em breve à Assembleia Legislativa, que dispõe sobre promoções de praças aos policiais militares e bombeiros.

O tenente-coronel Antônio José Pinto falou que esse projeto é um consenso da oficialidade em função de uma realidade institucional vivida no presente momento. “Decidimos que é necessário se fazer o que contém a proposta, no sentido de viabilizar o fluxo na carreira dos oficiais da Polícia Militar que se encontram prejudicados em função de normas que vigoram na corporação”, disse.

MUDANÇAS

Dentre as principais mudanças do projeto, ele destacou a criação de mais uma modalidade de promoção a pedido, que beneficiará todo aquele tenente-coronel que já possui 30 anos de contribuição previdenciária, ou seja, o tempo correspondente e obrigatório a pedido de transferência para reserva e também a questão da permanência do oficial no último posto, que era de oito e foi reduzido para cinco anos pelo projeto de Lei.

“Nós gostaríamos que essa proposta, quando chegar ao conhecimento dos deputados dessa Casa, possa ter o acolhimento devido, a sensibilidade para que a instituição possa ter a possibilidade de reoxigenar, com grande reflexo na atividade da corporação”, defendeu o tenente-coronel Antônio José. 

ASSEMBLEIA

Já o deputado Roberto Costa, que também participou do ato, explicou que “existe um sentimento hoje de toda a corporação para que diminua o tempo de permanência no último posto, de oito para cinco anos, visando reoxigenar a tropa, assim como dar condições aos oficiais que estão iniciando,dentro de uma perspectiva próxima de também chegar a um posto mais alto da Polícia Militar”, explicou o deputado Roberto Costa.

Ele disse ainda que o projeto de lei está sendo discutido pelo Governo do Estado e deve ser encaminhado para a Assembleia Legislativa, “e hoje os oficias já vieram manifestar todo o apoio e todo o sentimento que se tem dentro do quartel em relação a esse projeto, um sentimento favorável, e que venha trazer outra vez a motivação que a Polícia Militar necessita para continuar um belo trabalho em prol da nossa sociedade”, ressaltou Roberto Costa.

O parlamentar adiantou ainda que o projeto de lei deverá ser encaminhado para a Casa até a próxima semana e daí será discutido, através de outra audiência pública, todos os pontos do projeto para “que a gente possa, junto com os colegas parlamentares, buscar apoio para que esse projeto seja aprovado”, finalizou o deputado.

PRESENÇA

Participaram também da audiência pública o major Leite; sargento Jean Marry, da Associação dos Militares do Corpo de Bombeiros; cabo Mendonça, da Associação dos Servidores Militares do Maranhão; sargento Aquino, da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão; o presidente da Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros, major Amaral, capitão Túlio e o soldado Torres, de Timon

8 comentários:

  1. se eu entendi bem o texto, ele só fala de oficiais, quer dizer que praça pode ficar 20, 30 anos como soldado e oficial não pode parar em tenente coronel, isso é uma palhaçada.

    ResponderExcluir
  2. acho que melhoraria, e muito, a corporação se na lei de promoções de praças não fosse necessário haver vagas para que o praça possa ser promovido, pois se este ja esperou tanto tempo, essa promoção deveria ser automática ao completar o tempo necessário para a tal promoção.

    ResponderExcluir
  3. ebnilson, explique se essa lei e´so pra oficial e com todo o direito eles lutam por uma questão justa,mas te pergunto será que não estão esquecendo do praça. se ver policias de 20anos de serviço e ainda é soldado. Vamos fazer uma lei pra beneficiar a todos.

    ResponderExcluir
  4. Enquanto nos matam nas ruas, o que se constatou ontem no plenário da Assembléia Legislativa foi que os Praças da presidência da associação no Maranhão estão sendo ENGANADOS pelos CORONÉIS com o discurso de que o projeto de lei da GOVERNADORA, sobre aposentadoria de Oficiais, que os mandaria para casa seria INJUSTO pois não contempla quem seja praça. ORA SENHORES, basta pensar um pouco pra ver que os coronéis(DE REPENTE SE COMPADECERAM DO PRAÇAS?) não tão nem aí pra direitos de praças, eles querem mesmo É QUE A LEI NÃO SEJA APROVADA POIS ASSIM ELES NÃO IRÃO PRA CASA. É SÓ ISSO! Eles usam esse argumento para que os praças fiquem indignados e digam NÃO ao projeto, pressionando os deputados com a aparência de que TODA A PMMA não quer mudanças. Assim, ninguém ganha nada e eles continuam sua vida eterna na PMMA. Basta entender que se a lei for aprovada para OFICIAIS, por questão de ISONOMIA funcional, logo terá que ser extendida aos PRAÇAS. Isso é legalidade, senhores! ENTÃO a gente tem que parar de ser MANOBRADO e demonstrar pouca capacidade de raciocínio! OU realmente tem praças concordam que é melhor que NINGUÉM ganhe NADA do que iniciar um processo que possa beneficiar toda uma classe em breve? Nossa quanta INGENUIDADE!

    ResponderExcluir
  5. Caros companheiros, segundo uma explicação de um oficial que conhece toda a lei, informou ao blog que no primeiro momento o beneficio será estendido aos oficiais. A lei prevê o militar que atingir o posto de coronel PM poderá ficar apenas 5 anos no cargo e não mais os 8 como é atualmente na legislação. Segundo o oficial, disse que o entendimento será que futuramente a lei será extensiva a todos, inclusive as praças. Mas vamos aguardar e vê o que vai acontecer realmente.

    ResponderExcluir
  6. eu sou 2002 se for promovido agora a cabo irei comemorar, mas, se não, qdo for já será mto tard e não terei mais nenhuma alegria, somente um sentimento de desmotivaçao

    ResponderExcluir
  7. A PIRÂMIDE, QUANDO MEXIDA NO TOPO, NADA FERE SEU CORPO, CONTUDO, SE HÁ REFORMAS EM SUA BASE, ELA TEM QUE SER TODA PLANEJADA, POIS SENÃO ELA PODE CAIR.

    O QUE SE VÊ HOJE NESTA LEI, DE "OXIGENAÇÃO" NA POLICIA, É NA VERDADE,UMA SIMPLES MUDANÇA NO TOPO, QUE IRÁ BENEFICIAR "ALGUNS" MOMENTANEAMENTE, POIS SE SAIR 10 TENENTES CORONÉIS, POUCO MUDARÁ NA BASE DOS OFICIAIS, EM DUAS OU TRÊS PROMOÇÕES ESTARÁ TUDO PARADO, POIS O CORPO DOS OFICIAIS É GRANDE E PRA QUE REALMENTE HAJA OXIGENAÇÃO, SE FAZ NECESSÁRIO APENAS QUE OS NOBRES DOUTORES DA LEI NA PMMA, PEGUEM A VELHA LEI DE RESERVA QUE UM CORONEL MANIPULADOR FEZ DECAIR E COLOQUE DE VOLTA, POIS DAI NÃO SERÁ PRECISO TODO ESSE BLÁ BLÁ BLÁ DE QUE É PRECICO ESTIMULAR A TROPA.

    A TROPA ESTÁ DESESTIMUALADA SIM, MAIS POR FALTA DE UM CONCENSO INTERNO QUE SAIBA DÁ RUMO A VIDA DA CORPORAÇAO, HOJE ESQUECIDA EM TODOS OS SENTIDOS. HÁ MUITO TEMPO, E PÕE TEMPO NISSO A TROPA NÃO VÊ ECUAR A VOZ DE SEU COMANDANTE GERAL NUMA FORMATURA PRA LHES DIZER ALGO DE ESTIMULANTE, E HOJE NA VERDADE, PARECE QUE ESTAMOS ÓRFÃOS DE COMANDO. SE VÊ SIM, ESCALAS DE SERVIÇO NO FIM DE SEMANA COM UM EFETIVO CONSIDERÁVEL DE PM PRA FAZER SEGURANÇA EM ENSAIO DE BUMBA MEU BOI. JÁ IMAGINOU SE O PRÓXIMO COMANDANTE GERAL FOR REGUEIRO OU SERESTEIRO?

    A LEI TEM QUE SER REVISTA E DISCURTIDA NOS QUARTÉIS E NÃO APENAS POR UM GRUPO DE OFICIAIS SOBRE A DIREÇÃO DO SUB COMANDANTE GERAL. VAMOS AQUI PRA UM EXEMPLO CLASSICO. AOS TENENTES CORONÉIS COM MAIS DE TRINTA ANOS DE CONTRIBUIÇÃO A PREVIDÊNCIA SOCIAL, QUE REQUERER VOLUNTARIAMNTE A PROMOÇÃO A PEDIDO SERÁ TRANSFERIDO PARA RESERVA NO POSTO DE CORONEL, OU SEJA, TEM QUE TER MAIS DE TRINTA ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E SER VOLUNTÁRIO, PARA PODER SER "BENEFICIADO" PELA LEI. PELA RELAÇÃO DE OFICIAIS PM DO MÊS DE NOVEMBRO DE 2012, CONSTANTE NO SITE DA PMMA, QUE ESTÁ DIGA-SE DE PASSAGEM, DESATUALIZADA, EXISTEM 19 CORONÉIS, 45 TENENTES CORONÉIS, 101 MAJORES, 176 CAPITÃES, 81 1º TENENTES E 41 2º TENENTES, TOTALIZANDO 463 OFICIAIS, SENDO ESTES QOPM, POIS OS DEMAIS QUADROS NÃO SÃO VISLIMBTADOS NA LEI.

    DESTES 463 OFICIAIS, APENAS 05 CORONÉIS ABRIRIAM VAGAS POR CONTAR 05 ANOS NO POSTO DE CORONEL E 23 TENENTES CORONÉIS, SE FOREM VOLUNTÁRIOS, IRIAM PRA RESERVA, OU SEJA, APENAS 6% DO QUADRO DE OFICIAIS PODERIAM EM TESE, SE TODOS PEDISSEM, IREM PRA RESERVA. DAI EU PERGUNTO, ONDE ESTÁ A OXIGENAÇÃO A SER CRIADA? SALIENTA-SE QUE O 24 TENENTE CORONEL POR TEMPO DE SERVIÇO A TER TEMPO DE RESERVA, SERÁ O TENENTE CORONEL PIMENTEL EM 2016, QUANDO IRÁ PERFAZER 31 ANOS DE POLÍCIA. OU SEJA, HAVERIA AS POMOÇÕES E O ENXAÇO PERMANECERIA.

    SENHORES DOUTORES DA LEI DA PM, TIREM DOS ARQUIVOS A LEI QUE O CORONEL REFORMADO FEZ SER REVOGADA, ONDE O POLICIAL MILITAR AO IR PRA RESERVA LEVARIA UM POSTO NA FRENTE, E DAI SIM, IREMOS DAR AOS NOSSOS OFICIAIS E PRAÇAS, COM TRINTA ANOS DE SERVIÇO PRESTADO À SOCIEDADE MARANHENSE, O DEVIDO INCENTIVO E RECONHECIMENTO POR SEUS BONS SERVIÇOS PRESTADOS.

    VAMOS DEIXAR DE BLA BLA BLA DE OXIGENÇÃO, POIS APENAS 6% DO QUADRO DE OFICIAIS DA PMMA ORIUNDOS DE ACADEMIA E OS CHAMADOS R2 ORIUNDOS DO EXÉRCITO TERIAM DIREITO AO USO DA LEI. E LEMBRE-SE QUE OS NÚMEROS NÃO MENTEM JAMAIS.

    VAMOS VOLTAR SIM, A LEI QUE UM DIA FOI NOSSO DIREITO E QUE PERDEMOS DENTRO DO PRÓPRIO QUARTEL.


    ResponderExcluir
  8. Eu não aceito essa lei que beneficia exclusivamente os oficiais. Os praças devem buscar seus direitos sim, já que os "gestores" da corporação não nos ajudam.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos