quinta-feira, 31 de maio de 2012

A audiência pública sobre o Plano Geral de Cargos e Carreiras dos funcionários públicos estaduais realizada, na última terça-feira (29), ainda repercute na Assembleia Legislativa.


Na manhã desta quarta-feira (30) o deputado Bira do Pindaré (PT), autor do requerimento para realização do debate, apresentou os principais pontos de conflitos dos sindicatos e entidades em relação ao Plano.

O novo Plano não afeta somente os servidores públicos estaduais, como toda sociedade maranhense, por se tratar e promover alterações em ordenados, escalonamentos, projeções e políticas públicas.

A maioria absoluta dos servidores públicos que estiveram presentes à audiência pública foi taxativa ao afirmar que não houve, por parte do governo estadual, espaço para discussão do novo Plano com os trabalhadores.

Os pontos questionados pelos servidores são: O condicionamento da adesão ao novo Plano à renúncia dos direitos de receber a URV; o condicionamento a aplicação de tabelas às metas fiscais; a proibição da implementação de planos específicos.

Além destes, os trabalhadores pedem uma revisão nos artigos 21 e 22 que tratam da progressão e pedem a implementação da data-base, reclamam que no novo Plano não há referência aos aposentados. O deputado Bira garantiu que apresentará emendas em relação a todos os pontos apresentados e anunciou que está marcada para o próximo dia 06 uma reunião de trabalho entre os servidores e os parlamentares.

Audiência Pública

A Mesa Diretora da ALEMA aprovou um requerimento do deputado Bira do Pindaré, que pedia a realização de uma audiência pública, no dia 14 de junho, para discutir, a violência e o extermínio de jovens no Brasil e no Maranhão.


Assembleia discute Plano Geral de Cargos e Carreiras dos funcionários públicos

Agência Assembleia
A Assembleia Legislativa, através da sua Comissão de Administração Pública, Seguridade Social e Relações do Trabalho, promoveu, nesta terça-feira (29), reunião de trabalho na qual foi discutido o Plano Geral de Cargos e Carreiras dos funcionários públicos estaduais.

Elaborado pelo Governo do Estado, o Plano foi encaminhado a Assembleia no mês passado e, atualmente, está aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

De acordo com a proposta, o governo estadual pretende investir, nos próximos quatro anos, R$ 1,5 bilhão, beneficiando aproximadamente 88 mil funcionários, sendo cerca de 61 mil da ativa e 26 mil inativos (aposentados e pensionistas previdenciários).

A reunião de trabalho foi solicitada pelo deputado Bira do Pindaré (PT), que é membro titular da Comissão de Administração, e contou com as participações de representantes de diversas classes do funcionalismo público estadual.

“Depois que receber o parecer jurídico da CCJ, a proposta seguirá para a Comissão de Administração, da qual sou membro. Esta reunião, além de ser o momento oportuno para que os funcionários públicos estaduais exponham suas avaliações, também nos dará subsídios para que, posteriormente, possamos apresentar mudanças a serem implementadas no referido Plano”, explicou Bira do Pindaré.

Todos os representantes das várias categorias do funcionalismo público estadual foram unânimes ao afirmar que o Plano de Cargos e Carreiras proposto pelo Governo do Estado não contempla os anseios dos servidores.

“Este Plano, em nada, beneficia os policiais e bombeiros militares. No ano passado, durante o movimento paredista, pleiteávamos reajuste salarial de 30%. O governo nos prometeu que, este ano, iria nos beneficiar com um bom reajuste. No entanto, com a atual proposta do Plano, não estamos recebendo absolutamente nada de reajuste salarial”, avaliou o presidente da Associação de Bombeiros Militares do Maranhão e diretor da Associação de Servidores Públicos Militares do Maranhão, Jean Marry.

Já o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Maranhão, Francisco Saraiva, destacou que o Plano é vago em vários momentos, deixando os trabalhadores sem saber ao certo o verdadeiro percentual de reajuste salarial. “Nós, Fiscais, ainda não sabemos em qual nível estamos enquadrados”, disse.

Um comentário:

  1. concordo com todas as revindicacoes pois os policiais militares estao dia noite nas ruas e nao sao beneficiados em nada e estou me referindo as pracas e ficamos tristes e querer dar aos nossos fihos e para nós mesmos melhores condicoes,fico muito triste em sermos tratados como lixo muito bem deputados voces tem que fazer laver a pena a presenca dos senhores ai na AL

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos