sábado, 12 de maio de 2012

Visitamos hoje(12/05/12) a 5º CI(Companhia Independente) de Polícia Militar que fica na cidade de Açailândia uma das regiões que mas cresce no Estado. A população gira em torno de mais de 100 mil habitantes e um dos grandes investimento no município está concentrada nas atividades industriais e com esses investimentos a cidade tem crescido de forma desordenada como é uma característica de todas as cidades brasileiras.

Capitão Rodrigo(Cmt interino da 5° CI) 
A 5º CI tem sobre sua jurisdição 8 municípios que totaliza uma população de mais de 300 mil habitantes. Segundo os dados das Nações Unidas deve haver em média um policial para cada 300 habitantes, o Maranhão que já dissemos em pôster anterior há pelos menos um policial para 877 habitantes o que deixou o Estado na última posição em relação ao número de habitantes para cada policial. As consequências dessa defasagem reflete indubitavelmente na vida do agente de segurança do Estado, principalmente dos policiais militares que são o maior grupo.  Com isso as escalas arrochadas, desumanas e sugadas fazem do Policial Militar uma das principais vítimas do sistema.

Na cidade de Açailândia o efetivo está no limite, segundo o comandante interino o Capitão  Rodrigo, de 2007 a 2012 houveram 57 baixas no seu efetivo, em virtude de transferências e reservas remuneradas e esse quantitativo não fora reposto, causando uma enorme carência de militares.

O Capitão Rodrigo, nos informou que somente no bairro da Vila ILDEMAR há 40 mil habitantes com um efetivo de 2 militares diariamente para suprir toda aquela localidade, esses guerreiros fazem milagre sabe lá Deus como. De acordo com o comandante o grande problema é o reduzido número de militares que compõe aquela unidade. Nos informou ainda que está sendo cumprindo a risca a determinação do Comandante Geral a respeito das escalas extras, educação física e formaturas, disse que as vezes de forma democrática acorda com os militares algumas escalas especiais, mas tudo combinado com os militares sem suga-los, disse o oficial.

Com um número ínfimo de militares diuturnamente, por questão de segurança não iremos falar o quantitativo dos militares e/ou viaturas que operam na cidade, mas quase caí da cadeira quando o comandante falou do efetivo, porém mesmo com toda essas dificuldades a 5º CI está combatendo a criminalidade e os índices estão diminuindo nos últimos dias, falou o Capitão.

Conversamos com o comandante a respeito de algumas reclamações por parte de militares desta unidade concernente a um grande evento que será realizado na cidade, o Açaifolia. Esse evento tem um público alvo de pelo menos 20 mil foliões o que requer um policiamento especial na cidade devido os autos índice de criminosos e ocorrências que ocorre com frequência no evento. O comandante falou que estará solicitando reforço para as unidades vizinhas(3º BPM, Cavalaria e reforço da Capital). Os denunciantes havia nos informados que as escalas seriam modificadas e a segunda folga seria utilizada. Segundo nos informou o oficial, o serviço ainda não foi discutido com os militares da unidade, mas garantiu que não haverá sugação dos militares, pois tudo que é feito é de comum acordo com os militares de sua unidade, falou o oficial. O comandante falou ainda que há recompensa com referencias a atuação de criminosos, por exemplo, quando há uma prisão de traficantes os militares são recompensado com folgas, dependendo de cada situação as folgas são recompensadas de acordo com cada autuação. Esse sistema de recompensa foi implantado pelo TC Edeilson, na época major, disse o capitão.
Cb Ebnilson


Um dos fatos que nos chamou atenção na 5º CI foi uma das barreiras que fica na Br 010. Passamos pela barreira policial e conversamos com os militares daquele posto, quando entramos no local vimos algo que para PM-MA ainda é inédito. Dentro do posto policial há um sistema de vídeo monitoramento a acoplado a um computador de bordo, ficamos impressionados com o sistema pois os militares podem monitorar todos os veículos que se aproxima da barreira, dando uma maior segurança para os militares, isso é um exemplo que deve ser implantado em todas as barreiras militares do Estado, o comandante falou que o sistema está implantado em todas as barreiras da 5º CI. Nos mostrou as instalações da companhia que ao nosso vê são excelentes, conhecemos a aréa esportiva, vivencia, piscina e campo de futebol, toda essas obras e a implantação dos vídeos monitoramentos foram feitos da gestão do TC Edeilson, falou que está dando continuidade as obras. O cardápio é de primeira, disse o capitão.
Cb Nilson, Sgt Mendes e cb Ebnilson, BR 010(Barreira Policial)

Os militares da 5º CI estão de parabéns por ter, acredito, uma das melhores instalações de unidade militar do Estado do Maranhão.

Para concluirmos, o que podemos compreender dessas duas visitas é que a problemática de efetivo é um dos grande males da corporação, faz-se necessário com urgência que se abra concurso publico, enquanto isso não acontecer os militares serão penalizados com escalas exorbitantes, “concurso já” esse dever ser nossa bandeira. Porque do jeito que as coisas andam em pouco tempo se não houver concurso publico essa bola de neve das escalas vai se afunilar cada vez mais. 

CB Ebnilson(direto de Açailândia)  


Fotos da 5° CI

Campo de futebol

visão interna da 5° CI

campo de futebol



Piscina 


Área de vivencia


Pátio 



16 comentários:

  1. está de PARABÉNS, ebnilson essa cia, dê meus parabéns ao cmt !!

    ResponderExcluir
  2. O CAPITÃO RODRIGO ANTES DE SER CMT ERA UMA PESSOA DEPOIS DE ASSUMIR O CMDO ELE VIROU OUTRA PESSOA, NUMA ESCALA DE 3 ELE FOI PRA 10 A SUA ADMINISTRAÇÃO É MUITO BOA A ALIMENTAÇÃO QUE É SERVIDA É DE PRIMEIRA QUALIDADE SÓ PARA SE TER UMA IDÉIA SÃO VARIOS CARDAPIOS VARIADOS TIPO; LASANHA, FEIJOADA, ASSADO DE PANELA , ESTROGONOFRE, PANELADA, FRANGO ASSADO E TUDO ISSO ACOMPANHADO DE UM BELO SUCO.
    EU SOU PM DA 5ª CI E ESTOU MUITO FELIZ COM A ADMNISTRAÇÃO DO CMT E QUERIA MUITO QUE ELE ASSUMISSE LOGO DE FATO E DE DIREITO A CIA. POIS TIME QUE ESTA GANHANDO NÃO SE MECHE.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Ebnilson, infelizmente tem gente que só presta para criticar as pessos que prestam um grande serviço para os militares, vc é o nosso porta vez e continue assim, esse invejosos são uns bando de covardes, não liga para esse cara visite todos os batalhões e mostre a realidade de cada batalhão porque é dessa forma que podemos constroir algo melhor para nós. Espero que um dia vc possa nos representar quem sabe ser realmente um secretario de segurança.

    ResponderExcluir
  4. Caro Ebenilson, vc está de parabéns pela matéria é de grande importância esse contato com outras unidades para sabermos a como anda nossa briosa em termos de dificuldades e avanços além de aproximar a todos através do seu blog. Brunno01

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a visita para verificar in loco. Porém amigo, vc deveria ostrar tb as viaturas sucateadas, as pessimas condições e falta de higiene desses traileres, por que ter serviço de camera nao da nehum conforto para os policiais. A escala de 24 horas nesses traileres e desumana, e vc não questionou isso. Querem que o policial fique abordando veiculos o tempo todo, não tem quem aguenta, ao menos deveriam mudar a escala pra 12 horas. Por outro lado o Cap Rodrigo está mesmo fazendo uma boa administração, gerindo com honestidade os poucos recursos do quartel.

    ResponderExcluir
  6. É MUITO BOM SABER QUE AINDA EXISTE CMTS HUMANOS NESSA PMMA. QUE DEUS CONTINUE OS ABENÇOANDO GRANDEMENTE. PARABÉNS 5ª CI.

    ResponderExcluir
  7. É muito fácil o babao do cmt vim pedir para mostrarmos a cara dentro de uma ditadura em que somos peseguidos de todas as formas, mas o que quero saber é se houve denuncias a respeito dessa 5ci e se as denuncias eram verídicas.

    ResponderExcluir
  8. boa noite ebnilson, acredito que mostrando a verdadeira situação que se encontram os batalhões e companhias da policia militar,e mostrando essa realidade , poderá quem sabe até sensibilizar esse governo a mudar essa triste realidade em que os quarteis e os militares vivem hoje, só espero que você com essa ideia brilhante não sofra retaliações daqueles que de fato e de direito deveriam estar exercendo esse verdadeiro papel, mas estão na zona de conforto e preocupados só com o seu bem estar. não deixe de visitar também os quarteis do corpo de bombeiro, pois a realidade não é muito diferente , principalmente quando se trata de efetivo.
    guerreiro não desista da luta....
    Evandro Abreu. 1º sgt bm de Imperatriz

    ResponderExcluir
  9. boa noite ebnilson, acredito que mostrando a verdadeira situação que se encontram os batalhões e companhias da policia militar,e mostrando essa realidade , poderá quem sabe até sensibilizar esse governo a mudar essa triste realidade em que os quarteis e os militares vivem hoje, só espero que você com essa ideia brilhante não sofra retaliações daqueles que de fato e de direito deveriam estar exercendo esse verdadeiro papel, mas estão na zona de conforto e preocupados só com o seu bem estar. não deixe de visitar também os quarteis do corpo de bombeiro, pois a realidade não é muito diferente , principalmente quando se trata de efetivo.
    guerreiro não desista da luta....
    Evandro Abreu. 1º sgt bm de Imperatriz

    ResponderExcluir
  10. Enilson bela atitude essa da visita, se possivel visite a todos, pois todos acham que ser Comandante é fácil, além da cobrança dos comandantes tem a cobrança da sociedade e da legislação, portanto devemos sim verificar in loco o que acntece e depois se fazer uma critica, os praças e oficiais sempre querem o melhor pra si, porém tem muitos que não querem é trabalhar e depois ficam falam asneiras. Muito boa essa sua atitude. Vamos agora verificar são os valores de hora extra e colocar em prática o + rápido possivel pois os serviços tão chegando e todos vão ser sacrificados, principalmente nas eleições, com uma responsabilidade tamanha pra ganhar vinte reais.

    ResponderExcluir
  11. Ebenilson meu irmão por favor faz uma materia dessa aqui no 6ºbpm, acho que a realidade é outra... de CALAMIDADE. da vergonha levar um visitante nesse batalhão meu irmão.

    ResponderExcluir
  12. Mostrar a realidade é interessante, mas o Ebnilson ta mostrando só as coisas boas, Piscina, campo verdinho. Trailer não é lugar de policial trabalhar 24 horas, sem banheiro ou condições de conforto e higiene. Não mostrou as viaturas quebradas do 3° BPM e nem as viaturas com pneu careca da 5ª CI, lá onde ele fotografou aquele trailer tem uma assim. Mostrar entrevista de comandante, tá na cara que ele vai falar somente sobre seus interesses e não dos policiais. Converse com os praças e ouça suas lamentações. Caro Ebnilson,infelizmente você mudou muito seu discurso e não venha com essa de maturidade ou bom senso com governo e comandantes, esse pessoal nunca teve bom senso com os policiais. Mantenha seus discurso de luta por melhorias ou perderá credibilidade junto à classe.

    ResponderExcluir
  13. Pessoalmente o Capitão Rodrigo está sendo um bom comandante na 5ª CI. A forma de gestão, deixando transparente sua forma de administrar os recursos financeiros da unidade é um diferencial. Mas naquilo que não depende do comandante, mas do governo, não está essa maravilha toda que o Ebnilson mostrou aí não. Escala de 24 horas em trailer e de 48 horas em destacamentos ainda gera insatisfação nos policiais.

    ResponderExcluir
  14. Caros companheiros, estamos preparando um estudo sobre as escalas de serviço e condições de trabalho do militar, mas no momento oportuno. Sabemos nas condições precárias das escalas de serviço em todas as unidades do Estado bem como das péssimas condições de algumas unidades, vamos sim fazer matéria nesse sentido, mas gostaria de pedir um pouco de paciência, porque isso demanda tempo e disponibilidade que no momento não dispomos, vamos a nossa meta é conhecer todas as unidades e mostrar sim a realidade de cada uma, não deixaremos de lutar por nossos ideais, mantemos a mesma postura de luta e melhorias das condições de serviço. Apenas foi o começo mas aguardem novas matérias nas unidades. Um abraço a todos e fiquem conosco..

    ResponderExcluir
  15. se você teve tempo para fazer mechan, não tem tempo para mostrar a verdade que bate na cara.

    ResponderExcluir
  16. até quando vamos esperar pelas melhorias das escalas, o cmt geral diz uma coisa e os cmt de batalhão faz outra

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos