Sobre as cautelas de armas de fogo e coletes para os policiais militares do Maranhão
“Ebnilson, como está esse negocio de cautela individual permanente? aqui em Barra do Corda se cautelar e nao entregar 12 horas apos a cautela é expedido uma FATD , e o cmt diz que esta terminantemente proibido pelo cmt geral esse tipo de cautela”
Entenda o caso
No ano de 2013, nas reuniões da Mesa Paritária, o pedido de cautelamento de armamento para os policiais militares foi solicitado pelas associações militares nessas reuniões com o Secretário de Segurança e o Comanda da PMMA, todavia as autoridades referidas negaram alegando as velhas desculpas de sempre, que o policial poderia usar para outros fins e coisa e todo mundo sabe que quando não se que fazer se inventa diversas situações. Contudo após os ataques e execuções de policiais militares o então comandando da PMMA obrigou-se a cautelar as armas em caráter de urgência. Foi expedida uma portaria da própria Secretaria de Segurança e do Comando da Corporação para esse fim, confesso a todos que a portaria nunca foi divulgada e não a tenho.
Dessa maneira, foi determinado pelo Comando da PMMA a cautela permanente das armas e coletes em todo o Estado.
Em São Luís, não houve tempo para as burocracias devido o clima de instabilidade e ataques aos militares, foram convocados todos os PM,s da capital a procurarem suas Unidades para adquirir seu armamento e colete.
No entanto no interior do Estado, o que se nota é que há uma resistência por parte de alguns Comandantes em não querer cumprir a determinação do Comando Geral da PMMA, mesmo por que a portaria não foi revogada e basicamente todos os policiais militares da Ilha de São Luís tem seu armamento e seu colete cautelado de forma permanente, com exceção dos recém-formados, mais isso é outra briga que também está se travando para que eles também tenham suas armas.
Por tanto amigos, faça valer os seus direitos, exija seu armamento e colete em sua Unidade, pois determinação é para ser cumprida. Procure sua associação e diga para eles intermediar junto ao comando de sua Unidade.
Corrigido, agradeço aos companheiros que detectaram os erros no texto. Havia errado, o correto na verdade é o 5º BPM em Barra do Corda. Sobre o FATD, também, ninguém é perfeito. Mais obrigado.
ResponderExcluirCompanheiros por descuidos, excluí os comentários dessa matéria e não recuperei. Me desculpe pela falha.
ESTAMOS JUNTOS COMPANHEIRO
ExcluirEm Caxias sem problemas nesse sentido.
ResponderExcluirFATD: Formulário de Apuração de Transgressão Disciplinar.
ResponderExcluirObrigado amigo
ExcluirCaro Ebnilson, na DAL isso de cautela permanente também não funciona (não que eu queira cautear, mas se é determinação deveria ser cumprida para que o próprio PM decidisse se quer ou não usufruir do direito).
ResponderExcluirAbraço,
SD Rossini
verdade, amigo Rossine
ExcluirQuase todos os recem-formados tem cautela permanente,ao contrário do que diz o texto.
ResponderExcluirMeu amigo, se tem meus parabéns, pois aqui na capital não estão cautelando pelo menos para os pms que não estão nas tropas especiais estão sem armas, isso são eles mesmos que estão dizendo.
ExcluirQuase todos os recém-formados tem cautela?... De que unidade mesmo? Por que trabalho em uma unidade onde o Cmt. da mesma se nega a cautelar arma para os 2014, e até já mandou recolher as armas dos que as estavam levando-as após o serviço, sem falar que nos DPM's possuem armas insuficientes em relação ao número de PM's. Tenho inclusive caro Sgt. Ebnilson, a imagem da tal portaria sobre a cautela de armas que estava afixada no próprio quadro de avisos do quartel, mas que no geral nunca foi cumprida. Só espero que um 2014 ou qualquer outro PM mais antigo desarmado tenha de ser alvejado pra que essa portaria, de fato, vigore.
ResponderExcluirNa APMGD o dono das armas não quer cautelar
ResponderExcluirNa APMGD o dono das armas não quer cautelar
ResponderExcluirIsso não funciona mesmo. No Colégio Militar além de não ter reserva de armamento por se tratar de uma Unidade de Ensino, quando procuramos um BPM para a cautela, a mesma nos é negada, pois não existe arma suficiente nem para os policiais daquela unidade. Dessa forma o policial não tem como fazer nem mesmo a sua prórpia segurança!
ResponderExcluirAmigo, toda tropa do COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO(CPE) o coronel ivaldo mandou pagar um colete balístico e uma pistola, 3 carregadores e 60 cartuchos para todos os PMS antigos e /2014, que são cautelados permanentemente para toda tropa de 830 homens. que sao unidades: BP CHOQUE, ROTAM, BPA, CPRV, CAVALARIA e COE.
ResponderExcluirDemos sorte de ter um comandante assim amigo.