sábado, 18 de janeiro de 2014


Nesta última quarta-feira (15/01), o governo do Estado do Pará sancionou  a LOB(Lei de Organização Básica) da Polícia Militar. A lei já havia sido aprovada pela Assembléia Estadual desde o dia 18/12/3013.

Com a LOB da PM-PA diversas mudanças foram alteradas na Corporação: Entre elas o aumento do efetivo em mais de 60% que ficará fixado em 31.871 policiais militares no Estado do Pará.

Outra mudança significativa foi a substituição dos Destacamentos PM,s para Pelotões. “Com maior efetivo e melhor estrutura. Leia mais aqui(http://www.pm.pa.gov.br/?q=node/222)

Diante do exposto podemos perceber que com a nova LOB na PM do Pará, o governo daquele Estado realmente preocupou-se com sua tropa. Aumentando efetivo em mais da metade. Sua preocupação também foi com os esquecidos DPM,s(Destacamentos da Polícia Militar), que não deve ser muito diferente do Maranhão que as vezes tem só um PM por dia no Plantão por falta justamente de efetivo.
A idéia de transforma os DPM,s em Pelotões é excelentes, pois dessa forma com um efetivo reforçado a PM terá mais homens para debelar principalmente os assaltos a agencias financeiras no interior do Estado, algo muito idêntico todo o país.

Enquanto isso no “Estado Rico” chamado Maranhão, o nosso Estado é o menor efetivo do Brasil. Temos mais de 900 habitantes para um PM, enquanto a ONU(Organização das Nações Unidas) recomenda 300 habitantes para um policial.

Assaltantes fazem a festa no interior do Estado com assaltos às agencias bancarias e caixas eletrônicos. Eles já têm a certeza que saíram vitoriosos, pois apostam sempre no número de policiais militares reduzidíssimo. OS PM,s nessas pequenas cidades são uns verdadeiros heróis.

O governo realizou realmente o maior concurso da história da PM 2000 vagas, porém devido o grande déficit de efetivo que se arrasta a décadas não suprirá as necessidades como um todo.

Digo isso por que há pelos menos os mesmos números de militares que irão para reservar, ou seja, será um concurso não para aumentar o efetivo mais para preencher as lacunas.

Como já disse em pôster anterior, o Estado geralmente realiza concursos num intervalo de tempo muito grande. Por exemplo: Nos últimos concursos(1994, 2001, 2006 e 2012) foram em média 6 anos os intervalos de concurso para PM. Isso acarretou em 18 anos uma carência exorbitantes no efetivo da PMMA.

Foram formadas as turmas dos barras 94, 2001,2002, 2007, 2010 e em formação 2013. Fazendo um calculo aproximado, não temos os dados oficiais ainda, ingressaram na Corporação nesse período de quase duas décadas cerca de 5 mil PM,s. Ao longo desses anos com certeza o número de evasão por invalidez, reformas, reservas e pedidos voluntários foram acredito mais do que o dobro dos que incorporaram na PMMA.

Não há por parte dos governos nenhuma prospecção nesse sentido, em reestruturar o efetivo da PMMA. Uma das sugestões seria pelo menos fazer igual a outros Estado que tem em período de um ou dois anos aberturas de Concurso Público, já que o governo disse que o Estado é rico.

O razoável seria ingresso de pelo menos mais 4 mil policiais militares, nem que se ofertasse a cada ano 1000 vagas. Talvez essa seja uma solução sensata para essa crise eterna de efetivo.

Mais tudo depende de um querer político, caso contrário continuará com um efetivo mais reduzido do país.


12 comentários:

  1. Arruma a da Ebnilson... ta 3013... rsrs. Obrigado por suas informações!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS CEL IVALDO, O NOVO CMT DAS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS DO MARANHÃO.

    O NOME IDEAL, UM HOMEM DE CORAGEM, DETERMINADO, SEM MEDO E SERÁ O PRÓXIMO CMT GERAL COM APOIO DAS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS.

    MAIS TUDO TEM UM PREÇO, O QUE TEM DE OFICIAL AQUI EM SLZ E NO INTERIOR INCOMODADO COM SUA ASCENSÃO, NÃO SE ESCREVE!!!. TUDO POR CONTA Q O SR. CONSEGUIU GANHAR DO SEC. ALUÍSIO E DO GOV DO MA A PERMANÊNCIA DE 08 ANOS NO ÚLTIMO POSTO DA PMMA... NA MINHA OPINIÃO O SR. DEVERIA ERA TER PEDIDO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA ERA 20 ANOS DE PERMANÊNCIA DOS CEL(S)... PARABÉNS, PARABÉNS!!!!!!!!

    SEU AMIGO, CB P R BRITO DO 6 BPM.

    ResponderExcluir
  3. sgt ebnilson em nome da verdade, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Em carta, bispos fazem crítica à Roseana e culpam desigualdade social por violência
    fonte: jornal pequeno .

    ResponderExcluir
  5. Para o presidente Simplício Araújo (SDD-MA), se Roseana Sarney não terminou hospitais em três anos, imagina construir presídio em 60 dias. (Notas da coluna do Cláudio Humberto)

    ResponderExcluir
  6. Companheiro PM , sou do BM mas opino que os Coronéis PM e BM devem permanecer somente cinco anos no posto, a corporação tem fluir , por isso tem oficial PM 97, que ainda é capitão . Vamos no coletivo, O Coronel Ivaldo merece elogio, mas não somos insubstituíveis.

    ResponderExcluir
  7. Ebnilson, pelo visto o Sr., tem mais acesso a informações que qualquer outro. Como ja deve saber, essa chamada para os excedentes caiu por água abaixo, pelo menos é que se nota que foi falado por Fábio Gondim. Mas, a esperança ainda fica, e lhe pergunto, o que o Sr., acha disso tudo, acha que ainda sai este ano, sim ou não e porquê? por favor, esperamos sua resposta.

    ResponderExcluir
  8. Não é para criar clima de pânico muito menos pavor. Apenas uma informação, para que os amigos tenham prudência.

    Amigos da Polícia Militar nos informaram que bandidos podem aprontar neste domingo ou nos próximos dias em São Luís, em represália à ação da PM onde, na noite de ontem, um membro do Bonde foi morto.

    O alerta foi repassado, na manhã deste domingo, aos militares de toda corporação. Os PMs já estão de sobreaviso. Ressaltando: isso não quer dizer que irá acontecer ações da facção criminosa na capital, tal como os ataques de antes.

    É somente, vale lembrar, um alerta ante a possibilidade de reação dos bandidos.
    fonte: jornal pequeno.(

    ResponderExcluir
  9. QUARTA FEIRA AS 7:30 DA MANHÃ GRANDE PARTE DOS EXCEDENTES DA PM IRA PROMOVER UMA MANIFESTAÇÃO NO RETORNO DA FORQUILHA,CONTAMOS COM SUA PRESENÇA.

    ResponderExcluir
  10. Ebnilson vc sabe nos informar se a mesa paritária das Associações PM's já estão programando alguma ação pra iniciar as negociações com a Governadora? Temos que começar a oficiar, principalmente, a Comissão de Segurança da assembléia pra intermediar nossos interesses como URV, perdas inflacionárias, escalonamento vertical, diarias e promoções. Ebnilson publique tb a Lei de remuneração dos PM TO.

    ResponderExcluir
  11. Governo contrata sem licitação empresa de doador para construir cadeias no MA, fonte : jornal pequeno

    ResponderExcluir
  12. Todos os acontecimentos que vem favorecendo a possível chamada dos excedentes estão sendo ignorados pela Governadora e seus executivos, até agora vejo somente o Senhor Secretário de Gestão Fábio Gondim tentar explicar e informar à todos nós, vi também que suas informações não declaram nenhum acontecimento que nos favoreça de forma efetiva o que mi faz pensar que estamos sim sendo levados a banho maria assim como as obras dos presídios e prédios públicos (Os que são realmente de uso público pelo menos) que vem se arrastando desde o inicio da gestão da Senhora Governadora e que iram continuar à se arrastar até serem concluídos figuradamente por meados de outubro. (Gravem o que estou falando).
    Então posso lhes afirmar que para este concursos temos as seguintes opções:
    1ª Esquecimento. (Por parte da ordem Estadual)

    2ª Cancelamento. (Também por parte da ordem Estadual)

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos