sábado, 11 de janeiro de 2014

O fato aconteceu por volta das 03:00 horas da madrugada do dia 29/12/13, na cidade de Pedreiras, envolvendo policiais militares da 10ª CI(Companhia Independente) e advogados da cidade.

A ocorrência repercutiu bastante na cidade, principalmente por que entre os conduzidos estava o presidente da OAB de Pedreiras.

O vídeo foi bastante explorado pela mídia local em desfavor dos militares. Veja abaixo o vídeo da ocorrência.


Assistindo o vídeo podemos ouvir perfeitas pessoas dizendo que o cidadão que esta sendo imobilizada não poderia ser presa por se tratar de um advogado. Desde quando advogados tem imunidade?

O vídeo não mostra nenhum excesso por parte dos militares, o que aconteceu foi uma abordagem e uma revista pela PM que é bastante corriqueira. O fato de o cidadão ser um advogado isso não o exime de ser revistado, detido ou preso conforme a lei.

De acordo com o Comandante da 10ª CI, Major Maurício, até o momento não foram feita nenhuma denuncia formal pelos conduzidos. O comandante ainda informa que o oficial que comandava a operação foi agredido pelos advogados.

Vídeo do Comandante da 10ºCI
 

A OAB de Pedreiras emitiu uma nota de repúdio aos militares pela ocorrência.

A nota chama os policiais militares de “despreparados” e que desrespeita a população de Pedreiras. Fala ainda, que o presidente da OAB, foi arremessado no chão de forma covarde pelos PM,s. E chamou de barbárie as ações dos militares.

“Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Pedreiras/MA,o advogado Adalberto Bezerra, foi covardemente imobilizado e arremessado ao chão, sem nenhum motivo para tamanha barbárie.”

Continua ainda, dizendo que à Ação da PM foi violenta e abusiva principalmente por se tratar de “um cidadão de notório conhecimento jurídico de seus direitos”, diz a nota. Ainda chama a atitude da PM de abominável.

O blog ouviu militares da 10ª CI para saber o que de fato aconteceu, por que está foi à versão dos envolvidos e claro que não deveria ter outra na defesa dos advogados, mesmo por que a nota foi assinada pelo próprio presidente da Ordem que foi preso junto com os seus colegas.

De acordo com os militares da 10º CI, os advogados estavam com o som do carro ligado e o Tenente Cleuton solicitou que o advogado desligasse o som, só que o nobre operador do direito ficou desdenhando do oficial e outro advogado atacou o tenente, ou seja, o agrediu, inclusive rasgando o colete do militar. A agressão foi falada pelo comandante da 10ª CI no vídeo.

Agora o presidente da OAB chamar os militares de despreparados, acho que ele tem que revê seus conceitos, quem é realmente despreparados os militares ou os advogados? Como ele mesmo diz, é um notável conhecedor do mundo jurídico deveria saber que as abordagens são procedimentos legais, e que a PM em uma abordagem não irá levar flores, elas tem que ser realmente de forma, enérgicas, firmes e às vezes duras.

Pelo fato de qualquer cidadão ser um advogado não o isenta de ser abordado ou preso quando viola a lei, isso o presidente deveria saber. Se foi preso junto com os demais foi por que se exacerbou em suas atitudes de certa forma, não resta dúvida.

A nota fala em barbárie, violência, abusos por parte da PM. O grande problema de alguns advogados despreparados reside no fato que eles se acham que estão acima da lei e que são intocáveis.

A PM não está para satisfazer o ego de quem quer que seja ela sempre fará o seu papel doa a quem doer. Falo por que isso é muito comum nas abordagens quando a PM se depara com advogados que se acham que tem imunidades e são intocáveis.

O blog externa aqui a opinião sobre a nota de repúdio da OAB, que foi um acinte e um desrespeito a toda uma instituição quase bicentenária.

A nota coloca em cheque a credibilidade da PM do Estado. Se os advogados sentiram-se lesados que procurassem os meios legais e não fazer esse papelão, se não queriam ser abordados que fizesse cumprir a lei e respeitasse a ordem da polícia.

Fica aí a nossa indignação contra essa estapafúrdia nota. Aqui não fazemos apologias a atos ilícitos de pm,s e sim procuramos ser o mais justo possível. Na ocorrência em epigrafe abordagem foi legal e dentro da lei, as imagens diz tudo. Veja a nota da OAB na íntegra.


NOTA DE REPÚDIO

A Ordem dos Advogados do Brasil, através da Subsecção de Pedreiras, vem a público repudiar veementemente a forma de abordagem que vem sendo realizada pela Policia Militar na Cidade de Pedreiras, principalmente pelo despreparo e falta de respeito para com a população de nossa Cidade.

A situação chegou ao extremo na madrugada do último domingo29/12/2013, onde uma equipe comandada pelo tenente Cleuton John, juntamente com os policiais, oaspirante Vasconcelos, soldado Renê,Aguiar, Giovani, entre outros agrediram de forma inadmissível o advogado Sérgio Benigno que justamente ao tentar conter o abusoque estava sendo praticado pelos policiais contra o também advogado e Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Pedreiras/MA,o advogado Adalberto Bezerra, foi covardemente imobilizado e arremessado ao chão, sem nenhum motivo para tamanha barbárie.

Se o ato abusivo e violento foi praticado contra um cidadão de notório conhecimento jurídico de seus direitos, na presença de outros membros representantes da OAB/MA, imaginemos o que o cidadão comum pode passar quando abordado somente na presença desses que se dizem protetores da ordem pública?

Por esse motivo, expedimos a presente nota de repúdio e comunicamos a toda população de Pedreiras que atitudes abomináveis como esta não mais ficarão sem punição e todas as medidas judiciais contra os policiais serão providenciadas.

Pedreiras 30 de dezembro de 2013.

Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção de Pedreiras/MA


 Obs: A nota e os vídeos foram retirados do blog Pedras Verdes(http://pedrasverdes.blogspot.com.br/)

13 comentários:

  1. Então é por isso que o Ten Cleuton John está sendo transferido para o 2º BPM, Caxias-MA. Um verdadeiro absurdo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negativo. O Ten. Cleuton há tempos tentava transferência para cidade natal dele. Agora, graças a Deus, deu certo. Já estão especulando que foi por este fato a transferência dele?

      Excluir
    2. não amigo, trabalho com ele, o mesmo se transferiu por motivos de familia, sua transferencia já estava sendo pleiteada pelo mesmo a mais ou menos 06 meses, lamento não tê-lo mais em nossa unidade, é um bom policial e companheiro e oficial de comportamento ilibado

      Excluir
  2. DIREITO TEM, QUEM DIREITO ANDA. "CADEIA NESSE PILANTRA PRA ELE SE ORIENTAR".

    ResponderExcluir
  3. quer dizer que se eu tiver um diploma de direito eu posso infrigir a lei só por isso??? e a polícia não vai me abordar pelo fato de eu ser advogado? "me compra um bode", alguns advogados se acham muito, e ainda tem um bando de idiota que acham que eles podem descumprir leis. nesse tipo de ocorrência, geralmente acontece isso. esses advogados, como outros que acham que são imunes a autoridades policiais, ficam pertubando com som automotivos, incomodando muita gente que precisa trabalhar assim que raiar o dia, ai quando a polícia chega, pede ou determina para desligar o som, não obedecem, aí já é desobediencia , pois eles estão descumprindo a lei do silêncio do município. MEUS PARABÉNS A EQUIPE POLICIAL DE PEDREIRA QUE ATENDEU A OCORRÊNCIA. E DIZER AOS NOVOS PM's QUE NÃO SE SINTAM INTIMIDADOS POR PESSOAS QUE SE DIZEM "AUTORIDADES". DESCUMPRIU A LEI, É SÓ FAZER COM QUE SE CUMPRA. NÃO OBEDECEU? ALGEMA E PÕE NO RABO DA VIATURA.

    ResponderExcluir
  4. PIOR Q FAZER GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL FOI PEDIR A PERMANÊNCIA DOS CEL.(S) POR 08 ANOS!!!!!!!!!!!

    MEU AMIGO EU PENSAVA ESTAVA RUIM, MAIS VAI PIORA!!!!!!1
    ALÉM DE NÓS PRAÇAS COM APOIO DAS ASSOCIAÇÕES FIZEMOS UMA GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL FOI SER USADO PELOS OFICIAIS SUPERIORES PARA PEDIR A PERMANÊNCIA DOS CEL POR 08 ANOS, MEU AMIGO OS CEL. PEDIRAM FOI NOSSA PRISÃO E AS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS NÃO SEI COM Q INTERESSE FORAM AJUDAR OS CEL, MEU AMIGO EU PENSO Q AS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS E OS OFICIAIS ACHAM Q NA PMMA TODO OS PRAÇAS ESCREVEM COM O DEDO OU FORAM COLOCADA PELA JANELA!!!! PQ NÃO PODE!!!!!!!! PRAÇA PEDIR PERMANÊNCIA DE OFICIAL NO PODER!!!!!!!!!!!1


    MEU AMIGO, PIOR Q TÁ NÃO FICA!!!!!! OS PRAÇAS DEVERIAM PEDIR 30 ANOS PARA TODO MUNDO, DEU 30 ANOS DE PMMA SD OU CEL, VAZAAAAA!!!!!! VAI PROCURAR O Q FAZER A PMMA NÃO TUA.......... EU DUVIDO SE ALGUM OFICIAL COM MAIS DE 30 ANOS DE PMMA FOSSE TIRAR VTR NA RUA SE FICASSE MAIS UM DIA NA PMMA .... SÓ PQ OFICIAL TRABALHA SÓ EM SEÇÃO, DESSE JEITO EU PASSAVA ERA 50 ANOS NA PMMA SEM FAZER NADA........

    OUTRA COISA, MAIS COVARDE AINDA É CAP, MAJ E TC, FICAM CHORANDO NOS CORREDORES DOS BPM E NÃO TEM CORAGEM PEDIR 30 ANOS PARA TODO MUNDO, SABE PQ???????? PQ ELES PENSAM Q VÃO FECHAR E VÃO FICAR 08 ANOS NO PODER!!!!!! NUNCA SERÃO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. A VERDADE E QUE MUITOS QUE SE DIZEM ADVOGADO SE ACHAM O REI DA COCADA PRETA E ACIMA DA LEI, E INTOCÁVEIS E PESAM QUE SÃO DETENTORES DE SUPER PODERES, E AS DEMAIS PESSOAS NÃO SABEM DE NADA.E COM RELAÇÃO E NOTA DESTA oab -ma de pedreiras, e brincadeira.

    ResponderExcluir
  6. olha, sou soldado da PMMA, e não tenho orgulho dela, agora eu tenho orgulho sim da OAB, por quê? bom, é uma instituição que abraça fielmente a classe, é respeitada nacionalmente, seus membros horam com seus compromisso, agora a PMMA, tá de brincadeira,não tem credibilidade nem com a maioria de sua tropa, a um enorme derespeito ao cidadão policial militar, a uma preparação arcaica nos centros de formação, (você, ebenilson sabe muito bem) que força que o cidadão militar se torne refem de uma babaquice de RDE, e tornando-os alienados, portanto, dê graças aos advogados que só mandaram uma nota de repudio, pois se fosse outros tipos de gente só Deus e os militarem saberiam o que já aconteceu.
    isso tem que servir de vergonha por parte dos miliares, já chega de tenta truculencia interna e de achar que a maquina publica é bem particula., policiais militares , digo-vos deixem de serem alienados, vamos sair quanto é tempo dessa policia quanto dar tempo, não adianta lutar contra esse sistema corrupto, VAMOS ESTUDAR PARA SAIR, DEIXEM QUE QUISER SER ALIENADOS PRA TRÁS, VALEU...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soldado anonimo, o que tu ainda faz na pmma?
      aqui é tão ruim, o que tu ta esperando?
      tu fala em estudar, então estuda e sai daqui, mas duvido que tenha coragem de pedir tua baixa.

      Excluir
    2. Anônimo você deve ser um estudante de direito de alguma faculdade particular, incapaz de passar em uma instituição pública, por isso está defendendo esses "cidadãos especiais", tudo bem que a instituição Policia Militar do Maranhão não é nem uma maravilha, mas da ir ficar contra seus colegas de trabalho por conta de uma ab abordagem legal e sem exageros e você sabe que não houve, se é se você é policial, é pura sacanagem. Pede para sai seu profissional frustrado.

      Excluir
    3. SD , O QUE VC ESTA FAZENDO AINDA NA POLICIA, VAI SER ADVOGADO E VE SE ANDA DENTRO DA LEI POR QUE SE NÃO VC VAI SER O PROXIMO, E OUTRA A PIOR COJA ESTA NOS ENTRAVES DO DIREITO , ROLA PROPINA VENDA DE SENTENÇAS , E OUTRAS PORCARIAS A MAIS ACORDA A OAB E UMA MAQUINA DE ARRECADAR DINHEIRO SE INFORMA MAIS
      CLARO QUE NEM TODOS PARTICIPAM ASSIM COMMO É NA POLICIA MILITAR ESTUDa mais e faz um favor pede baixa querreiro

      Excluir
  7. è bom vcs saberem da verdade, o povo de pedreiras ta reclamando de mais. esses CSFD nao estao sabendo aborda niguem aqui nessa cidade. agora vao pagar o pato. bem feito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não sabem não estão formados ainda! E nem eram para estarem nas ruas, mas isso não lhe dá o poder de escanear seu pares SD ANÔNIMO, você estuda vê se não deixa nem uma cadeira para trás para saí logo9 que estou ficando já com nojo de saber que tem gente que não gosta de seu posseiros de farda.

      Excluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos