quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

A crise na Segurança Pública no Maranhão tem demonstrado a falência do Sistema Penitenciário. Isso todo mundo está careca de saber.

Facções criminosas disputam o poder do tráfico dentro da Penitenciaria de Pedrinhas. Cenas de monstruosidades e barbarias têm repercutido internacionalmente e colocando São Luís entre as cidades mais violentas do mundo.

A onda de violência agravou-se desde outubro de 2013 quando se viu uma carnificina em massa. Vários detentos foram decapitados transformando Pedrinhas na imagem perfeita do verdadeiro inferno.

O que se viu no Maranhão foram verdadeiras praticas e métodos medievais sob os auspícios dos monstros de Pedrinhas.

O governo perdeu totalmente o controle do Sistema Penitenciário no Estado. O caos instalado foi obras de vários governos que nunca se preocuparam de forma efetiva com o sistema carcerário. Porém, a corda quebrou no atual e velho governo.

Nota-se que nos últimos 20 anos pouco se fez para mudar essa realidade. Os problemas apresentados são inúmeros: Superlotação, facções rivais disputando o poder e controle do tráfico dentro e fora do presidio, corrupção de agentes públicos, falta de estrutura física, falta de investimentos no setor e por aí vai.

O colapso só não está pior ainda ou completo por que a Polícia Militar através de seus homens tem segurado como sempre o pepino de governos incompetentes e irresponsáveis que nunca se preocuparam com a Segurança Pública do Estado.

Quem não se lembra da famigerada Operação tigre que varreu a marginalidade no Estado. Até hoje um dos nomes mais requisitado para dar fim essa onda de violência é do famoso Carcará, Senador João Alberto. Que quando comandou o governo do Estado extirpou os criminosos. Até hoje seu nome é lembrado e rodou nas redes sócias e blogs a uma possível volta dele ao comando da segurança do Maranhão. Só que ele não quis por razões obvia: Primeiramente, na época ele era o chefe do executivo e tinha o total poder. Os tempos eram diferentes dos de hoje e a frente da Secretaria de Segurança não teria os mesmos poderes de antes. Contudo seu nome ficou na memoria da sociedade maranhense como um homem que deu jeito na bandidagem.

Estivemos no QCG(Quarte do Comando Geral) da PM-MA, no dia 08/01. Na sala do CPE(Comando de Policiamento Especializado) estavam diversos militares e as conversas giravam em torno dos últimos acontecimento que vem assolando o Estado.

Um oficial de alta patente do Batalhão de Choque foi bem categórico quando disse que o governo está seguro ainda devido à intervenção efetiva da Polícia Militar no caos instalado. Ele disse: “ A Polícia Militar tem segurado o governo”, esta frase tem um sentido altamente verdadeiro, pois se não fosse a PM, este governo já tinha ruído.

A PM tem demonstrado o seu papel de forma eficaz no combate a onda de violência que tomou conta da Ilha de São Luís.

Após os ataques na última sexta-feira (03/01) o Comando da PM  tomou de imediato as devidas providencias, pois estava previsto o ataque a pelo menos 20 ônibus naquela fatídica noite que culminou com as queimaduras da menina Ana Clara que veio a falecer dias depois.

A PM tomou o controle do presidio das mãos dos bandidos. Cortou a regalia que havia entre os presos. Isso tem incomodado os chefes das facções que tem partido para cima do Sistema de Segurança e a própria sociedade civil que vem sendo penalizada.

O oficial tem razão suficiente para dizer que o caos só não está pior por que a PM tomou o controle da situação.

Agora, diante de tudo isso, espera-se pelo menos um reconhecimento por parte do governo aos policias militares. Valorizando esses bravios homens que tem a quase dois séculos sustentado esse Estado contra a bandidagem.

Governadora, os Policiais Militares querem vê sua reciproca também. Não só apenas o venha nós, mais também o vosso reino. Como está escrito nas sagradas escrituras “não só de pão viverá o homem”, mais também de salários dignos, planos de cargos e carreiras, promoções e uma valorização geral da PM.

A PM tem feito seu papel, não como moeda de troca, mais sim por que é seu dever precípuo. Todavia é preciso que o governo possa valorizar esses homens. E ter um olhar mais especial para a PM do Maranhão.

14 comentários:

  1. bom, acredito que esse papel que vai valorizar os PMMA, será sem duvida de Flávio Dino, é um homem de palavra e de notório saber jurídico.
    Flávio Dino para o governo do maranhão e depois para a Presidência da Republica .
    EU ACREDITO, E APOIO, ass: um soldado .

    ResponderExcluir
  2. rapá queria ver ela dar um aumento digno, igual aos dos policias civis

    ResponderExcluir
  3. "A capitania hereditária do Maranhão já deu o que tinha de dar para os Sarney, hoje riquíssimos. O Maranhão está com parte de seu tecido social esgarçado e o povo sitiado porque eles permitem, via omissão " ass: sd Mário. retirando de uma artigo do jornal o Tempo,

    ResponderExcluir
  4. Se restasse algum “senso de loção”, o pai deixaria que ela trocasse o repouso sexagenário na ilha de Curupu (Raposa, MA) para a ilha de Manhattan (Nova York, EUA), como ela deseja. Mas a vasilha do ter nunca enche, e a sede de poder é inesgotável: a família exige que ela volte para o Senado! É o tributo de gênero das mulheres que entraram na política “tendo como base o poder ancestral, especificamente o patriarcal” (Fátima Oliveira, “Em nome do pai… e do clã”, 2002). ass: sd Mário.

    ResponderExcluir
  5. Ou seja, padre Antônio Vieira estava certo quando disse, em “Sermão da Quinta Dominga da Quaresma”, “No Maranhão a corte da mentira. O galante apólogo do diabo. O M de Maranhão. No Maranhão até o sol e os céus mentem”.
    ass: sd Mário

    ResponderExcluir
  6. ESSA MATÉRIA NÃO EXPLICOU DIREITO!!!!!!

    QUEM ESTÁ SEGURANDO O GOV MA É OS PRAÇAS, PQ OFICIAL NÃO TRABALHA SÓ EM SEÇÃO!!!!
    TEM DESTACAMENTO NO INTERIOR Q SÓ TEM 02 OU 03 PMS PARA FAZER O PÃO E O BOLO, EM CIDADES COM MAIS DE 30.000 HABITANTES....

    EXISTEM 03 PMS AGONIZANDO EM HOSPITAL PÚBLICO JÁ PARAPLÉGICO SEM APOIO DE NINGUÉM....( SÓ JESUS)...PARA PMMA O POLICIAL SÓ PRESTA QUANDO BOM, SE BAIXOU NÃO PRESTA MAIS.......

    ResponderExcluir
  7. Não esperem nada desse governo, podem fazer de tudo, mas a governador só olha para si mesma, já demonstrou isso em outras ocasiões e é agora que irá mudar.

    ResponderExcluir
  8. PIOR Q TÁ NÃO FICA!!!!!!!!!!!


    AS ASSOCIAÇÕES DOS PRAÇAS MORRERAM, ESSE NEGÓCIO DE PM EM PEDRINHAS VAI COLAR..... OS AGENTES PENITENCIÁRIOS VÃO ACHAR É BOM PQ NÃO TRABALHAM MAIS......

    NOS BPM E NÃO SE FALA OUTRA COISA, É OFICIAL CHORANDO PQ NÃO FOI PROMOVIDO, MAS DUVIDO SE TEM CORAGEM DE PEDIR 30 ANOS DE SERVIÇO PARA TODO MUNDO( OFICIAIS E PRAÇAS)....PIOR Q TÁ NÃO FICA!!!!!!!

    MAIS DUVIDO SE TIVESSE TIRANDO VTR NA RUA QUERIA FICAR MAIS DE 30 ANOS NA PMMA.....

    O ÓDIO Q AS ASSOCIAÇÕES TEM DOS OFICIAIS DEVERIA PEDIR ERA 12 ANOS A PERMANÊNCIA DOS CEL QUANDO FECHAR, SÓ PARA A FILA NÃO ANDAR E SABER COMO O PRAÇA SE SENTE PASSANDO EM MÉDIA 22 ANOS NA PMMA AINDA COMO CB..... NO POSTO DE SD EU PASSEI FOI 19 ANOS... QUANDO FOI PROMOVIDO TIVE UM AUMENTO DE 85 REAIS Q MOTIVAÇÃO?????EU QUERO Q TRAVE ESSA PROMOÇÃO PQ NA PMMA SÓ É BOM PARA OFICIAL!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro o que eu quero dizer é que eu não sei o que está acontecendo no nosso país, pois o descontrole é imenso no Brasil todo. Veja esse sequência de argumentos:
      A Presidenta Não resolve o problema da Segurança;
      O Senadores Não resolve o problema da Segurança;
      Os Deputados Federais Não resolvem o problema da Segurança;
      Os Governadores Não resolve o problema da Segurança;
      O Supremo Não resolve o problema da Segurança;
      Os Desembargadores Não resolve o problema da Segurança;
      Os Juízes Não resolve o problema da Segurança;
      Os Promotores Não resolve o problema da Segurança;
      Os Delegados Não resolve o problema da Segurança;
      Os Direitos Humanos Não resolve o problema da Segurança.
      Mas a Policia Militar Faz Segurança em todo Brasil e é quem segura toda onda de violência no país. Então quem diretamente ou indiretamente está apoiando a violência? é hora de refletimos, Direitos Humanos e todo seguimento que prega justiça, se é que ainda existem. Temos constantemente mortos por facção criminosas: PMs, cidadãos, crianças, políticos, juízes, promotores etc.... E ninguém toma providencias? Temos que reformular nossas leis no Brasil, todos os seguimentos juntos é necessário inclusive o povo em geral, da mesma forma das manifestações que houve, o povo tem que ir para rua e apresentar somente esses temas SEGURANÇA PÚBLICA JÁ, REFORMULAÇÃO DE NOSSAS LEIS JÁ. Polícia Militar está de parabéns por sua brilhante atuação em todo país, o que falta são políticas públicas que valorize os policiais do Brasil, de forma que alguém se orgulhe de ingressar na BRIOSA POLÍCIA MILITAR DO BRASIL.
      Portanto suscito às autoridades do Brasil, especialmente as dos Estados que: valorizem essa classe que ainda mantém a paz para a sociedade, vamos apoiar o serviço policial militar, o serviço da polícia civil, enfim de todos que compõem o Sistema de Segurança Pública da Brasil/Estados.
      Amigos vamos gritar bem alto para todos os seguimento de AUTORIDADES "CONDIÇÕES PARA A PM DO BRASIL TRABALHAR” apoio a PM, polícia civil Etc...
      AFIRMO, DIREITOS HUMANOS É SÓ PARA BANDIDO.

      Excluir
    2. Amigo anônimo,a única parte do seu texto que faz sentido é a que diz que a PM está de parabéns pelo trabalho que presta...Todo o resto só faria sentido se eu tivesse 13 neurônios.Mas ,como tenho dezessete, tenho que dizer que nada do que vc escreve faz sentido...Pode até,soar corajoso,pra alguns desavisados,mas é só isso.

      Excluir
  9. Belíssimo texto nada mais do que a pura verdade não sou pm ainda estou como excedente mas espero fazer parte da "familia" militar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tú é um loucooooooooooooooooo
      ass : cb pm pereira.

      Excluir
  10. Companheiro o que eu quero dizer é que eu não sei o que está acontecendo no nosso país, pois o descontrole é imenso no Brasil todo. Veja esse sequência de argumentos:
    A Presidenta Não resolve o problema da Segurança;
    O Senadores Não resolve o problema da Segurança;
    Os Deputados Federais Não resolvem o problema da Segurança;
    Os Governadores Não resolve o problema da Segurança;
    O Supremo Não resolve o problema da Segurança;
    Os Desembargadores Não resolve o problema da Segurança;
    Os Juízes Não resolve o problema da Segurança;
    Os Promotores Não resolve o problema da Segurança;
    Os Delegados Não resolve o problema da Segurança;
    Os Direitos Humanos Não resolve o problema da Segurança.
    Mas a Policia Militar Faz Segurança em todo Brasil e é quem segura toda onda de violência no país. Então quem diretamente ou indiretamente está apoiando a violência? é hora de refletimos, Direitos Humanos e todo seguimento que prega justiça, se é que ainda existem. Temos constantemente mortos por facção criminosas: PMs, cidadãos, crianças, políticos, juízes, promotores etc.... E ninguém toma providencias? Temos que reformular nossas leis no Brasil, todos os seguimentos juntos é necessário inclusive o povo em geral, da mesma forma das manifestações que houve, o povo tem que ir para rua e apresentar somente esses temas SEGURANÇA PÚBLICA JÁ, REFORMULAÇÃO DE NOSSAS LEIS JÁ. Polícia Militar está de parabéns por sua brilhante atuação em todo país, o que falta são políticas públicas que valorize os policiais do Brasil, de forma que alguém se orgulhe de ingressar na BRIOSA POLÍCIA MILITAR DO BRASIL.
    Portanto suscito às autoridades do Brasil, especialmente as dos Estados que: valorizem essa classe que ainda mantém a paz para a sociedade, vamos apoiar o serviço policial militar, o serviço da polícia civil, enfim de todos que compõem o Sistema de Segurança Pública da Brasil/Estados.
    Amigos vamos gritar bem alto para todos os seguimento de AUTORIDADES "CONDIÇÕES PARA A PM DO BRASIL TRABALHAR” apoio a PM, polícia civil Etc...
    AFIRMO, DIREITOS HUMANOS É SÓ PARA BANDIDO.
    Infratores da Lei Morem DIREITOS HUMANOS está lá.
    bandidos matam criança DIREITOS HUMANOS "NÃO" está lá.
    policias morem DIREITOS HUMANOS "NÃO" está lá.
    estuprador é preso e estuprado na cadeia DIREITOS HUMANOS está lá
    PM é preso por legitima defesa DIREITOS HUMANOS "NÃO" está lá. exemplo PM vai a júri popular em Imperatriz por se defender de um traficante que foi a óbito.
    OBS: *Direitos Humanos/Reformulação já de seus conceitos ou a bandidagem tomará de conta do país em algumas décadas.
    *Autoridades: Legislativas, executivas e Judiciárias/Reformulação já de seus conceitos ou a bandidagem tomará de conta do país em algumas décadas.
    Esse comentário deve ser informado para todas as autoridades de nosso Maranhão e do Brasil.

    ResponderExcluir
  11. Sou Oficial, mas o conceito que o amigo tem sobre os Oficiais não é por total abrangência, trabalhar na administração é um serviço as vezes até mais estressante do que o operacional que tem sua folga garantida. Eu por exemplo não sei o que é tirar férias desde 2010 por compromisso e atender um pedido as demandas que o serviço exige até mesmo por que não dispomos na seção de oficiais excedentes para substituição. tenho muitos amigos Praças e não tenho mais por não conhecer a todos. Não tenho esse ódio dos senhores e para chegar ao oficialato foram 05 anos de estudos preparatórios pois estudei sempre em rede pública. A questão salarial e regalias profissionais, estão presentes em qualquer entidade profissional seja ela pública ou privada. Em relação as promoções temos um emaranhado de problemas onde a ética é mais uma vez assassinada em via de mão dupla. Sempre fui a favor da promoção por antiguidade por que mesmo sabendo que alguns promovidos não mereçam sua promoção a maioria saberá que ela estará sendo realizada de forma justa. Em qualquer instituição pública terá sempre aqueles que trabalham bem e outros que trabalham mal recebendo os mesmos benefícios ou até mais, e isso é regra em todos os níveis da corporação. Então dizer que os Oficiais não trabalham não é verdade, pois uma instituição militar como somos precisamos dos setores: Estratégico, tático e Operacional, em trabalhando em trabalho integrado e diga-se de passagem a cobrança maior será sempre daqueles dois primeiros. Sou Oficial e estou do lado dos amigos operacionais, que por exigência funcional, somos também. Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos