sábado, 26 de outubro de 2013

As entidades militares do Maranhão lançam nota de esclarecimento à comunidade militar em geral sobre os últimos acontecimentos em São Luís.

A nota critica a reunião que se realizou no dia (24/10) convocada pelo Cabo Roberto Campos. A nota fala que as associações não foram convidadas e nem consultadas a cerca da reunião.

“Queremos informar que as associações da capital e muitas do interior não foram consultadas ou convidadas para organizar e deliberar a cerca de tal convocação”, diz a nota

As associações chamam o ato do militar de isolado e de eleitoreiro. Na sua página do facebook, Cb Campo exagerou dizendo que o número foi de 200 pessoas que estiveram na reunião, porém de acordo com outras fontes o número não passou de 50 pessoas.

“ lamentamos mais uma vez que atitudes isoladas só tendem a prejudicar a todos. O que verificamos é que os interesses pessoais ou pretensões politicas de alguns estão colocados como mais importantes do que o coletivo” diz a nota.

A Federação ainda informa em seu texto, que a reunião marcada para (25/10), com o Secretário Fábio Godim foi cancelada em virtude dessa reunião promovida pelo Cb Campos.

“ Infelizmente fomos surpreendidos com o adiamento para uma data posterior sendo o principal motivo do cancelamento da referida reunião foi a convocação da assembleia geral marcada para o dia 24/10 na Praça da Bíblia”, diz a nota.

A nota ainda faz críticas ao Secretário de Segurança, pelo não cumprimento do acordo, dizendo que o afastamento dos militares do governo Roseana Sarney deu-se por total culpa do próprio Secretário.

A nota é assinada pelas associações   da capital e do interior.
     
Veja na íntegra toda a nota.




16 comentários:

  1. É POR COISAS DESTE TIPO QUE ESTAMOS A QUASE DUZENTOS ANOS SEM CONQUISTAS SIGNIFICATIVAS.FIZEMOS UMA PARALISAÇÃO POR MIGALHAS AINDA NÃO TEMOS NADA DE CONCRETO REALIZADO. A POLICIA CIVIL TEM UMA OU DUAS ASSOCIAÇÕES QUE OS REPRESENTAM E CONQUISTAM ORGANIZADAMENTE. NÓS TEMOS VÁRIAS QUE NÃO CONSEGUEM CHEGAR A LUGAR ALGUM. FICA AÍ A DICA ORGANIZEM-SE. ASSIM VCS TERÃO NOSSO APOIO ESTAMOS CANSADOS DESSAS BRIGAS.

    ResponderExcluir
  2. AS ASSOCIAÇÕES DO MARANHÃO FIZERAM UMA GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL...

    TODO MUNDO JÁ SABE COMO FOI O DESFECHO DA ÚLTIMA GREVE, NA QUAL,, OS PRAÇAS SAÍRAM PERDENDO, MUITOS MILITARES AINDA HOJE SÃO PERSEGUIDOS, TEM PESSOA Q SE TITULAM COMO LÍDER DE UMA CATEGORIA Q COLOCARAM OS PRAÇAS EM UMA ROUBADA, UM ACORDO MAL FEITO, PARA NÃO DIZER IMORAL.

    DERAM 27% AOS OFICIAIS EM 03 ANOS E DERAM 27% AOS PRAÇAS EM 03 ANOS. FICOU MAIS OU MENOS; O CEL TEVE UM AUMENTO DE 3.500 REAIS EM 03 ANOS E SD TEVE UM AUMENTO DE 300 REAIS EM 03 ANOS.... ALÉM DE SER IMORAL ESSE AUMENTO Q OS PRAÇAS GANHARAM, AINDA DERAM MORAL AOS OFICIAIS Q NÃO QUERIAM AUMENTO DE SALÁRIO, GANHARAM O AUMENTO A REBOQUE DOS PRAÇAS.

    ESSE ACORDO FOI TÃO MAL FEITO E IMORAL, Q EU PREFERIA FICA COMO EU ESTAVA GANHANDO AO VER ESSE AUMENTO EXORBITANTE DOS OFICIAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro anônimo,e veja que ser anonimo nesse caso retira-lhe muita credibilidade,pessoas como vc não compreendem a importância de nossa primeira greve e o fato dela está carregada de simbolismos...Ela sozinha,sem qualquer ganho palpável,já seria um grande feito pois representou o fim de décadas de silencio,de sofrer calado...Ela serviu pra mostrar a todos,nós e outros,que há dentro nós,trabalhadores da policia militar do Estado do Maranhão,uma centelha de indignação que a qualquer momento,se devidamente alimentada,poderá explodir como um vulcão enfurecido.Essa greve serviu pra nos dizer a todos, que somos capazes de conduzir nossos destinos e de concentrar nossas ações na busca por dias melhores...O tempo do medo passou,essa é a principal mensagem de nossa paralisação...Eu a faria novamente, pelo simples motivo de poder expressar a minha insatisfação mais uma vez....É verdade que os ganhos financeiros foram ruins mas ,nossas algemas foram quebradas e nossas consciências estão cada vez mais livres...Não tenho dúvida de que com um pouco mais de organização e um maior envolvimento de todos seremos capazes de rediscutir,num futuro não muito distante,a nossa condição de trabalhadores....Essa luta não é das associações,apenas,ela é de todos nós...É verdade que cometemos erros mas, o erro é da condição humana e sem ele não há aprendizado...Qual era a nossa prática em matéria de "organização da classe trabalhadora? Nenhuma! Pois bem,agora nós temos alguma prática. E a próxima paralisação,se tiver que acontecer,será diferente,não tenho dúvidas.

      Excluir
    2. caro anônimo,e veja que ser anonimo nesse caso retira-lhe muita credibilidade,pessoas como vc não compreendem a importância de nossa primeira greve e o fato dela está carregada de simbolismos...Ela sozinha,sem qualquer ganho palpável,já seria um grande feito pois representou o fim de décadas de silencio,de sofrer calado...Ela serviu pra mostrar a todos,nós e outros,que há dentro nós,trabalhadores da policia militar do Estado do Maranhão,uma centelha de indignação que a qualquer momento,se devidamente alimentada,poderá explodir como um vulcão enfurecido.Essa grave serviu pra nos dizer a todos que nós somos capazes de conduzir nossos destinos e de concentrar nossas ações na busca por dias melhores...O tempo do medo passou,essa é a principal mensagem de nossa paralisação...Eu a faria novamente, pelo simples motivo de poder expressar a minha insatisfação mais uma vez....É verdade que os ganhos financeiros foram ruins mas ,nossas algemas foram quebradas e nossas consciências estão cada vez mais livres...Não tenho dúvida de que com um pouco mais de organização e um maior envolvimento de todos seremos capazes de rediscutir,num futuro não muito distante,a nossa condição de trabalhadores....Essa luta não das associações,apenas,ela é de todos nós...

      Excluir
  3. Ebenilson, quero te dizer q essa fonte está altamente errada sem tmbm prever o q ela desja com isso, mas eu estive na reunião e o q o o CB Campos disse foi a mais pura verdade, não sei se isso é dor de cutuvelo pelas reuniõesda ASSEPMA não terem quase ninguém, q isso é q é verdade. Espero q não se chatei comigo. Quero t dizer q a tropa tá muito insatisfeita com as Associações e presidentes das mesmas q se dizem representar a tropa, mas esses "representantes" não foram eleitos pela tropa sevc me entende, e até sobre Cb Mendes, a tropa o vem crucificand por alguns falaços do mesmo nas rádios dizendo q representa a tropa e de coisas q o mesmo fala sem pedir permissão pra tripa para representá-la, se é q vc me entende. Então fica aí a dica q esse passarinho ou informante está toltalmente errado e tigo mais se o governo tinha uma reunião e só pq soube dessa outra reunião da gente e o mesmo cancelou uma reunião só por isso, já diz tudo q o governo não tem interesse e quer q as coisa sejam do jeito deles, e quando isso ocorre, em q uma das partes se sai submissa, nunca dará certo

    ResponderExcluir
  4. muitas das vezes precisamos de peesoas como Cb campos Cel Ivaldo ou Major Brandão poder liderar um movimento. Te conheço sei de suas qualidades Ebnilson, mas meu amigo está de mãos atadas pelas as punições que foram dada ao meu amigo, diga de passagem todas injusta. mas Deus é o nosso advogado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, acredito que somente com a união de todos será possível uma luta, mais desse jeito não vamos para lugar nenhum. Aqui não vejo problema em manifestação, só que desunidos a luta será em vão. Realmente estou de mãos atadas, infelizmente alguns entende de maneira diferente, achando que me vendi ou coisa parecida, um absurdo. Ninguém procura saber que respondo 5 sindicâncias, 3 IPM,s, me prenderam por 3 vezes no manelão, tive que gastar mais de R$ 10 reais do meu bolso sozinho, fazendo empréstimo que ainda devo até as cuecas para pagar, aí de mim se não fosse minha família.
      Agora alguém querer me acusar de forma leviana, eu repudio qualquer tentativa. Tenho minha consciência limpa, e tenho certeza que faço um trabalho que poucos teriam coragem de fazê-lo, perco tempo, deixo de fazer minhas coisas particulares para estar me dedicando diuturnamente neste blog de graça e sem ganhar um centavo, para vim pessoas de forma maldosa me caluniar e difamar aquém sempre serviu com inteira dedicação a comunidade militar, Isso me deixe extremamente desestimulado a continuar nessa luta, por que vejo que as questões pessoas e individuais estão se sobrepondo ao coletivo, é lamentável.
      As vezes tenho vontade de deixar tudo de mão e dedicarem-me as minhas particularidades, como escrever meu livro do movimento que nunca tive tempo em virtude de sempre está nessa luta, escrever meus artigos e procurar tirar um extra para complementar a renda.
      É muito fácil falar que me vendi, quero vê é alguém aguentar sozinho tanta porrada. Meu amigo Cb Suenio(blog o justiceiro da segurança), é outro que sua situação está pior do que a minha é hoje desertor e está mais de 4 meses sem receber, seu vencimento foi cortado. Outros blogs surgiram e desapareceram todos por conta dessa perseguição desgraçada, talvez se tivesse seguido os mesmos rumo não estaria sendo acusado de alguma coisa. Pois é amigo, pelo menos você entende minha situação e lhe agradeço. Agora peço algum que fique no meu lugar para sentir o que é ser perseguido. Desculpe-me, isso foi só um desabafo, por que estou cansando dessas intrigas bestas.

      Excluir
  5. DESMILITARIZAÇÃO JÁ.


    “A massa policial está insatisfeita. Mais de 70% das polícias consideram o modelo atual equivocado”, diz ele


    Doutor em antropologia, filosofia e ciências políticas, além de professor e autor de 20 livros, Luiz Eduardo Soares é conhecido, mesmo, por duas obras: “A Elite da Tropa 1 e 2”, que inspiraram dois dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional: “Tropa de Elite 1 e 2”. Considerado um dos maiores especialistas brasileiros em segurança, Soares, 59 anos, travou polêmicas em suas experiências na administração pública. Foi coordenador estadual de Segurança, Justiça e Cidadania do Rio de Janeiro entre 1999 e 2000, no governo Antony Garotinho, e Secretário Nacional de Segurança do governo Lula, em 2003. Bateu de frente com os dois e foi demitido. Nos últimos 15 anos, dedicou-se, junto com outros cientistas sociais, à elaboração de um projeto para modificar a arquitetura institucional da segurança pública brasileira, que, no entender do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), passa necessariamente pela desmilitarização das polícias e o fim da PM – como gritam manifestantes em passeatas. O trabalho virou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 51, apresentada no Congresso Nacional pelo senador Lindbergh Faria (PT-RJ).


    ENTREVISTA-03-IE-2293.jpg
    "A PM vê o manifestante como inimigo. Para a grande massa, a
    polícia tem um comportamento abusivo, violador, racista, brutal”
    ENTREVISTA-02-IE-2293.jpg
    “A resistência de Geraldo Alckmin em enfrentar a brutalidade letal da
    polícia está no coração da dinâmica terrível de ascensão do PCC"


    "A PM vê o manifestante como inimigo. Para a grande massa, a polícia tem um comportamento abusivo, violador, racista, brutal”

    Por que o sr. defende a desmilitarização da polícia?

    LUIZ EDUARDO SOARES -
    Porque já passou da hora de estender a transição democrática à segurança pública. A Polícia Militar é mais do que uma herança da ditadura, é a pata da ditadura plantada com suas garras no coração da democracia. A polícia é uma instituição central para a democracia. E é preciso que haja um projeto democrático de reforma das polícias comprometido com o novo Brasil, com a nova etapa que a sociedade está vivendo. O Brasil tem que acabar com as PMs.

    Deixar de ser militar torna a polícia mais democrática?

    LUIZ EDUARDO SOARES -
    A cultura militar é muito problemática para a democracia porque ela traz consigo a ideia da guerra e do inimigo. A polícia, por definição, não faz a guerra e não defende a soberania nacional. O novo modelo de polícia tem que defender a cidadania e garantir direitos, impedindo que haja violações às leis. Ao atender à cidadania, a polícia se torna democrática.

    Mas o comportamento da polícia seria diferente nas manifestações se a polícia não fosse militar?

    LUIZ EDUARDO SOARES -
    Se a concepção policial não fosse a guerra, teríamos mais chances. Assim como a PM vê o manifestante como inimigo, a população vê o braço policial do Estado que lhe é mais próximo, porque está na esquina da sua casa, como grande fonte de ameaça. Então, esse colapso da representação política nas ruas não tem a ver apenas com corrupção política nem com incompetência política ou falta de compromisso dos políticos e autoridades com as grandes causas sociais. Tem a ver também com o cinismo que impera lá na base da relação do Estado com a sociedade, que se dá pelo policial uniformizado na esquina. É a face mais tangível do Estado para a grande massa da população e, em geral, tem um comportamento abusivo, violador, racista, preconceituoso, brutal.


    Mas no confronto com traficantes, por exemplo, o policial se vê no meio de uma guerra, não é?

    LUIZ EDUARDO SOARES -
    Correto. Mas esses combates bélicos correspondem a 1% das ações policiais no Brasil. Não se pode organizar 99% de atividades para atender a 1% das ações.

    ResponderExcluir
  6. É incrível como uma associação se sente no direito de ser a única porta-voz de toda uma instituição de segurança pública. Nós policiais militares podemos nos manifestar de forma livre, do mesmo jeito que a sociedade civil também se organizou durante as grandes manifestações de junho. Lembrem-se: "o poder emana do povo", e como pertencentes ao povo brasileiro é que nós vamos reagir à tudo aquilo que não nos satisfaz. E mais, a ideia da caminhada não partiu unicamente do Cb Campos, mas como figura carismática ele vem na frente deste grande levante.

    ResponderExcluir
  7. Só desculpa desse secretário, pois a convocação da assembléia para 24/10 seria um motivo a mais para ele se reunir com as Entidades Militares e não o contrário. Primeiro disseram que foi a viagem do Cmt do Corpo de Bombeiros e agora isso! É tudo enrolação, ele sempre vai arrumar uma desculpa para não se reunir com os Militares.

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo, acredito que somente com a união de todos será possível uma luta, mais desse jeito não vamos para lugar nenhum. Aqui não vejo problema em manifestação, só que desunidos a luta será em vão. Realmente estou de mãos atadas, infelizmente alguns entende de maneira diferente, achando que me vendi ou coisa parecida, um absurdo. Ninguém procura saber que respondo 5 sindicâncias, 3 IPM,s, me prenderam por 3 vezes no manelão, tive que gastar mais de R$ 10 reais do meu bolso sozinho, fazendo empréstimo que ainda devo até as cuecas para pagar, aí de mim se não fosse minha família.
    Agora alguém querer me acusar de forma leviana, eu repudio qualquer tentativa. Tenho minha consciência limpa, e tenho certeza que faço um trabalho que poucos teriam coragem de fazê-lo, perco tempo, deixo de fazer minhas coisas particulares para estar me dedicando diuturnamente neste blog de graça e sem ganhar um centavo, para vim pessoas de forma maldosa me caluniar e difamar aquém sempre serviu com inteira dedicação a comunidade militar, Isso me deixe extremamente desestimulado a continuar nessa luta, por que vejo que as questões pessoas e individuais estão se sobrepondo ao coletivo, é lamentável.
    As vezes tenho vontade de deixar tudo de mão e dedicarem-me as minhas particularidades, como escrever meu livro do movimento que nunca tive tempo em virtude de sempre está nessa luta, escrever meus artigos e procurar tirar um extra para complementar a renda.
    É muito fácil falar que me vendi, quero vê é alguém aguentar sozinho tanta porrada. Meu amigo Cb Suenio(blog o justiceiro da segurança), é outro que sua situação está pior do que a minha é hoje desertor e está mais de 4 meses sem receber, seu vencimento foi cortado. Outros blogs surgiram e desapareceram todos por conta dessa perseguição desgraçada, talvez se tivesse seguido os mesmos rumo não estaria sendo acusado de alguma coisa. Pois é amigo, pelo menos você entende minha situação e lhe agradeço. Agora peço algum que fique no meu lugar para sentir o que é ser perseguido. Desculpe-me, isso foi só um desabafo, por que estou cansando dessas intrigas bestas.

    ResponderExcluir
  9. amigos sinceramente, desse jeito ñ vamos a lugar nenhum. será possível, o sistema gosta é disso, entidade descentralizadas e em conflito, vcs ñ aprendem nunca em, paciência...

    ResponderExcluir
  10. A TROPA TÁ DESMOTIVADO E COM A MORAL BAIXA AQUI NO INTERIOR A PM TRABALHA VENDIDA AOS PREFEITOS POIS ELES E CUSTEIAM ALIMENTAÇÃO,ALUGUEL DOS DESTACAMENTOS E COMBUSTIVEL DE VIATURA QUANDO O DESTACAMENTO NÃO FAZ A VONTADE DO PREFEITO IMEDIATAMENTE E CORTA O COMBUSTIVEL E A ALIMENTAÇAO POR FAVOR EBENILSON MANDE APURAR IMEDIATAMENTE ISSO NA CIDADE DE MONÇÃO POR EXEMPLO O QUE ACONTECE LÁ É UM ABSURDO ATÉ DINHEIRO PARA O COMANDO DO BATALHÃO O PREFEITURA MANDA 1500 REAIS POR MEIS

    ResponderExcluir
  11. (Capitão Chagas) "A nota critica a reunião que se realizou no dia (24/10) convocada pelo Cabo Roberto Campos. A nota fala que as associações não foram convidadas e nem consultadas a cerca da reunião. 'Queremos informar que as associações da capital e muitas do interior não foram consultadas ou convidadas para organizar e deliberar a cerca de tal convocação', diz a nota"

    QUAL ASSOCIAÇÃO REPRESENTA OS POLICIAIS MILITARES DO MARANHÃO? PARA SE DIZER REPRESENTANTE, TEM QUE SE TER MAIORIA E NÃO APENAS TER UM SIGLA E SE DIZER REPRESENTANTE.

    TODO E QUALQUER POLICIAL MILITAR DEVE E PODE CONVOCAR , DELIBERAR E ORGANIZAR QUALQUER EVENTO. É TRISTE VER AS ASSOCIAÇÕES CRIADAS, QUE SE DIZEM "REPRESENTATIVAS" CRITICAR UM ATO DE UM POLICIAL QUE CONVOCA OUTROS POLICIAIS PARA TRATAREM DE ASSUNTOS DE INTERESSE PESSOAL.

    É AINDA MAIS LAMENTÁVEL QUE OS CRÍTICOS HOJE, UNIDOS ONTEM, ESTEJAM DIVIDIDOS E TENHAM SE TRANSFORMADO NUMA TRIPLICADA TORRE DE BABEL OS INTERESSES DA CLASSE, COLOCANDO O INTERESSE ACIMA DE TUDO E DE TODOS..

    FALAR QUE SECRETÁRIO CANCELOU REUNIÃO EM VIRTUDE DE UM ENCONTRO REALIZADO NA NOITE ANTERIOR É BRINCADEIRA, E FALAR QUE ESSE CANCELAMENTO PREJUDICOU A CLASSE POLICIAL É UMA PALHAÇADA, POIS ESSE GOVERNO QUE AI ESTÁ, USA E ABUSA DOS QUE SE DIZEM "REPRESENTANTES" FAZENDO-OS DE BOBOS DA CORTE DESDE O FIM DO MOVIMENTO DE GREVE. E TUDO QUE O GOVERNO QUERIA ERA DESESTABILIZAR O GRUPO E CONSEGUIU.

    SENHORES "REPRESENTANTES" DEIXEM DE PICUINHAS DE JARDIM DE INFÂNCIA. ABRAM OS OLHOS. A TROPA HOJE NÃO MAIS OS CREDIBILIZA PELA FALTA DE INTERAÇÃO ENTRE OS SENHORES, POIS TODOS QUEREM SER O GRANDE LÍDER E SEM PERCEBER, TODOS ESTÃO SE APAGANDO E MORRENDO NO PRÓPRIO DESEJO DE SER "O LÍDER".

    DEIXEM DE VER A POLÍCIA COMO SUA, E PASSEM A VÊ-LA COMO NOSSA. ACHO QUE HORA DE SENTARMOS. APARARMOS AS ARESTAS E BUSCARMOS UMA UNIFICAÇÃO. UMA CONSOLIDAÇÃO A FIM QUE POSSAMOS NOS FORTALECER. E NÃO FAZERMOS AQUILO QUE O COMANDO DA PMMA, A SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PUBLICA E O GOVERNO DO ESTADO QUEREM, QUE É SOMENTE NO ENFRAQUECER, E ESTÃO CONSEGUINDO, AO ENCHEREM O EGO DE ALGUNS "REPRESENTANTES", E JOGANDO-O D ENCONTRO AOS DEMAIS, OCASIONANDO O CHAMADO RACHA.

    E AQUI VAI UMA PREVISÃO LÓGICA: MUITOS DOS "REPRESENTANTES" POSSUEM INTERESSE POLÍTICO PESSOAL NAS ELEIÇÕES DE 2014. VÃO SE MATAR ATÉ O FIM PELA SUA CANDIDATURA, VÃO RACHAR AINDA MAIS. E MAIS UMA VEZ, NINGUÉM SERÁ ELEITO. MOTIVO: PLENA BURRICE PESSOAL DE PENSAR QUE É O "LÍDER".

    SENHORES REPRESENTANTES DEIXEM DE PENSAR ASSIM, UNAM-SE. PLANEJEM. BUSQUEM A UNIFICAÇÃO E O FORTALECIMENTO JUNTO DA TROPA, E JUNTO DA TROPA COMECEM UMA NOVA CAMINHADA, POIS A TROPA HOJE, POR MAIS QUE VOCES NÃO QUEIRAM ACEITAR OU MESMO ENXERGAR, ESTÁ MUITO LONGE DE VOCES "REPRESENTANTES", E ACIMA DE TUDO, NÃO LHES CREDIBILIZAM COMO "REPRESENTANTES",ESTANDO A TROPA, PELA CULPA E AMBIÇÃO DOS SENHORES SEM UM LÍDER.

    ACORDEM. AINDA HÁ TEMPO. FALTAM 341 (TREZENTOS E QUARENTA E UM) DIAS PARA AS ELEIÇÕES. SE VOCES QUEREM ELEGER ALGUÉM, A HORA DE COMEÇAR É AGORA. SE CONTINUAR ESSE COMPORTAMENTO DE MENINO MIMADO DO JARDIM DE INFÂNCIA, OS SENHORES "REPRESENTANTES" NÃO SERÃO ELEITOS E NÃO CHEGARÃO A LUGAR NENHUM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como todos sabem eu estava no meio dos organizadores da última greve e me afastei por conta do jogo de interesses destes "representantes". Assim, sinto-me com o conhecimento adequado para sugerir uma solução: necessitamos de novos representantes e por isso a ASSEPMMA deve convocar eleições, pois desta forma teremos, enfim, representantes de classe propriamente ditos com a anuência da tropa para negociar de maneira firme com este governo.

      Excluir
  12. MUITO BOM CAPITÃO CHAGAS, SOU DO 4º BPM CONCORDO COM SEU DEPOIMENTO INFELIZMENTE TODOS ESSES QUE DIZEM SER REPRESENTANTES ESTÃO POR INTERESSE PRÓPRIO NA TROPA Ñ PENSA NEM UM POUC, ESTÃO DE OLHO EM 2014 ELEIÇÕESSSSSS

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos