terça-feira, 1 de outubro de 2013
Curso de Operações Especiais

A vida militar está apenas começando para alguns que lograram êxito nessa jornada tão polemica que foi o Concurso da PM/BM 2012.
Muitas foram as frustações, derrotas, decepções, porém como diz a lei da darwiniana, os mais fortes sobreviveram. Não que os que ficaram para traz foram fracos, pelo contrário todos foram vencedores e dignos de alcançarem seus objetivos. Talvez não foi dessa vez, mais sempre haverá novas oportunidades.
O Curso de formação já se deu iniciou na PM e BM. Os futuros soldados estão em pleno vapor para nova carreira e vida que lhe aguarda, a tão esperada vida castrense ou militar.
O militarismo, diríamos que seria um grupo de pessoas que vivem se relacionam e comungam dos mesmos ideais, pensamentos e atitudes. É uma espécie de sociedade vivendo dentro da própria sociedade, com caráter peculiar e diferenciado dos demais cidadãos.
A vida militar é recheado de guichês e palavras de efeitos. Talvez uma materialização da vida militar seria expressada no filme Tropa de Elite, que traz um pouco de como é a vida castrense e principalmente nos curso de formação que seria o ABC do militarismo.
O militarismo remonta desde a antiguidade, mais é com os gregos espartanos que se terá uma boa visão de uma sociedade militar. Em Esparta a vida girava em torno do militarismo. Roma utilizou de forma brilhante a essência espartana do militarismo que lhe rendeu o dominou do mundo conhecido durante séculos.
Passaram milênios, séculos e décadas, porem o militarismo e toda sua herança espartana continua intrínseco no meio das instituições de força de segurança.
Embora, arcaico e retrógado o militarismo se mantem graças a sua herança que transcenderam gerações sempre baseada na pilastra da hierarquia e disciplina. Apesar de que no hodierno, esse modelo atrasado está sendo questionado por boa parte da sociedade brasileira para as forças estaduais, inclusive há projeto de lei que pedi a desmilitarização, mais isso é outra história.
O processo de iniciação dos militares tem o seu ponta pé inicial nos primeiros dias de curso, onde o Aluno receberá as boas vindas de uma maneira não tão Cortez, isso é a lógica adotada ainda pelas maiores das Corporações militares do País.
O Aluno irá encontra algumas palavras de efeitos que se arrastam a séculos no meio da vida castrense, sempre as mesmas frases e com os mesmos objetivos. Vejam algumas extraídas do blog Guerreiro Policial.
Expressões mais usadas durante o curso de formação – GR( do Blog do Guerreiro Policial)

 
Passam-se anos e anos, mas certas palavras e expressões nunca mudam. Recordar é viver... E qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.

São sempre os mesmos... Sempre os mesmos...

Chega no lugar, aluno!

Firma esse corpo, aluno! Firma esse corpo!

Cobre e alinha! Cobre e alinha!

Junta essa mão a coxa!

Olha pra nuca do companheiro! É pra olhar pra nuca do companheiro, aluno!!!

Ahhhhhhh, voador!

Para de sugar sangue do companheiro, aluno! Tem um sangue-suga na tropa!

Destacando o movimento! Racha este chão!

É correndo aluno...!

Paga dez, paga dez!

Última forma!

Pede pra sair!

É pra gritar último, aluno!

Ahhh, moita... Sai da moita, aluno! Oh, aluno, é seu primeiro dia de curso. De onde você veio.

É pra socar o pé ao solo! Tá ruim demais! Até minha vó faz melhor que isso!

Polegar também dedo! Junto esse dedo, aluno!

Não é possível, aluno! Não é possível... Seis meses de curso e ainda não tá sabendo apresentar a turma!?

O curso não acabou, não, aluno! Só tá começando!

Cê tá maluco, aluno! Tá vendo o superior não!!

Cadê o vinco, aluno?! Cadê o vinco?! E a barba, tá parecendo um papai noel!

Você tirou esse uniforme da garrafa!?

O combatente é superior a tudo!

Tem que melhorar muito pra ficar ruim!

Tem algum voluntário aí!

Grita pronto, aluno!

O inferno só tá começando!

Acorda, aluno!

O parafuso só tá apertando, aluno!

Acerta o passo, mocorongo !!

Aluno voador !!

Cessa o papo !!

Aluno é a imagem do cão.

Seu bisonho !!!

Esquecemos de alguma? Com certeza que sim. Então, clique em comentários e acrescente as que ficaram faltando ou que marcaram época.(Guerreiro Policial)


Isso é só para ilustra um pouquinho da linguagem dos cursos de formações que perduram a décadas no mesmo ritmo sempre marcando passo.
Mais bem vindo a caserna militar. Militarismo infelizmente é ainda isso mesmo. Mais dias melhores virão, esperamos.

4 comentários:

  1. timonense não se sensibilizou com a convocatória do empresariado local para a manifestação realizada na manhã desta terça-feira(1/10) contra a violência na cidade.Pouca gente participou do evento que teve início na avenida Teresina e percorreu várias ruas da cidade. Calcula-se que em torno de 300 pessoas presentes tenham participado do ato no seu início.

    Vestidos em camisetas com dizeres de “Bata de insegurança- Segurança Já” e com carros de som acompanhando, os empresários manifestantes saíram da avenida Teresina entraram na presidente Médice passando pela avenida Paulo Ramos, pela praça São José, onde estiveram na frente da prefeitura, foram em seguida pela avenida Jaime Rios e entraram na rua 2, no Parque Piauí e se posicionaram em frente ao fórum da cidade.

    Em frente a sede do judiciário local vários dos presentes a manifestação fizeram discursos contra a violência e a impunidade. Eles condenaram as constantes solturas de acusados de envolvimento em crimes. Entretanto, nas críticas foram ressaltadas que não é culpa dos magistrados, mas da fragilidade da lei.

    Ao término das falas, os empresários foram para a avenida Presidente Médice, via por onde passa a BR 316. Lá está prevista a interdição da rodovia por alguns minutos.

    ResponderExcluir
  2. nada é tão ruim que não possa piorar

    ResponderExcluir
  3. cherifeeeeeê, apresenta o turno.

    ResponderExcluir
  4. Caro Ebnilson,hoje 02/10 em solenidade realizada no auditorio do multicenter sebrae o secretario de segurança publica do maranhao aluisio mendes confirmou que serão convocados mais mil candidatos do concurso pmma e cem do concurso bmma e a convocação ja foi autorizada pela governadora roseana sarney.É com muita alegria que recebemos essa informação que será muito comemorada por nossos amigos que ainda aguardam uma convocação.Que DEUS nos ABENÇOE.abraços.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos