Associações Militares do Maranhão com a cúpula da segurança na AL-MA
Associações Unidas na luta dos militares |
Pelo menos 11 entidades militares de todo o Estado estiveram nesta manhã(29/10) na sala de comissão da Assembléia Legislativa(AL). O objetivo era uma reunião já agenda com o presidente, o deputado Roberto Costa, da comissão de segurança da AL.
Estavam presentes 11 associações entre praças e oficiais: Associação de TIMON(sd P.Meneses), Assepmma(Major Brandão, Sgt Nascimento, cb Mendes e cb Mendonça), Associação dos Bombeiros(Sgt Jean Marry), APBMMA(Sgt Aquino), Associação dos oficiais dos Bombeiros(Maj. Amaral), Associação de Bacaba(Sd F.Gomes), AMAIC-Caxias(Sgt Oliveira), Associação de Imperatriz(Cb Esmeraldo Junior), Associação de Ribamar(Sgt Frazão) e Associação de Barra do Corda(sgt,s Eleiezio e Nazareno).
A reunião contou com a participação do Secretário de Segurança (Aluisio Mendes), Comandante Geral da PM, Ce. Franklin Pacheco, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Vanderley e os deputado Roberto Costa (presidente) e Neto Evangelista.
A reunião iniciou-se discutindo os pontos das pautas dos militares que são:
1) Mudança na Lei de Promoção;
2) Revogação da Lei Complementar 73/204, no seu artigo 22, que trata da permanência de 5 anos na função.
3) Correção da Lei 9663, que trata da Compra da Folga;
4) Reestruturação da Mesa Paritária;
5) LOB dos Bombeiros;
6) Código de Ética;
7) Jornada de Trabalho.
Mesa Paritária
Foi sugerido e aceita a reestruturação da mesa paritária que agora será composta por 5 membros de cada lado. Imperatriz continua firme e forte na Mesa Paritária.
Revogação da Lei Complementar 73/204, no seu artigo 22, que trata da permanência de 5 anos na função.
Segundo o secretário até a primeira quinzena do mês de novembro a lei deverá ser votada.
Correção da Lei 9663, que trata da Compra da Folga
Foi dito pelo secretário que para esse ano não será possível devido o orçamento, mais que no próximo ano os valores deverão ser alterados. A proposta das entidades é de R$ 150,00. Mais claro, que isso as entidades tem que correr contra o tempo, pois o orçamento será votado até dezembro e se não for incluído já era. Os demais itens não foram muito debatidos com profundidade, o Secretário pediu mais uma reunião para próxima segunda-feira(4/11) as 09:00 horas na SSP-MA para tratar dos demais assuntos com maior profundidade.
Houve outros debates, como a questão da distribuição do armamento e coletes para os PM, a questão foi levantada pelo major Brandão. Porém, o secretário alegou várias razões, mais disse que vai rever a situação na mesa paritária.
Concluindo, poderíamos dizer que a reunião com a cúpula da segurança intermediado pela Assembléia Legislativa (Comissão de Segurança) foi positiva. Novamente foi aberto o canal de negociação entre governo e entidades.
Major Brandão lendo a pauta para as associações |
Associações Unidas |
Sd P. Meneses(Associação de Timon) e Sgt Ebenilson com a pauta |
Sgt Nazareno de Barra do Corda com a pauta |
As entidades se uniram em um único propósito que é a luta das causas militares. As associações demonstraram que estão unidas em um só propósito, que é o bem está dos policiais e bombeiros do Maranhão. Abaixo a pauta de reivindicações.
Sgt Aquino com a pauta a entregar para o dep. Roberto Costa |
Associações entregam a pauta a Roberto Costa |
Entidades e Cúpula da segurança |
Pauta |
Continuação |
Continuação |
EBNILSON vendo as proposta apresentadas verificamos o quanto nossas associações representam mal seus associados. Nenhuma palavra sobre aumento salarial foi falada, ao invés disso propuseram aumento para compra de horas extras. De certo que é muito melhor para o governo comprar folga do policial do que aumentar o seu salário. As associações estão avalizando a escravatura da classe policial que para sobreviver terá que trabalhar sem pararn. E o tempo para a familia , lazer, ou estamos concordando com o governo que sempre achou que não é gente. Que mediocridade. Caminhamos assim para nos tornar-mos a PM mais mal remunerada do país e acostumada a sempre por esperar por migalhas jogadas pelo governo.
ResponderExcluirparabéns ao major brandao este sim é homem de coragem pois na maioria das reuniões ele esta presente buscando sempre melhorias para todos nos
ResponderExcluiré bom nessas reuniões irem todo mundo fardado, traz mais impacto para classe. quando os oficias se reúnem já repararam que eles vão fardado. e nós praça ficamos se escondendo da identificação.
ResponderExcluirGOSTARIA DE SABER SE NESSA PAUTA RELATARAM SOBRE A JMS ESSE DESCONTO ABSURDO, SE O PM OU BM ADOECEM NECESSITA DE DINHEIRO E NESSE CASO FAZ É PERDER E MUITO JÁ GANHAMOS POUCO. SOLICITO DE VOSSA SENHORIA SE FOI REIVINDICADO ESSE ASSUNTO COMPANHEIRO ATÉ BREVE
ResponderExcluirA MAIORIA QUE ESTÁ NA JMS É SÓ SE ESCONDENDO DE ALGO QUE FEZ OU É ENROLANDO, DEVERIA ERA PERDER TUDO E VOLTAR A TRABALHAR.
ExcluirEntretanto, caro companheiro, se é que é digno de ser chamado assim, entre os que enrolam como você citou, há os que de fato estão seriamente doentes e merecem respeito. Graças a Deus eu não estou, você, pelo que vejo, também não. Só quem tá lá e realmente enfermo é que sabe o sofrimento.
ExcluirAs associações demonstraram que estão unidas em um só propósito, que é o bem está dos policiais e bombeiros do Maranhão. na proxima reunião proponho que fale de reajusti salarial e por favor Srs Presidentes de associações vão fardados por favor.
ResponderExcluirTemos q cobrar tb a nossa URV, todos os orgaos do Estado ja receberam, somente nos que nao e com essa falar tb do reajuste anual. E q eh bem mais ou tao importante como as outras reinvidicacoes. Alem de ser cobrado q o indice do nosso escalonamento vertical q foi mudado tem q ser votado com PEC pra q nao fique facil dos governos modificarem. Obgado.
ResponderExcluir