segunda-feira, 18 de maio de 2015
Deputado Cabo Campos 

APOIO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO

"Dai-me a liberdade para saber, para falar e para discursar livremente, de acordo com a consciência, acima de todas as liberdades”. John Milton – 1608/1674.

Quero expressar meu mais incondicional apoio ao 3º sargento PM, e jornalista, Ebnilson, do Blog do ebnilson, no momento em que pesa sobre ele uma ameaça comum aos tempos mais sombrios da história politica, recente, do nosso país, a repressão estatal à liberdade de expressão e de imprensa. No dia 30 de abril nosso estimado sargento e blogueiro fez publicação em seu blog comentando a diferença de tratamento em forma de reajuste salarial dado aos delegados da policia civil do maranhão, em comparação ao dado aos oficiais da PMMA, pelo governo. Ressalte-se a total legitimidade do meio utilizado, inclusive, do ponto de vista constitucional. É lamentável e assustador que no dia 08 de maio, tenha sido instaurado IPM (Inquérito Policial Militar) para apurar ação por publicar matéria, supostamente criminosa.

Senhoras e senhores, onde nós estamos? Quando é que vamos passar a limpo esse país? Quando varreremos para fora essa legislação aleijada, lixo restante da ditadura, que insiste em nos assombrar? Que democracia estamos construindo, que aceita conviver com tais violências? A constituição de 1988 não serve aos servidores da PM do Estado do Maranhão? Eles não são cidadãos?

Duvido que o Governador Flávio Dino tenha participação dessa violência. Duvido que ele compactue com tal malignidade... Tenho certeza de que as organizações de defesa dos Direitos Humanos do nosso Estado não aceitarão que tal violência se concretize... Convoco-as para assumirem posição! Ou um policial militar vitimado pela violência, pelo absurdo estatal, não é digno de sua defesa?

Obviamente, não sou um jurista, um constitucionalista... Sou cabo de polícia! Mesmo assim, encontro no lugar de poder falar o que penso...

Por se tratar de um direito fundamental e, por conta de seu conteúdo valorativo de princípio constitucional e cláusula pétrea (art.60, §4º, IV), a liberdade de expressão merece máxima importância e proteção no nossso ordenamento jurídico vigente.

A Constituição assegura a todo brasileiro o direito à liberdade de se expressar de acordo com sua vontade, pensamentos e convicções, sem ser agredido ou rejeitado pela sociedade, nem vítima de perseguição. Poderá fazê-lo por meio de escritos, imagens ou palavras conforme artigo 5º, inciso IV (percebam! O texto constitucional diz, “todo brasileiro”! Isso inclui Policiais militares .Ou isso, estamos dizendo que policiais militares não são cidadãos!) Tudo o que o Sgt Ebnilson fez foi exercer seu direito constitucional,nada mais.

Tal direito se estende ,até, aos estrangeiros aqui residentes e aqueles que entrarem no país regularmente por meio de tratados (art.5º,§2º). Nossa constituição não permite,sequer,a extradição de estrangeiro que cometer crime político ou de opinião, está expressamente vetada, conforme artigo5º.

Percebam,que nossos deputados constituintes se preocuparam com todos,todos! Policiais também!Isso significa que, a todos, é concedido o direito de participar ativamente do pluralismo de idéias para o bom funcionamento da democracia. Trata-se de uma faculdade do indivíduo para manifestar livremente seus juízos de valor e garantir o pleno exercício da soberania popular. Meus irmãos,a comunicação livre enriquece e amplia o debate público e assegura que os cidadãos opinem sobre os temas em pauta no país. Daí a vital importância de uma imprensa livre, que abra espaço para as manifestações de todos os segmentos, sem distinção ou qualquer tipo de preconceito, conforme estabelecido no art.5º.

No Estado Democrático de Direito, entendemos que a liberdade de expressão e comunicação cumpre duas funções essenciais: a de informar, na medida em que as notícias se tornam públicas e seu acesso permite aos cidadãos conhecê-las melhor e avaliá-las; e criticar o poder público, o que poderá levar,inclusive, à mudança dos governantes.

A doutrina jurídica brasileira parece já ter incorporado o valor da liberdade de expressão e comunicação voltada aos objetivos sociais coletivos. A comunidade politica,certamente,não... As policias militares, de todo o Brasil,certamente,estão longe de incorporar tal valor...Parecem não ter percebido,ainda,que há uma nova constituição no país e que ela exige delas,também,sua fiel observância...Não é o país e a constituição que devem se enquadrar aos regulamentos militares...Pelo contrário,a legislação castrense deve ser uma serva fiel e obediente da constituição...Ou isso,ou nossa democracia estará sempre inacabada e seremos sempre uma “república” dividida em classes de cidadãos e,até, de não cidadãos...

Por fim,reafirmo meu apoio ao 3º sgt Ebnilson,jornalista inscrito em órgão de classe,abrindo as portas do meu gabinete e pondo à sua disposição nossa assessoria jurídica para o que for necessário...Nosso mandato estará,sempre,a serviço do povo e dos trabalhadores do Estado do maranhão.

Deputado Estadual Cabo Campos

2 comentários:

  1. Apenas palavras q não resolvem seu problema. Não sei não, mas acho q VC se deu mal.

    ResponderExcluir
  2. muito bom Dep cabo Campos!!uma aula de humanidade..Marcus

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos