segunda-feira, 18 de maio de 2015
Associação das esposas 

A Associação das esposas, Familiares e Amigos dos Policiais e Bombeiros militares do Maranhão( ASEFAPBM), denunciou o Comandante Geral da Polícia Militar a Promotoria de Justiça Especializadas na Defesa dos Direitos fundamentais.

O documento solicita ao Ministério Público medidas em caráter de urgência por parte do Comando da PMMA as seguintes situações:

Falta de efetivo na Polícia Militar

De acordo com a entidade, desde o ano de 1988, foram realizados somente 04 concursos públicos: " pois realizou desde o advento da nossa constituição federal de 1988 apenas 04(quatro) concursos  públicos para os quadros da Polícia e bombeiros militares(...)concursos estes realizados em 1993, 2001, 2006 e 2012". (Associção das esposas)

 Desvio de função

Para associação está havendo desvio de função dentro da Polícia Militar, quando são empregado policiais militares nos presídios. 

" Debateremos também a colocação de policiais militares em presídios exercendo a função de agentes penitenciários, função essa exercida dentro do próprio quartel da polícia militar do Maranhão, no presídio conhecido como Manelão e do complexo de Pedrinhas, fazendo revistas e segurança interna, caracterizando verdadeiro desvio de função(...)" (Associção das esposas)

Condições de trabalho

Outra questionamento feito pela ASEFAPBM, foi sobre as condições de trabalho dos policiais militares. Para entidade: " Os policiais militares do Estado do Maranhão trabalham em condições desumanas e precárias(...) 

Do transporte para o trabalho em áreas de risco

Outra reivindicação pleiteada pela ASEFAPBM, foi um transporte para os policiais militares que trabalham em áreas de risco ao saírem de serviço. 

 " Os membros da segurança pública e em especial os policiais militares  são alvos preferenciais não apenas de facções(...) 

"Sabemos que a farda pode ser uma sentença de morte(...) A polícia Militar possui diversos ônibus e vans e tem o dever de salvaguardar a segurança e bem estar dos seus componentes, então já que a carona, (...) foi proibida por ser irregular, que a polícia militar se obrigue a conduzir o policial até sua residência(...).

Assistência psicológica para os policiais militares

Outra problemática levantada pela associação foi o estado de saúde psíquico e mental dos policiais militares. " Muitos dos policiais militares estão afastados de suas atividades por problemas neuropsiquiátricos que poderiam ter sido resolvidos com a prevenção no acompanhamento constante dos profissionais da psicologia e psiquiatria"

A entidade solicita com urgência mais profissionais nestas especialidades. " Precisamos urgentemente de um número realista de profissionais psicólogos e psiquiatras para o atendimento(...)


O documento encerra com uma lista de pedidos em caráter de urgência. Segue-se abaixo:

1- Cautela de armamento e coletes para o uso pessoal para todos os policiais militares em regime de urgência dadas as circunstâncias;

2- Convocação em regime de urgência/urgentíssima de pelo menos mais 04(quatro) mil policiais militares, dentre os excedentes do concurso(...);

3- Estabelecimento de número Mínimo OBRIGATÓRIO de pelo menos 03(três) policiais por viaturas e o2(dois) por motocicleta;

4- Suporte para a locomoção de policiais militares que trabalham em áreas de risco no período noturno(vans e micro-ônibus);

5- Esse item já foi cumprido, pedia a carteira funcional para os militares 2014;

6- Capacitação em Armamento e Tiro, para todos os policiais militares;

7-Cumprimento do acordo de 2014.


Abaixo os documentos do Ministério Público, Comandante da PMMA e na íntegra o da Associação das Esposas. 

Documento do Ministério Público ao Comandante Geral da PMMA


Resposta do Comandante da PMMA ao Ministério Público






Documento completo da Associação das Esposas ao Ministério Público 






















3 comentários:

  1. Muito Bem!
    Agora sim estão sendo Inteligente mesmo de verdade
    Já que "está dentro da lei" Vamos trabalha dentro da lei.
    Vamos Arrocha
    Parabéns Associação.
    Obs.:
    Estão Mais corajosas que essas associações da Pm que só Tem sexo Masculino.

    Sul do ma!

    ResponderExcluir
  2. Pra complementar solicita ao Ministerio Publico um parecer juridico sobre o risco de vida e adicional noturno em isnomia a PC

    ResponderExcluir
  3. À associação está de parabéns!!! Solicitaram o que realmente precisa em caráter de urgência, coisa que muitas reivindicações se quer cobraram. Agora esperamos que o MP tome serias providências.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos