quinta-feira, 9 de abril de 2015


Blog do John Cutrim

Não é razoável tese de sabotagem

É preciso tomar cuidado com a tese levantada, por alguns membros da secretaria de Segurança, de que pode ter havido sabotagem durante o resgate de detentos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no domingo (5).

No dia de hoje, chegaram aventar a possibilidade de ter havido corpo mole do Batalhão de Choque e do GEOP. Primeiro, que os policiais militares não arriscariam a própria vida em confronto, pois até onde se sabe os PMs quase foram alvejados pelos criminosos.

Analisemos bem: caso houvesse conivência dos PMs, os bandidos não teriam chegado com armas de grosso calibre e metralhado tudo que viram pela frente. Caso tivesse algum tipo de armação, como colocado em questão, bastava os meliantes resgatarem os comparsas num momento de “cochilo” dos policiais.

Como houve o aviso prévio do ataque em Pedrinhas e a cúpula da Polícia Militar tinha conhecimento de quem tentaria invadir Pedrinhas, fica difícil acreditar que houve complô para facilitar a fuga dos presidiários, visto que houve bem antes vazamento da informação (os próprios bandidos cancelariam a ação, uma vez que logo seriam avisados de que todo plano estava sendo monitorado pela PM e secretaria de Segurança onde jamais enfrentariam todo um batalhão sabendo do risco de serem exterminados). A não ser que todo comando da PM estivesse envolvido no conluio, pois policial nenhum em sã consciência arriscaria participar de uma armação onde a secretaria de segurança tinha ciência do plano da facção criminosa.

Na verdade houve um erro de estratégia para conter a investida do grupo de bandidos, falha admitida pelo próprio secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Murilo Andrade.

7 comentários:

  1. O que eu acho engraçado é que a culpa só vai recair sobre a PM e sobre o pessoal do Choque que talvez nem tivesse sido informado do que se tratava. Quem estava monitorando os criminosos? As informações foram repassadas integralmente e com a devida antecedência à PM e às guarnições? Por que não colocaram o GTA de prontidão? Por que não informaram a PRF e armaram uma barreira conjunta para EVITAR que os criminosos chegassem ao presídio? Ninguém viu as barras das celas cerradas? Por que só 4 dos sei lá quantos detentos da mesma cela fugiram? Os demais não iriam aproveitar o momento para sair também? Por que os agentes não redobraram a atenção na área interna da unidade prisional para observar qualquer movimentação de detentos nos horários que estes deveriam estar nas celas?

    ResponderExcluir
  2. É muito fácil colocar a culpa na corporação mais desvalorizada pelos governos estaduais. Uma corporação q arrisca a vida todos os dias, e nem recebe por isso, pois militar do Maranhão ñ rEcebe periculosidade, e um risco nunca reconhecido pela sociedade ou pela imprensa. A mesma realidade vivida pelo corpo de bombeiros, q hj teve sua LOB aprovada, e muitos desavisados estão comemorando suas promoções, coitados, pois para q haja promoção, tem q ser aprovada a lei de efetivo, e essa ninguém viu. e sinceramente, acho q nem vamos ver.

    ResponderExcluir
  3. É muito fácil colocar a culpa na corporação mais desvalorizada pelos governos estaduais. Uma corporação q arrisca a vida todos os dias, e nem recebe por isso, pois militar do Maranhão ñ rEcebe periculosidade, e um risco nunca reconhecido pela sociedade ou pela imprensa. A mesma realidade vivida pelo corpo de bombeiros, q hj teve sua LOB aprovada, e muitos desavisados estão comemorando suas promoções, coitados, pois para q haja promoção, tem q ser aprovada a lei de efetivo, e essa ninguém viu. e sinceramente, acho q nem vamos ver.

    ResponderExcluir
  4. Quero saber é do REAL

    ResponderExcluir
  5. Pois vamos fazer bico ou montar um negocio pq esse maldito governo não vai fazer nada por nois o fato é esse. Muito bla bla na campanha agora dr......

    ResponderExcluir
  6. Enquanto os Bombeiros ganharam a LOB, merecidamente. o PM’s ganham a carroça, pois são burros de carga… fazem tudo e nunca ganham nada… fora Dinossauro.

    ResponderExcluir
  7. Ao anônimo que me inda o porquê não publicou seu comentário. Acho engraçado, vc que criticar, difamar as pessoas e macular a imagem e ainda quer que eu publique seu comentário, aí vc ta de brincadeira. Eu não vou responder processo por conta de ninguém, quem quiser denegrir a imagem, a honra e a moral das pessoas procure outro espaço. Esse será sempre preservado. Que fazer sua crítica faça, mais não cite nomes. Isso gera ações na justiça. Coloque seu nome e tenha a coragem de aparecer e sai do anonimato. Assim fica fácil descer o porrete. Por tanto amigo, abaixo estão as regras dos comentários, caso viole um desses itens já sabe, não público e não adianta insistir.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos