segunda-feira, 16 de março de 2015
Adicionar legenda

O governo do Estado, através da Polícia Militar do Maranhão, abriu seletivo para contratação de 500 policiais militares aposentados (Reserva remunerada), para o serviço administrativo da Corporação na Região Metropolitana de São Luís. A intenção é retirar os PM,s da ativa do serviço burocrático e empregá-los no serviço operacional, que é à atividade fim da Instituição. Pelas normas, o policial militar dentro de seu posto ou graduação receberá a metade de sua remuneração.

Mesmo com o seletivo aberto a procura está pouca, e até o fechamento dessa reportagem não preencheu as vagas. De acordo com que o blog foi informado, o número de inscrito não chegou a 90 militares. 

Pelo quadro de distribuição de vagas abaixo, nota-se que não ofereceram vagas aos soldados da PM. Segundo uma fonte, informou que o não oferecimento de vagas para soldados, deu-se devido o fato de que não há soldados reformados(aposentados). Essa história é um tanto quanto estranha, acredito que há muitos soldados aposentados e gostariam de fazerem suas inscrições, talvez se fossem ofertadas as vagas a eles, o número seria bem maior. 

Outro problema que se observa nessa contratação é a destinação de vagas somente para Região Metropolitana de São Luís. Temos informações de que mais de 30 policiais militares do interior que querem fazer suas inscrições, contudo encontram um grande problema, pois ficará muito difícil eles saírem de suas cidades para se deslocarem para capital.

“Eu gostaria muito de fazer o seletivo, mas não tenho condições de morar em São Luís”, disse um militar reformado do interior ao blog.

As inscrições foram prorrogadas e pelo andar da carruagem provavelmente deverá continuar prorrogando até preencher as vagas.  

Uma solução plausível para preencher as vagas, seria ofertar para os militares do interior do Estado, abrir vagas para soldados e contratar os reservistas das Forças Armadas que estão ávidos para incorporar na PM. Abaixo o anexo da distribuição de vagas.

ANEXO I - Distribuição das Vagas
LOCAL
OFICIAIS
PRAÇAS
TOTAL GERAL
Maj
Cap
Ten
STen
Sgt
Cabo

Região Metropolitana
5
37
48
50
200
160
500
SUBTOTAL
90
410
500

2 comentários:

  1. NÃO SEI O QUE DIZ A LEI SOBRE ISTO, MAS ALGUNS REFORMADOS (INVALIDEZ) PODERIAM PARTICIPAR DESTE PROCESSO SELETIVO. POIS ALGUNS TEM CONDIÇÕES FÍSICAS DE FAZER SERVIÇO BUROCRÁTICO. CREIO QUE FALTA VISÃO DOS GESTORES, POIS NO RIO E SÃO PAULO ISTO JÁ ACONTECE A TEMPOS.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos