terça-feira, 25 de novembro de 2014

ASSOCIAÇÃO DAS  ESPOSAS, FAMILIARES E AMIGOS DOS POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES  DO MARANHÃO
CNPJ: 21.338.698/0001-20




NOTA DE PESAR PELA MORTE DOS PM’s ÁS SUAS FAMÍLIAS 



                         É com imenso pesar e sentimentos de solidariedade às famílias dos nossos irmãos policiais militares que tiveram suas vidas brutamente ceifadas que a ASEFAPBM- MA (Associação das Esposas, Familiares e Amigos dos Policiais e Bombeiros Militares do Maranhão), vem manifestar seu total apoio a estas famílias e também sua indignação pelo descaso em que o governo do estado vem tratando estes profissionais militares, somente para entendermos, o estado do Maranhão de maneira irresponsável e omissiva não possui uma boa política de investimentos na área da segurança Pública, deixando esta categoria estagnada ao longo dos anos em efetivos, equipamentos e com precárias instalações militares, pois, realizou desde o advento da constituição federal de 1988 apenas 04 (quatro) concursos públicos para os quadros de praças da polícia e bombeiros militares, assim como de agentes penitenciários e policiais civis, concursos estes realizados em 1993, 2001, 2006 e 2012, mesmo assim continuamos estagnados, ou seja, a polícia parou no tempo e a população multiplicou-se ao longo dos anos, mostrando a total falta de compromisso e interesse desse governo com a segurança pública e principalmente com os seus operadores da segurança pública (militares).
                  Diante de todos estes fatos, comprova-se a precariedade e o sucateamento desta força de segurança pública, fazendo com que estes homens e mulheres trabalhem diuturnamente, quase que em condições desumanas, pois diante da necessidade do relevante serviço, trabalham colocando suas próprias vidas em risco com apenas 02 (dois) policiais militares em viaturas e 01(um) em cada moto de acordo com algumas unidades militares, e o mais grave sem efetivos para fazerem a própria segurança das unidades, pois algumas delas permanecem com 02 (dois) PM’s para fazerem as suas respectivas seguranças, mas tem efetivo para fazer o policiamento das unidades prisionais, serviço este caracterizado como desvio de função, mesmo sendo este realizado em instalações militares, pois trata- se de presidio em a atividade- fim que tem de ser exercida por agente penitenciário de carreira. Não podemos esquecer que tanto a polícia militar quanto a secretaria de segurança pública, assim como o estado não estão preocupados em dar segurança para estes homens e mulheres, pois muitos deles vão e vem para suas residências sem nenhum tipo de armamento, inclusive os recém- incorporados, os quais estão sem a sua principal ferramenta de trabalho (arma) esperamos que o futuro Comandante Geral da Polícia Militar e o futuro Secretário de Segurança Pública tenham a sensibilidade para sanar estas feridas que assolam a corporação militar. Estes heróis precisam que voltem para as suas famílias e para isto precisam de apoio institucional e principalmente de melhores condições de trabalho, esperamos que o novo governo, juntamente com a sua equipe de profissionais da segurança venham sanar as deficiências desta tão sofrida categoria de militares. Esperamos que o novo governo reconheça e valorize cada homem e mulher que lutam diariamente para combater a criminalidade e que deem a eles todos os direitos conquistados, tais como o URV, 21,5 %, escalonamento vertical, carga horaria definida em lei, periculosidade, insalubridade e hora extra, alguns podem até acharem muito, mais indagamos se todos os trabalhadores possuem estes direitos o porquê não foram estendidos aos policiais militares, temos a chance agora de conquistarmos todos eles, pois estaremos diante de um governador que foi eleito expressivamente pelo polo maranhense, e também por este ser um juiz federal, sabedor e conhecedor das leis, temos a esperança que ele saberá dosar cada um destes direitos.

                       Muitos destes policiais militares estão afastados de suas atividades por problemas neuropsiquiátricos que poderiam ter sido resolvidos com a prevenção e acompanhamento constante dos profissionais da psicologia e psiquiatria, a maioria, para não dizer todos, neste exato momento, estão sob forte tensão emocional, muitos ameaçados pelo crime, outros, sem saber ao certo o que podem ou devem fazer com medo das reações da população e outros ainda, ressentidos pelas injustiças sofridas ao longo dos anos pela corporação militar, exemplificando existem policias militares que ingressaram nos anos 80 como soldados e ainda hoje continuam soldados. É necessária e de suma importância à extensão do CAP (Centro de Atendimento Psicossocial) para o atendimento de policiais militares e familiares que convivem diariamente com essa tensão de medo constante, estendendo a seus familiares. Diante de tudo isto reafirmamos nosso compromisso em defender os direitos dos Policiais e Bombeiros militares, buscaremos as melhores soluções, tanto no âmbito administrativo, quanto no judiciário , mas sempre em prol desta categoria. 
                         


JOSILENE DE JESUS MEDEIROS
Presidenta da ASEFAPBM- MA

LUIS FERNANDO ARRUDA DE CARVALHO
Diretor de comunicação da ASEFAPBM-MA

CLEISIVAL PEREIRA DE SOUSA
Diretor Jurídico da ASEFAPBM-MA


5 comentários:

  1. Só reforçando a amiga Josilene que em 1994 também houve concurso os /94.

    ResponderExcluir
  2. SERÁ Q ESCOLA DO NOVO CMT GERAL FOI BOM????? SERÁ??????

    EU NÃO QUERO CHEGAR AQUI NESSE BLOG DEPOIS DE ANO E DIZER..... VOLTA CEL FRANKLIN,VOLTA CEL FRANKLIN, EU ERA FELIZ E NÃO SABIA.... VOLTA ROSEANA, MAS NÃO DUVIDE????? O NOVO CMT GERAL Q VAI ASSUMIR FOI MUITO CRITICADO COMO OFICIAL AOS SEUS POSICIONAMENTOS ARCAICOS, FOI CONTRA GREVE, AMEAÇOU DE EXPULSAR OS PMS DE BALSA MA, Q TINHAM PARTICIPADO DO MOVIMENTO POR MELHORIAS CONDIÇÃO SALARIAIS E MELHORES CONDIÇÃO DE SERVIÇO, FOI CONTRA A SEGUNDA FOLGA DO PM, FOI CONTRA O FIM DA MALDITA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS BPM 02 X POR SEMANA.... FOI MUITA QUEIMADO EM ITZ POR QUEIMAR A SEGUNDA FOLGA DO PMS...E AS DIÁRIAS???? NÃO QUERO NEM FALAR!!!!!!!

    PQ TODO CASTIGO AOS PRAÇAS É POUCO, PQ ASSOCIAÇÕES NÃO EVOLUEM, VER O Q É PRINCIPAL PARA TROPA, E NÃO FICAR BARGANHANDO CARGO POLÍTICO COM NOVO GOV MA, E ESQUECENDO DA TROPA, VCS PODEM TER CERTEZA, O NOVO CMT VAI APERTA AS PRAÇAS, MAS DUVIDO SE O NOVO CMT TEM CORAGEM DE APERTA OS OFICIAIS, SABE PQ?????

    EU ACHO Q O NOVO GOV MA VAI TER MUITOS PROBLEMAS, SE ESSA GARANTIAS Q NÓS PRAÇAS CONSEGUIMOS COM MUITA LUTAR, FOREM REVOGADAS , VAMOS TER PROBLEMAS...


    KD AS 40H SEMANAIS.
    KD O ESCALONAMENTO VERTICAL.
    KD AS PROMOÇÕES, HOJE O PRAÇA COM 22 ANOS DE PMMA AINDA É SD OU CB, ENQUANTO O OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ CAP OU MAJ....
    KD O NOVO CÓDIGO DE ÉTICA.
    KD O EFETIVO NO INTERIOR, TEM CIDADES DO MARANHÃO COM MAS DE 30.000 HABITANTES SÓ COM CO 03 PMS POR DIA.

    SERÁ Q NO NOVO CMT VAI CONTINUAR COM TRAILLES EM PORTAS DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL????? SERÁ Q ISSO NÃO CHEIRA MAU???? TEM CIDADES Q SÓ TEM 01 PM NO TRAILLE, ESPERANDO A MORTE CHEGAR!!!!! NINGUÉM VÊ ISSO!!!!! QUAL SERÁ O INTERESSES DESSES CTM AO FAZER ISSO, ISSO SÓ CHEIRA ... MP SABERÁ!!!!!

    ResponderExcluir
  3. JUSTIÇA SEJA FEITA!!!!!!

    EU NUNCA ME ESQUEÇO QUANDO ACABOU AQUELA PRIMEIRA GREVE EM 2011, QUANDO DEPOIS DÁ GREVE, NA ÉPOCA O CMT GERAL CEL FRANKLIN FEZ UMA FORMATURA NO CMT GERAL E DISSE: VCS ACHAM Q FIZERAM GRANDE COISAS, VCS ACHAM Q GANHARAM GRANDE COISAS, NA ÉPOCA 100 REAIS AOS SD E 1000 REAIS AOS CEL, POR MÊS, POIS LHE DIGO, VCS FORAM ILUDIDOS POR MEIA DÚZIA DE OPORTUNISTA Q SE DERAM BEM, NESSA GREVE. A GOVERNADORA TINHA PLANO MUITO MELHOR, NÃO PARA ESSE ANO, MAS PARA O PRÓXIMO. MAS VCS QUISERAM ASSIM...

    EU NÃO SEI QUEM SERÁ PRÓXIMO CMT GERAL, MAS SÓ SEI DE UMA COISA. O CEL FRANKLIN OU CEL PINHEIRO FILHO VOLTA, O Q ESTOU OUVINDO NESSE BLOG DAS REFERÊNCIAS DESSE FUTURO CMT GERAL, É MELHOR VOLTA AO IMPÉRIO, NÃO DOU 03 MÊS PARA ESTOURA OUTRA GREVE, ESTAMOS COM PROBLEMAS GRAVE NA PMMA DE EFETIVO, PROBLEMAS DE ESTRUTURA FÍSICA E MORAL NA PMMA, CIDADES COM TRAILLES EM PORTA DE ESTABELECIMENTO COMERCIAL, QUAL INTERESSE??? E O PIOR, SÓ 01PM, ESPERANDO A MORTE CHEGAR... É O FIM...

    SERÁ?????? Q VAMOS VOLTA AO TEMPO DÁ PEDRA OU TEMPO DO IMPÉRIO, 02 EDUCAÇÃO FÍSICA POR SEMANA E UMA FORMATURA POR MÊS, SERÁ?????? SEM CONTAR Q NA SEGUNDA FOLGA, EXTRA DE 06 H SÓ PARA LIMPAR A VISTA, PIOR Q TÁ, VAI FICAR!!!!

    VOLTA CEL FRANKLIN, VOLTA CEL PINHEIRO FILHO EU ERA FELIZ E NÃO SABIA...

    ResponderExcluir
  4. "Ser policial militar no Maranhão hoje é uma sentença de morte. O Estado está indiferente porque não é atingido", dizem esposas, familiares e amigos de militares assassinados
    Confira a íntegra da carta divulgada pela Associação de Esposas, Familiares e Amigos de policiais assassinados.


    Estamos em um estado de exceção, não temos mais direito ao lazer, ao descanso, a possuir bens, não temos mais direito a vida. O Maranhão se tornou o lar das piores espécies de pessoas, bandidos, ladrões e assassinos. Os homens de bem estão presos dentro de casa enquanto os crápulas caminham livremente. Não existe mais poder do estado.

    Um estado que se orgulha de fazer apreensão de 300 veículos com documentos atrasados, mas permite que em outros veículos 4 bandidos andem armados matando pessoas. Por que não comemorar 300 armas apreendidas? 300 assassinos presos? Onde estão as mega operações nos bairros onde eles se escondem? Todos sabem onde são? Porque não combater de frente, para proteger o pai de família? Porque é mais fácil punir o cidadão de bem do que combater o criminoso!

    O Estado está indiferente porque não é atingido. E o policial, o seu braço forte, está desacreditado. Desacreditado no seu trabalho, não adianta prender porque amanhã está solto, o drogado é vitima o bandido é coitadinho. É o policial que sofre punições, responde processos, não pode algemar, tem que tratar de forma humana, respeitosa até. O bandido, atira, mata e vai embora, não tem nome na lapela, não te numero no carro, ninguém denuncia, ninguém enfrenta e tenta tirar a arma, ninguém Poe o dedo na cara, ninguém filma e bota no youtube, não sai nos canais de televisão nem nos jornais escritos, nem nos blogs.

    Todos tem medo, todos se calam, em uma covardia coletiva que promove a impunidade.O policial tem medo de atirar, quando atira, é nas pernas, e morre com tiro no peito, como foi o caso do policial civil. Bandido não da tiro de aviso, não respeita as regras de humanização, humilha, atira na cabeça, no olho, na boca. O policial tem medo de agir por medo da repercussão da mídia e da sociedade e o bandido que so respeita a força agora, não respeita mais nada.

    Ser policial militar no Maranhão hoje é uma sentença de morte. Depois de anos sendo acusados de truculentos e violentos os policiais cansados de punições da corporação e perseguições da mídia começaram a se omitir assim como o estado a quem servem, não vale a pena lutar quando seu senhor não reconhece seu esforço, nem o governo, nem a sociedade. O resultado: essa catástrofe que vivemos hoje.

    Quando morre um médico, fazem passeata, a mídia se revolta, a população considera inaceitável o governo fala. Morreram 11 policiais, todos pais de família, todos assassinados da mesma forma por bandidos, mas policiais servem pra morrer, ninguém lamenta, ninguém faz passeata, a mídia se cala.

    Nós da Associação das esposas, familiares e amigos dos militares estamos cansados de ir a enterros, estamos cansados de tentar consolar as mães e esposas chorosas, estamos cansados do silencio da sociedade. Esse sangue também é de inocentes, dessa vez morreram dois rapazes recém ingressados na policia, estavam na casa de uma tia para beber após o serviço neste sábado, como qualquer jovem em qualquer sábado. Foram mortos pelo bando de um miserável que está sob soltura condicional, como tantos outros assassinos de policiais. Foram mortos por velhos conhecidos da justiça.

    Durante o simpósio, nosso professor Fernando fez uma pergunta que provocou tanto debate que encerrou o evento: porque assassinos reincidentes estão soltos matando pessoas inocentes, pais de família, policiais? Qual a justificativa a justiça dá para sempre julgar em beneficio do réu, do agressor da sociedade e não em defesa da comunidade? Não é hora de mudar de paradigma e interpretar as leis que já existem sob a ótica da vitima e não do bandido? De julgar o criminoso reincidente como inimigo do estado, da sociedade e do homem de bem? De manter o bandido DENTRO da cadeia enquanto ele for ameaça?

    ResponderExcluir
  5. Violência na região metropolitana de São Luís já deixa um saldo de 107 mortes em novembro...


    A situação está fora de controle. A região metropolitana de São Luís continua registrando alto índice de hoimicídios. O mês de novembro já é um dos mais violentos do ano com uma média de mais de 4 homicídios por dia. No total, até a madrugada desta segunda-feira(24), foram registrados 107 homicídios.

    Da noite de sexta-feira(21) até a madrugada desta segunda(24), essa violência deixou 26 mortos, em um dos fins de semana mais violento do ano.

    Pelos dados do CIOPS, foram 91 homicídios dolosos, 6 latrocínios e 10 mortos em confrontos com policiais.

    Confira a lista de mortes violentas em novembro, de acordo com dados da Secretaria de Segurança.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos