Na tarde de hoje(15/03) a
fundação Getúlio Vargas(FGV) fez mais uma convocação dos candidatos ao concurso
da PM/BM 2012 por força judicial.
Através da justiça alguns
candidatos conseguiram o direito de realizar o exame de psicotécnico sem contudo realizarem o TAF(Teste de Aptidão Física).
Recebemos inúmeros e-mail e telefonemas
falando da situação. Boas partes dos candidatos aprovados estão olhando com
maus olhos essa situação.
Nas redes sociais a reclamação
é grande devido a chamada de candidatos que não alcançaram a nota de corte, mas
mesmo assim foram convocados.
Aqui não cabe a este blog
ser partidarista em nenhum ponto, mantemos sempre a mesma postura imparcial.
Também não nos compete questionar uma decisão judicial e muito menos criticar
quem procurou a justiça para reaver seus direitos, quanto a esse mérito não discutiremos.
Mais vamos fazer algumas
considerações quanto a essa questão.
A primeira pergunta que
fazemos é a seguinte: É justo tal convocação?
Vamos explorar o assunto um
pouco.
O primeiro grupo é dos
candidatos que foram convocados e está sub judice, isso não quer dizer que estarão
definitivos quanto a sua permanência no certame, pode acontecer que a liminar
seja cassada a qualquer momento. Isso acontecendo os candidatos estará fora do concurso.
Esse grupo dos candidatos que
conseguiram ser convocados é por que recorreram ao judiciário e fizeram jus a
sua convocação, direito tem quem o busca. Se a justiça entendeu que os
candidatos tiveram o direito de fazer o psicotécnico sem o TAF aí é com a
justiça.
Segundo grupo é dos candidatos
inconformados com a convocação. Pois boa parte fez pontuação acima dos que
foram convocados (sub judice), porém não recorreram ao judiciário e ficaram de fora.
Todavia isso também poderá
gerar uma avalanche de ações na justiça de candidatos querendo também requerer
o mesmo direito.
O Terceiro grupo são os dos que
foram aprovados e classificados em todas a etapas. Esse grupo, estão pedindo a
Deus que termine essa agonia e os convoque logo para o CFSD(Curso de Formação
de Soldados).
Só que com todas esse
processo esse grupo também está prejudicado devido a suspensão do concurso que
corre um certo risco de começar sabe lá quando o CFSD.
E na cabeça de tudo está a
FGV, que vem sendo bombardeada pelos candidatos de todos os grupos pela postura
quem vem tomando no certame.
A FGV pouco informa os
candidatos de alguma coisa, todos ficam apreensivos pela falta de clareza e
informação, isso vem acontecendo desde o anuncio do edital.
As reclamações são muitas e
com poucas respostas. O que achamos é
que a FGV deveria ter uma central no Estado para resolver essas pendencias.
Todavia a desinformação está
deixando os candidatos a flor da pele, talvez por isso seja que as enxurradas
de ações vem acontecendo.
Contudo isso quem está
pagando o pato é a sociedade maranhense, que fica com o número reduzido de
policias.
Faz-se necessário que os responsáveis
pelo certame possam dar uma maior claridade nas informações.
Fica aí nossa reflexão
ACREDITO QUE UMA DAS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS SEJA A DIVULGAÇÃO DO CRONOGRAMA COMPLETO DESSE CONCURSO , ISSO EVITARIA O DESPERDÍCIO DE MAIS TEMPO E VALORES ; NÃO PODEMOS MAIS NOS PROGRAMAR NO ESCURO . UM CERTAME QUE OS GASTOS SÃO ALTÍSSIMOS AS ETAPAS NÃO PODEM SER A CONTA GOTAS , POIS TEMOS PROJETOS , BEM COMO OUTRAS OCUPAÇÕES ... PIOR FOI PARA OS QUE FIZERAM TODOS OS EXAMES MÉDICOS , POIS CORREM O RISCO DE TER QUE REFAZÊ-LOS NOVAMENTE.
ResponderExcluirADEMAR NAIVA
Esse concurso é só mais uma ajuda para fortalecer os dados das estatísticas, que põem o Maranhão como ultimo lugar em qualquer ocasião que deveria ser vantajoso a população.
ResponderExcluirTudo começa por um bando de incompetente que dá a uma banca também incompetente, a responsabilidade de um certame aguardado a pelo menos 7 anos dentro e fora do estado.
Se fosse retificado que a nota minima do concurso fosse 24 pontos e que estes seria considerados "Classificados", com certeza teria a se fazer entender a real situação do caso.
Aproveita secretario de meia tigela, pega o certame aberto hoje no To e aprende a moldar um edital pra concurso.
#vergonhaessemaranhao.
Esse concurso é só mais uma ajuda para fortalecer os dados das estatísticas, que põem o Maranhão como ultimo lugar em qualquer ocasião que deveria ser vantajoso a população.
ResponderExcluirTudo começa por um bando de incompetente que dá a uma banca também incompetente, a responsabilidade de um certame aguardado a pelo menos 7 anos dentro e fora do estado.
Se fosse retificado que a nota minima do concurso fosse 24 pontos e que estes seria considerados "Classificados", com certeza teria a se fazer entender a real situação do caso.
Aproveita secretario de meia tigela, pega o certame aberto hoje no To e aprende a moldar um edital pra concurso.
#vergonhaessemaranhao.
Isso é uma Palhaçada...essa FGV é um CÔCÔ
ResponderExcluirA FGV NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO...O CRONOGRAMA DO CONCURSO ESTÁ SEGUINDO RIGOROSAMENTE AS DATAS DIVULGADAS NO EDITAL. ATÉ AGORA NÃO HÁ PROBLEMAS NENHUM QUANTO A PARALISAÇÃO OU SUSPENÇÃO DO CONCURSO POIS ISSO NÃO ESTÁ ACONTECENDO. E A FGV TEM UM 0800 EXCLUSIVO PARA INFORMAÇÕES DESTE CONCURSO.É SÓ CHECAR! É UMA PENA, PORÉM NÃO É NOVIDADE A BAGUNÇA QUE TÁ SENDO CRIADA POR CONTA DESSE CONCURSO. VEMOS AÍ VARIOS ESTADOS JÁ REALIZARAM ESSE CONCURSO E NÃO TEM ESSA CONFUSÃO TODA MAS AQUI NO MARANHÃO TUDO É MAIS COMPLICADO. TEM NEGUINHO QUERENDO ENTRAR DE TODO JEITO E A JUSTIÇA DEVERIA DÁ MAS ATENÇÃO A OUTRAS COISAS NÃO A TODA ESSA BABAQUISE DE MUITOS QUE QUEREM FORÇAR A BARRA.
ResponderExcluirSr Ebnilson tinha uma duvida,os candidatos sub judice estão sendo contados como estando dentro do numero de vagas????e outra se els forem julgados podem ser eliminados do concurso???
ResponderExcluir"O que achamos é que a FGV deveria ter uma central no Estado".
ResponderExcluirTalvez isso resolveria muitas dúvidas e problemas, pois o único meio de comunicação que temos com a FGV é por e-mail e geralmente as nossas perguntas não são respondidas ou mal interpretada. Vem resposta que não respondem os nossos questionamentos.
Sobre os candidatos sub judice, não sei informar como foi a situação deles.
ResponderExcluirEles estão sobre liminar, a justiça deve julgar e só depois a situação será concluida.
Eu tinha a convicção e a certeza de que a FGV era uma instituição séria, tinha a certeza que o concurso iria transcorrer de forma isenta e justa, mas o que estou vendo é justamente o contrário, um concurso confuso, sem informações, e que deixa muitas duvidas sobre a seriedade da instituição. Pena que isso aconteceu, agora quando for participar de um concurso em que a FGV for a organizadora ficarei com a pulga atrás da orelha, pois não estou vendo seriedade na mesma, que pena... Mas pior ainda é para os que estão esperando. Desejo Boa Sorte a todos....
ResponderExcluirOLÁ EBNILSON FIZ O CONCURSO DA PM E NÃO FUI CLASSIFICADO POR CAUSA DA MINHA PONTUAÇÃO 23 PONTOS,COMO ESTÁ UM FEIXE DE AÇÕES JUDICIAIS PARA ESSA GALERA QUE FICOU REPROVADO NOS TAFS QUE ESTÃO CONSEGUINDO REPETIR DE NOVO, POR QUE QUEM FICOU REPROVADO TAMBÉM NA INSCRITA NÃO DEVERIA TER A MESMA OPORTUNIDADE PORÉM TANTO O TAF QUANTO A PROVA INSCRITA SÃO ALGUMAS DAS ETAPAS DO CONCURSO NÃO MINHA OPINIÃO ESSE CONCURSO JÁ ERA PARA SER ANULADO DESDE O COMEÇO COM ALGUNS DENUNCIAS DE FRAUDES DE GABARITO.
ResponderExcluirEsta complicado mesmo, mas 23 pontos fica difícil as chances.
ResponderExcluirÉ lamentável essa situação os candidatos que se prepararam para o (taf)e obtiveram aprovação,e outros que não se prepararam foram beber cachaça não levaram a serio e ficaram reprovados e agora querem entrar na justiça, e a injusta justiça do maranhão aceita isso. E os que foram aprovados que estão sendo prejudicados como é que fica?
ResponderExcluirMais comentando brevemente a entrevista na mirante do dia 14.03.2013, o senhor não acha que a FGV deu brecha quando postou o resultado do concurso sem nenhuma classificação e logo após do resultado definitivo chamou para o taf e os mesmo que não sabiam que estavam aprovados foram pegos de surpresa, pois muitos não achavam que iriam passar pelo grande numero de inscritos neste concurso, pois no dia que saiu o resultado tinha para alguns candidatos como classificado e no outro dia subsequente esta nomenclatura desapareceu e estava apenas como aprovado em seu resultado, e nós sabemos que existe uma grande diferença em ser aprovado para classificado, aprovado atingiu a pontuação mínima para poder ser convocado, si no caso sobrar vaga mas o classificado é aquele que passou dentro do numero de vagas especificado no Edital, eu mesmo liguei no outro dia para a fundação, pois eu tenho o meu resultado como classificado em um dia e no outro já estou como apenas aprovado, e isto confundiu a cabeça de muita gente do concurso,a fundação me disse na pessoa da atendente que a classificação se daria quando a mesma convocasse para o taf segunda etapa, eu perguntei se atendente tinha certeza e ela me garantiu que sairia logo a classificação, além de outros vários erros observado no edital como exemplo,relato que em algumas semanas depois saiu uma retificação dizendo que os candidatos teriam que ter a CNH A OU B depois que muitos já tinham feito a sua inscrição, e por isso no taf ficaram reprovados 50% culpa não dos candidatos mais da organização que realizou uma grande pegadinha, não deu tempo para que os mesmos treinassem, esta notícia fora muito ruim para o Maranhão no estado do Amazonas aconteceu algo semelhante e o juiz deferiu o direito para todos realizarem o taf novamente, pois o mesmo julgou má fé da organizadora, voltando os fatos aqui para o Maranhão, além de muitos erros no edital com exemplo: colocaram o taf primeiramente em 2 etapas depois quase no dia da realização do mesmo, eles colocaram que os candidatos realizaria todo o exercício só no dia, e retificaram mais uma fez o edital confundindo os candidatos que já estavam treinando conforme o edital antigo, (com isso atrapalhou mais uma fez) relatando o exercício da barra que no primeiro edital era tanto supinado como pronado agora já bem perto da prova do taf sai outra retificação seriam apenas pronado para que já estavam treinando e o que iriam treinar atrapalhou muito, e ainda no resultado inicial não saiu classificação(no direito pecaram contra o principio de publicidade) mais saiu 2 nomes dos possíveis mentores da fraude que até hoje isto não foi explicado direito para a população, depois dois dias antes de começarem a realização do taf que foi no dia 13 de janeiro a fundação lança o vídeo explicando algo que já era tarde para quem ja treinou não tinha como voltar no tempo e treinar direto, pois em dois dias não teriam como, pois a maioria de quem fez este concurso e tirou os primeiros lugares eram universitários que não tinha muito tempo para treinar. A fgv se mostrou leviana e desorganizada, uma das piores organizadoras de concurso que já veio para o Maranhão e ainda quer culpar o povo maranhense pelos seu erros...
ResponderExcluireu fiz 26 pontos, tenho alguma chance de ser chamado na proxima chamada, ou devo esquecer esse concurso?
ResponderExcluirSE A JUSTIÇA ESTÁ CONCEDENDO A LIMINAR PARA QUE OS CANDIDATOS DEEM ANDAMENTO NO CERTAME É POQUE ELA ENTENDE QUE É DE MUITOS O DIREITO DE CONTINUAR. NÃO CABE A NENHUM PALHAÇO FICAR JULGANDO ESSA POSIÇÃO. QUERIA VER SE FOSSEM VOCÊS QUE TIVESSEM ABAIXO DA NOTA DE CORTE. FICARIAM BEM ALVOROÇADOS PARA PEDIR UMA LIMINAR. RESPEITEM O DIREITO DOS OUTROS.
ResponderExcluir" O SEU MURO ACABA QUANDO COMEÇA O DO SEU VIZINHO "
TOMA!
Tu deverias ter estudado mais e se preparado e nao sendo vergonha para o Maranhão ! Toma também !!!
ResponderExcluirTem gente ai dizendo que não teve tempo para se preparar para o TAF, pois bem, deste que me entendo por gente, todo concurso para policia de qualquer lugar do Brasil exigem a realização do TAF, desde o começo tinha no edital q haveria o TAF, como é que não teve tempo? É a mesma coisa dizer que não tiveram tempo para estuda por causa do tempo curto entre a publicação do edital e data da prova, oras, o tempo foi igual a todo mundo, quem se preparou desde o começo não teve tempo, mas tem uns que deixam pra ultima hora, aí fica difícil, espero que a FGV cumpra com o cronograma do edital, para não vir prejudicar os candidatos que se preparam e passaram sem precisar recorrer a justiça.
ResponderExcluir