segunda-feira, 2 de maio de 2011


 
É uma Lei que trará dignidade e valorização profissional aos Servidores Públicos Militares do Estado do Maranhão.

Atualmente estes servidores são regidos pela Lei Estadual nº 6.513/95, Estatuto da Polícia Militar do Maranhão, que já fora tão remendada com um grande número de alterações que encontra-se semelhante a uma colcha de pequenos retalhos, mas ainda está muito distante da realidade que tornará os Policiais e Bombeiros Militares os profissionais que devem ser.

A sociedade ao ser abordada por um militar espera dele, no mínimo, um comportamento atencioso, amistoso, confiável, equilibrado, responsável, profissional; um comportamento humanamente digno. Ela também espera prevenções para os infortúnios, no entanto, sendo eles inevitáveis, é esperado que o atendimento seja imediato e eficiente.

É mais do que direito do povo receber o atendimento necessário para sua segurança; é dever do Estado garanti-lo a todos. O que está errado e contribuindo em muito para a insegurança pública é o Estatuto da Polícia Militar do Maranhão.



Se não, pense, quantas vezes já fora mal atendido por algum trabalhador devido sua insatisfação com o que recebe, com o tratamento que lhe é dispensado pelos chefes, pela falta de reconhecimento, etc.? Muitas e muitas vezes, com certeza. Assim ocorre com todos os trabalhadores, pois não há de se esperar por boas prestações de serviços quando eles não são valorizados e tratados dignamente.


Com o Estatuto atual, os Militares podem ser considerados, literalmente, escravos fardados. Pois, proibidos de reclamar pelo Código Penal Militar, eles são submetidos à uma carga horária que extrapola de forma exorbitante o que determina a Constituição Federal Brasileira e não adianta impetrar com nenhuma ação judiciária contra o Estado porque será considerada intempestiva ou outra coisa qualquer, como já ocorrera. O Sr., a Sra., você Srtª ou rapaz tomaria uma sopa feita por um escravo? Eu não, pois ele na sua indignação poderia cuspir dentro dela. Então...



As mazelas são muitas e uma lista delas tomaria todo o espaço aqui disponível e a sua leitura tomaria muito do seu tempo. Mas, além do Servidor, sem nenhuma remuneração ou recompensa, ficar à mercê das escalas de serviços abusivas que englobam as formaturas, os treinamentos físicos militares (educação física); os serviços extras em carnavais, jogos em estádios, festas juninas, eleições, calamidades e muitos outros eventos que demandam serviços fora do âmbito diário, 20 (vinte) ou mais anos na sua carreira tem significado uma promoção que lhe proporciona um vergonhoso aumento de uns R$100,00 (cem reais) no salário, para total desmotivação profissional. Daí a necessidade de uma Lei que valorize e dê dignidade humana às pessoas que são responsáveis pela segurança da sociedade.


Alguém já disse: “por que não jogas a toalha e pede para sair?”. Se alguém acredita que as portas das senzalas ficavam o tempo todo fechadas engana-se, muitas delas não tinham nem fechaduras ou cadeados. Os escravos não fugiam porque tinham medo da perseguição, tinham medo das incertezas que o mundo lá fora lhe traria; eles não fugiam porque não tinham profissões e a única forma de sobreviverem era servir e dizer sim senhor aos que lhe maltratavam. Esta, também, é a condição de muitos militares.



As coisas ainda podem piorar muito. É que aqueles mais inconformados, como ocorriam com os escravos negros, estão buscando formações ou alternativas para libertarem-se dos “grilhões” e “jogando a toalha”. O que poderá restar daqui há alguns anos, com a saída daqueles que obtiveram formação superior e forem advogar, lecionar, medicar, administrar, etc., será a “velharia”, com todo respeito aos velhos heróis, e alguns que não alimentam o interesse pela dignidade humana. Não é necessário nem comentar sobre qual melhor atendimento será prestado, se por alguém com formação superior e dignificado ou por alguém cansado ou sem interesse pela humanidade.


Daí a importância de uma Lei (PCS) que possa valorizar o profissional e enriquecer as instituições responsáveis por serviços considerados essenciais à sociedade. Pois o PCS vai garantir ao povo que o Estado vai suprir a necessidade de contingente humano e logístico na Polícia e no Corpo de Bombeiros Militares, assim como assegurar aos caserneiros expectativas viáveis e possibilidades reais de ascensão na carreira, com a possibilidade de alguém ingressar na corporação no posto mais baixo e reformar/aposentar-se no mais alto posto.

Dispensando comentários, a sociedade vai ganhar, entre muitas outras graças, o atendimento polido e eficaz prestado por profissionais que zelarão por suas carreiras e sua honras, prestando-os prontamente sempre e quando for preciso. ELE VAI GARANTIR UMA "SOPA LIMPINHA", COM A EXTINÇÃO DOS "ESCRAVOS FARDADOS" DO MARANHÃO.

O PCS é um projeto que já vem sendo defendido pelos Servidores Públicos Militares do Estado do Maranhão há mais de dois anos e que agora encontra-se num momento que precisa ser conhecido por toda a sociedade para que ela saiba da sua importância e possa apoiá-lo.

Fonte: http://arcspmia.blogspot.com/2011/04/o-que-e-plano-de-carreira-e-salarios.html

11 comentários:

  1. É companheiro, temos que lutar para melhorar a nossa condição de vida. Aqui em Caxias-MA, os Cabos e Soldados PM vivem pior que no tempo da escravidão, pois os mesmos não tem lugar para descanso, ou seja, o Batalhão não tem um alojamento de Cabos e Soldados, os mesmos tem que dormir com colchões colocados no chão do auditório, para aproveitar dois ventiladores velhos. É no tempo da escravidão era bem melhor, pois os escravos tinham um lugar para descanso. Olhe que aqui em Caxias-MA faz um calor infernal.
    Um abraço e vamos a luta!

    ResponderExcluir
  2. A PMMA PASSA PRA SOCIEDADE UMA FALSA IMAGEM, PM COMO UM TODO ESTA UM CAOS,SALÁRIO MEDÍOCRE, FALTA DE CONDIÇÕES DE SERVIÇO, OS POLICIAS TRABALHAM SÓ COM A CARA E A CORAGEM, E NÃO TEM NENHUM RECONHECIMENTO



    NCIA SANÍTARIA FOSSE DA UMA OLHADA NAS INSTALAÇÕES DO QUARTEIS, POR SERÁ ELES NÃO VÃO LÁ?É UMA MERDA SÓ

    ResponderExcluir
  3. NÃO SEI POR QUE O VELADO TA FAZENDO O TRABALHO DA POLÍCIA CÍVIL... É SÓ PRA FAZER MÉDIA PRA UMA SOCIEDADE QUE NÃO RECONHECE O TRABALHO DOS MSM, OU PRA FAZER A MIDIA DO CEL JERFESON TELES?

    ResponderExcluir
  4. Companheiros todas essas dificuldades é uma falta de respeito com os militares do Maranhão, o caos é uma triste realidade nossa, mas vamos combater essas práticas perniciosas que assolam nossa dignidade. Ao colega de Caxias queria que você me manda-se fotos das pessímas condições de trabalho, a escravidão ja acabou a mais de um sécluo, essas condições são reprovável. A todos mande suas denuncias através de fotos, documentos e vídeos vamos usar a internet para denunciarmos essas práticas. Um abraço a todos

    Endereço: e-mail ebnilsoncarvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. A dificuldade que passamos é enorme mas especifico "gigantesca" as "vtrs" do xbpm estão tdas quebradas com manutenção super faturadas enquanto nós recebemos migualhas ainda assim fazemos nossos deveres corretamente ou tentamos fazer; CEL JERFFESON tem que ser muito grato enquanto ao velado é muito fácil simplismente fácil fazer prisões depois de uma invertigação e sinceramente acho,digo, tenho certeza que o CMT Geral não esta "nem aí"para os problemas da tropa em geral mas assim como foi os outros sera tbem o fim do tempo dele, mas nossos objetivos serão de contínuo; consoante ao nosso clamor, não podemos parar!!!! Tenho Fé e Esperança nesse grupo e peço que forças e entedimentos sejam dados pois é para o bem de tdos principalment os "PRAÇAS" essa rzão que me torno voluntário! não quero ofender ninguem só quero dizer o que esta atravessado no GÓGO !

    ResponderExcluir
  6. vamos ter cautela, porque a vitoria esta proxima. quanto as prisoês,e porque esses comandantes estão com medo de perder o cargo.

    ResponderExcluir
  7. CARO EBNILSON SERÁ QUE NOSSO COMANDANTE GERAL ACHA QUE TODA TROPA É BURRA? POR QUE FALO ISSO, VEJAM SÓ,POR SERÁ QUE O SR. CMT TÁ FAVORECENDO POLICIAIS QUE TRABALHAM NO QCG BUROCRATICAMENTE PRA FAZEREM MISSÕES DO BATALHÃO AMBIENTAL(VIAGENS PARA A REBIU) MISSÕES ESSAS EM QUE OS FAVORECIDOS GANHAM UMA BOA DIARIA SEM CUSTOS ALGUN POR LÁ.EU PERGUNTO AO NOSSO CMT, SERÁ FALTA DE POLICIAIS NO BPA? SE FOR, PORQUE NÃO TRAS DE VOLTA OS PMS DE LÁ QUE ESTÃO ESPALHADOS PELOS DEVERSOS BPMS DA CAPITAL,JÁ QUE SÃO MAIS PREPARADOS PRA ESSE TIPO DE SERVIÇO. POR SERA QUE O SR. CMT GERAL TEM UM INTRESSE TÃO GRANDE EM MANIPULAR O BPA COMO NENHUMM OUTRO BATALHÃO? VÁ PEDIR UMA TRANSFERÊNCIA PRA LA QUE VC FICAR É ``PRESO``,POR QUE OS PMS DA ADM DO QCG TAMBÉM NÃO TIRAM AS ``REINTEGRAÇÕES DE POSSE`` SERÁ POR QUE NÃO TEM DIÁRIA? RSRSR DEVERÍAMOS SER CHAMADO DE POLITICA MILITAR...

    ResponderExcluir
  8. roberto campos filho11 de maio de 2011 às 21:30

    Companheiros, amanhã na AL teremos com certeza outra grande vitória no processo de libertação dos policias e bombeiros do MA, quero contar com a presença de todos, pois, unidos somos fortes. Do seu irmão Cb Roberto Campos.

    ResponderExcluir
  9. Cara você já imaginou um DPM emque em uma semana o Policial Militar trabalha 2ª e 3ª feira, folga 4ª e 5ª e tabalha 6ª, Sabádo e Domingo. É isso mesmo em uma semana de sete dias o policial trabalha cinco. "SOCORRO".

    ResponderExcluir
  10. meu irmao, participei da ultima reuniao do dia 07 e sai com um misto d alegria/preocupaaçao com o q vi, digo isso pq ja fui president d ass, d bairro e axo q a mesma fora conduzida de forma "errada" creio q deveriamos ter scolhido um condutor e um secretario para respectativament organizar pedidos, definir passagem d voz p participantes, ser mas direrto aos assuntos(pedidos), e votar item p item do q fora pedido, o q foi oferecido e colok em votacao os tais itens. assim como tomar nota d tudo em ata espero q sejamos mas objetvos na proxima, vcs estao d parabens pela luta.

    ResponderExcluir
  11. CARO EBENILSO ME DIGA SE É JUSTO O POLICIAL PERDER SUA SAGRADA FOLGA EM DETRIMENTO DE EVENTO PRIVADO?POIS É ISSO QUE ACONTECE TODOS OS ANOS NA FAMOSA EXPOEMA, NÓS PMS NA MAIORIA DO6°BPM E DEOUTRAS UNIDADES, SOMOS INJUSTIÇADOS, COM A FAMOSA ARTIMANHA DA NESCESSIDADE DE SERVIÇO, EM OUTROS ESTADOS EVENTOS PRIVADOS OS PMS RECEBEM POR ESSE SERVIÇO, O PIOR E QUE É UMA DIFICULDADE PRA QUE VC TENHA UMA RECOMPENSA POSTERIOMENTE QDO SE TEM, SOMOS EXPLORADOS E NÃO PODEMOS NEM PONDERAR.FAÇO UMA PERGUNTA, SERA QUE A ASOCIAÇÃO DE CRIADORES DE GADO A QUE PROMOVE O EVENTO, NÃO PAGA NADA A POLICIA MILITAR? SE PAGA, PRA O BOLSO DE QUEM TA INDO ESSE FAZ ME RIR?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos