domingo, 9 de dezembro de 2012







Por Clóvis Augusto Veiga da Costa



Desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, diversos projetos de lei e emenda constitucional já foram apresentados com a intenção de reformar, no todo ou em parte, as organizações policiais brasileiras. Entre as proposições mais recentes, merece destaque a PEC 102/2011, de autoria do Senador BLAIRO MAGGI, a qual visa, na esteira das recomendações da ONU, possibilitar à União e aos Estados a criação de uma única polícia.


Hoje, como se sabe, o modelo brasileiro divide o ciclo policial entre duas corporações, cabendo à polícia civil a apuração das infrações penais e as funções de polícia judiciária, e à polícia militar o policiamento
ostensivo e a preservação da ordem pública. Este modelo, onde as políticas de prevenção e repressão são concebidas de forma estanque e desarticulada, tem se mostrado extremamente ineficaz, burocrático e oneroso, muito longe de atender satisfatoriamente as necessidades da sociedade brasileira.

A par disso, não há qualquer razão para que as polícias militares, conforme preconiza o § 6º do artigo 144 da Constituição Federal, continuem a ser “forças auxiliares e reserva do Exército”. Com efeito, o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, atividades típicas da polícia, não se coadunam com a organização militarizada em que se estruturam as polícias militares. Isto porque, a lógica de guerra que orienta as polícias militares tende a gerar homens para combater inimigos. E a função da polícia é servir ao povo e evitar ofensas aos direitos que o sistema normativo contempla. Outrossim, o fato de estarem instaladas em quartéis e seus membros usarem fardamentos militares, distancia ainda mais as polícias
militares da população.

Essa concepção, aliada à falta de controle externo por parte da sociedade e a estruturas próprias que investigam e julgam os crimes cometidos por policiais militares, contribui para abusos no cumprimento das funções policiais e, consequentemente, para a impunidade.

Outro aspecto a se destacar diz respeito à estrutura própria do militarismo, onde muitas vezes o dever de obediência hierárquica sobrepõe-se ao direito de manifestações e críticas por parte dos próprios policiais e, ainda, os sujeita a severas punições. Por evidente, tal lógica é contrária à necessária e constante avaliação dos acertos e erros das ações policiais, de modo a não permitir o aperfeiçoamento das instituições.

Este dever de respeito e obediência irrestrita ao superior hierárquico é ensinado já nos cursos de formação de policiais militares, onde o tratamento degradante já foi bastante retratado pela imprensa nacional. A
esse respeito, vale a transcrição de trechos do depoimento do soldado da PM do Acre
DESABAFO DE UM POLICIAL MILITAR SOBRE DESMILITARIZAÇÃO

(…) “Na formação, ou seja no curso de formação de soldados, o tratamento degradante é posto como ferramenta para a forja de obediência, na justificativa que as situações extremas levam o ser humano a gravar com mais força aquilo que quer ser ensinado. Discordo.” (…)

(…) “Um curso que ensina que ocupamos uma posição onde devemos aceitar a perseguição, a punição nem sempre justa, e esperar que todos os que passam por este tipo de formação desvalorativa exerçam com amor uma profissão que iniciou exercendo a humilhação?” (…)

(…) “Um aluno de um CFSD deve ser humilhado para tratar com respeito os cidadãos que dependem de seu trabalho? Que tipo de educação humilha com a finalidade de ensinar o respeito? Apenas a educação militar, porque esta não evoluiu..”(…)

Enfim, a sociedade precisa discutir seriamente os benefícios que a desmilitarização e a unificação das polícias podem gerar para o sistema público de segurança brasileiro. A PEC 102/2011, sem dúvida, pode
representar o começo de um amplo debate ao qual os brasileiros não podem mais se furtar.

Clóvis Augusto Veiga da Costa é advogado.





PORTAL PM BRASIL - PEC300.COM

6 comentários:

  1. JAMAIS VA SER UNIFICADO.

    OFICIAL ENTRA PELA JANELA NA POLÍCIA, DELEGADO ENTRA POR CONCURSO PÚBLICO.

    SD É MOTORISTA, FAXINEIRO, PEDREIRO, CONZINHEIRO E BABÃO DE OFICIAL ENQUANTO O AGENTE DA PC QUE VAI GANHAR DE 7.000 A 8.000 SÓ FAZ O QUE A LEI MANDA.

    VCS ACHAM QUE ISSO VA ISSO MUDAR, EU ACREDITO EM PAPAI NOEL!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É UM ABSSURDO!! AOS 2OO7 DE ITZ.

    TODO O MARANHÃO JÁ ESTÃO GOZANDO A LICENÇA PRÊMIO DOS 2007, MENOS IMPERATRIZ.

    3 BPM DDE ITZ ONDE MORA À ESCRAVIDÃO, EM TIMON, BACABAL QUASE TODO MUNDO JÁ TÁ GOZANDO A LICENÇA PRÊMIO, MENOS AQUELES Q NÃO QUEREM POR INTERESSE PRÓPRIO.

    AINDA VEJO FALAR 3 BPM É O MELHOR DO MARANHÃO, MELHOR DO PARA OFICIAL ESCRAVIZAR PRAÇA ALIENADO Q NÃO CONHECEM SEUS DIREITOS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É UM ABSURDO!! AOS 2OO7 DE ITZ.

    TODO O MARANHÃO JÁ ESTÃO GOZANDO A LICENÇA PRÊMIO DOS 2007, MENOS IMPERATRIZ.

    NO 3 BPM DE ITZ ONDE MORA À ESCRAVIDÃO, NÃO EXISTE NEM PREVISÃO, EM TIMON E BACABAL QUASE TODO MUNDO JÁ TÁ GOZANDO A LICENÇA PRÊMIO, MENOS AQUELES Q NÃO QUEREM POR INTERESSE PRÓPRIO.

    AINDA VEJO FALAR QUE 3 BPM É O MELHOR DO MARANHÃO, MELHOR PARA OFICIAL ESCRAVIZAR PRAÇA ALIENADO Q NÃO CONHECEM SEUS DIREITOS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ebnilson,
    Quanto a criação dos Batalhões há alguma novidade, serão ou não criados?

    ResponderExcluir
  5. Companheiro, sobre a criação de batalhões até agora ficou só na promessa.

    ResponderExcluir
  6. Eu discordo dessa atitude, o brasil precisa de hierarquia para poder sustentar um poder tão extremo. Nosso país utilizar um sistema de contra pesos nos três poderes(legislativo, executivo, judiciário), mas muitos esquecem que isso ocorre também nas policias de todo o país. Imagine: a Policia Federal- policia independente- equiparar-se a um mesmo sistema, sendo que o nível de instrução de cada são diferentes.
    Eu acho estarrecedoras algumas atitudes de certos representantes na criação ou modificação de algo que estar dando certo. Isso é falta do que fazer.
    São esses tipos de pessoas que degradam nosso país, com suas idéias egoístas e cheias de pretextos. Ninguém faz nada sem querer algo na sua atitude.
    Enxerga Brasil, e não aceite essa atitude de qualquer um querer mudar alguma coisa a seu belo prazer!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos