segunda-feira, 10 de dezembro de 2012



O Estado do Maranhão promoveu um dos maiores concursos na área de segurança pública da história. Com cerca de 2500 vagas distribuídas nas três forças de segurança do Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

A grande fatia do bolo ficou com a PM-MA, com 2000 mil vagas para soldado. Com isso o objetivo é desafogar os quadro da Corporação que a muito tempo está engessado.


As estatísticas mostram que estamos bastante longe de acompanharmos os dados das Nações Unidas. Segundo a Organização das Nações Unidas recomenda que para um grupo de 300 habitantes um policial:

Esses dados demonstram a triste realidades dos militares do Maranhão, segundo os números do SENASP, o Estado ocupa a 27ª posição com 1 policial militar para 877 habitante, sendo que a ONU recomenda 1 policial para 300 habitantes.(leia a matéria completa-  http://ebnilsoncarvalho.blogspot.com.br/2012/05/uma-luz-no-fim-do-tunel.html).

Com o concurso da PM-MA deverá da uma melhorada no efetivo da Corporação, dando uma melhor assistência para as unidades principalmente do interior.

Mas vamos aos fatos. 

O Concurso da PM/BM deveria ter saído tudo dentro do planejado pela secretaria de Estado de Planejamento, se não fosse o “rei dos concursos” do Maranhão, o fraudador Antônio Ferreira Lima Sobrinho, o líder da máfia da fraude dos concursos.


Ouvimos:  Tanto o Secretario de Segurança, Aluísio Mendes, como o Secretário de Planejamento, Fábio Godim, garantiu que o concurso está mantido e preservado. 

“ A tentativa de fraude não se consumou”, disse Aluíso Mendes”.

“ Não houve vazamento das provas”, falou Fábio Godim.

Baseado nessa premissa o Secretário de Planejamento afirmou que o concurso foi mantido devido o não vazamento das provas e dos gabaritos. Que para ele não houve comprometimento do concurso. Da mesma forma também pensou a Fundação Getúlio Vargas(FVG).

Para a FVG, o seu serviço de inteligência interno conseguiu neutralizar a fraude antes de ela acontecerem.

Até aí tudo bem, as explicações e as motivações para manter o concurso estão dentro da lógica e quesitos dos organizadores, governo e fundação.

Porém, partindo da teoria para prática as coisas tomaram outros rumos.

Primeiramente há uma grande insatisfação dos candidatos que estão sentindo-se lesados pela fraude. As explicações não são muito convincentes para os candidatos.

Temos recebidos dezenas e dezenas de comentários, e-mail,s e telefonemas de candidatos falando de suas insatisfações perante toda essa novela.

Fazendo uma analise dos fatos podemos deduzir duas linhas de questionamentos. A primeira é dos que não são a favor do cancelamento do concurso. Vamos ver alguns argumentos baseados nos comentários recebidos.

Excluir
AnônimoAnônimo disse...
Todos que agora querem o cancelamento desse concurso com certeza não é pensando nos concurseiro em geral, mais sim no seu desempenho individual que não deve ter sido dos melhores, a operação foi feita, o esquema foi descoberto...bola pra frente!
3 de dezembro de 2012 18:42

Excluir
Tenho a certeza de que esses que querem que o concurso seje cancelado, acertaram menos pontos do que 30...
Por isso que querem que seje cancelado!
Nao estao pensando nos concurseiros, e sim, em seu desempenho individual!
E antes de tudo, a pessoa pra comentar algo e dar sua opniao, tem que ter carater pra se identificar e nao comentar como "anonimo"!
Entao Ebenilson, o concurso foi bom, apesar de eu ter feito apenas 30 pontos!
E meus parabens pelo seu blog!
4 de dezembro de 2012 04:51

Excluir
Hudson Trindade disse...
Concordo com Emanuel Vasconcelos:
"Tenho a certeza de que esses que querem que o concurso seja cancelado, acertaram menos pontos do que 30...
Por isso que querem que seja cancelado!
Não estão pensando nos concurseiros, e sim, em seu desempenho individual!
Eu e mais uns colegas estamos fazendo concurso para MÚSICOS, nós somos de Belém do Pará, haja visto que aqui não tem previsão de o concurso da PM ser em nossa área: MÚSICA. Então, pense o trabalho que tivemos em ir de Belém para São Luiz e o concurso ser cancelado. Não quero que alguém se sensibilize com nossa situação, porém, se fosse algum de vocês nessa situação, com certeza não queria que o concurso fosse cancelado, visto que o gasto e a distância seriam fatores determinantes.
4 de dezembro de 2012 12:28

Excluir
AnônimoAnônimo disse...
concordo com emanuel vasconselos
estudei muito para esse concurso,achei uma porcaria a prova de portugues,mas meu amigo se voce estudou vc teria um senso critico o suficiente para interpretar questões como aquelas,claro que descordei de umas quatro questões do gabarito que seria a do excel a do vetor de matematica pq ñ foi pedido pedido no edital e umas duas de portugues, mas ja falei com meus professores e eles ja prepararam um recurso contra elas,eu fiz 45 pontos p/ são joão dos patos foi muito menos do que eu esperava devido ao nervosismo,o que é normal mais foi um bom resultado...e esses que querem tanto a anulação do concurso estão sim pensando somente no seu desepenho pessoal ñ estou criticando ninguem é apenas uma opnião de um cara que ficou 2 anos na lizera ouvindo criticas direto por estudar para um concurso que num saia nunca e pegando dinheiro imprestado p/ pagar cursinho eu sou aluno tamandaré e ñ concordo com a anulação do conurso...VALEW FLAVIO,WILFRED,EDÉSIO,SUCUPIRA,JUNIOR ALENCAR J.MENOR,RODSON E OCCEANS VCS SÃO FODA MESMO 

Para os defensores da não anulação, um dos fatores determinantes são os acertos nas questões, segundo alguns deles as pessoas que querem a anulação é devido o fato do pouco desempenho das notas. Muitos argumentam as questões pecuniárias, os investimentos feitos em cursinhos, apostilas, transportes, viagens, hospedagem, em fim uma séria de circunstancias que para eles acarretariam prejuízos tantos pecuniários como morais  e principalmente devido o fato que suas notas estariam boas para uma possível aprovação. Com isso anulando o concurso o prejuízo seria enorme.

Para o outro grupo o dos que querem a anulação a insatisfação é bem maior. Cerca de mais de 90% dos comentários pedem anulação do concurso. Vejamos os argumentos.

AnônimoAnônimo disse...
Esse concurso da PM 2012 tem q ser anulado. Pessoas que viajaram de muito longe para fazer a prova, passaram muito tempo estudando e tudo isso com altos gastos financeiros para passar no concursono no final sentem-se lesadas por uma fraude como essas. Apesar da policia ter desarticulado a quadrilha com certeza ainda teve gente que ai saiu beneficiado com esse esquema.
7 de dezembro de 2012 10:34

Excluir
Bloggeralmeida disse...
TEM QUE SER ANULADO. VERGONHOSO MANTER UM CONCURSO DESSES COM TANTOS INDÍCIOS DE FRAUDE.
Ele foi pego mais e os que ele supostamente ajudou a fazer uma boa prova. e os policias que hoje trabalham por que ele colocou la dentro tem que serem descobertos e exonerados, Brasil um pais injusto e de justiça que só beneficia os grandes.
8 de dezembro de 2012 19:46

Excluir
AnônimoAnônimo disse...
Eu sou da marinha e trabalho no Rio de Janeiro, tive uma boa oportunidade de voltar pra casa, porém um vagabundo pode tomar minha vaga. essas autoridades do maranhão não toma uma atitude em relação a esse concurso.
ta na hora de anular essa prova porque todos os candidatos estão sendo prejudicados. essa comissão de frente, juntos com a fundação getúlio vargas estão passando a maior vergonha perante o resto do Brasil. A anulação da prova é a unica solução.
9 de dezembro de 2012 04:41

Excluir
Anônimo disse...
ouvi dizer na televisão que o fraudador foi preso antes de passar as respostas e todos os envolvidos foram presos tbem..., agora eu pergunto como que o Jornal pequeno disse que ele foi preso pela policia rodoviaria ja voltando pra casa em uma rodovia, e quem garante que foi só essas pessoas envolvidas, a anulação da prova daria mais segurança pra sociedade, credibilidade para fundação, o secretario sairia com uma imagem boa por ter discoberto a fraude, e o governo teria a chance de fazer alguma coisa pelo povo maranhense pra sair numa boa com seus eleitores... diante das evidencias é fato anulação JÁ...
9 de dezembro de 2012 12:03   
                    
Observamos os que se posicionam a favor da anulação reivindicam que o concurso foi fraudado, apesar da versão da polícia de que a fraude não se consumou, porém eles acreditam que todo o processo foi comprometido e um dos fatores chaves seria o próprio fraudador que repassou as respostas para os beneficiados.

Bem, estamos diante de dois argumentos os que defendem à anulação e os que não querem à anulação. 

Em ambos os casos vejo que há um sentido nos dois argumentos, por que de todas as formas, de um lado ou do outro os prejuízos serão incomensuráveis. 

Faz-se necessário que o conceito de fraude seja bem explicado nesse contexto. Para a polícia judiciária que investigou o caso e desarticulou a quadrilha, eles compreendem que não houve fraude e sim uma tentativa de fraude. Isso está bem explícito em todos os setores do governo e toda a imprensa que silenciou-se frente e essa novela. Parece que foi tudo resolvido. E todos os problemas foram sanados. Quadrilha presa e sendo investigada.

Porém, o que vemos basicamente em todos os comentários e telefonemas que recebemos a história é outra. 

Não se pode esconder que há uma grande insatisfação por parte da grande maioria dos candidatos, inclusive muitos deles já buscam o judiciário e o Ministério Público para reaver seus direitos.

A ação do fraudador, Antônio, foi interceptada todavia ele repassou as respostas para os candidatos. O argumento que não houve vazamento de provas e gabaritos está correta, contudo restar saber quantas pessoas receberam as respostas. De acordo a própria secretaria de segurança, os dados da prova do fraudador será comparada com as demais beneficiados.

Mas será que isso descobrirá todos os beneficiados, e se alguém na hora mudou alguma questão e não seguiu a risca todo o gabarito do fraudador. Outra questão será que será possível descobrir todos os envolvidos? O fraudador acertou todas as questões? Essas e outras questões devem ser respondida pela secretaria de Planejamento que é a responsável pelo concurso.

É importante salientar que o fraudador, foi preso na estrada e não na escola no qual ele fez a prova. De acordo com a Secretaria de Segurança ele iria fazer a outra prova na parte da tarde, dessa vez seria a da Polícia Civil, investigador.

Recebemos inúmeros telefonemas da região de Pinheiro e Santa Inês, dizendo que já tem pessoas comemorando os resultados do concurso, ou seja, fazendo a festa da fraude. Inclusive alguns afirmaram que até as crianças sabiam que a fraude era uma prática comum na vida do Antônio.

Vamos acompanhar o desenrolar dessa novela mexicana. Por que o silêncio tomou conta nesses últimos dias com relação a anulação do concurso. Inclusive até parlamentares oposicionistas ficaram contra a anulação. 

Resta saber se esse conceito de fraude está correto, pois o fraudador repassou as respostas e muitas pessoas foram beneficiadas, ainda que sejam descobertas o fato ocorreu. 

Fica aí para a Secretaria de Estado de Planejamento reavaliar essas questões e levar em consideração, não somente as provas ou os gabaritos mas toda a dinâmica do concurso. 

CB Ebnilson


Excluir


16 comentários:

  1. Acho que o concurso deveria ser suspenso até o término das investigações, quando decidiriam pela anulação ou não.

    ResponderExcluir
  2. Ebnilson, Primeiro Lugar , Parabens Pelo Seu Blog, Muito Importante os Assuntos que voce Repasa para a gente.. Cara eu QUeria Deixa Minha Opinião.. Fiz 46 pontos. Mais Mesmo ASsim, Sou a FAVOR DA ANULAÇAO. Pq Vc num criar uma disputa no Face Ebnilson, Quem er a favor ou contra.. Pra Galera compartilha.. aew Voce , QUe tem muito COnhecimento, Podia levar esse resultado ate a midia, ou autoridades Competentes. Pra elas da uma olhada Na realidade. Tipow um Protesto Pelo face. Seria Otimo isso.

    ResponderExcluir
  3. caro companheioro, primeiramente obrigado.

    Fez uma enquete para vocês votarem sobre quem é afavor ou não da anulação do concurso

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!
    MEU NOME É ALINE E SOU DE PRESIDENTE DUITRA MA......ME DESLOQUEI PRA CAXIAS E APESAR DE Ñ TER FEITO CURSINHO ESTOU CONFIANTE PQ TENHO SOMADO OS 38 PONTOS POREM QUERO DEIXA MINHA OPINIÃO.
    EU SOU CONTRA O MANTIMENTO DESSE CONCURSO PQ ESTA NA CARA QUE ELE É DE CARATER DUVIDOSO......... PESSOAL QUEM ESTA COM MAIS PONTOS TEM É QUE POR A MÃO NA CONCIENCIA E Ñ FICAR SE MAXIMIZANDO POR CONTA DISSO ACREDITO QUE MUITOS QUE ESTÃO COM MENOS PONTOS QUE EU É PQ ASSIM COMO EU TRABALHA O DIA INTEIRO E SÓ ESTUDOU NAS HORAS VAGAS.QUERO UMA VAGA POREM QUERO PERDER OU GANHAR DE QUE REALMENTE ESTUDOU!!!!!!!!!!!!! QUERO E SEI QUE ENCONTRAREI VC QUE CRITICA OS MENOS FAVORECIDOS POREM SERA UMA PENA SABER QUE TEREI UM COLEGA USANDO A MESMA FARDA QUE EU E QUE TEM A MENTE COMO VC.

    ResponderExcluir
  5. O CONCURSO NÃO DEVE SER ANULADO, ATÉ PQ NÃO HOUVE FRAUDE,AS PESSOAS QUE ESTÃO QUERENDO SE DAR BEM..E QUEM FEZ UMA BOA PROVA?E QUEM ESTUDOU E SE DEU BEM?..VAMOS ESTUDAR MAIS E MELHORAR OS NOSSOS ARGUMENTOS!

    ResponderExcluir
  6. Anula a essa prova e pronto quem passa uma vez ira passar outra, porque estudou. A não ser que acertaram as as questões no " mamãe mandou"

    ResponderExcluir
  7. kakakaka e incrivel um pessoa dizer que fez 46 pontos e que a nulaçao tu e um brincante meu chapa querendo usar o nosso camarada...parabens pelo blog e sou contra...

    ResponderExcluir
  8. Quem estudou passa dinovo a não ser que acertouquestões no "mamãe mandou"

    ResponderExcluir
  9. 1º lugar parabens pelo seu blog ebnilson a tempos o acompanho vc ta de parabens
    caros colegas eu fz 33 p/ caxias....sei q sera um pouco dificil pq mim entrar....mais num só a favor da anulação ñ...é simples o fato....o ser humano ta apenas preucupado com seu desempenho individual....alguns realmente se sentem prejudicados + outros ou ate mesmo esses se tivesse tirado uma nota q fosse possivel a aprovação tenho certeza q estariam calados em relação a esse assunto pq o ser humano é assim mesmo num é pecado nenhum claro q isso é apenas uma opnião minha ñ to julgando ninguem....cheguei a esta conclusão converssando com varios amigos meus q tambem ñ gostaram dessa historia de fraude,mas se eles tivesse pontos p/ passar nem se importaria isso é realmente o pensamento de boa parte das pessoas....eu ñ fiz uma boa prova e mesmo q tenha havido fraude tenho certeza q aqueles q realmente estudaram ñ vão ser prejudicados...ate pq no brasil isso é um fato em quase todos os concursos...ñ é só no maranhão ....enfim se eu ñ passar a culpa é exclusimavente minha por ñ ter me esforçado o suficiente....relembro é apenas uma opnião

    ResponderExcluir
  10. Show de bola! Parabéns pela iniciativa. Acho que a integridadee a credibilidade da instituição e da Secretaria de Segurança estão em jogo. Como nos sentiremos seguros em relação ao concurso com tantas histórias que estão surgindo em relação à "tentativa" de fraude. A fraude ocorreu sim. Por via das dúvidas, uma organização coerente e de respeito anularia este concurso. Vamos acordar Maranhão!!!!! Os fiscais da minha sala não realizaram os procedimentos de forma correta, não repassaram segurança aos candidatos e nem as informações devidas. Este concurso foi uma vergonha. Tenho esta opnião, apesar de acreditar que tenho chances de passar para a segunda etapa. Que Deus nos ajude! Ebnilson, você não sabe a contribuição que você está dando para todos nós que prestamos este concurso. SUCESSO!

    ResponderExcluir
  11. Caros companheiros muito obrigado pelo reconhecimento. Faça tudo isso por vocês.

    Companheiro a enquete está no lado direito.

    ResponderExcluir
  12. Não vai ser anulado pq a FGV é de Sarney!! Pronto!!!

    ResponderExcluir
  13. vcs são uns brincates viu pedindo a anulação do curso anonimamente.... o cara falow que tirou 46 e quer a anulação... ata papai Noel existe tambem

    ResponderExcluir
  14. O que está se discutindo aqui não é favorecimento de A nem de B e sim a credibilidade do concurso e das instituições responsaveis pelo concurso, se ouve fraude tem que ser anulado independente se A fez uma pontuação boa ou não, o que as pessoa estão vendo é que ainda tem gente que foi favoressida com as mensagens de respostas da prova, lá em Pindaré é o que se mais fala, dizem que tem gente que até ja comemora por ter feito uma boa prova, agora me diz que garantia temos...

    ResponderExcluir
  15. TODOS DEVERIAM TER SENSO DE JUSTIÇÃO, SE TEVE FRAUDE TEM QUE SER ANULADO...

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos