segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Cúpula da Segurança do Maranhão


Na tarde de hoje(03/12) a cúpula da segurança pública esteve reunida em uma entrevista coletiva para imprensa. O objetivo era o posicionamento do governo com relação ao concurso na área da segurança pública que foi realizado neste final de semana(sábado e domingo).

De acordo com o Secretário, Aluísio  Mendes, a Secretária já havia feito trocas de informações do serviço de inteligência dos Estados, dando conta que aqui no Maranhão havia uma quadrilha especializada em fraude de concurso público. 

“ assim que nós tomamos conhecimento, através da troca de informações do serviço de inteligência de outros Estados que havia uma quadrilha aqui no Maranhão, já preparando uma fraude pro concurso na área de segurança pública. Nós desencadeamos essa operação e fizemos o acompanhamento dessa quadrilha durante esse período, em torno de 35 dias. E no decorrer dessa operação, algumas pessoas foram identificadas como mentores e beneficiários dessa fraude”, disse o Secretário Aluísio Mendes.

O Mento da fraude foi o senhor Antônio, funcionário do IFMA(Pindaré). De acordo com o Secretário Aluísio Mendes, a quadrilha usou dois Modus operandis para fraudar o concurso.
Antônio, o fraudador

Um deles consistia na adulteração no primeiro nome, inseria-se silabas ou pre-fixos simulando erros de digitação, para que os candidatos beneficiados pudessem ficar no mesmo ambiente de provas. Por exemplo: se o nome fosse Antônio, acrescentava-se alguma letra, como Iantôino, Ijosé, Imaria etc, sendo assim as pessoas ficariam no mesmo local de provas. Dessa forma, através de sinais ou gestos “rudimentares” e “primários” permanecia no mesmo recinto, disse o Secretário.

A outra maneira, ficaria por conta do fraudado Antônio que é um especialista em concurso público. Ele fazia sua prova e depois repassava através de mensagem de texto do celular para as pessoas beneficiadas, sendo assim o fraudador copiava o gabarito e repassa via SMS. Afirmou Aluísio Mendes.
objetos usados na fraude

sandália da fraude

O fraudador é um grande especialista em concurso público. Conforme o secretário o mesmo já passou em vários concursos e beneficiou muitas pessoas com sua fraude.

Vejam o currículo invejável do fraudador:

Concurso que ele foi aprovado:

IFMA-2006;
Prefeitura de Santa Luzia;
Banco do Brasil-2011;
Prefeitura de Garapé do Meio;
Prefeitura de Bom Jardim;
Prefeitura de São José de Ribamar;
Curso de Formações de Oficiais da PM-PA;
Correios-2008;
Correios-2011;
Banco do Nordeste do Brasil;
IFMA-2011;
CAEMA-2006;
Ministério da Fazenda-2008.

Para o concurso da PM, BM e PC os valores estimados seria  variados.

PM/BM-R$ 15.000,00;

Polícia Civil(investigador)-R$ 20.000,00.

O fraudador para despistar a polícia, fez o concurso na cidade de Caxias para não levantar suspeita, falsificou o nome. Em Caxias usou o nome de Samuel Fernandes de Carvalho.

 Porém a casa caíu e o serviço de inteligência da Polícia Civil conseguiu neutralizar a fraude.
Uma outra descoberta também da secretaria de segurança, dava conta que havia criminosos que pretendiam ingressar na força policial do Estado, através de parentes, ou seja, traficantes haviam colocado parentes para fazer o concurso. Tudo isso foi desarticulado pela Polícia Civil que está de parabéns junto com a Secretaria de Segurança pelo excelente trabalho.

Tanto o Secretario de Segurança, Aluísio Mendes, como o Secretário de Planejamento, Fábio Godim, garantiu que o concurso está mantido e preservado. 

“ Atentativa de fraude não se consumou”, disse Aluíso Mendes”.

“ Não houve vazamento das provas”, falou Fábio Godim.




A polícia conseguiu prender 27 pessoas, no qual há 11 pessoas presas na capital e mais 3 em Caxias, os demais serão inqueridos posteriormente. Entre os presos um Policial Militar, no qual já havíamos informado.

Portanto a todos os concurseiros  o concurso PM/BM está mantido. O gabarito está previsto para hoje anoite.

CB Ebnilson

16 comentários:

  1. para com isso pessoal aqui nao tem criança nao , todo mundo sabe que tem que ser cancelado...para de palhaçada sr secretaria, nois temos o nariz vermelho, mais e queimado do sol nao é porque nós somos palhaço nao.
    cacela logo que fica mais bonito pro senhor.

    ResponderExcluir
  2. EBNILSON, parabéns pelo excelente trabalho. Seu blog é ótimo e muito eficaz. Fico feliz ao saber que logo, possivelmente seremos colegas de trabalho (PM MA). Continue com este trabalho, em breve terei a honra de elaborar(desenvolver) um site para você (sem custos, é claro!)
    Att. Fábio Assunção
    (Estudante de Ciência da Computação e futuro PM.)

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo...com certeza teve fraude sim...isso é conversa furada...se fosse tão fácil assim, não entrava traficante no CFO da PMMA.

    ResponderExcluir
  4. Todos que agora querem o cancelamento desse concurso concerteza nao é pensando nos concurseiro em geral, mais sim no seu desempenho individual que nao deve ter sido dos melhores, a operaçao foi feita, o esquema foi descoberto...bola pra frente!

    ResponderExcluir
  5. lindo seu discurso na tv secretario, pena que esse negocio do concurso ser cancelado ou nao nao é vc que vai decidir primeiro porque nao estamos na ditadura militar.... e te garanto com todas as letras que vou fazer a denuncia amanha mesmo ao ministerio publico, e ele justamente com o poder judiciario é que vai decidir se o concurso vai ser cancelado ou nao.

    ResponderExcluir
  6. O SECRETÁRIO NÃO DEU NENHUMA GARANTIA QUE NÃO HOUVE FRAUDE NO CONCURSO. SE FALANDO EM TERMO DE MARANHÃO, COM CERTEZA HOUVE FRAUDE. ACHO QUE NÃO CABE AO SECRETÁRIO DECIDIR PELO CANCELAMENTO DO CONCURSO, MAS AO PODER JUDICIÁRIO.

    ResponderExcluir
  7. Tenho a certeza de que esses que querem que o concurso seje cancelado, acertaram menos pontos do que 30...
    Por isso que querem que seje cancelado!
    Nao estao pensando nos concurseiros, e sim, em seu desempenho individual!
    E antes de tudo, a pessoa pra comentar algo e dar sua opniao, tem que ter carater pra se identificar e nao comentar como "anonimo"!
    Entao Ebenilson, o concurso foi bom, apesar de eu ter feito apenas 30 pontos!
    E meus parabens pelo seu blog!

    ResponderExcluir
  8. Secretario cancele essen concurso o senhor esta jogando varios sonho no lixo seja honesto e realize outro

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Emanuel Vasconcelos:
    "Tenho a certeza de que esses que querem que o concurso seja cancelado, acertaram menos pontos do que 30...
    Por isso que querem que seja cancelado!
    Não estão pensando nos concurseiros, e sim, em seu desempenho individual!
    Eu e mais uns colegas estamos fazendo concurso para MÚSICOS, nós somos de Belém do Pará, haja visto que aqui não tem previsão de o concurso da PM ser em nossa área: MÚSICA. Então, pense o trabalho que tivemos em ir de Belém para São Luiz e o concurso ser cancelado. Não quero que alguém se sensibilize com nossa situação, porém, se fosse algum de vocês nessa situação, com certeza não queria que o concurso fosse cancelado, visto que o gasto e a distância seriam fatores determinantes.

    ResponderExcluir
  10. concordo com emanuel vasconselos
    estudei muito para esse concurso,achei uma porcaria a prova de portugues,mas meu amigo se voce estudou vc teria um senso critico o suficiente para interpretar questões como aquelas,claro que descordei de umas quatro questões do gabarito que seria a do excel a do vetor de matematica pq ñ foi pedido pedido no edital e umas duas de portugues, mas ja falei com meus professores e eles ja prepararam um recurso contra elas,eu fiz 45 pontos p/ são joão dos patos foi muito menos do que eu esperava devido ao nervosismo,o que é normal mais foi um bom resultado...e esses que querem tanto a anulação do concurso estão sim pensando somente no seu desepenho pessoal ñ estou criticando ninguem é apenas uma opnião de um cara que ficou 2 anos na lizera ouvindo criticas direto por estudar para um concurso que num saia nunca e pegando dinheiro imprestado p/ pagar cursinho eu sou aluno tamandaré e ñ concordo com a anulação do conurso...VALEW FLAVIO,WILFRED,EDÉSIO,SUCUPIRA,JUNIOR ALENCAR J.MENOR,RODSON E OCCEANS VCS SÃO FODA MESMO

    ResponderExcluir
  11. Pó galera vamos revindicar!!!!!
    queremos novo concurso.
    vamos entrar com um pedido de anulação processo no Ministério Publico botar na Imprensa.

    ResponderExcluir
  12. gente queria dizer que não fiz boa pontuação,mas porque fui desatenta,sei que estudei e tinha um senso critico de que dava pra responder a prova.
    por isso agradeço os professores do tamandaré e ao aluno que comentou sobre o senso critico dos outros alunos.valeu!!!
    eu acho que fumei cheiro verde antes de fazer a prova.

    ResponderExcluir
  13. ebnilson, vc como frente desse blog poderia nos ajudar a colocar na cabeça do pessoal de frente desse concuso, que não somos crianças.
    ta na cara que essa prova tem ser anulada, estão sendo prejudicadas tanto as pessoas que se acharam bem na prova quanto os que acham que foram mal.
    para as pessoas que foram mal, oq que mas prejudicou foi a mal elaboração dessa prova, coisas que não ta no edital e que estão na prova.

    ResponderExcluir
  14. vocês representantes do governo, estão passando muita vergonha perante o Brasil.
    todo concurso com a confirmação de fraude tem que ser anulado, não que anule o concurso, mas que seje pelo menos a prova.
    vamos lá, vocês que representam a segurança do estado tem que mostrar que o maranhão também é um estado de boa política em relação aos outros.
    O enem sempre é anulado com esse tipo de situação, e mas uma vez eu repito: muitas pessoas estão sendo prejudicadas com essas fraudes, e só vocês podem mudar sse quadro. essa reunião de vocês na cúpula não deu em nada e ta na hora anular essa prova, pelo menos pra todos verem que vocês fizeram sua parte.

    ResponderExcluir
  15. senhores representantes de segurança do estado do maranhão, sua visões nos demais estados está péssima, essa fraude ta acabando com as reputações de vcs, sem dúvida a única saída é a anulação da prova, assim é feita nos processos do enem e em demais processos.
    a segurança do maranhão é um a das piores do Brasil, e quem vai representar nossa segurança vai ser os fraudadores, vcs acham iso certo?
    vamos pensar melhor nessa cúpula e colocar os pingos nos isis, rumo à anulação da prova.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos