quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A tentativa de fraude no concurso público para a área de segurança, realizado no último final de semana, deixou as pessoas que participaram do certame bastante preocupadas e insatisfeitas. Primeiro, por conta da tentativa de fraude e, segundo, pela não anulação das provas já que os gabaritos foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso. Muitos dos concurseiros se dedicaram e aumentaram a rotina de estudos na expectativa de conquistar uma das 2.379 vagas das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros.

O estudante Antônio José Azevedo, 17 anos, foi umas das pessoas. Este é o segundo concurso que Antônio Azevedo faz em 2012. O primeiro foi o da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e, segundo ele, não teve problemas como, por exemplo, tentativas de fraudes. Caracterizou essa situação como verdadeira falta de vergonha porque, assim como ele, outras pessoas estavam se preparando por muito tempo para enfim prestar o concurso. "Isso passa uma imagem de desorganização, pois as pessoas passam a ficar desconfiadas em realizar outros concursos, mas eu particularmente não fico com receio; nada disse irá me desestimular", contou o rapaz que se preparou por cerca de três meses para o concurso da polícia e continua estudando, mas desta vez para prestar o concurso do Banco do Brasil, que estar prestes a ser realizado. Antônio Azevedo tinha aula três vezes na semana em cursinho preparatório de 7h ao meio dia. Nos finais de semana, as aulas eram redobradas, pois começavam às 7h da manhã e iam até quase às 22h. Além disso, as horas estudadas em casa contam muito também, "muitos se dedicam bastante para prestar concursos com desejo de passar e daí somos surpreendidos como situações desse tipo, é lamentável", contou o adolescente.

Outra pessoa que também está bastante revoltada com a tentativa de fraude é Hagamenon Bezerra Barroso Neto, 23 anos, embora tenha sabido da má notícia só na manhã de ontem. Ele fez a prova para a Polícia Militar pela manhã e para a Polícia Civil no período da tarde. "Cheguei em casa muito cansado da rotina que estava levando e da realização das duas provas; eu dormi, no dia seguinte fui trabalhar pela manhã e à tarde fui pra UFMA e só soube da tentativa de fraude [ontem pela manhã] no cursinho pelo professor", contou Hagamenon que também é aluno do curso de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para ele é preciso que haja um controle maior por conta da banca responsável pela realização do concurso. "Nós, alunos, sempre fazemos investimentos nos estudos, então uma situação como essa é lamentável", disse. O estudante universitário nesse período se matriculou em apenas uma disciplina da universidade para se dedicar integralmente aos estudos relacionados ao concurso. "Por isso me revolto mais ainda; pagamos muito caro pelos cursos preparatórios, isso porque realmente queremos passar em todas as etapas das provas e ter finalmente uma mudança de vida, mas não é isso que acontece", ressaltou. Ele sinceramente espera que as provas sejam anuladas, pois está triste com o esquema apesar de saber que possui fraude na maioria dos concursos brasileiros, "a diferença é que uns são mais visíveis que os outros".

PROFESSOR
Proprietário as três unidades do curso Wellington, Carlos Wellington de Castro Bezerra também falou com a reportagem sobre a tentativa de fraude. Para ele é preciso que não seja feito nenhum tipo de prejulgamento nesse momento, que é bastante delicado. "Devemos aguardar as investigações e definição da Secretaria de Segurança do estado", explica. Para ele o número de pessoas envolvidas no esquema é surpreendente. "É preciso também ter atenção redobrada para não prejudicar o resultado final do concurso e nem a credibilidade daqueles que se dedicaram meses".

Disse ainda que a repercussão dos alunos no curso não é muito boa. O gabarito já saiu e há aqueles que fizeram uma boa prova e não querem a anulação das provas, mas há aqueles que não se saíram bem e já querem que o concurso seja anulado, no entanto, é muito relativo. "É inadmissível que os candidatos que pretendem entrar na polícia ajam dessa forma, ou seja, passem por meio de fraudes; fico imaginando o que eles devem fazer depois que estiverem dentro da academia. É preciso que todas etapas sejam feitas com muito cuidado para não prejudicar pessoas que não tem nada com isso", disse Wellington.

OAB-MA
Em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maranhão, a reportagem foi informada de que ainda não tomaram posição sobre o caso, mas o presidente da comissão de exame da OAB contou que em casos desse tipo, o procedimento correto é precisamente o adotado pela Secretaria de Segurança, ou seja, instaurar inquérito para identificar todos os possíveis envolvidos na prática das condutas potencialmente criminosas identificadas para que sejam processados criminalmente, principalmente agora que a conduta de violar de forma fraudulenta o sigilo das informações de concursos públicos foi incluída expressamente no Código Penal pela Lei nº 12.550/2011.

"Em princípio, sendo a anulação de concurso público uma medida de caráter excepcional, só se justifica a sua decretação diante de uma grave violação aos princípios fundamentais do concurso público, como a impessoalidade e a isonomia entre os candidatos", explicou o advogado. Ainda ressaltou que se considerando que houve a oportuna identificação dos responsáveis pela fraude e seus beneficiários, a avaliação de que a decretação da nulidade não se afigura necessária parece acertada.

Fonte: http://www.oimparcial.com.br

20 comentários:

  1. Cadê a relação atualizada das postagens das notas da prova da pm

    ResponderExcluir
  2. Em relação a manifestação que aconteceria hoje, você tem alguma informação?

    ResponderExcluir
  3. CARO EBNILSON EU CONCORRI PARA AÇAILANDIA E ACERTEI 34 QUESTÕES, GOSTARIA DE SABER SE TENHO CHANCE EM SER CHAMADO PARA A SEGUNDA ETAPA? OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza tem muito mais gente envolvida nessa fraude, acho que foi divulgada apenas uma parte dessa armação, e provalvemente muitos saíram beneficiados e nem serão descobertos. Li que a maioria que pagou pelo serviço, eram traficantes tentando entrar na pc,aí da pra imaginar como as coisas vão ficar e em que mãos a nossa segurança vai estar.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza tem muito mais gente envolvida nessa fraude, acho que foi divulgada apenas uma parte dessa armação, e provalvemente muitos saíram beneficiados e nem serão descobertos. Li que a maioria que pagou pelo serviço, eram traficantes tentando entrar na pc,aí da pra imaginar como as coisas vão ficar e em que mãos a nossa segurança vai estar.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza tem muito mais gente envolvida nessa fraude, acho que foi divulgada apenas uma parte dessa armação, e provalvemente muitos saíram beneficiados e nem serão descobertos. Li que a maioria que pagou pelo serviço, eram traficantes tentando entrar na pc,aí da pra imaginar como as coisas vão ficar e em que mãos a nossa segurança vai estar.

    ResponderExcluir
  7. Com certeza tem muito mais gente envolvida nessa fraude, acho que foi divulgada apenas uma parte dessa armação, e provalvemente muitos saíram beneficiados e nem serão descobertos. Li que a maioria que pagou pelo serviço, eram traficantes tentando entrar na pc,aí da pra imaginar como as coisas vão ficar e em que mãos a nossa segurança vai estar.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza tem muito mais gente envolvida nessa fraude, acho que foi divulgada apenas uma parte dessa armação, e provalvemente muitos saíram beneficiados e nem serão descobertos. Li que a maioria que pagou pelo serviço, eram traficantes tentando entrar na pc,aí da pra imaginar como as coisas vão ficar e em que mãos a nossa segurança vai estar.

    ResponderExcluir
  9. Quero saber algo sobre a manisfestação q acontecera hoje....
    Moro em Pindaré, e sei de pessoas que foram benefiadas, inclusive já comemoram. É absurdo q o governo tente dizer que não houve fraude, mas a verdade é que SIM, q o Antonio conseguiu mais uma vez burlar a segurança, foi preso depois e passar o gabarito,já retornando a sua cidade.Então, é inacrditável que esse concurso seja válido, que segurança teremos com esses Policiais ?

    ResponderExcluir
  10. Marks.
    Gostaria que as autoridades competentes tomassem medidas cabíveis para com este acontecimento com esse certame que aconteceu no último fim de semana;eu fui um dos prejudicados e concertesa não foi só eu.Gostaria de uma atenção especial para este caso que é sério....

    ResponderExcluir
  11. danhy

    Será que a concorrencia das mulheres será contra mulheres? Se com 28 pontos tenho possibilidade de ser classificada para TAF.

    ResponderExcluir
  12. será que com 28 pontos tenho a possibilidade de ser classificada para TAF

    ResponderExcluir
  13. DEVE HAVER A ANULAÇÃO! COMO VAMOS SABER QUEM REALMENTE ESTAVA ENVOLVIDO? O NUMERO CERTO DE PESSOAS QUE ESTAVAM FRALDANDO NO DIA DA PROVA E QUE COM CERTEZA VAI SAIR BENEFICIADO COM ISSO!!! O GOVERNO NÃO QUER GASTAR POR ISSO NAO QUER ANULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  14. Apesar de anunciarem que não houve fraude, aí está a prova... O Gabarito vasou sim, com código que após decifrados pela própria quadrilha, contabilisou 34 acertos, sendo este o do grupo de Wemerson, já o do Antonio obteve todas as questões, por isso o motivo de algumas comemorações na cidade de Pindaré Mirim e Santa Inês. O chefe da quadrilha (Antonio) terminou a prova em tempo recorde, em aproximadamente uma hora, dando tempo o suficiente para enviar o gabarito aos seus comparsas, sendo detido somente após o feito, já voltando as sua cidade.

    ResponderExcluir
  15. A que em Imperatriz eu vir boatos q teve fraude tnbem, aff devia ser anulada essa prova. Poxa teve muita gente q estudo bastante, aiii acontece isso e foda d mais isso. Tô aq PUTO de raiva.

    ResponderExcluir
  16. Tem que ser anulada, todos ja sabemos q houve fraude. O governo do maranhão tem q fazer alguma coisa para anular esse concurso em nome de todos que estudaram e ate pagaram cursos preparatorios, e não é justo que esses que se beneficiaram da fraude sem se quer ter estudado passem... TIMON tem pessoas que tambem participaram e que um dia depois das provas ja estavam comemorando.

    ResponderExcluir
  17. o governo sabe que estamos todos incoformados com essa situação muitos que estudaram, passaram noites em claro e que querem uma estabilidade na sua vida querem que a justiça seja feita...

    ResponderExcluir
  18. DEIXEI MEU EMPREGO PRA ESTUDAR PESADO PRA ESSE CONCURSO E NO FINAL Ñ PODEREI CONTAR COM UMA VAGA POR QUE NOSSOS REPRESENTANTES AINDA FALAM QUE Ñ SERA ANULADO O CONCURSO POR TENTATIVA DE FRAUDE...........TENTATIVA!!!!!!!!!!! QUE PROVA AINDA É PRECISO?????????
    FUI LESADA E Ñ ESTOU NADA CONTENTE COM ISSO.
    OU GOVERNADORA CADÊ VC???????????? SÓ PQ Ñ É ANO DE ELEIÇÃO OS CONCURSISTAS QUE REALMENTE ESTUDARAM FICARAM ASSIM.........QUEREMOS E ESPERAMOS UMA ATITUDE,FOI PRA ISSO QUE VOTAMOS EM VC..........QUEREMOS RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  19. ISSO AÍ É BRINCADEIRA RAPAZ... NÓS AQUI SE MATANDO DE ESTUDAR E ESSES VAGABUNDOS COMPRANDO PROVA... TEM É QUE ANULAR MESMO ESSA PROVA...

    ResponderExcluir
  20. E AÍ GALERA, O QUE FOI QUE DEU NESSA MARMELADA TODA?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos