sexta-feira, 25 de outubro de 2013


A Comissão dos militares reorganizada novamente(militares e dep. Zé Carlos


Na manhã de quinta-feira (24/10), no gabinete do deputado estadual Zé Carlos, na Assembléia Legislativa. As lideranças militares da capital reuniram-se com o parlamentar para tratar de assuntos pertinentes a categoria.

O parlamentar, goza de um grande prestígio entre os policiais e bombeiros militares do Maranhão, principalmente por ter um papel relevante na greve da PM/BM 2011. O nobre deputado protagonizou e incorporou o espírito da caserna durante todo o período que antecedeu, durante e posterior à greve.
Um olhar para o futuro

 O papel, dele foi de um grande articulador e intermediador entre governo e militares, apesar de hoje não mais pertencer a Comissão de Segurança da AL, os militares sempre o vê como elo de ligação.

Na reunião estavam presentes, o Major Amaral(Associação dos oficiais do Corpo de Bombeiros), Sgt Aquino(Associação dos Policiais e Bombeiros), Sgt Jean Marry(Associação dos Bombeiros da Capital), Sgt Nascimento, Cb Mendes e Cb Mendonça (ASSEPMMA-Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão).
Dep. Zé Carlos articulando metas
A reunião teve intuito de construir uma pauta para serem discutidas na Comissão de Segurança, para que seja aberta novamente uma rodada de negociação com o governo.
Entres as pautas estão:

1)    Mudança na Lei de Promoção;
2)    Revogação da Lei Complementar 73/204, no seu artigo 22, que trata da permanência de 5 anos na função.
3)    Correção da Lei 9663, que trata da Compra da Folga;
4)    Reestruturação da Mesa Paritária;
5)    LOB dos Bombeiros;
6)    Código de Ética;
7)    Jornada de Trabalho.

Todos foram unânime em reafirmar que o único caminho é o do dialogo e o da negociação.
Associação dos Bombeiros e Policiais no planejamento

O que se pode notar é que a Comissão que protagonizou a greve PM/BM em 2011 retomou os rumos novamente. Não há dúvida que somente com a união realmente de todos é que podemos avançar nas negociações, se falharem já sabemos o caminho.

A união de todos é uma questão de sobrevivência do movimento, não adiante atitudes isoladas, individuais e nem tão pouco promoção pessoal.

Aqui lutamos em prol de todos e do coletivo e não dos interesses mesquinhos, eleitoreiros e individuais.

Acreditamos que o caminho correto é o do fortalecimento da categoria, através do entendimento entre as entidades que são pessoas legitimas para representar os militares. Comportamentos isolados e atitudes individuais não prevalecerão.

Não se vence uma guerra sozinho. Para que tenhamos a vitória faz-se necessário abdicarmos de nossos egoísmos e individualismo em prol da maioria e da coletividade.

As entidades estão cumprindo seu papel enquanto representantes legais, dizer que  elas não os representas é pura falácia de quem luta em causa própria e só pensando nos seus interesses pessoais.

Estaremos torcendo para que as entidades militares possam realmente cumprir o seu dever de representar essa classe tão sofrida.

Não é o fim, mais o recomeço das lutas.





7 comentários:

  1. FIZEMOS UMA GREVE PARA AUMENTAR SALÁRIO DE OFICIAL.

    KD AS 40HSEMANAIS.

    KD AS PROMOÇÕES; EU SOU SD COM 22 ANOS DE PMMA, ENQUANTO QUALQUER OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ É CAP OU MAJ.

    KD O ESCALONAMENTO VERTICAL; O SD TEVE UM AUMENTO DE 300 REAIS EM 03 ANOS, ENQUANTO O CEL TEVE UM AUMENTO DE 3.500 EM 03 ANOS, FOI QUASE IGUAL?????

    KD A COMPRA DO SERVIÇO NA SEGUNDA FOLGA POR 10 REAIS; NO INTERIOR O PM TRABALHA 48H PARA FOLGA 24, PARA SER FELIZ...

    KD OS CENTRO DE APOIO DE SAÚDE (CAPS) AOS PMS COM PROBLEMA DE ALCOOLISMO, QUÍMICO, DEPRESSIVO E SUICÍDIO; AQUI NO INTERIOR QUANDO PM CHEGA COM UM PROBLEMA DESSE O REMÉDIO Q ELE GANHA É A CADEIA OU A PERSEGUIÇÃO.

    KD A CAUTELA DAS PISTOLA PT1OO Q O MA GANHOU DO ESTADO DE SP; NO INTERIOR SÓ QUEM CAUTELA PISTOLA É OFICIAL.

    ResponderExcluir
  2. PMS X GOV MA.


    Dois anos após realizarem uma greve por melhores salários e condições de trabalho, os policiais militares decidiram após reunião ocorrida ontem na sede da Fetaema fazer uma passeata em protesto contra a situação vivida pelos PM´s maranhenses que alegam não terem o suporte suficiente para combater a criminalidade.

    Os PM´s deliberaram pela realização de uma passeata no dia 29 de outubro s, a partir das 15 horas, saindo da Praça da Bíblia com destino ao Palácio dos Leões, onde pretendem entregar à governadora Roseana Sarney uma pauta de reivindicações cobrando melhores condições de trabalho e mais investimentos na corporação .

    Mais de 200 pm´s participaram da reunião, onde foram relatadas as situações cotidianas enfrentadas pelos polícias militares. Este ano quatro PM´s foram assassinatos e existe um clima de insatisfação dos policiais com as atuais condições de trabalho. Em entrevista ao programa Comando da Noite, na Rádio Voz do Maranhão online, Cabo Campos, um dos líderes dos policiais, disse que a categoria não está satisfeita com o tratamento que tem recebido do governo.

    “O governo não cumpriu com promessas acertadas durante a greve de 2011. Estamos reivindicando a Lei de Promoções, a questão da carga horária e implantação do Código de Ética, em substituição ao RDE. Além disso, vamos requerer a cautela de armas para o policial. Hoje, depois do trabalho, o PM é obrigado a deixar a arma no quartel, voltando pra casa, desarmado, correndo riscos, pois não tem porte de arma. Além disso, sabemos que existem 4.600 pistolas, doadas pelo governo de São Paulo, que estão ficando obsoletas, por falta de uso”, disse Campos.

    Questionado pelo jornalista Gilberto Lima apresentador do programa “Comando da Noite” sobre os ‘bicos’, atividades desenvolvidas por muitos policiais quando estão de folga, Campos disse que isso é uma necessidade, diante da baixa remuneração que não é suficiente para cobrir as despesas com a família.Os policiais vão solicitar que a mesma comissão que visitou os presídios e constatou péssimas condições de funcionamento, visite, também, os quartéis da PM para verificar as condições que são oferecidas aos policiais.

    O cabo Campos lembrou que, em São Paulo, quando um PM é assassinado, a família recebe até R$ 200 mil de indenização. Enquanto no Maranhão, a família passa até três meses para começar a receber o valor da pensão. Na manhã de terça-feira, antes da caminhada, lideranças dos PM’s vão entregar a pauta de reivindicações ao Ministério Público, Tribunal de Justiça, Procuradoria Geral de Justiça e Assembleia Legislativa.

    Questionado sobre possíveis retaliações por parte do Comando da PM e da Secretaria de Segurança, Campos mostrou que os policiais estão determinados. “Sabemos que isso pode acontecer, mas a flecha foi lançada. Não vamos recuar diante de qualquer ameaça”, finalizou Campos.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma vez do mesmo!

    A reunião de hj com o Sec. Fábio Gondin foi cancelada em virtude do encontro, promissor, de Militares que ocorreu ontem na Praça da Bíblia.
    Esses encontros com Deputados que são historicamente reconhecidos como "Reis do Migué" não surtirão efeito algum. Isso é uma certeza de lhes digo!

    Senhores(as), eu só conheço uma categoria que teve seu pedido agraciado pelo Estado sem luta: OS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO, com o recente 11,98 % de reajuste. Digam-me outra categoria de servidores que obteve sucesso em seus pleitos junto ao governo sem LUTA?

    Com a palavra, os Militares.

    ResponderExcluir
  4. eu deixo uma pergunta no ar, porque ao invés desse blablablá não vamos direto ao que interessa( ESCALONAMENTO, URV ,21%) o resto e utopia , essa e a minha humilde opinião...

    ResponderExcluir
  5. Com a aproximação do período eleitoral começaram a aparecer os grandes interessados pelas causas da coorporaçao militar do Maranhão.A pergunta q não quer calar é a seguinte:onde estavam essas autoridades quando os militares estavam nas ruas ameaçados e coagidos por esse governo injusto e desumano.
    Uma vez que todos eles fazem parte do governo.nao poderiam ter se manifestado oportunamente em favor dos policiais?se liguem pessoal temos uma forma de da o troco a esses espertalhões demos as Costas a eles também...

    ResponderExcluir
  6. Meu Compadre , se a PM e BM não parar em todo o país nada vai acontecer, precisamos mostrar o nosso valor e a nossa responsabilidade com a sociedade, Temos que : Dar um Impacto para a sociedade e Governantes. Companheiro Ebenilson não tenha medo de publicar o que os nossos PM e BM , querem escrever , seu blog é um porta voz do militar do MA. Força Sempre.

    ResponderExcluir
  7. PM NO INTERIOR SEM INCENTIVO, RDE O FLAGELO DA PM

    o pm no interior é um escravo da pmma, vez por outra surge determinação do cmt, 30 dias em tal cidade e pronto, sem levar em conta a vida pessoal do militar se ele tem familia ou não, o pm é obrigado a ir sem reclamar é claro, é por isso q na pmma, ta cheio d pm "dando uma de doido" "adoecendo" indo pra junta, outros se tornam alcoólicos, outros são "alterados" ou pior outros pula pro "outro lado", no interior é assim o "ilustre cmt" o "gênio" pra agradar o prefeito é claro já q todo mês ele recebe seus "agrados" inventa essa d 30 dias e quem se lasca é o pobre soldado, q deixa mulher, filhos pequenos, familia e parte, deixando muitas vezes sua cidade sem nenhum policial, é por isso q não querem acabar com esse tal RDE, um flagelo muito usado na época da ditadura militar, ou seja é um cabresto na vida do pobre soldado, enquanto esses oficiais com mentes atrasadas do tempo q quem tinha uma "bileira", era rico,q nunca estudaram, entraram na pm pela janela, enquanto essa raça existir na pm vão lutar pra não acabarem seu unico meio de controlar os praças, cabe a essa nova geração de pm acabar com esses resquícios da ditadura, ABAIXO O RDE, INSTRUMENTO DE HUMILHAÇÃO DO PRAÇA. a escala aki é 48/24 e pronto quem é q quer vim pro interior, NINGUEM'!!!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos