quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Militares em Bacabal(foto-Facebook Marcos Nascimento)

Companheiros Bom dia,

Carta de Bacabal aos PM’s e BM’s do Maranhão



Policiais e Bombeiros militares do Estado do Maranhão se reuniram na cidade Bacabal - Maranhão no dia 14 de outubro de 2013 com o objetivo de discutir os problemas e os desafios que afligem o segmento. A iniciativa deste encontro foi originalizado pelas representações presentes na última estada em Brasília (informativo I) que lutava pela criação do Piso Salarial Nacional e Fundo de Desenvolvimento de Segurança Pública. Teve-se a compreensão que para o sucesso desse empreendimento todos deveriam participar. Portanto, clama-se pelo abandono das paixões, simpatias e desavenças anteriores e proclama esta iniciativa não como de autoria e construção “individual” e sim “coletiva”, de todos os PM’s e BM’s compromissados com o seu juramento e com os irmãos de farda. Com o (re)começo da luta pelos ideais e práticas, com o sonho de melhores dias para os profissionais da segurança pública do Maranhão. Com esse direcionamento convidou-se as Associações e lideranças para participarem do evento.
Entidades em foco

No início da reunião foi construído e proposto a seguinte pauta: I - Apresentação das Entidades Presentes ao Evento, relatando seu histórico, forma de organização, atividades, etc.; II Discutir a Conjuntura Estatual: Problemas e Perspectivas para organização dos militares maranhenses; III – Propostas e Encaminhamentos; e IV – Informes e outros. Após formada a mesa a Associação anfitriã  fez sua apresentação seguida pela Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão – ASSEPMMA PM/BM; Associação dos Policiais de Timon – ASPOM, Associação dos Militares Ativos e Inativos de Caxias AMAIC PM/BM; Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão – AOCBMMA.

Dando continuidade aos pontos propostos na pauta foi diagnosticado que para a mudança do cenário de sensação de desorganização, em alguns casos, ausência de coesão entre os militares e suas entidades representativas, em outros, da falta de atuação na luta pela coletividade ou inexistência de representantes em algumas localidades, devemos estreitar as relações e melhorar a comunicação com a finalidade de unir e criar metodologias que possibilitem a articulação e mobilização da categoria em prol dos reais interesses da família militar. Contudo, para atingirmos nossos objetivos deveremos firmar compromisso entre todas as representações das associações dos militares do Maranhão e lideranças compromissados com os ideais expostos no primeiro parágrafo. E, de forma planejada, organizada possamos definir uma pauta única de reinvindicação. Com união, coesão e foco, conquistaremos nossos direitos que de longe vem sendo lesados.
Associação de Bacabal

Como proposta de ação e encaminhou-se que a atuação dos PM’s e BM’s no cenário nacional deve ser suspensa para que possa centrar esforços no fortalecimento das bases. Para tanto devemos criar uma Liga de Associações do Maranhão – LIAMA; Desenvolver mecanismos de comunicação (blog, site, e-mail, informativo, jornal, revista) efetivos, independentes e de circulação estadual, que possam cumprir com o seu papel de informar as atividades, denunciar os abusos sem temer retaliações; Construir um grupo de trabalho que desenvolva uma proposta de reestruturação dos representantes dos militares na Comissão Paritária, definindo o regimento interno, as competências dos membros e prazos de efetivação das propostas. O encontro proporcionou aos militares presentes troca de informações de como melhorar as condições de trabalho e em síntese foram elencados as seguintes necessidades dos policiais de Bacabal: Cobrar das autoridades competentes resposta da morte do SD Osvaldo de Bacabal, Passagem e diárias quando dos translado tidos como serviço (junta médica, outros). (Complemento do F Gomes).

Dos resultados obtidos com o Encontro de Bacabal, conclui-se que outros encontros devem ser realizados com brevidade e de preferência em outras cidades do interior do Estado para que possamos estar incluindo e acolhendo suas demandas. Que as propostas nesta carta devem ser levadas ao conhecimento das Associações e lideranças convidadas que não puderam estar presentes e estender a outros ainda não contatadas, para se desejarem, possam referendar. Bem como, as autoridades a serem intimadas a prestar esclarecimentos e providências. Entretanto, para não sofrer processo de descontinuidade, os presentes responsabilizam dar segmento aos encaminhamentos deste documento. Enfim, onde há vontade a um caminho, onde há boa vontade há vários caminhos, com organização, informação, planejamento, sem finalidade de manipulação e prevalecendo os interesses coletivos, seremos exitosos neste empreendimento, conquistando os objetivos a que nos propomos.


Cabo BM Josimar de Oliveira Mendonça

Coordenador Administrativo da Diretoria Executiva da ASSEPMMA

Coordenador de Assuntos Políticos e Institucionais da AMAIC PM/BM – Caxias

 AMAIC PM/BM - Caxias, ASPOM – Timon, ASSEPMMA, AOCBMMA – São Luis.

Bacabal-Ma, 14 de outubro de 2013.

Um comentário:

  1. por que as associações que lutava em brasilia? a luta acabou?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos