terça-feira, 20 de novembro de 2012


Redução da hierarquia pode tornar PM mais ágil, diz estudo

http://www.bombeiros.pe.gov.br

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - Estudo  realizado pela Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas (Amae) indica que a redução à metade dos atuais 12 graus hierárquicos da Polícia Militar dos estados representaria um choque de agilidade para a corporação, com benefícios para os governos e os policiais.

O presidente da Amae, tenente Melquisedec Nascimento, afirmou hoje (9) à Agência Brasil que a sugestão para diminuir graus na hierarquia da PM não é novidade. Ele disse que, no caso da Bahia, por exemplo, não existe o grau de  segundo tenente, vigorando apenas o de primeiro.


Já os principais Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, os policiais “são avessos à reforma por uma questão histórica, uma vez que a PM mantém os graus hierárquicos iguais aos do Exército”, explicou.

 Nascimento afirmou, entretanto, que a redução dos graus hierárquicos apresenta como vantagens o fato de diminuir a burocracia e facilitar o reajuste salarial. “Então, quando você reduz os cargos, você enxuga a administração. Dá um choque de agilidade. O segundo ponto é que  facilita a obtenção de reajuste salarial. Com uma máquina enxuta, até a concessão de aumento salarialé facilitada”, esclareceu. 

 O militar observou, ainda, que a reforma sugerida pela Amae independe de revisão constitucional, na medida em que existe um instrumento legal - o decreto-lei 2.106, de 6 de fevereiro de 1984 - que  alterou o decreto-lei 667, de 2 de julho de 1969, que dá aos governadores essa prerrogativa.

“Os estados e o Distrito Federal poderão, se convier às respectivas Polícias Militares, suprimir na escala hierárquica um ou mais postos ou graduações das previstas neste artigo”, diz a lei no artigo 8.( Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br)

UMA ANÁLISE

A supressão da hierarquia está previsto em lei através do decreto acima exposto, só depende de um ato do executivo.

No ano de 2011 em um seminário realizado com a cúpula da Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa, com o Secretário de Segurança e os militares foi debatida essa temática, porem rejeitada pelo governo.

O Secretário havia dito que o modelo da Bahia não havia dado certo, na ocasião tivemos uma fala na defesa da supressão da hierarquia na Polícia do Tocantins.

Falávamos para todos que o modelo da PM-TO tinha mais de 10 anos em funcionamento desde que a lei foi posta em vigor. Explicamos que por lá o modelo deu certo e por que não se poderia implantar por aqui a título de teste.

Na PM-TO servimos por lá três anos de 1998 a 2000, quando a lei foi aprovada estávamos ainda por lá. 

No Tocantins foi suprimida os graus hierárquicos de Sargentos e Tenentes, ou seja, na PM-TO só existe a figura de sargento(1º SGT) e Tenente(1º Tenente), com isso a PM de lá deu um salto muito grande nas questões das promoções.

Ontem o 1º SGT Silvino da PM-TO entrou em contato conosco. O sargento Silvino, é um dos nossos companheiros de curso do CFAP da PM-TO de 1998, fomos companheiros de pelotão no CFSD, no primeiro do CFAP da PM-TO. Fomos lotados na 4ª Cia de Araguatins-TO, a pelo menos 100 km de Imperatriz.

Já havia mais de 10 anos que não nos falávamos em virtude de desde quando saímos da PM-TO não retornamos mais por lá. O irmã de farda nos encontrou pelo Blog, graça a Deus que já chegou também na PM-TO.

Pois bem, quando conversávamos com o mesmo, perguntei qual a sua situação dentro da caserna, se ele era sd, cb ou SGT. Para minha surpresa ele falou era 1º Sargento, ou seja, depois de 11 anos de PM-MA ainda sou Cabo enquanto o militar pelo beneficio da supressão da hierarquia já está no penúltimo grau das praças. Ele nos informou também que todos os nossos companheiros de turma são primeirão (1º SGT).

Contei esse exemplo para chamar atenção que é possível quando se quer mudar essa triste realidade das promoções das praças. Como disse o  presidente da Amae, tenente Melquisedec Nascimento: 

 “ A redução dos graus hierárquicos apresenta como vantagens o fato de diminuir a burocracia e facilitar o reajuste salarial. “Então, quando você reduz os cargos, você enxuga a administração. Dá um choque de agilidade. O segundo ponto é que  facilita a obtenção de reajuste salarial. Com uma máquina enxuta, até a concessão de aumento salarial é facilitada”

No texto se observa claramente que as PM,s do RJ e SP não aceitam devido as questões históricas e sua ligação com o exército

“Já os principais Estados, como Rio de Janeiro e São Paulo, os policiais “são avessos à reforma por uma questão histórica, uma vez que a PM mantém os graus hierárquicos iguais aos do Exército”.

Pude perceber que as Corporações do Maranhão não estão longe desse entendimento, principalmente quando a proposta fora negada.

É preciso se rever os conceitos e abandonar os velhos paradigmas, por que as instituições militares do Estado precisam avançar e modernizar que seja no campo burocrático ou ideológico.

Com a supressão dos graus hierárquicos a tendência é melhorar e desafogar as promoções. Dessa forma, todos saem ganhando oficiais e praças. Mas enquanto as mentalidades estiverem arraigadas nos velhos paradigmas a situação infelizmente continuará como está. Promoções abarrotadas, militares com mais de 20 anos na mesma graduação, oficiais  e praças que já estão indo para reserva sem nenhuma perspectiva.

A supressão da hierarquia é uma boa saída para minimizar a situação.

CB Ebnilson



5 comentários:

  1. ONDE VAMOS PARAR ??

    ALÉM DISSO EXISTE CONSIDERAÇÕES IMPORTANTÍSSIMAS QUE DEVEMOS NOTAR ... O ESCALONAMENTO DO MARANHÃO ESTA TOTALMENTE ERRADO, ALÉM DE JÁ TERMOS CAÍDO DE 7 ª PRA 16 ª POLICIA , BREVEMENTE SEREMOS A ÚLTIMA EM SALARIO : UM 1 º SARGENTO NO ESTADO DO TOCANTINS GANHA APROXIMADAMENTE R$ 5.000,00 E UM SOLDADO R$ 3.058,00, FORA AS OUTRAS GARANTIAS ; JÁ AQUI ??

    É REVOLTANTE O SUCATEAMENTO DESSE ESTADO COM MAIS DE 500 ANOS DE EXISTÊNCIA ;ENQUANTO NOSSO VIZINHO FOI CRIANDO APENAS EM 1988 , SOMENTE 24 ANOS DE EMANCIPAÇÃO ( NÃO TEM UM ÚNICO LITORAL, NÃO CHOVE COMO AQUI , BEM COMO OUTRAS RIQUEZAS QUE POSSUÍMOS )- NUNCA TEVE UM PRESIDENTE DA REPÚBLICA ,UM SENADOR VÁRIAS VEZES , FIGURAS MARCANTES NA POLÍTICA NACIONAL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS ,MUITO MENOS DOIS MINISTROS DE ESTADO E ETC... E ETC... ESTA Á ANOS LUZ EM NOSSA FRENTE.FORA OLIGARQUIA ! DEVOLVA NOSSA POLÍCIA ! DEVOLVA NOSSO MARANHÃO !EBNILSON ,LIDERES ORGANIZEM UMA ASSEMBLEIA PRA EXIGIRMOS O ESCALONAMENTO VERTICAL URGENTE.

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com a diminuição dos postos hieraquicos na PM,realmente isso traz vários benefícios..
    Ainda tem muita coisa pra melhorar principalmente na PMMA

    ResponderExcluir
  3. as pessoas só querem que o ebnilson meta a cara a tapa,mas quando o mesmo foi preso quem foi que deu apoio quase ninguem levando em conta o tamanho da corporação, esses militares são muito mascarados só querem venha nós,mas não fazem nada e ainda tem uns cara de pau que ficam falando mal do ebnilson.tá de brincadeira se não houver a união vamos ficar nessa mesmisse até a reserva.conheço vç ebnilson e sei que realmente vc é um lutador.

    ResponderExcluir
  4. rapaz vçs só falam em escalonamento promoção e aumento de salário mas na hora de colocar nossos representantes para lutar em prol disso ninguem colocou ai que cobrar de mesa paritaria,quem não tem poder nenhum sem força politica.abram os olhos bando de bizonhos e vamos colocar nossos representantes na assembleia para lutar por nossa classe.

    ResponderExcluir
  5. Discordo totalmente. Acredito que deveriamos era valorizar mais o nosso posto ou graduação. Cada um é merecedor da situação em que se encontra. Fica aqui como sugestão, a criação dentro da graduação que é meu caso, do 1º Sd, 2º Sd, 3º Sd; para só então se chegar a Soldado.E ainda a criação do 4º Sgt e 5º Sgt. Vamos nos valorizar pô.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos