sábado, 17 de novembro de 2012



Ao longo dos anos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais vêm passando por diversas transformações. A maior transformação nesta década é a revolução educacional nas instituições militares. Quando eu ingressei na Polícia Militar em 1988, era exigido do candidato a 4ª série primária, hoje ensino fundamental. Essa exigência tinha impacto direto em nossa remuneração, afinal não se admitia um salário digno para um profissional com apenas ensino fundamental.


Ouve-se até, que outrora haviam policiais que mal sabiam assinar o próprio nome, pois nos anos de “ferro”, buscava-se um militar de grande porte físico e não de maior envergadura educacional.
Com o passar dos anos, houve uma facilitação ao ensino médio e ensino superior. Atualmente, um grande número de pessoas de baixa renda tem acesso a universidade pública ou privada através de programas governamentais. Essa evolução educacional, obviamente trouxe impacto em nossa corporação. Houveram turmas de soldados onde quase 1/3 dos alunos (recrutas) tinham curso superior.

Mas, existem ainda algumas incoerências educacionais na Policia Militar. Atualmente, para ser cadete da APM é preciso ser Bacharel em Direito, mas para ser Coronel da PM (último posto da carreira) ou Juiz do Tribunal de Justiça Militar é possível somente com o 2º Grau de escolaridade.

Imaginem um Coronel chamando a atenção de um 2º Tenente em razão de um Inquérito Policial Militar mal conduzido (na visão do coronel) e o militar usar a seguinte resposta: “com todo respeito Coronel, mas o senhor está falando isso por que não é Bacharel em direito, pois o CPPM diz isso ou aquilo...”. E ai? O fato é possível, mas improvável em razão do nosso militarismo.

Ou ainda, um Coronel do Tribunal de Justiça Militar (equivale a um desembargador) resolve iniciar um curso de direito e como acontece em cada inicio de semestre na faculdade os alunos do curso de direito se apresentam aos professores. O juiz do TJM, aluno do curso de direito, se levanta e se apresenta: “Eu sou Juiz do Tribunal de Justiça Militar”. Imaginem o nó na cabeça dos alunos ao imaginarem que um Juiz sem curso de Direito vai analisar as decisões de um Juiz (e ai, juiz de verdade) togado que passou por um concurso de provas e títulos em um concurso para bacharéis dificílimo. Dá pra imaginar?

É por isso que defendemos a carreira única nas Instituições militares, onde a única forma de ingresso seria o CTSP – Curso Técnico de Segurança Pública.  Todos os demais cursos, inclusive o CFO – Curso de Formação de Oficiais seriam através de processo seletivo (concursos) interno.

Essa medida traria benefícios diretos para toda a tropa. As vagas de cadetes seriam preenchidas por praças das diversas graduações que por sua vez abririam novas vagas para promoções.

Alem de que o curso de formação poderia abreviado, dispensado as disciplinas já cursadas em cursos anteriores, ocasionando redução de tempo e de gastos públicos com a formação do novo oficial.

A exigência do Curso de Bacharel em Direito para a promoção ao último posto do oficialato é algo que precisa ser revisto urgentemente e a carreira única é a verdadeira revolução educacional e de valorização profissional nas instituições militares.


Julio Cesar Gomes dos Santos, CB BM QPR 
Advogado OAB/MG nº 136.363
Pós Graduando em Ciências Penais na Faculdade Milton Campos
Deputado Estadual Eleito




Fonte: PORTAL PM BRASIL - PEC300.COM

9 comentários:


  1. EU SÓ QUERO MAIS 03 ANOS PARA O AGENTE DA POLÍCIA CIVIL MAIS RECRUTA GANHAR MAIS Q O CEL DA PMMA, E NADA MAIS.

    E O SD DA PMMA VAI GANHAR IGUAL AO VIGIA DE UMA ESCOLA QUE ENTROU SEM CONCURSO PÚBLICO Q PASSAR A NOITE DORMINDO. HÀ SÓ LEMBRANDO Q O DELEGADO EM FIM DE CARREIRA VAI GANHAR 21.OOO EM 2015.

    É O QUE DÁ COLOCAR OFICIAL PELA JANELA!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SD 94 DO 6 BPM. PCJ.

    ResponderExcluir
  2. É ridiculo esse CFO ser aberto a todos, o correto seria a carreira unica onde a pessoa entra como soldado através de concurso publico e ai sim depois de um prosesso seletivo que não seja de responsabilidade da PM/BM (pq todos sabem que nas instituições militares o que mais tem são os apadrinhamentos) possa ir subindo na carreira militar, como pode ser normal a promoção de cabo ser mais dificil que conseguir vaga no CFO?, como pode ser normal que para entrar na PM/BM na patente mais baixa ser exigido se passar em um concurso publico e para ser oficial basta passar na UEMA?, alguns vão dizer que é Brasil mais eu digo que isso acontece só acontece no Maranhão.
    O correto é a carreira unica onde todo oficial ja teria sido praça e conheceria a realidade da tropa e não uma pessoaa que acabou de sair do ensino médio que ta ainda no pique nos estudos passar na UEMA e chegar aki e colocar a tropa em risco por não saber o que

    ResponderExcluir
  3. Poderiam entrar na Justiça contra os oficiais R2 que entraram pela janela e só atrasam ainda mais as promoções, além de só atrapalharem na caserna!

    ResponderExcluir
  4. Os oficiais que não nos apoiam são justamente esses que fazem a prova do CFO na cozinha da casa deles. Vocês acham que a gente não sabe? Vocês acham que a gente não sabe quem são?

    ResponderExcluir
  5. EM 2010 O MAJOR MARCELO DOS BOMBEIROS APRESENTOU NA ASEEMBLEIA LEGISLATIVA O PROJETO DA CARREIRA ÚNICA AOS MILITARES DO MARANHAO. LEMBRO QUE A PROCURADORIA APRESENTOU VÁRIOS ARGUMENTOS CONTRA A CARREIRA ÚNICA E TODOS FORAM REBATIDOS PERANTE O SECRETÁRIO LUCIANO MOREIRA E A COMISSÃO DA ASSEMBLEIA. ISSO FOI ATÉ DIVULGADO NO JORNAL DE SÃO LUÍS. NUNCA MAIS OUVI FALAR SOBRE ISSO NO MARANHAO.

    ResponderExcluir
  6. Escalonamento é muito bom, enquanto no escalonamento o praça ganha R$ 100,00 o oficial ganha R$ 1000,00.
    há muito tempo vejo se defender com unhas e dentes o escalonamento. Isso é imoral e mais pior que isso é ver praça se alegrando com o escalonamento em outras palavras escalajumento.

    ResponderExcluir
  7. A PMMA ESTÁ AJOELHADA E HUMILHADA POR UM REGULAMENTO QUE NÃO AJUDA.

    A PMMA SÓ TEM DEVERES, ALÉM DE RESPONDER PENALMENTE RESPONDE TB POR CRIME MILITAR; COMO PODEREI DIZER QUE TUDO SOBE MENOS O MEU SALÁRIO, POR SER MILITAR NÃO PODEMOS REIVINDICAR; PQ O REGULAMENTO NÃO PERMITE.
    KD OS MEUS DIREITOS: PROMOÇÃO,40H SEMANAIS,URV,ESCALONAMENTO VERTICAL, CARRERA ÚNICA E O INDICE DE 0,24 SOBRE A MAIOR PATENTE.

    TENHO 20 ANOS DE PMMA E NÃO SEI Q DIA VOU A CB, ENQUANTO QUALQUER OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ É CAP OU MAJ.

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz CFO para a policia não consegui passar, mas pra falar a verdade o CFO era pra ser feito só por militares por q sabem como é vim la de baixo, sabe das necessidades dos SD, trataria melhor os seus subordinados por saber como é ser um e muitas outras coisas... e a principal valorizaria o militar e a carreira dele... é só o que penso, por q passa uma pessoa no CFO que não sabe nem fazer patrulhamento...

    ResponderExcluir
  9. Fui Soldado barra 2007 no bombeiro e graças a Deus, muita determinação de alguem sem parentes ou padrinhos, na coorporação, vindo de escola publica passei no CFO do bombeiro, e digo a vcs, embora muitos possam não concordar! Pelo que ja vi acontecer de favorecimentos nessa cooporação do velho QI (Quem indica), defendo até a morte, E CONCURSO PUBLICO mesmo pra todo mundo! CFO, Concurso ou vestibular, pelo menos vou saber que quem passou, era o que mais estudou e se esforçou e não o afiliado, filho de não sei quem! Indicação de função, curso fora com diária, so os peixes! Imagine uma coisa dessa de carreira unica, onde os seletivos são organizados internamente! Tem que ser e CONCURSO PUBLICO pra entrar, fim de promoção por merecimento de indicação! Se ate a antiguidade em curso e academia ja da rolo! pelo menos o ingresso, e por concurso serio!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos