quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Segurança-MA: se preparar da forma certa para a prova, pode garantir a vaga


Nervosismo, ansiedade e, em alguns casos, insegurança: esses são apenas alguns sintomas que afligem grande parte dos candidatos às vésperas de uma prova para concurso. Os interessados em ingressar na área de Segurança do Estado do Maranhão, por exemplo, têm somente alguns dias para administrar os sentimentos pré-prova e revisar o conteúdo estudado até então.

Contudo, manter o foco e o equilíbrio não é tarefa simples. Para ajudar os candidatos aos cargos disponíveis nas polícias Militar e Civil e no Corpo de Bombeiros do Maranhão, FOLHA DIRIGIDA ouviu o psicólogo e autor do livro "Preparo Emocional para Passar em Provas e Concursos", Alexandre Maia, que deu dicas valiosas para melhorar o desempenho no dia da avaliação.

Nos dias que antecedem a prova, alguns concurseiros decidem optar por tentar entender aquele conteúdo cuja dificuldade impossibilitou o aprendizado. Entretanto, Alexandre Maia, chama a atenção para os prejuízos deste processo. "Não se estuda, independente da dificuldade ou não, matéria nova ou se aborda um assunto que não se aprendeu à beira do concurso por dois motivos: o primeiro deles é que você acaba gastando muita energia e cansando o cérebro. O segundo motivo é que vai gerar insegurança ao candidato".

Segundo o especialista, quando o candidato faz a revisão do conteúdo, acontece exatamente o oposto: primeiro não cansa o cérebro, já que está apenas repassando o caminho percorrido até ali. "Com isso, você ativa a sua memória e fixa melhor a matéria", explica. Dias antes da prova, também é importante conhecer o local do exame. "Se possível, o candidato deve fazer o percurso até o local. Saber qual é o meio de transporte que oferece maior segurança para chegar no horário", destaca Alexandre.

Já no dia antes da prova, o candidato precisa usar de seu tempo para se dedicar às atividades que lhe façam bem. Almoçar com os amigos, assistir à bons filmes ou ficar ao lado da família são apenas algumas sugestões. Já à noite, antes do sono chegar, Alexandre sugere programas mais traquilos. Também é importante descobrir a hora certa de ir dormir.

"Não adianta deitar antes de o sono chegar. Isso gera ansiedade. Aconselho a ver um pouco de TV, tomar um chá natural, como de camomila, e quando o sono aparecer, se deitar para dormir", sugere. No dia da prova, o candidato deve acordar em um horário que lhe permita se arrumar com tranquilidade; conferir a lista de documentos que necessários; e, principalmente, tentar chegar com uma hora de antecedência ao local onde a prova será realizada.

"Imagina se fura um pneu, seja do carro ou do ônibus. Se você sair com antecedência, vai ter tempo de sobra para procurar outra alternativa. Chegando com antecedência, o concorrente vai estar mais relaxado e evita a tensão de chegar atrasado e encontrar os portões fechados", ressalta o psicólogo.

E, na hora da prova, o famoso "branco" é mais comum do que se imagina. "O pico de adrenalina é comum. Com isso, é normal que o aluno pense que esqueceu o conteúdo. Mas esse processo leva apenas de 15 a 20 minutos. Após controlar esse sentimento, o candidato entra no ritmo de prova", explica. Mas é importante que o aluno saiba por onde começar.

"É aconselhável que ele inicie as provas pelas questões mais fáceis e que domine. Com isso, ele adquire segurança para seguir em frente e aquelas questões mais difíceis se tornam menos exaustivas. Também é importante reservar, pelo menos, 30 minutos do tempo de prova para passar as respostas do exame para o caderno de resposta. Não é aconselhável que, a cada questão resolvida, o concurseiro passe a resposta para o caderno. Esta é uma forma de desviar a atenção", conclui o psicólogo.
 
Fonte: http://www.folhadirigida.com.br

Um comentário:

  1. Ebnilson a PMPI já esta disponibilizando para o seu efetivo a cautela de armamento individual, essas cautelas são de carater temporaria ou seja até a permanencia do PM no serviço ativo.que são: pistolas, algemas, coletes e munições.
    E nossa PMMA quando vai acontecer isso. EU não tenho arma e não estou podendo compra nesse momento,o nosso vencimento da mau para custia a nossa despesa.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos