I SEMINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA DO MARANHÃO



Foi realizado no último dia 20/11 no auditório da Assembléia Legislativa(AL) do Maranhão o I Seminário da Segurança Pública com a temática: Cidadania, Modernização e Dignidade Humana dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Maranhão. O Seminário contou com a participação dos deputados estaduais da casa, os deputados Zé Carlos, Bira do Pindaré, Luciano Leitoa e Neto Evangelista. Entre os palestrante convidados estavam o deputado Estadual Major Araujo de Goias que liderou a greve da PM-GO, o Capitão Evandro da PM-PI que liderou o movimento grevista da PM-PI, professor mestre em economia da UFPI Sebastião Carlos que falou do orçamento estadual do Maranhão, e os palestrante locais; o Dr. Eduardo Noleto que expôs a proposta do Código de Ética elaborada pelo Capitão Trinta Jr, o SGT Jean Marry que falou das condições precárias do Corpo de Bombeiros, Cezar Bombeiros(Presidente do Sindicato dos agentes penitenciários) e participações do Cb PM Campos, do SD Leite, SGT Darlan e do Coronel Ivaldo. Estiveram presentes também algumas comitivas das associações de Timon(Sd Torres, Leite e outros militares) e de Imperatriz(Cb Deusivan e o SD Widevandes), os representantes dos Agentes Penitenciarios(Cezar Bombeiro), SINPOL(Marcelo) e os Péritos Criminais(Luciano).

Vale ressaltar que nas cidades de Barra do Corda, Pindaré, Timon e Imperatriz foram palcos do mesmo seminário que tiveram como intuito alertar os militares sobre a questão do orçamento de 2012 e revelar em quais circunstâncias andam as negociações com o governo.
O Seminário iniciou com a fala do deputado Zé Carlos falando das negociações com o governo, o deputado Bira do Pindaré demonstrou preocupação com relação ao descaso que o governo fizera com os militares, o deputado Luciano Leitoa fez uma previsão que os militares tem apoio de 10(dez) parlamentares e só faltam 12(doze) para que os mesmos votem uma emenda constitucional estadual alterando o Orçamento, mesmo sabendo que a mais de uma década o Orçamento nunca fora alterado sempre fora aprovado do jeito que o governo bem entendeu.


O deputado e Major Araujo e o Capitão Evandro discorreram  sobre suas experiências enquanto líderes grevistas de suas respectivas corporações PM-GO e PM-PI, eles colocaram que as perseguições, represálias, intimidações por parte de seus comandantes foram feitas sem o menor escrúpulo, porém mesmo com todas as dificuldades e sem um apoio total da classe militar o movimento conseguiu paralisar as policiais de seus Estados e ambos alcançaram através da radicalização os seus objetivos em termos salariais e condições de serviços.
Na fala do professor Sebastião Carlos ele expôs de forma magistral por mais uma vez as realidades do Orçamento do Estado para 2012 e fez um comparativos com anos anteriores vejam os gráficos para que se possa entender melhor.

OBS: Assista todos os vídeos do Seminário no blog o justiceiro da segurançahttp://suenioeaverdade.blogspot.com/

Tabela 1


Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)
Na tabela 1 podemos observar que até o ano de 2016 haverá um investimento total no Estado do Maranhão de 66,4 bilhões de reais.











Tabela 2
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)


A tabela 2 mostra a evolução do Produto Interno Bruto(PIB) de 2008 a 2011, vejam que a cada ano a um crescimento de bilhões de reais cuja variação chega a  38%, ou seja essa idéia de Estado pobre, coitadinho é conversa pra boi dormir, de acordo com o prof. Sebastião o Estado do Piauí o PIB não chega nem a metade do Maranhão, por lá os militares tiveram um aumento de mais 100%, o governo pode inventar outra história menos essa que não tem dinheiro.








Tabela 3
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)



A tabela 3 revelar uma arrecadação também bilionária dos impostos, que dentro de uma escala crescente de 2008 a 2011 chegou a uma variação de 30%.  É dinheiro suficiente para pagar um salário digno para os militares.










Tabela 4
ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS  EM MILHÕES  - 2010-2011

MÊS
2010
2011
Diferença absoluta
Diferença %
JAN
       262.850.185,15
       294.839.210,43
           31.989.025,28
12%
FEV
       243.275.014,48
       288.560.134,36
           45.285.119,88
19%
MAR
       274.366.824,96
       318.505.512,65
           44.138.687,69
16%
ABR
       258.434.773,55
       314.015.403,54
           55.580.629,99
22%
MAI
       267.965.861,78
       292.437.856,84
           24.471.995,06
9%
JUN
       261.190.443,95
       300.143.228,47
           38.952.784,52
15%
JUL
       262.765.513,99
       297.777.410,81
           35.011.896,82
13%
AGO
       267.080.849,60
       316.149.884,83
           49.069.035,23
18%
SET
       289.060.802,91
       330.076.908,41
           41.016.105,50
14%
TOTAL
   2.386.990.270,37
   2.752.505.550,34
         365.515.279,97
15%






Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)


Na tabela 4 deixa bem claro que no ano de 2010 e 2011 no qual o professor Sebastião fizera um comparativo de janeiro a setembro, observamos que não houve nenhuma perda de arrecadação, então é injustificável a retirada dos 12 milhões de reais da PM/BM porque os tributos somente aumentaram num total de 15%  com uma diferença de 365.515.279,97 milhões conforme a tabela 4.


Tabela 6
FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DO  ESTADO (FPE) EM MILHÕES - 2010-2011
MÊS
2010
2011
Diferença absoluta
Diferença %
JAN
       208.935.280,09
       315.030.244,75
         106.094.964,66
51%
FEV
       255.094.924,63
       339.398.908,30
           84.303.983,67
33%
MAR
       189.498.829,38
       221.566.501,10
           32.067.671,72
17%
ABR
       227.048.027,75
       293.685.690,85
           66.637.663,10
29%
MAI
       279.542.364,81
       337.089.720,10
           57.547.355,29
21%
JUN
       242.607.212,19
       304.247.217,85
           61.640.005,66
25%
JUL
       178.398.421,48
       258.815.747,71
           80.417.326,23
45%
AGO
       239.089.506,65
       266.973.071,02
           27.883.564,37
12%
SET
       199.584.011,43
       213.133.039,07
           13.549.027,64
7%
TOTAL
   2.019.800.588,41
   2.549.940.140,75
         530.139.552,34
26%
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)


No Fundo de Participação do Estado da mesma forma o professor Sebastião comparou os anos de 2010 e 2011 entre os meses de janeiro a setembro e por mais uma vez houve uma evolução de mês a mês em milhões de reais tendo uma diferença absoluta de 530.139.552,34 milhões de reais conforme mostra a tabela 6. O governo nos deu a diferença do vale alimentação que foi acordado em R$ 284 e ele nos deu R$ 250 tendo um impacto de 15 milhões na folha do Estado, isso não quase nada em relação a esse meio bilhão. E só foi dado mediante muita pressão por parte dos militares, dinheiro indiscutivelmente o cofre do governo está cheio.

Tabela 7
TRIBUTOS MAIS FUNDO DE PARTICIPAÇÃO (FPE) EM MILHÕES 2010-2011
MÊS
2010
2011
Diferença absoluta
Diferença %
JAN
       471.785.465,24
       609.869.455,18
         138.083.989,94
29%
FEV
       498.369.939,11
       627.959.042,66
         129.589.103,55
26%
MAR
       463.865.654,34
       540.072.013,75
           76.206.359,41
16%
ABR
       485.482.801,30
       607.701.094,39
         122.218.293,09
25%
MAI
       547.508.226,59
       629.527.576,94
           82.019.350,35
15%
JUN
       503.797.656,14
       604.390.446,32
         100.592.790,18
20%
JUL
       441.163.935,47
       556.593.158,52
         115.429.223,05
26%
AGO
       506.170.356,25
       583.122.955,85
           76.952.599,60
15%
SET
       488.644.814,34
       543.209.947,48
           54.565.133,14
11%
TOTAL
   4.406.792.868,78
   5.302.447.702,09
         895.654.833,31
20%
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)



Somando os tributos e o Fundo de Participação do Estado nos anos de 2010 e 2011 os valores chegam a 895.654.833,31 milhões de reais, vejam que essa diferença beira a fatia de um bilhão conforme mostra a tabela 7.

Tabela 8
GASTO GLOBAL COM SEGURANÇA PÚBLICA NO MA - 2010-2012
Especificação
2010
2011
2012
Diferença absoluta
Diferença %
Sec  Segurança
341.694.131
255.705.913
247.720.665
-      7.985.248
-3,12%
Pol Civil
14.339.239

12.000.000
12.000.000
-
PM
305.700.326
345.265.261
334.931.501
-    10.333.760
-2,99%
Bombeiros
53.278.716
69.805.268
66.944.953
-      2.860.315
-4,10%
Fundo esp segurança
721.873
1.098.092
2.000.000
901.908
82,13%
Fundo drogas
-
168.433
74.623
-            93.810
-55,70%
DETRAN
61.984.598
64.728.837
73.298.544
8.569.707
13,24%
TOTAL
777.718.883
736.771.804
736.970.286
198.482
0,03%
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)


A tabela 8 vai mostrar a total contradição do governo do Estado, foi demonstrado que o PIB, o Fundo de Participação do Estado, os impostos conforme mostramos nas tabelas anteriores tiveram crescimento e em nenhum momento houvera perdas de arrecadação, porém a pergunta que fazermos  é essa: porque o Estado retirou mais de 12 milhões dos militares sendo 10 milhões da PM e 2 dos BM? Haja vista que que os cofres públicos do Estado está abarrotado de  dinheiro conforme foi mostrado pelo prof. Sebastião nas tabelas exibidas. Vejam que o orçamento 2012 para Segurança Pública está alçada em R$ 736.970.286, essas perdas para os militares implica em vários fatores, para exemplificar temos: o não pagamento dos fardamentos, manutenção e compra de viaturas, armamento, equipamentos, diárias, cursos etc,etc e tal. A PM/BM corre um certo risco de fechar as portas, contudo nós somos pau para toda obra mesmo vamos ficar a  míngua e sem direito de reclamar e apenas conforma-se com a situação caótica que a séculos governos nos fazem de aparelho ideológico do Estado. Todavia nós podemos fazer a diferença em não aceitar esse estado de penúria.





Tabela 9 mostra o gasto com pessoal de 2011 e 2012
GASTO  COM PESSOAL - 2011-2012
Especificação
2009



2010
2011
2012
Diferença absoluta

Diferença %

Secretaria de Seg. Pública
           124.199.580,00
    150.721.081,00
    194.566.667
      174.720.665
-19.846.002
-10,20%
PM
           244.164.137,00
    245.619.109,00
    314.840.323
      304.506.563
-10.333.760
-3,28%
Bombeiros
              41.763.520,00
      41.918.175,00
      58.910.327
         56.050.012
-   2.860.315
-4,86%
DETRAN
                4.066.144,00
         5.471.605,00
         7.571.934
           8.037.939
        466.005
6,15%
TOTAL
                 414.193.381
          443.729.970
    575.889.251
      543.315.179
-32.574.072
-5,66%
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)

Abaixo colocaremos a disposição todas as demais tabelas do estudo do prof. Sebastião Carlos é só da uma olhada com calma e vejam quem perdeu com a mudança do índice de escalonamento. Todos os valores estão colocados nas tabelas abaixo vejam e façam suas avaliações.





Tabela 10
DIFERENÇA ENTRE ÍNDICES DE ESCALONAMENTO

PATENTE
EM VIGOR
IDEAL
DIFERENÇA %
CORONEL
1
1,000
0,00%
TEN CORONEL
0,771
0,920
19,33%
MAJOR
0,687
0,840
22,27%
CAPITÃO
0,564
0,700
24,11%
1º TENENTE
0,405
0,650
60,49%
2º TENENTE
0,363
0,600
65,29%
ASPIRANTE OFICIAL
0,319
0,520
63,01%
ALUNO CFO 3º ANO
0,203
0,340
67,49%
ALUNO CFO 2º ANO
0,196
0,340
73,47%
ALUNO CFO 1º ANO
0,188
0,340
80,85%
SUBTENENTE
0,305
0,520
70,49%
1º SARGENTO
0,271
0,460
69,74%
2º SARGENTO
0,235
0,400
70,21%
3º SARGENTO
0,218
0,348
59,63%
CABO
0,203
0,270
33,00%
SOLDADO
0,195
0,240
23,08%





Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)




Tabela 11
DIFERENÇA ENTRE SUBSÍDIOS
PATENTE
EM VIGOR
IDEAL
DIFERENÇA
CORONEL
10.400,00
   10.400,00
0,00
TEN CORONEL
8.018,40
     9.568,00
1.549,60
MAJOR
7.144,80
     8.736,00
1.591,20
CAPITÃO
5.865,60
     7.280,00
1.414,40
1º TENENTE
4.212,00
     6.760,00
2.548,00
2º TENENTE
3.775,20
     6.240,00
2.464,80
ASPIRANTE OFICIAL
3.317,60
     5.408,00
2.090,40
ALUNO CFO 3º ANO
2.111,20
     3.536,00
1.424,80
ALUNO CFO 2º ANO
2.038,40
     3.536,00
1.497,60
ALUNO CFO 1º ANO
1.955,20
     3.536,00
1.580,80
SUBTENENTE
3.172,00
     5.408,00
2.236,00
1º SARGENTO
2.818,40
     4.784,00
1.965,60
2º SARGENTO
2.444,00
     4.160,00
1.716,00
3º SARGENTO
2.267,20
     3.619,20
1.352,00
CABO
2.111,20
     2.808,00
696,80
SOLDADO
2.028,00
     2.496,00
468,00
Fonte: Professor Sebastião Carlos(Economista da UFPI)

Tabela 12
ECONOMIA DO GOVERNO COM A MUDANÇA NO ÍNDICE
PATENTE
EFETIVO
NO MÊS
NO ANO
EM 4 ANOS
TEN CORONEL
                 60
         92.976,00
     1.115.712,00
        4.462.848,00
MAJOR
               114
       181.396,80
     2.176.761,60
        8.707.046,40
CAPITÃO
               189
       267.321,60
     3.207.859,20
     12.831.436,80
1º TENENTE
               161
       410.228,00
     4.922.736,00
     19.690.944,00
2º TENENTE
               100
       246.480,00
     2.957.760,00
     11.831.040,00
ASPIRANTE OFICIAL
                 56
       117.062,40
     1.404.748,80
        5.618.995,20
ALUNO CFO 3º ANO
                 51
         72.664,80
         871.977,60
        3.487.910,40
ALUNO CFO 2º ANO
                 75
       112.320,00
     1.347.840,00
        5.391.360,00
ALUNO CFO 1º ANO
                 55
         86.944,00
     1.043.328,00
        4.173.312,00
SUBTENENTE
               100
       223.600,00
     2.683.200,00
     10.732.800,00
1º SARGENTO
               256
       503.193,60
     6.038.323,20
     24.153.292,80
2º SARGENTO
               506
       868.296,00
   10.419.552,00
     41.678.208,00
3º SARGENTO
               802
   1.084.304,00
   13.011.648,00
     52.046.592,00
CABO
           1.456
   1.014.540,80
   12.174.489,60
     48.697.958,40
SOLDADO
           4.714
   2.206.152,00
   26.473.824,00
   105.895.296,00
TOTAL
           8.719
   7.487.480,00
   89.849.760,00
   359.399.040,00

Comentários

  1. ebnilsom mais pq assembleia geral numa data tao longe pq nao logo no inicio de novembro e so no final.

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  2. É no minimo lamentável a forma como o pessoal do interior do Estado do Maranhão é tratado na capital do Estado. Vamos fazer uma sinopse do real apoio que o pessoal do interior do Estado fez, faz e fará para tratar todos de uma forma impar. Afinal educação e boa vontade não é pra todos.

    Quando houve um seminário em Timon, Imperatriz e outros municipios para a explanação das perdas salariais, mesmo em pequenos grupos formados todos os membros, deslocaram esforços para procurar minimizar as dificuldades sofridas pelo pessoal que viria a promover a conscientização de classe, iniciando pelas perdas salariais.

    1 - Com hospedagem;
    2 - Alimentação;
    3 - Descontração;
    4 - Passagens;
    5 - Enfim.

    Quanto o pessoal do interior é levado a capital do Estado encontramos um total descaso e descomprometimento do pessoal que compoem essa consciencia de classe, que não passa da individualidade de seus membros. Onde podemos ver e sentir que ao participar do seminário temos o pessoal do interior sem voz, sendo colocados a margem e como se não existissem. Os membros da ASSEPMA, foram chamados por duas vezes na pessoa do CB CAMPOS E SGT JEAN MARRY para abrir o seminário, ainda são colocados para uma explanação sobre as condições de trabalho, ainda temos na pessoa do Sr. CAP TRINTA JR. por meio do advogado da ASSEPMA a reformulação do Código de Ética, sendo os principais pontos a suspensão dos recursos e a substituição da prisão como forma de penalidade. Sendo que o SD PM WIDERVANDES, vice - presidente da Associação de Imperatriz, fez um estudo tão bom quanto este e apresentou há mais de ano na Assembleia Legislativa, e pergunto quem plagiou quem? Confio no trabalho do pessoal da Associação de Imperatriz que fez um estudo sobre o tema e apresentou de forma que não houvesse duvidas de quem realmente elaborou o trabalho. Alias o ponto chave não seria o cumprimento das punições em prisões ou mesmo o recurso suspensivo, mas sobretudo, a substituição da HIERARQUIA INSTITUCIONALIZADA para a HIERARQUIA FUNCIONAL, como também as naturezas da punições com suas respectivas sanções, não deixando margem para avaliações subjetivas.

    Quero so lembrar a todos que Associação não se faz olhando para as eleições que virão mas sobretudo com olhos voltados para os resultados dos trabalhos desenvolvidos enquanto membros de classe.

    P.S.: QUE O PESSOAL DO INTERIOR SEJA TRATADO PELO MENOS COM RESPEITO.


    Depois dessa luta pelo orçamento iremos tomar uma postura mais OBJETIVA, por enquanto estamos juntos.

    um abraço a todos SD PM TORRES ASPOM EM TIMON-MA

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  3. Meus caros da ASSOCIAÇÃO, facam a difulgação nas unidades, panfletagem chamando a tropa, pois a informação e chamamento é fundamental para o sucesso da reunião e para deflagração de um "MOVIMENTO DE PLOICIA LEGAL".
    Agora sim, vejo que vamos conseguir o que desejamos, só com a luta conquistaremos!
    Os PMs e BMs estão com vocês!!
    UNIDOS SOMOS IMBATIVEIS!!!

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  4. AGORA É O MOMENTO DE MOSTRARMOS UNIÃO , DE NOS FOCARMOS MAIS NA UNIDADE , DOQUE NAS DIFERENÇAS ... VAMOS COMPARECER EM GRANDE NÚMERO NA ASSEMBLÉIA GERAL , ENVOLVERMOS TAMBÉM MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE FAMILIARES , AMIGOS E SIMPATIZANTES ; MOSTRAREMOS QUE A CAUSA MILITAR BUSCA BENEFÍCIOS PARA A SOCIEDADE EM GERAL .SE NÓS NÃO FIZERMOS NADA POR NOSSA DIGNIDADE , PODEM TER CERTEZA QUE NINGUÉM FARÁ .

    ADEMAR NAIVA

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  5. ebenilson pq essa assembleia so dia 27/11 e nao 27/10,vc nao acha q ta muito longe nao se orçamento vai ser votado essa semana.

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  6. Ao amigo Torres, gostaria de fazer algumas considerações na sua fala:
    Os militares do interior não foram desrespeitados pelos companheiros da Capital, sou sabedor dos fatos que companheiro está chateado, mais lhe afirmo com toda sinceridade se houve alguma falha por nossa parte, peço mil desculpas aos colegas de Timon e Imperatriz, cometemos falhas e erros talvez pela nossa inexperiência em realizar esse seminário, quanto ao fato que os membros da ASSEPMMA usaram a palavra por duas vezes houve na verdade uma falha nossa, os companheiros Roberto Campos e Jean Marry fizeram o uso da palavra no início como anfitriões, mas os mesmos estavam na programação no painel de condições de trabalhos, sei que isso pareceu exagero de usar a palavras por duas vezes, mas gostaria que o colega não entender isso como um ultraje, desrespeito, desprezo ou coisa parecida, não houve “descaso e descomprometimento “ como o companheiro coloca. Quanto a recepção dos colegas, o que ocorreu por parte do amigo foi uma falta de comunicação com os membros da ASSEPMMA, pois nós não sabíamos que os companheiros iriam chegar nesse horário, sei que isso causou um certo desconforto para os companheiros que vieram de tão longe. Quando o amigo diz que o pessoal do interior não tem voz, estão colocados a “margem e como se não existissem”, são frases fortes e não deveria serem colocadas principalmente a público, como administrador desse blog não poderíamos deixar de publicar seu comentário, porém como membro da ASSEPMMA pediria ao companheiro que esses tipos de comentários tanto nesse blog como nos e-mail que o colega mandou não voltasse a se repetir, pois esses espaços não é conveniente para fazer esse tipo de comentários porque foi um situação interna entre ASSEPMMA e Timon e isso desrespeita somente nossas entidades, se houveram falhas nós não estamos nos furtando delas, se cometemos erros é procuramos acertar e isso não representa uma crise entre nós, as críticas são válidas para não cometermos outras. Quanto ao caso do companheiro Widevandes que também falhamos gravemente pedimos ao mesmo também desculpas pela nossa falha, quanto a explanação do código de ética que foi apresentado pelo Dr. Eduardo concordo com você que o Widevandes preparou um a alguns anos atrás, a explanação não que dizer que será esse o código elaborado pelo os militares, nós na verdade temos 2 códigos de ética(Widevandes e Cap. Trinta Jr). Quanto aos palestrantes que o amigo diz que não foram incluídos, foi dado oportunidade para o amigo Leite representando Timon, o erro crasso que cometemos foi não ter chamado o pessoal de Imperatriz, mais no tempo oportuno iremos recompensar nossa falha, gostaria que o colega sós relevasse nosso falha pois é o primeiro que fazemos e com certeza essa crítica e falhas serviram para que não cometamos outras nos próximos eventos, fica ai nossa desculpa pelo transtorno causado e com certeza isso não vai mais acontecer.

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  7. Uma correção, a Assembléia Geral vai ser quinta-feira(27/10) e não 27/11 com está no painel, houve um erro de digital, 27 de outubro na FETIEMA às 18/00 h, obrigado pela correção não havia mim atendado para isso.

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  8. EBENILSON, VC PODERIA NOS DAR A LISTA DOS DEZ PARLAMENTARES QUE EM UMA POSTAGEM VIR ALGUEM COMENTAR QUE JA TEM O APOIO DESSES, O Q PODEMOS FAZER TAMBEM É ENVIAR EMAIL PARA TODOS OS DEPUTADOS PARA QUE ELES VOTEM A FAVOR DOS MILITARES, O PESSOAL TEM QUE ENVIAR EMAIL PARA ESSES DEPUTADOS, VAMOS A LUTA.
    << MERY

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  9. VEJAM A FALTA DE RESPEITO COM OS POLICIAS MILITARES, TODAS AS CLASSES TIVERAM AUMENTO SALÁRIAL: PROFESSORES,AGED, POLICIAIS CIVIS, DELEGADOS E AGORA OS AGENTES PENITENCIARIOS.
    SO A PM E BM QUE NÃO GANHA NADA

    VEJAM NO PORTAL DA ALMA:
    AL aprova aumento para agentes e inspetores penitenciários
    O plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (25) o projeto de lei nº 245/2011, de iniciativa do Poder Executivo, que reajusta os subsídios dos servidores ocupantes dos cargos de agente penitenciário e inspetor penitenciário. A matéria foi aprovada em regime de urgência, em 1º e 2º turnos.

    De acordo com a mensagem governamental, a melhoria salarial refletirá “positivamente na qualidade dos serviços prestados e na efetividade da segurança dos cidadãos, contribuindo para a promoção de um ambiente mais seguro à população carcerária, garantindo aos detentos a viabilidade da ressocialização”.

    A mensagem também explica que o custo decorrente da atualização dos subsídios está consignado no Orçamento Estadual no exercício de 2012, dentro dos critérios estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Os subsídios variam de R$ 2.502, 31 a R$ 3.375, 93, de acordo com a classe e nível do cargo.

    VEJA COMO FICARAM OS VALORES DOS SUBSÍDIOS:

    Cargo: Agente Penitenciário

    Classe: 3ª
    Nível I: R$ 2.502,31
    Nível II: R$ 2.527,32
    Nível III: R$ 2.552,60
    Nível IV: R$ 2.578,14
    Nível V: R$ 2.603,90

    Classe: 2ª
    Nível I: R$ 2.708,06
    Nível II: R$ 2.735,15
    Nível III: R$ 2.762,49
    Nível IV: R$ 2.790,12
    Nível V: R$ 2.818,02

    Classe: 1ª
    Nível I: R$ 2.930,74
    Nível II: R$ 2.960,06
    Nível III: R$ 2.989,65
    Nível IV: R$ 3.019,56
    Nível V: R$ 3.049,76

    Especial
    Nível I: R$ 3.171,75
    Nível II: R$ 3.203,46
    Nível III: R$ 3.235,48
    Nível IV: R$ 3.267,84
    Nível V: R$ 3.300,52



    Cargo: Inspetor Penitenciário

    Classe: 3ª
    Nível I: R$ 2.559,47
    Nível II: R$ 2.585,07
    Nível III: R$ 2.610,92
    Nível IV: R$ 2. 637,02
    Nível V: R$ 2.663,40

    Classe: 2ª
    Nível I: R$ 2.769,93
    Nível II: R$ 2.797,64
    Nível III: R$ 2. 825,62
    Nível IV: R$ 2.853,87
    Nível V: R$ 2.882,40

    Classe: 1ª
    Nível I: R$ 2.997,71
    Nível II: R$ 3.027,68
    Nível III: R$ 3.057, 95
    Nível IV: R$ 3.088,53
    Nível V: R$ 3.119,43

    Especial
    Nível I: R$ 3.244,19
    Nível II: R$ 3.276,64
    Nível III: R$ 3.309,40
    Nível IV: R$ 3.342,49
    Nível V: R$ 3.375,93

    Fonte:http://www.al.ma.gov.br/noticias/noticiasarquivo.php?id=23346

    "MOVIMENTO POLICIA LEGAL" É AGORA OU NUNCA!!!
    UNIDOS SOMOS IMBATIVEIS

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  10. Meu amigo de timon enquanto vc discute uma bobagem ciumeira nós estamos a ver navios meu amigo o importante é a união e não quem vai se destacar pq o q importa é unico e exclusivamente o aumento salarial e não se vc vai falar vai aparecer ou se destacar deixa pra fazer isso nas campanhas eleitorais de 2012 pois pelo q imagino vc deve ser candidato e seja por isso o motivo de tanta ciumeira... SD PM VASCONCELLUS

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  11. Companheiro vou colocar os nomes dos deputados que estão conosco, apartir de amanha coloco as lista dos 10

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  12. "MOVIMENTO POLICIA LEGAL" É AGORA OU NUNCA!!!
    UNIDOS SOMOS IMBATIVEIS

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  13. Caros companheiros militares,
    Compareçam à assembléia Geral do dia 27/10, na FETIEMA, às 18h00, para somarmos forças.
    Nós não estamos chamando nenhum dos senhores para ser indisciplinado, muito menos para cometer algum crime; estamos chamando a todos para lutarem pelo direito, justo e moral, que nos assite de defender a nossa dignidade, UM VALOR ABSOLUTO E INCNTESTÁVEL, que condicionará mais qualidade de vida aos nossos familiares e nós mesmos.
    Vamos comparecer para definirmos de uma vez por todas o que devemos fazer como uma equipe que somos, sem perder mais do pouco tempo que temos antes da votação da proposta orçamentária de 2012.
    Sejamos racionais e emocionalmente controlados em nossas ações, pois não temos nenhum motivo para medo de repressão o qualquer outra ameaça por lutarmos legalmente pelo que é devido a nós.

    Widevandes
    Vice-presidente da ARCSPMIA

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  14. a macaca esta solta na Grande Ilha.
    e ainda vem secretários e governo falando que a segurança esta mil Maravilhas.
    Que a Pm e a PC e Agentes Penitenciários e Bm Ganharom viaturas etc.
    Mais Valorização do Homem Mulher que faz a segurança MARANHÃO. O Governo não esta nem ai para eles.
    vejam com andas a Grande Ilha esses dias:

    Bandido assalta lotérica no Cohafuma, mas acaba preso.
    Bandidos assaltam agência do Banco do Brasil na Cidade Operária
    Imagina se a PM e BM Faz em DEZEMBRO Policial Legal? Ja era DEZEMBRO. o Bicho pega.
    e o MA na Tv direto Tv nivel NACIONAl

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  15. POLICIAIS MILITARES SEM TREINAMENTO ESPECÍFICO ESTÃO IMPEDIDOS DE DIRIGIR VEÍCULO DE EMERGÊNCIA
    A Juíza Denize Terezinha Sassi, da 1ª Vara Cível de Santa Maria, concedeu hoje (17/09/2010) liminar determinando que somente policiais militares aprovados em curso de prática veicular em situação de risco realizem atividade de policiamento ostensivo na condução de veículo de emergência. A decisão abrange todo o estado a vale até o julgamento final da ação.

    O pedido foi ajuizado pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) contra Estado do Rio Grande do Sul, sob a alegação de que as viaturas de policiamento ostensivo enquadram-se na categoria veículos de emergência. Defendeu, no entanto, que o comando apenas exige habilitação para conduzir veículos, sem observar se o candidato a motorista possui o treinamento previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (inciso IV do artigo 145). Ressaltou que essa omissão é responsável pelo elevado índice de acidentes de trânsito envolvendo policiais militares.

    Para a Juíza Denize Sassi, considerando que os as viaturas são veículos de emergência, se faz necessária a realização de curso com a finalidade de evitar acidentes e, portanto, está presente a verossimilhança do direito alegado. Ressaltou que também está configurado o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, em razão dos altos índices de acidentes envolvendo PMS. Dessa forma, concluiu estarem presentes os requisitos para a concessão da liminar
    OBS:
    FALTA AGORA FAZER A MESMA COISA COM A PM E BM DO MARANHÃO

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  16. ebnilson v se coloca mais rapido possivel o q foi decidido na assembleia geral de hoje para q nos aki do interior ficamos ciente do q teremos q fazer tb para contribuir com o movimento.Ficamos no aguardo PARALIZAÇAO JA,VAMOS A LUTA UNIDOS SOMOS FORTES.

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