segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Combate a incêndio1
Combate a incêndio1O Governo do Maranhão lançou nesta quarta-feira (28), o serviço de combate a incêndio florestal na grande São Luis. A medida tem como objetivo criar uma força de pronto emprego para dar suporte ao trabalho das unidades da capital nesses tipos de ocorrências, que têm se tornado frequente, neste período do ano.

As atividades são de responsabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), que reestruturou o Subgrupamento Independente de Bombeiro Ambiental (SGIBA). Para isso, está montando um plano para diminuir o número de ocorrências de queimadas e dar respostas rápidas no combate ao fogo.

Combate a incêndio2

“A partir de agora, o Corpo de Bombeiros contará com um grupamento especializado para atuar nas ocorrências de incêndio em vegetação. Obtivemos do governador Flávio Dino a orientação para dar uma maior atenção a este serviço e quem vai ganhar é a população da grande São Luis”, anunciou o comandante geral, coronel Célio Roberto.

Combate a incêndio3

Combate a incêndio2

A unidade ficará sediada no Comando Geral no Bacanga e vai beneficiar toda Região Metropolitana. Serão montados dois postos de atendimento, instalados na Avenida Litorânea e na região do Araçagy. “Os pontos foram montados estrategicamente para minimizar o tempo resposta à ocorrência, permitindo um atendimento mais rápido e com maior eficiência, evitando, assim, o agravamento dos casos”, ressaltou o coronel Célio Roberto.

De acordo com o comandante do SGiba, major Manoel Teixeira, somente neste mês de janeiro já foram registrados 122 focos de incêndio em vegetação, o que contabiliza uma média de 6 ocorrências por dia. No mesmo período de 2014, conforme levantamento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a média foi de dois casos por dia.

Combate a incêndio3


A maior incidência ocorre no período entre 10 e 16 horas, intervalo considerado mais crítico pelos bombeiros, e que se agrava com o tempo seco, elevando os riscos de propagação de incêndios, por isso as pessoas devem redobrar os cuidados.

O intenso calor registrado nos últimos dias tem contribuído para o aumento no índice de queimadas. Como ainda não iniciaram as chuvas, cerca de seis ocorrências estão sendo registradas por dia. “É uma época atípica, porque normalmente, em janeiro chove com mais frequência. Por conta disso, o comando geral reforçou as equipes para atender a estes casos. Vamos também atuar na captura de animais”, destacou.

Apoio da população

A colaboração da sociedade também é fundamental para diminuir as queimadas, uma vez que tem sido comum a prática de atear fogo em lixos, entulhos e em terrenos baldios. Outra contribuição é denunciar as pessoas que estão praticando o ato, ligando para o número 193 do Corpo de Bombeiros.

A maioria dos incêndios pode ser evitada com cuidados e precauções tomadas pela população. “O cidadão tem que se conscientizar e redobrar os cuidados nesta época do ano. Os casos mais comuns de propagação de fogo é a queima realizada por moradores para limpar terrenos. As folhas secas e os ventos fortes acabam facilitando que o fogo se propague com mais rapidez”, advertiu major Teixeira.

 Lei Ambiental

Atear fogo em vegetação é crime ambiental, previsto na Lei Federal nº 9.605/98. A pena para quem for flagrado é de dois a quatro anos de reclusão e multa. Se o crime é culposo, a pena é atenuada para detenção de seis meses a um ano e multa.

Um comentário:

  1. Somos uma empresa que fabrica Hidrante para combate a incêndio e gostamos muito da sua matéria. LOT Metais http://www.lot.ind.br

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos