sábado, 14 de fevereiro de 2015
Tc Lisboa, Sgt Frota, Cel. Alves, Cel. Sá e Sgt Ebnilson(esquerda/direita)
Na tarde de ontem (13/02), no QCG (Quartel do Comando Geral) em São Luís, o blog esteve reunido junto com a Associação de Sub-Tenente e Sargento(SGT Frota) com o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Alves, Subcomandante Geral, Cel. Sá, e TC Lisboa para tratar das escalas de serviço dos policiais militares da capital e interior.

O blog publicou uma matéria a respeito do assunto (Carnaval chegou com arrocho nas escalas...) no qual militares do 4º BPM (Balsas) e 8º Cia. Ind.(Itapecuru Mirim) reclamaram do arrocho das escalas de serviço no carnaval.

O Sgt Frota informou ao comandante as reclamações dos militares pertinente às escalas de carnaval na capital. Fez um balanço e informou a situação atual dos militares.

Nós falamos a respeito das escalas de serviço dos militares do 4º BPM e 8º Cia. Ind.

Foram falados todos os pontos de conflito e a necessidade urgente de se reparar a situação das escalas arrochadas.

O Cel. Alves, disse que sabe das necessidades e conhece os problemas bem de perto. “Estamos  a 44 dias a frente do Comando da PMMA, os problemas são antigos de muitos anos, é impossível se resolver isso em poucos dias”, afirmou o Comandante.

O comandante falou que precisa da ajuda de todos, por que o governo que ajudar a Polícia Militar e que o próprio Flávio Dino tem ciência dessa situação caótica das escalas.

O Cel Sá, após a reportagem já fez contato com o Comandante de Itapecuru (8º Cia. Ind) para se inteirar da situação. Vamos de forma resumida expor os principais pontos da conversa.

São Luís

O Comandante informou ao blog e ao Sgt Frota, que as escalas de serviço na capital segue-se dentro do planejamento. Os militares empenhados de folga foram voluntários e receberão a remuneração da Lei da compra da folga. Aos demais casos reconhece que houve uma mudança e a redução das horas trabalhadas devido ao carnaval. Disse que está planejando para que no próximo ano não aconteça esses arrochos e nem tão pouco medidas de sustar as férias dos PMs.

8º Cia.Ind. Itapecuru Mirim

Como já havíamos dito, o Sub-Comandante da PM, Cel Sá, após matéria publicada entrou em contato com o Comandante Local. De acordo com o Cel. Alves, foram deslocados 30 policiais militares para Itapecuru Mirim, 20 de Timon (11º BPM) e 10 de Chapadinha e Rosário conforme consta nas escalas de serviço da Companhia. Todos os policiais das outras Unidades Militares estão sendo remunerados com diárias, disse o comandante. Quanto a situação dos pm,s locais o Cel. Sá verificará a situação.

4º BPM Balsas

Nós falamos do caso do 4º BPM e dos DPMs(Destacamento da Polícia Militar), embora as escalas não chegou ao blog elas estão do mesmo jeito. As informações foram feitas pelos próprios policiais militares da região. Nos DPMs, há um problema crônico de escalas, colocamos o Comandante a par dos Destacamentos, que segundo denuncias dos policiais militares tem destacamento que opera com uma escalas louca de 30 dias de serviço por 5 folga. Por diversas vezes o blog denunciou essa condição desumana das escalas dos DPMs do 4º BPM, porém parece que continua do mesmo jeito. O comandante falou que verificará essa situação.

Analise final

Bem, o que se verificou é que o Comandante Geral, está buscando alternativas de melhorias, apesar como ele mesmo disse, que está a dias no Comando da Corporação e não tem como resolver tudo da noite para o dia. Pediu um pouco de tempo para que se possa resolver algumas situações crônicas, entre elas as escalas de serviço.

Observou-se que o Comandante tem a verdade nas palavras, nós enquanto militares temos que dar esse crédito, afinal são 178 anos de história e em 44 dias é impossível resolver esse problema secular.

O blog agrade a pessoa do Sgt Frota, que não excitou em procurar o Comando da Corporação para tratar desse assunto de grande relevância. E também agradecemos ao Comando da PM que abriu as portas ao blog para falarmos de assuntos de interesses da comunidade militar.

O blog como sempre fez a sua parte e estaremos a disposição dos militares do Maranhão. O porta voz dos militares continua firme e forte, nesse que é o maior portal dos militares do Maranhão.

5 comentários:

  1. O que eu entendi foi: eu sei que é errado, mas vou continuar fazendo o errado porque esse errado já vem sendo feito a muito tempo.

    ResponderExcluir
  2. O que mim espanta, é em relação as diárias, como estão sendo pagas, se os PMS que estão na operação pedrinhas, todos eles do interior do Estado, ou Seja, unidades do interior, estão desde o mês de dezembro do ano passado, atrasadas até a presente data.
    Como explicar esta situação ?

    ResponderExcluir
  3. O que acontece e que muitos policiais ainda tem o velho medo de denunciar. Acredito que em todo o Estado as escalas foram apertadas neste carnaval. Realmente e um problema crônico, porém bem conhecido por todos da corporação. Por que não deixar de mexer nas escalas? Há, é necessidade de serviço!! Por que não pagar horas extras a todos que trabalharam nas escalas extras neste carnaval?

    ResponderExcluir
  4. Os policiais escalados para trabalhar fora de onde é lotado. Eles devem receber as suas diárias antes de viajarem.

    ResponderExcluir
  5. sgt Ebnilson, gostaria que fizesse uma matéria a respeito da escala de 24/72. Houve-se muito falar que já é um direito garantido a pmma. Mas, não se presencia isso. Obrigado

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos