sexta-feira, 6 de julho de 2012

Eles acusam Washington Luiz de não lhes ter incluído no Plano Geral de Cargos e Carreiras do Estado

Representantes de quatro entidades – Associação dos Oficiais Militares (ASSOFMMA), Associação dos Subtenentes e Sargentos (ASSMEMA), Associação dos Cabos e Soldados da PMMA (ASCASSOL) e Associação dos Praças do Maranhão (Aspra) – informaram ontem ao Jornal Pequeno que irão lançar um manifesto denunciando que não foram contemplados no Plano Geral de Carreiras e Cargos do Estado (PGCE), recém-sancionado pela governadora Roseana Sarney.

Segundo os militares, o PGCE seria apresentado no dia 23 de novembro passado, e que, inclusive, nele estaria a reposição salarial de 24% referente aos anos anteriores, e dos três anos que sucederia a este (2012; 2013 e 2014), além de que também estaria contida a database para o reajuste salarial da categoria dos policiais militares.

Ocorre que os representantes de classe dizem que não reconhecem como “plano de carreira” nem como “valorização profissional” uma reposição salarial após três anos sem aumento da categoria, e que, além de não ter sido feita nos períodos em que o Estado estaria obrigado a fazer, causou grandes prejuízos econômicos aos militares e pensionistas, ao deixar de fazer a compensação das parcelas vencidas e apropriadas pelo Estado.

Os líderes militares dizem que o governo do Estado, durante a greve da PM, aproveitou-se da oportunidade para fazer um novo acordo e repor as perdas salariais em três parcelas, sem observar a obrigatoriedade de pagar as parcelas vencidas proporcionais à inflação declinada nos períodos.

Neste ato, reconheceu o governo que intencionalmente apropriou-se das referidas parcelas, além de extinguir a possibilidade de fazer a reposição anual obrigatória da inflação no momento em que expõe tal acordo, supostamente com um plano de valorização, acordado e dado como satisfeito pelos policiais.

Entretanto, ante as evidentes perdas decorrentes da estratégia do Estado, os dirigentes das quatro entidades estão convencidos de que os oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados foram enganados. “O vice-governador não cumpriu com a palavra dada durante reunião no dia 3 de novembro de 2011, no Palácio La Roque”, afirmaram.

Na época, o vice-governador Washington Luiz firmou acordo com as associações militares na presença do secretário de Planejamento, do secretário de Segurança Pública, do deputado estadual Zé Carlos (PT), do comandante geral da PMMA e do comandante geral do CBMMA.

Fonte: http://www.jornalpequeno.com.br

Uma reflexão

É muito estranho somente nessa altura do campeonato esses ditos “ Líderes” das Associações se manifestarem sobre alguma coisa referente aos militares do Estado. Vamos relembra um pouco: Essas associações desde o ano passado de forma deliberada tentaram a todo custo neutralizar o movimento dos militares que nascia no Estado. O movimento nasceu justamente pela inoperância dessas entidades que pouco ou quase nada fizeram pelos militares da capital. Lembro-me muito bem que houveram várias reuniões no sentido de alinhavar as arestas devido o fato da nova entidade(ASSEPMMA) está florescendo, mas todas as tentativas de união foram fracassadas pela intolerâncias desses pseudos líderes que de forma intolerante tentaram a todo custo obstruir o movimento dos militares. Chegaram até o ponto de um desses falar em alto e bom som que “pagava pra vê se a polícia militar parava”, porém quebrou a cara a polícia parou.

Agora depois de meses de greve em pleno ano político vem os “líderes” falarem que o Vice-Governador enganou os militares; a pergunta que não que calar, por que somente agora eles se manifestaram? Quais os interesses que estão em jogo? Por que no tempo da greve eles sumiram? São situações que  todos devem  ficar atentos.

Quanto ao engano, somente agora eles descobriram que os militares foram  enganados? É de se estranhar mesmo essa manifestação desses “líderes”, isso está me cheirando política no meio.

Outra coisa. Por que essas entidades  não querem sentar-se com associações que realmente representa os militares, ASSEPMMA, Associação de Imperatriz, Associação de Timon, Associação de Bacabal, Presidente Dutra, Inativos, Barra do Corda, Balsas, Bombeiros etc, essas como diz o Rau Gil “ tiro o chapéu”. Essa alma que reza.

É preciso que todos os militares não se iludam com ventos de doutrinas de associações que não representa ninguém. Tome bastante cuidado com atitude de "líderes" nesse ano eleitoral porque aí mora o perigo. Como diz o livro sagrado, podem ser lobos vestidos de cordeiros. Portanto companheiros todo cuidado é pouco.

Cb Ebnilson Carvalho

8 comentários:

  1. Cordiais saudaçoes. Sugiro que siga o Blg Saiba das Coisas. Jah acompanho seu e tb publiquei a sua materia no meu blog. Um abraço.
    Cel Costa Jr, PMPA
    http://saibadascoisas.blogspot.com.br/2012/07/lideres-militares-dizem-que-foram.html

    ResponderExcluir
  2. Concordo em número, gênero e grau com vc Ebnilson, só agora com as eleições se avizinhando que eles(representantes das associações da capital) se manifestam ou essas almas querem reza ou pensam que os militares do Ma são bobos em acreditarem neles que na hora de reinvindicar ficaram mudos.

    ResponderExcluir
  3. Ao Cel. Costa Jr. Obrigado por nos visitar ja estou lhe seguindo. Olhei o seu blog, fico feliz por ter chegado aí na PM-PA. Um grande abraço para todos da PM-PA.

    ResponderExcluir
  4. Me desculpem, mas nós tinhamos sonhos que até hoje não foram realizados e agora vejo mais longe porque tudo se transformou em politica e pior que as assombrações dessas associações que nao fazem, nem nunca fizeram nada, a nõ ser boicotar quem parecia querer brigar pelos militares, engano nosso pois a luta era tão somente em beneficio proprio.

    ResponderExcluir
  5. pra esses supostos lideres se manifestarem agora deve ser porque acabou o cala boca que eles estavam recebendo e indignados agora vem eles dar uma de vitima.

    abraço a tds

    ResponderExcluir
  6. muito facil falar dos outros neh?? engraçado q a propria asspmma teve um racha doido por conta dessas eleiçoes q se aproximam, e vc caro ebnilson q segundo rumores ja quer se lançar futuro candidato?? nenhum d vcs d assossiações deveriam ter o respeito de qualquer um d nós pobres praças enganados pelos seus proprios amigos.. isso façam dessas assossiações um trampolim pra chegarem ao tao sonhado cargo politico, nos respeitem. sei q tu n vai postar isso... soh mostra o medo das minhas palavras

    ResponderExcluir
  7. Caro anônimo, primeiramente se identifique para falarmos melhor, nunca corri de qualquer situação, muito menos de uma crítica a minha pessoa. Pois eu tenho coragem de aparecer e queria vê se vc tem, vc afirma que eu não postaria sua mensagem, postei sem restrição, agora que vê se vc faz o mesmo. Agora é muito fácil quem diz sou eu, falar das pessoas de forma anônima se escondendo por trás do anonimato, isso é muito fácil. Quero vê é se vc mostra a cara igual eu sempre fiz aqui.
    Pois bem, infelizmente vc precisa amadurecer sua concepção política, enquanto vc pensar dessa forma nós nunca chegaremos a lugar nenhum. Queria que o nobre anônimo me mostrasse outra alternativa que não fosse a política para resolvermos nossas querelas, ou vc acha que os outros vão lutar por nós, nunca lutaram e nem vão lutar. Companheiro deixa esse pensamento atrasados de lado, nós temos sim que entrar na política, temos que ocupar as câmaras de vereadores em todo o Estado, temo que ocupar uma ou duas vagas no legislativo, no senado, na câmara federal e quem sabe um dia o próprio governo. Temos que entender que só seremos respeitado quando tivermos força política, porque somente no campo político é que nós teremos como mudar a nossa situação, caso contrário ficaremos somente reclamando da vida. Portanto anônimo, digo e afirmo temos que ter nossa força política sim.
    A respeito dos rumores que sou candidato são realmente só rumores, mesmo porque não sou candidato a nenhum cargo político, apoio os demais companheiros de forma imparcial e vou torcer pelas suas vitórias. Com isso o militar na política já. Um abraço e continue conosco.

    Agora si isso acontecer um dia será uma decisão em grupo e bastante trabalhada, mas quem vai decidir são os militares.

    ResponderExcluir
  8. Eu uso do anonimato pq me é oferecido, nao seja hipocrita e use do velho cliche militar de dizer q anonimato é crime, sinceramente nao vejo q algum d vcs querem realmente chegar a um cargo politico por conta da PMMA para melhorar a nossa situação e sim a de vcs proprios, é tao verdade que houve esse racha completamente notório e depois quando enfim se resolveram, tiraram no par ou impar quem sairia para vereador, aii sim voltaram a pensar na tropa né? UNIDOS SOMOS FORTE é uma ova cada um quer seu trampolim e com vcs não é diferente só aconselho que da proxima vez sentem e conversem antes de se revoltarem uns com os outros, aproveite e crie o blog da assossiação e deixe de ser individualista querendo manter o foco só pra ca!

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos