segunda-feira, 23 de julho de 2012


Em tempo de política os militares pagam o preço.

Na cidade de Grajaú uma das cidades mais antigas do Maranhão, que inclusive já fora sede do Comando Geral da PM-MA no século XIX, reina um total descaso com a Segurança Pública, principalmente com os militares daquela cidade. 

Recebemos diversas denuncias dos militares da região e da Associação de Barra do  Corda concernente ao assunto. A denúncia dar-se por conta de uma escala exorbitante por parte do comando local. Segundo as denuncias as escalas que eram de 24/48 foram reduzidas de 24/36, em virtude da exposição agropecuária de Grajaú (EXPOAGRA). 

É notório que em todos os eventos desse porte, sempre anda acontecendo as mesmas práticas por parte dos comandantes locais, porém em Imperatriz a realidade mudou pelo menos no ano passado. O fato aconteceu por conta da exposição agropecuária de Imperatriz, a associação de Imperatriz entrou com uma ação na justiça e ganhou o direito de os militares não fazerem o policiamento interno do evento. Todo mundo sabe que esses eventos são privados e não é de competências do Estado, portanto essas práticas abusivas continuam persistindo, sempre em desfavor dos militares. 

Na verdade são coisas que não dá para digeri-las, vejam bem: a EXPOAGRA é um evento particular, portanto compete aos seus organizadores providenciarem a segurança privada do local e não essa responsabilidade ser transferidas para os policiais militares que é quem paga o pato. Por que a única coisa que a militar ganha é um lanche para forrar sua barriga, mas a sua mente está estafada pelo desrespeito e indignação.

Recentemente o Comandante Geral da PMMA publicou uma portaria disciplina esses serviços extras(vê matéria conciliação, esse foi o tom das associações militares do maranhão)  a portaria proibia qualquer serviço extra, excetuado aqueles de extrema necessidade, afinal o que há de extraordinário numa exposição agropecuária, a não ser a dinheirama negociada entre os expositores. Não se justifica uma convocação extraordinária em eventos privados, afinal os militares são burros de cargas?

Não se pode tratar mais os profissionais de segurança como objetos de manipulação nas mãos de comandantes a serviço dos interesses comerciais.

O mais grave ainda é que as denuncias vem recheada de ameaças, segundo os internautas da região, há uma escala na cidade de Arame no qual o militar passa 15 dias de serviço ininterruptos e quando chegar folga um dia e no outro já entra de serviço, é companheiros os chicotes da escravidão ficou nos lombos dos militares, de acordo com os denunciantes que reclamar das escalas vai ser desterrado para Amare curtir seus 15 dias de penitência.
Pedimos ao Comando Geral da PMMA que veja essa situação, por que os militares estão clamando por justiça e uma escala digna em Grajaú. Vejam um trecho do comentário não publicado.

“Rapaz aqui em Grajaú-Ma o serviço está quase escravo, sem folga, sugado, e ainda tem redução de 24x48 para 24x36 tempo de EXPOAGRA, e ai Cb Ebnilson faça uma reportagem sobre isso por favor estamos sem quem recorrer e se for se manifestar ainda vai passar 15 dias na cidade de Arame sem folga alguma, serviço escravo os praças de Grajaú- Ma pedem socorro AJUDEM-NOS”. [Policial Militar desesperado]
Informamos que o espaço está aberto para o comandante de Grajaú caso queira se manifestar com relação aos fatos.

CB Ebnilson Carvalho

24 comentários:

  1. Caro Cb Ebnilson, em Pedreiras-ma910ª CI), no período de vaquejadas, nós somos obrigados a trabalhar dentro dos eventos, em situação semelhante a de Grajaú. Sendo usados nas folgas. Solicito que, se possivel o pessoal da Associação de bACABAL pudesse vir fazer uma visita expositiva sobre o que nós não somos obrigados a fazer.
    O pessoal do Expediente Administrativo e da Força Tática são os mais sugados, pois basta ter uma festa nas ruas da cidade que logo somos escalados, de "bico seco"

    ResponderExcluir
  2. ISTO É UMA VERGONHA NESTE SECULO QUE VIVEMOS AINDA ESTE DIPOS DE ESCRAVIDÃO POR QUE O COMANDO GERAL DA PM MA NÃO SE ENTERVEM SOBRE ISSO CADÊ OS DIREITOS HUMANOS NÃO EXISTE NESTE MARANHÃO VAMOS DENUCIALO ACORDA PM DO GRAJAU

    ResponderExcluir
  3. RAPAZ ISSO TA ACONTECENDO NO MARANHÃO INTEIRO SÓ VCS Q NÃO VEEM ESSA PORCARIA D MOVIMENTO PAREDISTA Q EU PARTICIPEI E NÃO VOU MAIS PARTICIPAR NÃO ADIANTOU D PORR... NENHUMA TA TUDO PIOR DO QUE ERA ANTES E O Q MAIS GRAVE AINDA AONDE SE FOLGAVA 72 HORAS ANTES DA MERDA DSSE MOVIMENTO CAIU PRA 48 HORAS EXEMPLO NA 5ª CI O COPOM AGORA É 48 HORAS POR 24 D SERV E ANTES ERA 72 HORAS D FOLGA...ENQUANTO VCS ESTAVAM PREOCUPADOS COM ELEIÇÃO PRA VEREADOR NOS ESTAMOS SE LASCANDO PARABÉNS NUNCA MAIS CONTEM COMIGO...
    SD PM ELIÉZIO

    ResponderExcluir
  4. Amigo Ebnilson em Açailandia (5ª CI) não esta diferente, depois que o tenente coronel edeilson saiu daqui as escalas sofrem remanejamento direto, o copom que tinha escala de 24 por 72, por conta da exposição do policial a radiação, diminuiu sem justificativa para 24 por 48. Ao invés das coisas melhorarem, estão voltando ao atraso, por favor publique isso tambem. nos dpms ainda tem as escalas de de 2 dias de serviço por 2 dias de folga. Se o efetivo e pouco, a culpa não e dos policiais e sim do governo que nao faz concurso, contamos com seu apoio para publicar essa noticia.

    ResponderExcluir
  5. AQUÍ EM BACABAL, NOS DIAS 13,14 e 15 DESTE MES, ACONTECEU O BACABAL FOLIA(CARNAVAL FORA DE EPOCA), FESTA TRADICIONAL HA 20 ANOS,FESTA QUE VEM AS GRANDES BANDAS DA BAHIA, E DESTA VEZ (2012) NÃO FOI ESCALADO NINGUEM DE FOLGA, E NEM TÃO POUCO REDUÇÃO DOS QTU,S PORQUE NOSSO PRESIDENTE(ASPOMMEM) EM UMA REUNIÃO DA COMISSÃO PARITARIA, FALOU COM O SECRETARIO DE SEGURANÇA E ESTE PROIBIU AS ESCALAS ABUSIVAS, AS TAIS "EXTRAS", RAPIDINHO ELES MANDARAM PM,S DE OUTRAS UNIDADES, MAS,PAGANDO DIARIAS. NOSSO CONSELHO A VCS É: DENUNCIEM, POIS QUEM CALA CONSENTE. ´NÓS SOMOS FUNCIONARIOS É DO ESTADO E NÃO EMPREGADOS DE OFICIAIS, ELES ENTRARAM DA MESMA FORMA QUE NÓS, ATRAVES DE CONCURSO.ENTÃO VAMOS COBRAR DO GOVERNO A REGULAMENTAÇÃO DA NOSSA CARGA HORARIA, POIS NÓS SOMOS A UNICA CATEGORIA DO ESTADO QUE NÃO TEM CARGA HORARIA REGULADA EM LEI.VAMOS NESTA ELEIÇÃO ELEGER GRANDE NUMERO DE VEREADORES PM,S PARA FAZERMOS UMA BASE FORTE PARA ELEGERMOS DEPUTADOS EM 2014. VAMOS A LUTA, POIS, UNIDOS SOMOS FORTES.

    ResponderExcluir
  6. Boa não é essa. Aqui em São Luís-MA eu vi dois policiais militares (um cabo e um soldado) tirando serviço dentro de um shopping aqui na capital e vou dizer mais, esses dois policiais estavam escalados de serviço dentro do Shopping da Ilha" durante o período junino mês passado. Informo aos companheiros da cidade de Grajaú-MA que denúncias podem ser feita a Ouvidoria de Polícia da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão no site http://ouvidoriama.blogspot.com.br. Denuncie! Bote a boca no trombone! Policial Militar também tem direitos.

    ResponderExcluir
  7. Companheiros de Grajaú-MA, um de nossos maiores erros é não se informar. Existe um canal de comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado do Maranhão que acolhe denúncias cometidas por policiais contra cidadãos e de policiais contra policiais (superiores hierárquicos, por exemplo, que comentem abusos contra subordinados)e encaminha essas denúncias formalmente a Corregedoria de Polícia da Capital. Se informem, se atualizem e denunciem. O link para a Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública para fazer as denúcias é esse http://ouvidoriama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ACOMODADOS PELA POLÍTICA .


    A REPRESENTATIVIDADE POLITICA É SEMPRE VÁLIDA , MESMO CORRENDO OS SÉRIOS RISCOS DAS TRAIÇÕES E DESILUSÕES DAQUELES QUE SE VISLUMBRAM COM O PODER ... MAIS AMIGOS ESSA LUTA PELA REPRESENTATIVIDADE NÃO SIGNIFICA A RENUNCIA DA LUTA DOS NOSSOS DIREITOS E DIGNIDADE. UMA COISA NÃO ANULA A OUTRA ; PELO CONTRÁRIO MOSTRA QUE A PROXIMIDADE COM UM CARGO POLÍTICO NÃO FARÁ A RETROAÇÃO DOS NOSSOS IDEAIS E DE TUDO AQUILO QUE ME CONDICIONOU A ELE .

    TODO TEMPO DADO ÀQUELES QUE NOS OPRIME E MASSACRA VALE OURO ( O SECRETÁRIO FÁBIO GODIN JÁ FALOU QUE PODE ADIAR O CONCURSO DA PMMA PRA 2013,DEPOIS 2014 E ETC.. COM ISSO PARALISANDO CENTENAS DE PROMOÇÕES E AUMENTANDO O FARDO DOS POUCOS QUE ESTAM ... ALÉM DO MAIS RASGANDO DE VEZ O ACORDO FIRMADO NO FIM DA GREVE , PRINCIPALMENTE NA ILUSÃO DAS 40 h semanais ... O ESCALONAMENTO VERTICAL , MUITOS QUE SABEM FINGEM QUE NÃO EXISTE ). NOSSA ACOMODAÇÃO AGORA , E FINGIMOS QUE ESSA OPRESSÃO FOI RESOLVIDA - INDEPENDENTE DE ELEIÇÕES OU NÃO - SÓ FAVORECE PRA QUE MAIS UMA VEZ A POPULAÇÃO SEJA LUDIBRIADA E QUE ELEJA JUSTAMENTE AQUELES QUE USURPAM NOSSOS DIREITOS E GARANTIAS .

    PROF. ADEMAR NAIVA

    ResponderExcluir
  9. NA PMMA NÃO EXISTE ESPERANÇA DE MELHORAS, A SITUAÇÃO E TRISTE E SEM PERSPECTIVAS ALGUMA, A TENDÊNCIA E SÓ PIORAR COMANDOS BABÕES E OMISSOS E POLITICOS TIRÃO E COLOCAM OS MESMOS E NÃO PELA COMPETÊNCIA, UMA VERGONHA. PRAÇA PASSA DE 15 A 20,25 ANOS PRA SIR CABO, BRINCADEIRA.

    ResponderExcluir
  10. CAXIAS-MA
    AQUI NO 2º BPM NÃO É DIFERENTE. E NESTE FINAL DE SEMANA FOI PIOR. POLICIAIS MILITARES FORAM ESCALADOS PARA UMA FESTA NO CLUBE ALECRIM (FESTA PARTICULAR), ONDE IRIA SE APRESENTAR OS THE FEVERS. SÓ QUE QUANDO CHEGARAM PARA O POLICIAMENTO FORAM BARRADOS NA ENTRADA, TENDO O SEGURANÇA DITO QUE OS MESMOS NÃO PODERIAM ENTRAR. FOI CHAMADO O OFICIAL DE DIA E MESMO ASSIM OS SEGURANÇAS NÃO DEIXARAM A PM ENTRAR. DISSERAM QUE ALI NÃO PRECISAVAM DA PM. TAL FATO FOI NOTÍCIA NOS JORNAIS LOCAIS. FATO SE DEU NO ÚLTIMO SÁBADO (21/07/2012). OS PMs RETORNARAM AO QUARTEL QUE NEM UNS CACHORRINHOS COM OS RABOS ENTRE AS PERNAS. ISSO É UM ABSURDO, O 2º BPM NECESSITA URGENTE DE UM COMANDANTE.

    ResponderExcluir
  11. Tem alguém ganhando R$$$$$$ com isso.!!!!Advinhem.??????, Isso pra mim não é surpresa.

    ResponderExcluir
  12. CARO EBNILSON AQUI EM BARRA DO CORDA AONDE GRAJAÚ AINDA É SUBORDINADA TEMOS Q IR PRA JENIPAPO DOS VIERIRAS,ITAIPAVA E FERNANDO FALCÃO ESSAS TODAS PASSAMOS 15 DIAS DE SERVIÇO SEM FOLGA E QUANDO CHEGAMOS ESTAMOS DE 24HRS NO OUTRO DIA E AINDA SOMOS OBRIGADO A IR PARA GRAJAÚ Q JA FICA A 120KM DAQUI E LA AINDA MANDAM-NOS PARA O ARAME PASSAR 15 DIAS TAMBEM SEM FOLGA,TA UMA ESCRAVIDÃO MESMO É AQUI FAÇA ALGO PRA AJUDAR-NOS.

    ResponderExcluir
  13. VENDO TODOS OS DEPOIMENTOS VIMOS QUE SITUAÇÃO É A MESMA EM TODO O ESTADO...ESSA ESCALA SÓ VAI MELHORAR SE HOUVER O CONCURSO QUE SE ARRASTA E NÃO SAI. TEMOS QUE COBARA O CONCURSO URGENTE... VIU CABO EBNILSON E PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÃOES..

    ResponderExcluir
  14. Pelo que vejo aqui, as polícias militares no Brasil não respeitam nem mesmo os direitos dos seus integrantes imagine os direitos dos cidadãos comuns. Alguns comandantes, que deveriam dar o exemplo, são os primeiros a causar problemas administrativos e jurídicos negando direitos básicos a seus integrantes. É uma vergonha!

    ResponderExcluir
  15. Pelo que vejo aqui, as polícias militares no Brasil não respeitam nem mesmo os direitos dos seus integrantes imagine os direitos dos cidadãos comuns. Alguns comandantes, que deveriam dar o exemplo, são os primeiros a causar problemas administrativos e jurídicos negando direitos básicos a seus integrantes. É uma vergonha!

    ResponderExcluir
  16. E A COISA ESTA MESMO FEIA EM CAXIAS NO 2 BPM, AS POUCAS VIATURAS E VELHAS, QUE TINHA AGORA SÓ RODA UMA A OUTRA FICA PARA, OS POLICIAIS SÃO PROIBIDOS ATÉ DE TOMAR BANHO E TER A HORA DO DESCANSO PRA ALMOÇAR, ATÉ PARECE QUE OS POLICIAIS NÃO SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E SIM ESCRAVOS PÚBLICOS, JÁ QUE TODO TRABALHADOR TEM DIREITO HA UM TEMPO PRO ALMOÇO, O ALOJAMENTO DE SD E CB E UM LIXÃO O BANHEIRO NÃO FICA ATRÁS, CAXIAS PEDE SOCORRO.

    ResponderExcluir
  17. E A COISA ESTA MESMO FEIA EM CAXIAS NO 2 BPM, AS POUCAS VIATURAS E VELHAS, QUE TINHA AGORA SÓ RODA UMA A OUTRA FICA PARA, OS POLICIAIS SÃO PROIBIDOS ATÉ DE TOMAR BANHO E TER A HORA DO DESCANSO PRA ALMOÇAR, ATÉ PARECE QUE OS POLICIAIS NÃO SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E SIM ESCRAVOS PÚBLICOS, JÁ QUE TODO TRABALHADOR TEM DIREITO HA UM TEMPO PRO ALMOÇO, O ALOJAMENTO DE SD E CB E UM LIXÃO O BANHEIRO NÃO FICA ATRÁS, CAXIAS PEDE SOCORRO.

    ResponderExcluir
  18. força tática ganha pra isso, tem que trabalhar o máximo. isso aí tudo ta acontecendo é pq sd só sabe ser babao de oficial e ficar contra o companheiro que ta baixado e desdenha dele, faz piada , agora ficam aí chorando, chicote no couro desses escravos da democracia.

    ResponderExcluir
  19. Tudo isso é um absurdo e ninguém faz nada. Sou /2001 e fico pensando quanto tempo perdi aqui nessa instituição, sabendo que muitos colegas que ingressaram no mesmo tempo que eu já se libertaram.

    ResponderExcluir
  20. CARO EBENILSON ANTES DE COLOCAR A TAL DENUNCIA DE GRAJAU NO BLOG ACHO QUE VC DEVERIA VERIFICAR A VERDADE SOBRE A ESCALA DE SERVIÇO..PQ NA REALIDADE POIS A ESCALA NAO ESTÁ SENDO COM A FOLGA REDUZIDA E SIM DE ACORDO COM A DETERMINAÇÃO DO CMT GERAL DA PMMA 24 POR 48.

    ResponderExcluir
  21. escala é um problema do maranhão todo pq no 12º a escala e 2dias por 3dias nos gpms
    e vir ai 18 comentarios e o nem um representante se manifestou nem pra responder os comentarios. VAMOS DAR A RESPOSTA NAS URNAS MEUS AMIGOS

    ResponderExcluir
  22. Caro membros de nossa comunidade,

    Estamos apoiando o Cel Camilo para vereador da cidade de São Paulo e gostaríamos de podermos contar com seu apoio, por favor, acesse nossa comunidade www.policialbr.com e ao lado do chat tem um banner da campanha, abaixo dele tel um script e pedimos para você copiar e colocar no seu site ou blog. Ajuda ai vai, ajuda! Vamos fazer a diferença nestas eleições municipais elegendo nossos irmãos e irmãs de farda e assim formamos uma bancada forte de policiais e bombeiros em todo Brasil para podermos eleger nossos deputados estaduais e federais em 2014.

    A hora é agora, vamos revolucionar e mostrar que PM e BM vota pela categoria, nossa força é o voto.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Aqui em Caxias no 2ºBPM o alojamento e o banheiro de Cb e Sd são um verdadeiro lixão, quando se tem alguém visitando o BPM se mostra todas as dependências menos essas duas é de fazer vergonha a qualquer ser humano. Só não fazem falta porque os policiais nem usam mais pois aqui em Caxias não temos horário para descanso após as refeições e olha que a prefeitura fornece do combustível ao que é solicitado até mais que o proprio Estado. e quando se tem eventos extras não tem jeito as escalas são quebradas sem dó nem piedade. A exemplo no micaxias a dois atraz.

    ResponderExcluir
  24. PATRULHAMENTO: Homens da Polícia Militar e Guardas municipais, fazem a segurança no Parque de Exposições.

    Fonte: http://www.realidadenatela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos