segunda-feira, 9 de julho de 2012

5º GBM realiza Curso Avançado de Resgate, Combate a Incêndios, Altura e Resistência Aquática.

IMG_1661
Para garantir a prevenção e ação iminente ao combate a incêndios, buscas, resgates e salvamentos nos diversos meios. O 5º Grupamento Bombeiro Militar localizado no município de Caxias tem por lema: “salvando vidas, o Patrimônio e Protegendo o Meio Ambiente” realiza o Curso Avançado de Resgate, Combate a Incêndios, Altura e Resistência Aquática.
A abreviação do nome do Curso cria o codinome CARCARÁ, nome de uma ave de rapina tipicamente nordestina  que se adapta muito bem a qualquer situação.  Para o Ten. Malheiros a ave símbolo do curso exemplifica muito bem como sairá o profissional formado no CARCARÁ, “serão bombeiros, guardas municipais, brigadistas e policias militares que poderão agir de forma eficaz nos mais diversos meios atuando com técnicas avançadas”. Declinou o subcoordenador Tenente Malheiros.
Segundo o capitão Rocha instrutor da disciplina APH, o curso vai formar duas turmas nessa ultima quinzena do mês junho. A primeira turma aconteceu do dia 14 a 17 e formou 22 carcarás. A segunda turma vai do dia 21 a 24.
Para o soldado Laílson que está na corporação apenas 2 anos. “Cursos como esse motiva a tropa, além de melhorar nossa qualidade serviço e nos atualiza nas diversas técnicas que o bombeiro atua”.
O curso acontece na cidade de Coelho Neto localizado a 100 km de Caxias, mais especificamente nas indústrias Itapajé e Itajubara. Local escolhido por apresentar vários ambiente para realização das oficinas das diversas disciplinas e  com maior realidade possível das ocorrências encontradas na região.
As instruções estão sendo ministradas por profissionais gabaritados em mergulho, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar e Combate a Incêndio. Uma guarnição do Subgrupamento Independente de Busca e Salvamento (Águias) e do Grupamento da Emergência Médica (GEM) completaram a equipe de instrutores.
O coordenador do CARCARÁ e Comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Caxias, o Tenente Coronel Veras, fala sobre o apoio que tem da tropa. “Temos total apoio da tropa! Tanto praças quanto os oficiais estão se desdobrando para que o curso CARCARÁ seja um sucesso. O 5ºGBM está de parabéns”.
Conhecida como a “princesa do Sertão”, o município de Caxias se localiza na região do Meio Norte e é banhada pelo Rio Itapecuru e possui vários pontos de banhos.  durante parte significativa do ano o combate a fogo na vegetação é praticado diariamente pelos Bombeiros da região. Com a população maior que 155 mil  habitantes. Caxias  é o 4º município mais populoso do estado do Maranhão.

Fonte: http://www.cbm.ma.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos