terça-feira, 10 de julho de 2012
Jornada de Sobrevivência Policial
  


Na tarde de ontem (09/07) o 9º BPM (São Luís) lançou o projeto pioneiro de Jornada de Sobrevivência Policial. O Curso é promovido pelo comando do Batalhão, de autoria do Tenente Coronel Pereira. O curso tem como objetivo capacitar os policiais militares para o enfrentamento diário nas ruas no combate a criminalidade. Entre ás vária disciplina ministrada estará: Defesa Pessoal, Teoria de Sobrevivência Policial, varredura em recinto fechado, abordagem veículos e pessoas e principais táticas com armamento.
Tc Pereira demonstrando a técnica
















O treinamento iniciou-se com a explanação das teorias referente ao curso, no qual os primeiros policiais a serem agraciados foram os do Grupo Tático Móvel (GTM). No primeiro momento foram aplicadas algumas teorias policial no que concerne a postura, destreza, visão e tática policial, logo em seguida foram aplicadas na prática as teorias.
9º BPM " O Trovão da Vila Palmeira"
Para o instrutor, TC Pereira, um dos grandes especialistas em operações especiais da PM-MA, “ a postura e a tática é o espírito e a matéria das operações especiais” falou o comandante.
Técnica Siamesa 
Sd Viegas e TC Pereira na demonstração da técnica
O TC Pereira é um dos poucos oficias da PM-MA que consta em seu currículo de cursos de operações especiais, como: Concurso de Guerra na Selva(CIGS) e BOPE do Rio de Janeiro. O oficial também já comandou o ex-BME(Batalhão de Missões Especiais) hoje CHOQUE da PMMA. O comandante disse que estará “procurando o máximo de pessoas interessadas para que façam o curso, pois é a vida do policial que está em jogo”, afirmou o instrutor. O curso contará também com militares do próprio Batalhão que já estiveram nas fileiras da COE e CHOQUE, Capitão Morais, Cb Nascimento etc.

Para o Sd Alberino, um dos participantes, o “conhecimento aqui servirá para própria segurança do policial militar” disse o militar.

Foram ensinadas algumas técnicas pelo TC Pereira entre elas o “Passo Tático”. O “passo tático” é o jeito do policial andar numa situação de combate, falou o TC Pereira. De acordo com o instrutor, o “passo tático”, Gueixa ou SWAT, é um tipo de deslocamento com passadas curtas para melhorar as ações operacionais  numa determinada incursão policial.


Passo Tático
Sd Alberino e TC Pereira
GTM em Evolução
 
Policiais do GTM

Outra técnica ensinada e aprimorada foi a siamesa, essa técnica tem como objetivo fazer incursões de forma precisa e organizada numa situação de combate. A técnica siamesa tem 3 vertentes: Lado a lado, Costa a Costa e em linha. Vejam nas fotos cada posição.

Técnica Siamesa 


Lado a Lado

Sd Glauco na perfeição da técnica
Costa a Costa


Detalhes da Costa a Costa

Pronto para o combate


O Comando do Batalhão do 9º BPM convida todos os Policiais militares interessados que façam sua inscrição no P/1 do Batalhão tudo de forma gratuita. O curso será ministrado das 15:00 às 17:00 horas no próprio Batalhão. Todas as informações podem ser obtidas no P/1 ou no telefone(98) 32716818 9º BPM.

Não percam essa oportunidade de se prepararem, porque é nossa vida que está em jogo. Não paga nada o único pagamento é o conhecimento e técnica que você irá adquirir.

CB Ebnilson Carvalho


8 comentários:

  1. Meu filho, eu quero é encher a barriga dos meus filhos.

    ResponderExcluir
  2. muito bom para o policial militar engandecer os seus conhecimentos no ambito operacional pois nos trabalhamos nas ruas e nos deparamos cotidianamente com ocorrencias diversas e precisamos cada vez mais nos aprimorarmos para nao tombarmos diante do inimigo. parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. aproveita bem 9°bpm as intruções de um dos melhores coroneis da pmma.em relação à operacionalidade.

    ResponderExcluir
  4. aproveita 9°BPM as instruções de um dos melhores coroneis da pmma,em relação à operacionalidade.

    ResponderExcluir
  5. Só esqueceram de colocar em um dos pontos que na sobrevivência policial também deve existir um salário descente,material humano, equipamentos, armas e munições o que ultimamente não se ver nessa PMMA...a única coisa que se ver é um bando de policiais babacas candidatos a vereadores...grande bosta....

    ResponderExcluir
  6. gostaria de fazer uma pergunta para os lideres kd as melhorias nas escalas pelo amor de Deus facam alguma coisa

    ResponderExcluir
  7. Pena que no interior nao temos esse tipo de iniciativa ... curso é instrução e não sugação!!!

    ResponderExcluir
  8. JA SOMOS PERITOS, TEMOS UMA GRANDE TAREFA QUE É A DA SOBREVIVER COM BAIXOS SALARIOS.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos