sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

SÃO PEDRO RECEBE NA PORTA DO CÉU UM SOLDADO DA POLICIA MILITAR DO MARANHÃO.



 Por: “A voz que clama na caserna”


O conto a seguir tem o título chamado: Assim é feito nas casernas do Maranhão, porém seus personagens são frutos da “imaginação” do indignado aventureiro das palavras que aqui o narra:

Morre mais um soldado na Policia Militar do Maranhão, entre tantos que já foram sem graduação, e São Pedro sai na porta do céu para recepcioná-lo. Sem saber sua graduação São Pedro comenta: 
“Seja bem vindo bravo Policial Militar, há anos venho acompanhando sua atuação lá na terra: Você não se corrompeu, não dormiu quando era sentinela da hora, atendeu todos os chamados daquele bendito radio barulhento que não cala nem noite e nem dia, não chegou atrasado ou faltou ao serviço, nunca reclamou de suas férias sempre atrasadas, não recorreu ao Ministério Público por não gozar suas merecidas licenças premio, trabalhou por muitas vezes doente, pegou chuva no inverno e engoliu muita poeira no verão, trabalhou em todo o policiamento extra que te arrumaram ao longo de sua carreira militar, esteve presente em todos os atos cívicos, nas promoções de Tenentes a Coronel você marchou em desfile até sair a sola do pé, engoliu o pão que o diabo amassou e as almas penadas assaram no forno do inferno e lhe serviram como refeição nas cozinhas das casernas por onde você passou, sempre fez tudo baseado no SIM SENHOR, nunca foi punido, são vários os seus elogios publicados em sua ficha individual sempre por bons serviços prestados etc. etc. etc.”
 
Então São Pedro para e pergunta:
 “Desculpe-me é que tenho muitos afazeres e com certeza devo ter perdido alguns capítulos da novela de sua vida lá na terra, porque não estou encontrando na sua ficha individual as suas promoções de Cabo, Sargento etc. etc. etc.”. 
 
O Soldado fala pela primeira vez depois de morto:
 “Não São Pedro, eu morri e não houve vaga para me promoverem nem ao menos a Cabo. A minha família ficou com a esperança de receber minha promoção pós-morte, receber também uma medalha de latão barato e de depositarem uma coroa de flores de plástico no meu tumulo no dia do Soldado ou no aniversario da Policia”.
 
São Pedro examina mais uma vez sua ficha individual e não encontrando falhas diz com pesar:
 “Como sua graduação de Soldado é folclórica o que eu poço fazer é lhe arrumar uma vaga de ascensorista no elevador que vai do inferno para o céu; Que é para você não perder a prática de levar as pessoas a subir na vida”.
 
O Soldado então pede para São Pedro para ir para o inferno alegando que por lá encontraria muitos ladrões que ele prendeu e viu morrer na prisão. E completa:
“Só assim eu volto a ser autoridade novamente”.

São Pedro balança a cabeça e diz: 
“Lamento, mais os ladrões que por aqui chegaram foram todos para o céu”
 
Pergunta o Soldado:
 “Como isso foi possível?”
 
Responde São Pedro:
“Usando aquela velha liminar expedida por Jesus Cristo lá na cruz do calvário a um antigo companheiro”.  
 
O Soldado perplexo com o que estava acontecendo desabafa:
“Eu prefiro ficar com o diabo no inferno a ter que passar a eternidade carregando gente para cima e para baixo”.
 
Então São Pedro completa:
“Você é o que a sua profissão faz de você”
 
E finaliza:
“Infelizmente, também, no inferno o diabo já reservou a grande maioria das vagas para os seus superiores hierárquicos lá da terra que não podem ficar sem promoções”
 
Lamentavelmente no Maranhão o regime tirano das promoções para soldados funciona no regime de apaniguados. Merecimento e bravura só funcionam para os que fazem parte de um esquema interno entre Comandantes que viola a lei, a ética e a moral.
É triste, se os soldados fossem respeitados nos seus direitos, todos eles, do ano de 2002 para trás, já deveriam ter sidos promovidos, pois legalmente já adquiriram esse direito.
Digamos então que as graduações sejam no regime de bravura; Com certeza muitos já teriam sido promovidos a Coronel.
Infelizmente bravura é substituída por babura; Quem puxar mais saco ou for útil aos esquemas internos recebe os favores e as graduações.
Lamentavelmente o fato não é só interno é político também, só é preciso encontrar um padrinho.
Bom seria viver numa instituição seria;
Estar todos os dias dentro da justiça;
Romper com o atrasado e indigesto militarismo;
Ter valor e dignidade profissional;
Orgulhar-se de ser Soldado de Policia no Maranhão.
Publicado pelo SD PM WIDEVANDES (IMPERATRIZ)

Fonte: http://aspom-aspom.blogspot.com

11 comentários:

  1. DE TIMON.

    SÃO 28 PRAÇAS QUE MORRERAM SÓ NESTE ANO.É UM NÚMERO ABSURDO QUE NÃO PODEMOS ACEITAR CALADOS.

    ResponderExcluir
  2. DE TIMON.

    AQUI EM TIMON FORAM PROMOVIDOS DOIS OFICIAL E TRES PRAÇAS,QUASE A MESMA PROPORÇÃO.É POR ESSAS INJUSTIÇA QUE QUEREMOS QUE OS CEL SÓ SE REFORMEM AOS 70 ANOS DE IDADE, SABE PQ. PQ NO MEU PONTO DE VISTA UM OFICIAL CHEGAR A TC AOS 37 ANOS DE IDADE E UM PRAÇA PASSAR 25 ANOS DE SERVIÇO NA PMMA E SER SD É UMA VERGONHA. NÓS SABEMOS QUE NA PMMA PROMOÇÕES RÁPIDAS COMO ESSA NÃO É MÉRITO. É POR ISSO QUE DEVEMOS ENTRA NA JUSTIÇA EM JANEIRO PARA TENTAR DIMINUIR ESSAS INJUSTIÇAS.

    ResponderExcluir
  3. QUERO SER CABO ATÉ 2O2O SERÁ?2 de janeiro de 2012 às 16:13

    EU SOU SOLDADO BARRA 93 TENHO TODOS OS REQUISITOS PARA SER PROMOVIDO E NÃO FUI A DESCULPA É PQ NÃO TEM VAGA.
    INFELIZMENTE NA PMMA É ASSIM NÃO TEM VAGA PRA MIM QUE SOU HONESTO E CUMPRIDOR DAS MINHAS OBRIGAÇÕES MAIS PRA BABÃO DO GOVERNO TEM POIS TODO MUNDO SABE QUE TEM CORONEL A MAIS DEVIDO UM PEIXÃO DO GOVERNO NÃO AGUENTAR MAIS SER TENENTE CORONEL, AI SIM PRA ELE INVENTARAM UMA MÁGICA E CRIARAM UMA VAGA DE CORONEL.
    CONCERTEZA ABSOLUTA VCS SABEM DE QUEM ESTOU FALANDO POR ISSO NÃO SERÁ PRECISO ESCREVER O NOME DESSE SORTUDO!!!
    ESPERO QUE ANTES DE CHEGAR 2O2O EU SEJA PROMOVIDO POIS NA PMMA NÃO EXISTE CONCURSO INTERNO E MINHA PORCARIA DE PROMOÇÃO NÃO SAI.
    SINSERAMENTE QUANDO SOUBE QUE NÃO SERIA PROMOVIDO ME DEU UM ÓDIO TÃO IMENSO QUE PENSEI TANTA BESTEIRA SÓ POR CAUSA DA INJUSTIÇA E SACANAGEM QUE FAZEM COM A GENTE.

    ResponderExcluir
  4. agora amigos imaginem que tem um policial militar ele é soldado e trabalha em porto franco passou no cfo fez um ano ainda todo mundo da turma dele ja é 1º tenente inclusive tem um no estreito e esse cidadão desistiu eu ja tenho quase 20 anos sou sd pm não sei se nem vou conseguir ser sgt e esse rapaz preferiu ficar na parte dos otarios que são os praças envez de ficar na parte que come do bolo que é o oficialato pq com eles se atrasar a promoção é coisinha de 4 anos enquanto com a parte dos idiotas , serviçais , ridiculos , burros , pra nadas , etc pois é assim que eles nos veem atrasa 20 anos e temos que ficar calados pois não temos direito a dignidade e crescer na instituição!!!

    ResponderExcluir
  5. o cmt geral ta preocupado em sua fotinha do lado do SENHOR DO UNIVERSO QUE É O DONO DO BRASIL E DO MARANHÃO SEU BIGODE a minha promoção pra CABO pois sou pm barra 93 amarraram na bunda de um jumento e deram um tiro de FUBOCA que o jumento desinbestou MUNDO A FORA PRA BEM LONGE DO MARANHÃO.

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos sou barra 93 estou no excepcional nunca faltei nem cheguei atrasado e promoção nada mais todos nós sabemos que tem um barra 93 do 3ºBPM que esta passando na frente de todo mundo feito um carro de formula um foi a cabo por bravura agora foi a 3ºSGT e logo vai a 2ºSGT e da FT, FN e quase dona da policia vamos entra na justiça já.

    ResponderExcluir
  7. ebnilson, boa tarde!o que vc está sabendo sobre o escalonamento, por gentileza nos informe. aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  8. ebnilson, como vc sabe a policia militar do ceará, como também os bombeiros, estão de greve,mas o que chama atenção e que os oficiais aderiram 100%.se no maranhão tivesse ocorrido o mesmo, com certeza nós também tinhamos ganho tudo que estavamos pretendendo. para aqueles que não participaram do movimento principalmente os oficiais, que esse movimento no ceará sirva de lição.

    ResponderExcluir
  9. Ao companheiro que pergunta sobre o escalonamento. Caro colega, vou procurar pegar informações sobre o escalonamento, porque o que sei até o momento que não foi executado ainda pela justiça. Mas vou me inteirar do assunto.

    ResponderExcluir
  10. ebnilson, como vc falou sobre os Médico da corporação,eles não respeito atestado de outro Médico de fora,aqui na policia só tem uma médica especialista psiquiatria, que 4 anos de serviço na PM,fezeram um esqeuma para reforma,por que ela adotava uma medida e os outros descompriam a sua atitudi egnoravam seus atestado. eu foi uma vitima, estou fazendo tratamento fora .
    Tem muito pms que estão doênte com problema psiquiatrico, mais trabalham assim mersmo para não perde suas vantagems,tem pms que já refomaram com esse problema estão voltando para trabalhar porque perdem muito.

    ResponderExcluir
  11. Caros amigos,a promotoria de Saúde timha que tomar conhecimento sobre essa barbaridade que acontece na JMS da PM.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos