domingo, 4 de dezembro de 2011

Na greve da PM perderam os "contras"

Imperatriz
São Luis


Do blog Prensa Libre
Carlos Gaby

Para decepção dos agitadores extra-movimento, os eternos "contra", a greve dos policiais militares e bombeiros terminou sem enfrentamentos e derramamento de sangue. Bom para o Maranhão. Bom para a categoria, de qual reivindicação justa conseguiu extrair o melhor, tanto que concordou com o acordado nas negociações.

Mas para os agitadores das redes sociais e da trincada trincheira oposicionista, que tentaram dar um matiz político ao movimento, tudo pensando em 2012 e 2014, ficou o gosto amargo da frustração. Queriam ver irmãos se destruindo e a unidade do Estado parar nas pendengas violentas dos tempos dos coronéis. Quebraram a cara.

O terror coletivo e a instabilidade psicológica, quiseram pregar. Usaram microfones, horários na tv, espaços em jornais, postagens na internet, para incutir o medo na população. Receptivos aos apoios, os líderes grevistas, no entanto, souberam separar o joio do trigo, e resguardar a legitimidade do movimento.

O espírito de responsabilidade cidadã e o respeito ao estado de direito, afinal, conduziram o movimento a uma saída estritamente bilateral, obstruindo qualquer vantagem político-ideológica dos "contra" e seus eternos rancores, com seus sentimentos obtusos e ditatoriais.

Que o rescaldo da crise sirva de reflexão para as futuras relações do Poder e de Poder, que o bom senso seja observado nos dois lados. E que a contaminação do “quanto pior melhor” paire sobre o cemitério das pequenas almas, que insistem em fincar consciência em velhos preceitos.

O jogo democrático das eleições não pode passar pelos pequenos corações, mas pela consciência livre do povo, que decidirá soberana e pacificamente nas urnas.

Ainda bem que os policias e bombeiros souberam julgar que, fortes, podem muito, mas manchados pelo velho sindicalismo político poderiam sucumbir na desconfiança e no descrédito. Em tempo, refutaram as investidas “ideológicas” e agiram com a responsabilidade e o respeito que a população maranhense esperava. Perderam os interesseiros políticos, os eternos "contra".

12 comentários:

  1. A greve da polícia foi o estopim de um grande descaso do governo, a situação da tropa da polícia militar chegou ao ponto de não conseguir mais suportar tanto descaso e desprezo. Hoje um policial militar ingressa na carreira por vocação, mas com o tempo acaba perdendo o amor pela carreira em virtude da falta de progressão na carreira, uma vez que a maioria dos policiais ao final de sua carreira chegam no máximo a Cabo PM, como no caso do nobre colega do blog, essa situação com o tempo chegou ao Oficialato e hoje a maioria dos Oficiais irão chegar no máximo a CApitão QOPM, é triste ver uma carreira acabar com a falta de planejamento e vontade política.
    Acredito que iremos passar para uma nova fase da greve onde devemos ser iteligentes e ter a certeza que ainda somos militares e portanto não devemos esquecer a disciplina e a hierarquia, contudo podemos ser inteligentes e iniciarmos uma nova era, onde seremos mais rígidos com os que estão as margens da lei aplicando a tolerÂncia "zero" e lembro as eleições estão próximas e para quem não recorda o Governador Jackson foi cassado, porque um sargento do interior efetuou a prisão legal de um cabo eleitoral distribuindo notas de R$ 50,00.
    Pois bem, vamos estudar muito a legislação eleitoral e estarmos preparados para efetuar muitos prisões no período eleitoreiro, e quem sabe assim com uma nova geração de políticos teremos uma polícia militar valorizada.

    ResponderExcluir
  2. Nobre amigo Ebnilson como fica a situação do fim do RDE o R-Cont e o RISG também não existirão mais, quando passará a vigorar o novo código de ética da PMMA. Abraços. Sd. PM Caxias.

    ResponderExcluir
  3. COMISSÃO DOS EXCEDENTES

    DECISÕES ÁGEIS ,AUTORIDADES , MINISTÉRIO PUBLICO E JUDICIÁRIO COESOS E RÁPIDOS . O GOVERNO DO MARANHÃO TAMBÉM MOSTROU QUE POSSUI GRANDE SINTONIA COM AS 3 ESFERAS DO PODER FEDERAL , SURPREENDEU A TODOS A ENORME QUANTIDADE DE TROPAS ( FORÇA NACIONAL E EXÉRCITO ) NUM CURTO INTERVALO DE TEMPO .GOVERNADORA ,SE A SENHORA USAR APENAS 50 % DESSA INFLUÊNCIA PARA DA DIGNIDADE AOS SEUS SERVIDORES , CERTAMENTE TEREMOS O MELHOR SALÁRIO DO BRASIL .

    AUTORIDADES PAGUEM ESCALONAMENTO VERTICAL E NÃO COLOQUEM OBSTÁCULOS NOS DIREITOS DOS SEUS FUNCIONÁRIOS - NÃO IMPORTA SE ESSES REAJUSTES CUSTAM 50 OU ATÉ 100 MILHÕES DE REAIS - OS EVENTOS E ATIVIDADES QUE TEM A PARTICIPAÇÃO DOS MILITARES DÃO MUITO MAIS LUCRO DO QUE ESSE VALOR . CRIEM OU AUMENTEM IMPOSTOS NAS BEBIDAS , CIGARROS , JOGOS E ETC... ? APERTEM A SONEGAÇÃO QUE É ABSURDA .USEM SUAS CRIATIVIDADES ! VOCÊS SÃO BEM PAGOS É PRA ISSO , LEMBRAM ? SE NÃO POSSUEM ESSES ATRIBUTOS , POR FAVOR RENUNCIEM-JÁ , POIS TEM MUITOS QUE PODEM FAZER ISSO COM AGILIDADE E SENSATEZ .

    OBS -TODO GOVERNO DESPREZA OS INATIVOS , MOTIVOS : SUBTRAIR RECURSOS DAQUELA PASTA E AO MESMO TEMPO TORNAR A CATEGORIA REFÉM DA ADMINISTRAÇÃO , ENFRAQUECENDO AS ASSOCIAÇÕES DE CLASSE .LEMBRE-SE , MESMO QUE VOCÊ ESTEJA NA ATIVA HOJE ,INFELIZMENTE, NÃO SABEMOS OQUE NOS AGUARDA AMANHÃ ; EM VÁRIOS MOMENTOS ESTAMOS DE : LICENÇA , FOLGA , FÉRIAS ENFERMOS E ETC.. ENTÃO, ALÉM DE LUTARMOS POR NOSSOS DIREITOS ,NÃO ESQUECER DA URGENTE INCORPORAÇÃO DELES NOS NOSSOS SUBSÍDIOS .

    ADEMAR NAIVA

    ResponderExcluir
  4. Manifesto aos vitoriosos
    Publicado em 5 de dezembro de 2011 por John Cutrim
    Quero aqui agradecer a todos aqueles que estiveram ao nosso lado nesta difícil missão iniciada no dia 23 de novembro de 2011, que culminou com uma série de conquistas que ficará na história da Polícia e Bombeiro Militar do Estado do Maranhão. Hoje nós amanhecemos o dia com duas polícias militares no nosso Estado, uma dos heróis que estiveram no front conosco, dos quais os méritos conquistados tem real legitimidade para gozarem, e a outra formada por àqueles que se acovardaram, temendo perder um mísero cargo ou função.

    Para estes, o tempo se encarregará de mostrar-lhes o quanto erraram, pois cabe o fardo permanente e incessante do peso dos seus atos desonrosos, ao saber que diferentemente de nós que podemos andar de cabeça erguida, cabe continuar presos aos grilhões do nosso mórbido sistema e para piorar, carregarão os deles e os nossos grilhões, que foram retirados pela força da coragem e da luta. Historicamente aos heróis sempre coube a missão de lutar pelos fracos e covardes que como parasitas se utilizam da capacidade vital dos seus hospedeiros para se alimentarem.

    As conquistas advindas dessa difícil empreitada não se limitam apenas ao campo profissional, mais engloba um aspecto muito mais amplo, que alcança a moralidade a dignidade, tendo em vista que mais do que as conquista materiais pleiteadas, nossa classe mandou um duro recado não só ao governo atual, mas aos subseqüentes a esse, assim como, a alguns oficiais superiores, o de que não aceitaremos mais sermos tratados como uma subclasse submetida aos seus ditames.

    A capacidade de nos indignarmos por qualquer que seja, ou advinda de quem quer que seja, terá de agora em diante uma resposta a altura e imediata, creio que não mais será através de paralisações, mais pelos meios administrativos e judiciais que requererem os casos. Hoje temos uma associação atuante que conta com a assistência de uma associação de advogados de admirável competência, somos filiados a diversas associações nacionais, temos contatos na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), temos uma boa fluidez no meio político municipal, estadual e federal, mais além disso, temos o que nos é considerado mais importante: o apoio de 95% da tropa da PMMA e do BMMA, além do apoio de inúmeros lideres comunitários e entidades de classe.

    Enquanto existir o militarismo na polícia, devemos obedecer e respeitar seus princípios básicos de sustentação, hierarquia e disciplina, porém, não podemos deixar de lutar pela supressão de regime que nos oprime e nos coloca à margem do regime democrático estabelecido em nossa Constituição Federal. Precisamos levantar voz uníssona contra essa aberração constitucional que se encontra fora de contexto social e contemporâneo. Os primeiros levantes de insatisfação tem–se apresentado por diversos Estados do país tais como, Rio de Janeiro, Paraíba, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul e por último, mais talvez mais importante e bem sucedida, no Maranhão, importante pela conotação política estabelecida a 40 anos por uma família à qual quase ninguém, mesmo os mais poderosos, vide o caso dos deputados estaduais e Coronéis da Polícia e Bombeiro do Maranhão, ousam afrontar-lhes. Bem sucedido pelo resultado prático da negociação que não só contemplou-nos com 80% do pleiteado, como também colocou de joelhos pela primeira vez nestes 40 anos de poder a imbatível família Sarney.

    Mais uma vez quero parabenizar-lhes, bravos heróis, e dizer-lhes que foi uma honra estar aos seus lados nesta batalha. Este humilde soldado está e sempre estará à disposição de todos aqueles que desejam lutar por justiça social.

    Como disse no primeiro manifesto;

    A flecha foi lançada…

    … Atingindo certeiramente seu alvo.

    São Luís-MA, 03 de dezembro de 2011

    Juarez de Morais Aquino Junior
    Diretor jurídico ASSEPMMA

    fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/blog/johncutrim/

    ResponderExcluir
  5. Ei, guerreiros da 5 CI em Açailandia, ja ouvi rumores de que o comando e alguns oficiais estão especulando retaliações, "transferencias" fiquem atentos esperamos que não seja verdade, mais se for devemos nos preparar, e aguardar eles darem o primeiro passo, depois vamos acionar judicialmente o responsável!

    ResponderExcluir
  6. AGORA COMPANHEIROS O QUE NOS RESTAS É RESISTIRMOS AS APELAÇOES DOS COMANDANTES DE UNIDADES, QUE DE MANEIRA MINUNCIOSA VAO PERSSEGUIR. NA 5ª CIA,ACAILANDIA O MAJ EDEILSON JA MUDOU OS POLICIAIS DE POSTO DE SERVIÇOS, ISSO É UMA MANEIRA DE PREJUDICAR OS BRAVOS GUERREIROS REEVINDICADORES DE SEUS DIREITOS. DIAS ANTES ELE DISSE QUE ESTAVA NO APOIO MAIS NAO PODERIA SE MOSTRAR DE UM TODO. COVARDES E MENTIROSOS SÃO ESSES COMANDANTES DE UNIDADES, SE FOSSE FIEIS AO COMANDANTE GERAL OU A GOVERNADORA, TERIAM ENFRENTADO OS PARADISTAS.

    JHOL

    ResponderExcluir
  7. O MAJOR EDEILSON, TEM PRETENÇÃO POLITICA, SUA META É SER PREFEITO EM SÃO LUIZ GONZAGA, ORA SENHORES, BASTA DA UMA OLHADA PELAS UNIDADES QUE ELE JA COMANDOU PRA VIR COMO FICARAM, UM EXEMPLO MAIS CAOITCO É EM AÇAILANDIA, A SUCATA EM QUE SE ENCONTRA O QUARTEL, AS VTR SÃO ABASTECIDAS SOMENTA COM 20 REAIS POR DIA, E MAIS O PB É NA FRENTE DAS FARMACIAS BIG BEM E EXTRA FARMA, SERA QUE É COOINCIDENCIA?

    ResponderExcluir
  8. EXTRAÍDO DA EDIÇÃO ON LINE DO JORNAL PEQUENO.
    Por: Oswaldo Viviani Data de Publicação: 4 de dezembro de 2011 às 12:02

    A greve dos policiais e bombeiros militares do Maranhão, que acabou na sexta-feira (2), depois de nove tensos dias, deixou lições que devem ser aprendidas pelo governo, sob pena de, a cada movimento paredista – fato normal nas democracias –, ser instalado o caos no estado.

    A primeira das lições é de que truculência e inflexibilidade não resolvem nada nesses momentos. O problema da paralisação só começou a ser efetivamente solucionado depois que o governo sentou-se à mesa com os grevistas, recuando em sua postura inicial de não negociar enquanto PMs e bombeiros estivessem de braços cruzados e ocupando a sede do Legislativo estadual.

    Em três dias de diálogo (quarta, quinta e sexta), conseguiu-se fechar um acordo e acabar com a paralisação. Isso jamais seria obtido com as medidas punitivas e intimidatórias propaladas nos seis dias iniciais da greve, como ameaça de exoneração por deserção e cobrança de multa de R$ 200 por dia dos grevistas – sendo esta última punição com o aval de um Tribunal de Justiça insensível e distante do perfil conciliador que o moderno Judiciário deve ter.

    A greve histórica dos PMs e bombeiros também ensinou que negociação não é imposição. Numa negociação, ambas as partes têm de ser flexíveis, saber ceder. Desacostumado com o diálogo de igual para igual, o representante do governo, o secretário João Alberto de Souza (Projetos Especiais), quase pôs tudo a perder quando 'cismou' com um dos líderes do movimento, um policial baiano presidente de uma entidade nacional de praças.

    Conhecido com 'Carcará', o secretário disse que não ia mais sentar-se à mesa de negociação, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se o baiano – qualificado como 'intransigente' – permanecesse na comissão de negociação. Felizmente, os grevistas foram suficientemente lúcidos para entender que a causa pela qual lutavam era maior do que teimar em ter na mesa o líder rejeitado, e trocaram o negociador.

    Por fim, a greve que causou a maior crise já vivida no Maranhão, na área de Segurança Pública – justamente a mais criticada pelo grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) no governo Jackson Lago –, deixou a lição de que uma entidade ou instituição só tem razão de ser quando serve aos interesses da sociedade, não aos de grupos políticos.

    No primeiro caso, a OAB poderia receber menção honrosa no episódio da greve, com a mediação equilibrada e imparcial do presidente da entidade, Mário Macieira. No segundo, a Assembléia Legislativa – com algumas raras exceções, como os deputados Bira do Pindaré e Zé Carlos, ambos do PT – fez o contraponto negativo.

    O fechamento do plenário e o desligamento da energia elétrica nos dias da greve, medidas tomadas pelo presidente da Casa, Arnaldo Melo (do PMDB, partido da governadora), serviram para desnudar o atual divórcio entre a AL e a sociedade.

    A persistir esse distanciamento, os moradores da Casa do Povo estão fadados a trancar as portas e abandonar a residência sempre que segmentos sociais – que, afinal, os parlamentares representam – acamparem em seu quintal.

    ResponderExcluir
  9. Após três (03) anos sem reajuste salarial, e todo este movimente de greve, este resultado ficou muito mas muito mesmo abaixo do esperado, fraco demais, R$200,00 só pra março de 2012. decepcionate, e o pior as datas futuras e os valores fixado, e melhor ficar mesmo fazendo bicos. tanto barrulho pra tão pouca coisa, e tem mais se ela cumprir essas reinvidicações. foi um resultado horivel, essa coisa de heroi, os herois da hitoria estão todos mortos. temos sim e que ter condições reais (ganho real) RENDA pra darmos uma vida melhor pra nossa familia.

    ResponderExcluir
  10. EBNILSON ME TIRA UMA DUVIDA!A GOVERNADORA VAI NOS INCLUIR COM O AUMENTO SALARIAL PARA TODOS OS SERVIDORES???

    ResponderExcluir
  11. VEJO COM DESCONFIANÇA ESTE ACORDO FRAJUTO FEITO COM O GOVERNO E OS MILITARES.
    1- A GOVERNADORA NÃO ASSINOU NADA QUEM ASSINOU FOI SEU SECRETÁRIO, ELA PODE MUITO TIRAR ELE E AI????

    2 - ELA A GOV. NÃO CUMPRIU COM OS POLICIAIS CIVIS ELA VAI CUMPRIR COM OS MILITARES?????

    3 - POR QUE SÓ EM MARÇO ELA VAI PAGAR SE PAGAR??? POR QUE EM MARÇO JÁ PASSOU O NATAL , ANO NOVA, CARNAVAL, E VAI COMEÇAR A QUERESMA E AI COMPANHEIRO JÁ ERA, OS Srs. VERÃO, QUE ISSO QUE VAI ACONTECER.

    4 - A PMMA E FADADA AO FRACASSO, SEM VISÃO DE FUTURO, E SEM PROGRESSO NA CARREIRA MILITAR VOCÊ PODE ESTUDAR TER VARIOS CURSOS SUPERIORES OU ESPECIALIZAÇÕES QUE NÃO VELEM NADA, OU PIOR ESTE INTERTICIO, E UMA BRINCADEIRA CHEGA O TEMPO E VOCÊ NÃO E PROMOVIDO.

    5 - E MUITO ESTRANHO QUE ESTES NEGOCIADORES ACEITARAM UM VALOR TÃO INSIGNIFICANTE DESTE, DE R$ 212,00, UMA VERGONHA, SEM FALAR NA FRUSTAÇÃO, E PIOR AINDA AMARRARÃO OS ANOS SEGUINTES, FOI UMA VERDADEIRA CAGADA QUE FIZERAM, E R$ 50,00 NO VALE ALIMENTAÇÃO SÓ PRA AGOSTO OUTRA MERDA, POIS OS APOSENTADOS NÃO VÃO GANHAR, OUTRO VOADA.

    6 - REZUMINDO NADARAM, NADARAM NADARAM E MORRERAM NA TACA E QUE TACA. E AINDA TEM COMPANHEIROS ACREDITANDO E FALANDO EM HEROIS, OU SÃO MUITOS INOCENTES OU SÃO BURROS, AGORA E SÓ MUITO TABALHO, SUGA NO NATAL, ANO NOVO E CARNAVAL, PRA APRENDEREM, ESTAVAMOS COM TUDO PRA TERMOS BONS RESUTADOS E VEIU ESSA RPOPOSTA DE MERDA, E SE ELA A GOV. QUIZER CUMPRIR, SE NÃO E MAIS TRABALHO E TRABALHO E TACA.

    ResponderExcluir
  12. realmente ebenilson em rodonia os pms irao receber o reajuste e o aumento que o gov ira dar para todos os servidores. ak sera assim tambem? aumento para os servidores + o reajuste de 10.54%?

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos