sábado, 26 de abril de 2014
TC,s: Ozório, Pereira, Alves, Carvalho, Eduarado, Sá e Zózimo, imagem: Jornal Estado do Maranhão(Esquerda/direita)

Após a assinatura da Medida Provisória (MP) nº 173/2014, a governadora assinou o ato de promoção de 7 Tenentes-coronéis ao posto de Coronel da Polícia Militar do Maranhão. A matéria foi destaque no Jornal Estado do Maranhão deste sábado 26/04.

De acordo com o Estado do Maranhão: “O objetivo é reforçar o quadro da segurança pública e dar prosseguimento às ações que visam coibir a criminalidade no estado”.( Jornal Estado do Maranhão)

O colegiado dos Coronéis na PM passará de 18 para 22 oficiais do último posto da Corporação. Com a MP, surgiram 4 vagas a mais, as outras 3 vagas foram em decorrência dos Coronéis terem atingido o tempo máximo de 8 anos no posto, entre eles o Coronel Melo.

A cerimônia dos novos Coronéis estará prevista para terça-feira(29/04), na ocasião serão recebidos pela governadora do Estado, Roseana Sarney.

Foram promovidos os seguintes Tenentes-Coronéis: 

Carlos Eduardo Abreu Gomes - Tem 54 anos de idade, 35 anos de atuação na Polícia Militar. Foi comandante da Companhia Independente de Choque (1995-1997), da 2º Companhia Independente em Bacabal, ajudante Geral da Polícia Militar por duas vezes, e chefe da 3º seção. Atualmente é comandante de Policiamento de Área do Interior.(Jornal Estado do Maranhão)

Marco Antonio Alves da Silva - Tem 46 anos de idade, sendo 27 dedicados à Polícia Militar. Foi comandante do 4º BPM, sediado em Balsas, e do 3º BPM, sediado em Imperatriz. Até então, chefiava a Agência Central de Inteligência da PMMA. É o comandante do Policiamento Metropolitano desde novembro de 2013. .(Jornal Estado do Maranhão)


Raimundo Nonato Santos Sá - É casado, natural de São Luís, Maranhão, nasceu em 31 de agosto de 1966. Iniciou sua carreira militar em 1985, na Marinha do Brasil, como marinheiro, na Base Almirante Ari Parreira, em Natal, Rio Grande do Norte. Aprovado em concurso público para a Polícia Militar do Maranhão em 1986, é Bacharel em Segurança Pública, pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente comanda o Batalhão de Polícia de Choque. .(Jornal Estado do Maranhão)


José Frederico Gomes Pereira - Natural de Juazeiro (BA). Foi fundador do Grupo de Operações Especiais no 3º BPM, sediado em Imperatriz. Comandou o Batalhão de Choque no período de 2002 a 2010. Foi comandante do 9º BPM de 2012 a abril de 2014. Atualmente, é chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Especializado (CPE) .(Jornal Estado do Maranhão)


José de Ribamar Silva Carvalho - Tem 49 anos de idade e ingressou na PMMA em 1984. Foi comandante da 4ª Companhia Independente em Chapadinha, do 11º BPM em Timon e chefiou seções do Estado Maior do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), do Estado Maior do Comando do Policiamento do Interior (CPI), Ouvidor Agrário da PMMA. Atualmente atua no Gabinete do comandante-geral da PMMA. .(Jornal Estado do Maranhão)


Laércio Ozório Bueno - Natural do Rio Grande do Sul, tem 45 anos de idade e 22 anos de serviços prestados à PMMA, é bacharel em Ciências Contábeis com especialização em Gestão de Segurança Pública. Foi comandante de vários batalhões e atualmente comanda o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), responsável pela formação dos policiais aprovados no último concurso público. .(Jornal Estado do Maranhão)


Zózimo Paulino da Silva Neto – Natural de São Luís, tem 45 anos, é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP), em Pernambuco. Foi adjunto da 1ª Seção do Estado Maior Geral, comandante da Companhia do Comando Geral e Subcomandante da Academia de Polícia Militar. É assistente do comandante-geral, desde novembro de 2013. .(Jornal Estado do Maranhão)


De acordo com a MP, 4 coronéis serão designados para os Seguintes Comandos de Área: 

Comando de Policiamento da Área Metropolitana 2 - Atuará nos municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. .(Jornal Estado do Maranhão)

Comando de Policiamento da Área Metropolitana 3 - Englobará os bairros da Área Itaqui-Bacanga e do Distrito Industrial de São Luís. .(Jornal Estado do Maranhão)

Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos - Trabalhará a análise de dados e informações. .(Jornal Estado do Maranhão)

Comando de Segurança Comunitária - Responsável pelo planejamento e coordenação dos órgãos e USCs no Estado.(Jornal Estado do Maranhão)

O Blog parabeniza os novos coronéis que com certeza trará vida nova para o colegiado dos coronéis e para própria Polícia Militar.

Todos são merecedores, mais gostaríamos de enfatizar que além do mérito de cada um, o Tenente-Coronel Eduardo foi uma questão de justiça. O oficial já tem mais de 30 anos de serviço na Corporação e mais de 10 anos no posto é um dos Tenentes Coronéis mais longevo da PM. Ontem (26/04) nós havíamos falado justamente com ele a respeito das promoções e tínhamos dito que uma vaga seria sua, falamos sem termos certeza de nada, simplesmente pelo tempo de mais de 30 anos de serviço prestado a PMMA. Esta promoção foi mais do que justa. 

Assim como ele temos outros oficiais e principalmente as  praças que beiram a quase 2 décadas sem promoção.   O governo tem que fazer justiça com esses homens também que já contribuíram muito tempo com a Corporação.

A corrida agora será dos majores que buscarão as 7 vagas deixadas pelos Tenentes-Coronéis. Façam suas apostas.

Referencia: Jornal Estado do Maranhão do dia 26/04/2014, Geral 5. 


12 comentários:

  1. EBNILSON, VOCÊ TEM A RELAÇÃO DE TODOS OFICIAIS RECEM PROMOVIDOS 2014???? SE TIVER, PUBLICA NO SEU BLOG!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos promovidos, todos são merecedores, em especial, o Cel EDUARDO, policial dinâmico, competente e acima de tudo, amigo dos Praças, lembro-me quando ele chegou Aspirante, no 1º BPM, na Rua da Palma, no inicio dos anos 80, naquela época, eu era um jovem Soldado com 19 anos de idade, recém saído CFAP.

    ResponderExcluir
  3. OS PRAÇAS POLICIAIS MILITARES DE BACABAL (15° BPM) PARABENIZAM O CORONEL EDUARDO PELA SUA PROMOÇÃO, CEL. EDUARDO QUE JA COMANDOU BACABAL 2 VEZES. SE FOSSEMOS ESCOLHER OU VOTAR UM PATRONO PARA O NOSSO BPM, COM CERTEZA CEL. EDUARDO SERIA O ESCOLHIDO. PARABENS E CONTINUE SEU TRABALHO.

    ResponderExcluir
  4. continua a mesma coisa nao muda nada ,oficial nao gosta de praça .existe duas policias ou seja o oficial é um pouquinho policia e os praças sao somente cachorro ,espero que publique esse comentario.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo, sou praça e tenho plena convicção que não sou cachorro diferente de certas pessoas que além de não lutarem por seus direitos ainda se escondem com medo, estes sim são os verdadeiros cachorros e covardes!

      Excluir
  5. ANONIMO 28 de Abril de 2014, às 03:53, Respeito é uma palavra que todo ser Humano gosta, sou Praça Policial Militar, desde l980, assim como os demais, antigos ou modernos, não somos cachorro. Somos cidadãos, pai de família e membros de uma Instituição secular grandiosa, respeitada e Admirada; quanto ao Cel EDUARDO, não tenho procuração para defendê´lo, já que ele não precisa, pois, sua reputação por si só fala tudo, basta olhar as unidades que ele comandou, o respeito e mutuo, pois, o conheço desde que ele chegou Aspirante, se você tivesse conhecido o pai dele, o Cel XAVIER, não falaria isso, foi um dos grandes oficiais dessa briosa Policia Militar. Seu imbecil, da próxima vez, que fizer um comentário, faça como eu e muitos, assine seus atos, pois, o Anonimato é crime.

    ResponderExcluir
  6. Caro Ebnílson, sem sombra de dúvidas o TC Eduardo é merecedor dessa promoção, só que analisando técnica e legalmente, infelizmente ele não poderia ser promovido, pelos seguintes motivos:
    1) A Medida Provisória é datada do dia 16 de abril, e sua publicação se deu no Diário Oficial do dia 17 de abril;
    2) A Medida Provisória dentre outras coisas, acrescentou o inciso VIII ao art. 120 do Estatuto da PMMA, dizendo que será alcançado pela compulsória o Policial Militar que contar com 35 (trinta e cinco) anos de serviço, e o TC Eduardo completou esse tempo salvo engano, no dia 01 de março passado;
    3) Pela descrição do inciso VIII, também deveriam ir para a R/R os coronéis Boaventura Furtado (38 anos de serviço), Rosivaldo (37 anos de serviço) e Edílson (36 anos de serviço);
    4) Os Tenentes-Coronéis Alan Kardec, Chagas, Vilas Boas e Ubirajara, sem contar o nosso bom e querido TC Eduardo, por também já terem mais de 35 anos de serviço;
    5) Tal fato também se aplica ao Maj Brito, que ingressou em 1978, tendo portanto 36 anos de serviço;
    6) O § 4º do art. 120 teve sua redação alterada, dizendo que somente o Comandante Geral e o Chefe do GM da Governadoria não estarão sujeitos aos efeitos dos incisos II e VIII;
    7) O art. 6º da citada Medida, diz que ela entrará em vigor na data de sua publicação, ou seja, ela foi publicada oficialmente no Diário do Dia 17/04/14, portanto sua eficácia está operando desde essa data;
    8) Se a MP 173 fosse corretamente aplicada, teríamos 10 vagas de Coronel, 15 vagas de TC, 16 vagas de Major e 15 de Capitão, no entanto, o senhor Cel Zanoni se acha acima da lei, e não vai cumprir a MP no que diz respeito a compulsória dos Coronéis e Tenentes-Coronéis, vindo a aplicá-la somente quanto ao Major Brito, pois serão 7 vagas de coronel, 7 de TC e 8 de major;
    9) Por fim, tal fato poderá ser corrigido pela justiça, o que infelizmente poderá implicar na derrocada de uma carreira tão brilhante quanto a do TC Eduardo, que poderá inclusive ter sua promoção ANULADA, pela flagrante ILEGALIDADE.

    ResponderExcluir
  7. em relaçao ao coronel Eduardo eu me retrato ,pois o mesmo é um dos melhores oficias superiores que tem na pmma .agora muito me admiro é um sgt que me corrige .usa uma palavra de baixo calão .pra q corrigir e usar uma palavra baixa desta "IMBECIL"

    ResponderExcluir
  8. Caro Ebnílson, leia e analise o texto da Medida Provisória 173, que criou os 4 (quatro) cargos de Coronel PM, e fez algumas alterações no Estatuto da PMMA, dentre as quais a criação do inciso VIII do art. 120, que versa sobre a compulsória de um PM que tenha 35 anos de serviço, e o §4º do referido artigo, que diz que tal regra só não se aplica ao Comandante Geral da PMMA e ao Chefe do Gabinete Militar da Governadoria, frisando-se ainda que o art. 6º da mesma MP, diz que ela terá sua eficácia assegurada a partir de sua publicação, que ocorreu no dia 17/04/2014, conforme mostra o Diário Oficial do Estado da referida data.
    Pois bem, se a MP 173 fosse aplicada na íntegra, os Coronéis Boaventura Furtado, Rosivaldo e Edílson, bem como os Tenentes-Coronéis Eduardo (recém-promovido), Alan Kardec, Vilas Boas, Chagas e Ubirajara, e ainda o Major Brito, deveriam ir todos para a reserva remunerada, o que acarretaria no surgimento de 10 vagas de Coronel, 15 vagas de Tenente-Coronel, 16 vagas de Major e 15 vagas de Capitão.
    Todavia, tal aplicação literal e legal da MP 173, que tem força de Lei, não foi obedecida em sua totalidade, tendo sido somente pela metade, pois adotaram somente a criação dos 4 cargos de coronel, e a aplicação dos 35 anos somente para o Major Brito, ou seja, os Coronéis e Tenentes-Coronéis que devem ser compulsoriados a contar de 17 de abril de 2014, data que publicou no veículo de comunicação oficial do Estado, o referido dispositivo, permanecem na ativa, e pasme, com o aval do cidadão que hoje do alto de seu pedestal, teima em não cumprir um dispositivo legal em sua integralidade,simplesmente por se achar acima da lei, pensando que é Zeusnoni no alto do Monte Olimpo, uma verdadeira afronta aos ditames do que preconiza o art. 37 da CF/88, bem como da Lei de Improbidade,tolhendo ainda uma promoção justa e esperada de 04 majores por antiguidade ao posto de tenente-coronel, de mais 04 capitães que por antiguidade ascenderiam ao posto de major, e 8 1º Ten PM que seriam promovidos ao posto de Capitão PM.
    O pior é ter que ouvir que a Lei não seria cumprida pq os coronéis que aí insistem em ficar na ativa pra satisfazerem seus egos e se locupletarem do erário, não podem ir para a reserva sob o pretexto de cometerem suicídio ou se tornarem alcóolatras, esse sem sombra de dúvidas, é mais um caso que merece ir para o anedotário que virou o Estado do Maranhão.

    ResponderExcluir
  9. Para fechar com chave de ouro, a data de promoção de Oficiais da PMMA para o mês de abril do ano em voga, é dia 30 próximo, sendo que nessa data, o TC Eduardo, um brilhante e injustiçado Oficial PM será elevado à condição de Coronel PM, mesmo a MP 173, tendo criado o inciso VIII do art. 120 da Lei 6.513/95, que disciplina que os Policiais Militares que possuem 35 anos de serviço devem ser compulsoriados.
    Detalhe, o TC Eduardo ingressou na corporação no dia 01/03/1979, portanto quando da vigência da MP 173, o referido Oficial PM estava com 35 anos, 01 mês e 16 dias de efetivo serviço na PMMA, portanto sujeito a aplicação do dispositivo frisado, fazendo assim com que sua Promoção esteja eivada de FLAGRANTE ILEGALIDADE, permitindo que tal fato seja ANULADO pelo Poder Judiciário, o que pode ocasionar em uma Mancha para quem teve uma brilhante trajetória profissional, justamente no momento final de sua permanência no quadro de policiais militares da Ativa.

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos