segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

O Comandante Geral da PM do Maranhão, Cel. Zanoni, anunciou o projeto de criação do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Segundo o jornal Estado do Maranhão, o Comandante da PM apresentará em 10 dias o projeto de criação do BOPE a governadora do Estado.

O BOPE terá uma atuação identica a da PM do Rio de Janeiro, resguardando a dinâmica de cada Estado evidentemente.

Especulações dão conta que provavelmente quem deve assumir o comando do BOPE será o TC PM Pereira, atual comandante do 9º BPM. O oficial já comandou o Batalhão de Choque e tem uma vasta experiência em grupamentos especiais na PM.

A equipe da PM está sendo montada com o que há de melhor na Corporação quando se fala em Operações Especiais entre praças e oficiais para o enfrentamento do crime e a onda de violência que se instalou no Estado, principalmente na região Metropolitana de São Luís.

Claro e evidentemente que os policias militares convencionais tem destrinchado a onda de criminalidade e atuado de maneira extraordinária no combate as facções criminosas em todo Estado. Cada segmento na PM tem sua importância e significado dentro da Corporação.

Caso o Comandante Cel. Zanoni consiga o aval da governadora, que é quase certo, o projeto saíra do papel mesmo por que o governo tem interesse em baixar os índices de criminalidade no Estado e a relação do oficial com a chefe do executivo é de bigode a bigode, ou seja, cara a cara.

O BOPE será uma poderosa arma nessa guerra fratricida da violência e caos que se instalou no Maranhão nos últimos meses.

O Comandante Geral da PM, Cel. Zanoni está de parabéns pelas mudanças significativas que vem fazendo na Corporação, diga-se de passagem, em menos de um mês.

As expectativas com relação também a outras melhorias internas na PM são também esperadas com muita esperança pelos policiais militares. Acreditamos que o Comandante Geral da PM estará olhando de forma bastante positiva para essas melhorias.   








10 comentários:

  1. E o GTA a Força Tatica serve pra que? ate agora não to vendo nada de melhorias de incentivo a PM´s do Ma. só operação. já tava ruim to vendo que vai piorar.

    ResponderExcluir
  2. SERÁ Q VAI DÁ CERTO???????????

    O CMT GERAL DEVERIA PEDIR A GOV MA, ERA O FIM DO MILITARISMO NA PMMA, PARA COMEÇAR A MELHORAR, VEJAM SÓ, NA PMMA DE CAP PARA FRENTE NÃO TRABALHA MAIS NO OSTENSIVO, SÓ EM GABINETE CLIMATIZADO, IMAGINA NO INTERIOR Q OFICIAL É REI, O CMT GERAL DEVERIA PEDIR AO GOV Q AUMENTASSE O EFETIVO NO INTERIOR, TEM CIDADE COM MAIS DE 30 MIL HABITANTES Q SÓ TEM 02 PMS.

    O CMT GERAL DEVERIA PEDIR AO GOV PROMOÇÕES AOS PRAÇAS, HOJE EM MÉDIA OS PRAÇAS COM 22 ANOS DE PMMA AINDA É SD OU CB.

    O CMT GERAL DEVERIA PEDIR AO GOV, UM PLANO DE CARREIRA JUSTO AO PRAÇA Q ESTÁ LEVANDO ESTÁ PMMA NOS BRAÇOS, VEJAM SÓ, SÓ EXISTEM PROMOÇÃO NA PMMA PARA O OFICIAL, HOJE O OFICIAL COM 10 ANOS DE PMMA JÁ CAP OU MAJ. É POR ISSO Q EXISTE MAIS DE 100 PMS Q ESTÃO SÓ ESPERANDO SEREM CHAMADOS PARA OUTROS CONCURSOS PARA IREM EMBORA DA PMMA..

    EU PENSO, E POSSO ATÉ ESTÁ ERRADO, MAIS O CMT GERAL, ESTÁ PEDINDO MAIS PROMOÇÕES E BPM AOS OFICIAIS, E SÓ!!!!!!!!!!!!! SE ATÉ AGORA VEIO UMA COISA DE BOA AOS PRAÇAS, NÃO VI........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta mudar CMT. Geral, se não houver insentivos aos praças,

      Excluir
  3. Eu quero que o novo Comandante, a quem tenho uma grande admiração por conhecer o seu trabalho na época que comandou a 4ª CI, se preocupe pelo bem estar do policial, sobretudo praças, organize as promoções atrasadas, condições dignas de trabalho.

    ResponderExcluir
  4. e como o anônimo comentou tem pm, que estar com 20 anos que e ou sd ou cb, o pficial com 10 anos ou e cap ou maj, isso e uma vergonha.

    ResponderExcluir
  5. "CONVENCIONAIS" vejam só o que foi reduzido o herói que combate o crime diariamente
    nas ruas sem farda colorida, sem caverinha, sem nominho e sem apoio. Só marketing.

    ResponderExcluir
  6. POLÍCIA FEDERAL FAZEM GREVE........


    Os policiais Federais e Civis de todo país irão promover nesta quarta-feira (04/12) uma mobilização nacional que pretende denunciar o caos que vive a segurança pública do país. A ação, parceria da Confederação Brasileira dos Policiais Civis (Cobrapol).

    Conforme a programação, uma das ações será um ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde as entidades irão protocolar uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a Lei 12.830/13, que de forma atabalhoada amplia a autonomia dos delegados de polícia.

    A Fenapef e sindicatos filiados também irão promover mobilizações para mostrar o sucateamento em que se encontra o Departamento de Polícia Federal. A exemplo do que ocorreu no dia 31 de outubro, Dia das Bruxas, quando os policiais demonstraram para a sociedade a situação de sucateamento da instituição. Durante o dia os sindicatos estaduais promoverão diversos atos em frente às superintendências.

    O presidente da Fenapef, Jones Borges Leal ressalta que esta mobilização não irá prejudicar a sociedade e garante que os serviços essenciais serão mantidos. No entanto ele destaca que é preciso que a sociedade saiba que atualmente a Polícia Federal passa por um momento crítico “Os problemas são diversos: assédio moral; altos índices de doenças psíquicas entre os escrivães, papiloscopistas e agentes; evasão; terceirização de serviços relevantes para a manutenção da segurança pública; interferências políticas nas investigações”, revela Leal.

    De acordo com levantamento da Fenapef, a desmotivação entre os policiais é tamanha que a cada ano cerca de 250 agentes deixam a Polícia Federal. “Estes dados são frutos de uma gestão de Recursos Humanos ineficiente, que gera uma grande desmotivação entre os colegas policiais. O resultado é uma queda na produtividade dos policiais, o que acaba impactando na segurança pública do país”, ressalta.

    Fonte: Com informações da Assessoria

    Publicado Por: Apoliana Oliveira

    ResponderExcluir
  7. OFICIAL DETERMINA PRISÃO DOMICILIAR AOS PMS EM LICENÇA MÉDICA, KKKKKKKKKKKKKK............


    O abuso de poder e as graves violações de direitos humanos cometidas pelo Comandante do 1º BPM, Tenente-Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, foram discutidos em audiência pública realizada na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento do deputado Sargento Rodrigues, nesta quarta-feira, 27/11/2013.

    O Comandante do 1º BPM, Tenente-Coronel Helbert Figueiró de Lourdes, baixou um memorando datado de 4 de novembro de 2013, sendo um extrato da resolução conjunta, 4278/2013, emitida pelo Comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) que determina “prisão domiciliar” aos policiais militares quando eles encontrarem-se em licença médica.

    Sargento Rodrigues explicou que na caserna estes memorandos são vistos como ordem, sendo uma grande violação de direitos humanos. Além disso, o conteúdo da resolução é arbitrariamente ilegal. “Durante muito tempo venho mostrando que o Comando da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vêm legislando e afrontando esta Casa. Quem sabe se o cidadão deve ficar em determinados lugares é o médico, mas ele não pode determinar prisão domiciliar”, disse.

    O parlamentar ressaltou que no dia 15 de maio de 2013 encaminhou o assunto, juntamente com o deputado Durval Ângelo, ao Comandante-Geral da PMMG, anexando cópias de memorandos. Ante a documentação, o Comandante-Geral, no dia 13 de junho de 2013, criou uma comissão para tratar do assunto. Os deputados mostraram ao Comandante-Geral que os memorandos contrariam a Constituição Federal.

    Em sua fala, Sargento Rodrigues lembrou o ensinamento do Dr. Paulo Tadeu Rodrigues Rosa, Juiz Titular da 2º Auditoria da Justiça Militar de Minas Gerais, que consta em seu livro Direito Administrativo Militar: “A hierarquia e a disciplina devem ser preservadas por serem princípios essenciais, básicos, das Corporações Militares, mas os direitos e as garantias fundamentais previstos no art. 5º, da Constituição Federal, são normas de aplicação imediata (art. 5º, § 1º, da CF), que devem ser asseguradas a todos os cidadãos (civis, militares, brasileiros ou estrangeiros), sem qualquer distinção, na busca do fortalecimento do Estado de Direito”.

    O deputado Sargento Rodrigues também ressaltou os ensinamentos do jurista Celso Antônio Bandeira de Melo, que afirma em sua obra, Curso de Direito Administrativo, que “Nos termos do art. 5º, II, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Aí não se diz “em virtude de” decreto, regulamento, resolução, portaria ou quejandos. Diz-se “em virtude de lei”. Logo, a Administração não poderá proibir ou impor comportamento algum a terceiro, salvo se estiver previamente embasada em determinada lei que lhe faculte proibir ou impor algo a quem quer que seja. Vale dizer, não lhe é possível expedir regulamento, instrução, resolução, portaria ou seja lá que ato for para coartar a liberdade dos administrados, salvo se em lei já existir delineada a contenção ou imposição que o ato administrativo venha a minudenciar”. Concluindo, o memorando apresentado pelo Comandante do 1º BPM, é ilegal, pois viola os direitos consagrados na Constituição da República.

    ResponderExcluir
  8. até o momento não vi nada de significativo, no sentido de melhorar a vida do policial, pergunto o GOE, FT E CHOQUE E GTA são o que mesmo e serve pra que???? e ainda vão criar mais BOPE???? estão levando os policiais do interior pra são luis e nestas cidades como ficam sem policia??????

    problemas de saúde e alcoolismo e psicológico sem nenhum apoio da pmma, muitos com vários anos sonhando com uma promoção que nunca vem, e agora estão falando que a educação física vai voltar pra tirar justamente a folga do praça que já e pouca.
    esperamos que o novo CMT, busque melhorias para tropa, dar vivacidade e animo e que seja a voz da tropa junto ao governo.

    Do contrario fica difícil acreditarmos em melhores dias.

    ResponderExcluir
  9. verdade devia se preocupar mais a tropa, salarios, promoções,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir

O espaço de comentários do nosso blog pode tem moderação.
Não serão aceitas mensagens:

01 - Que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
02 - Que contenham conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
03 - Que contenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
04 - Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
05 - De cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
06 - Que caracterizem prática de spam;
07 - Anônimas ou assinadas com e-mail falso;
08 - Fora do contexto da matéria;
09 - Só poderão comentar usuários que possua conta no Google

Blog do Ebnilson agradece a compreenção de todos